Autor Tópico: instalar linux em segundo hd  (Lida 4987 vezes)

Offline paulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
instalar linux em segundo hd
« Online: 30 de Julho de 2017, 13:02 »
pessoal, possuo um all in one lg, core i5. com dois discos. no primeiro, ssd, que ocorre o boot, tenho o windows 10, que nao pretendo mexer.
tenho um segundo hd de 500gb, que uso como backup.

nesse segundo hd, quero dividir, deixando 200gb como backup do windows, formatado de maneira que eu possa continuar acessando os arquivos pelo windos.
nos 300gb restantes quero instalar ubuntu studio, como suguundo SO.

queria orientaçoes sobre o caminho a seguir
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 10:47 por galactus »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ajuda pra instalar linux em segundo hd
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2017, 16:15 »
possuo um all in one lg, core i5. com dois discos. no primeiro, ssd, que ocorre o boot, tenho o windows 10, que nao pretendo mexer.
tenho um segundo hd de 500gb, que uso como backup.
nesse segundo hd, quero dividir, deixando 200gb como backup do windows, formatado de maneira que eu possa continuar acessando os arquivos pelo windos.
nos 300gb restantes quero instalar ubuntu studio, como suguundo SO.
queria orientaçoes sobre o caminho a seguir

Assim, em abstrato, não deverá existir maiores dificuldades, não há nada de excepcionalmente incomum nisso, usar dois discos, um com Windows e o outro com o Linux e mais alguma partição ntfs que também poderá ser acessado pelo Windows.

Primeira questão é saber se o seu computador já é dos mais modernos, com setup do tipo UEFI ou se ainda é do tipo BIOS convencional.

Isso, UEFI ou BIOS, irá determinar algumas características de instalação, a primeira instala o bootloader numa partição do tipo EFI, a segunda é a forma convencional de sempre, instala na MBR.

No segundo disco, aquele comum, com 500GB, para abrir o espaço para instalar o Ubuntu use o gerenciador de disco do próprio Windows (Disk Management; diskmgmt.msc), ou seja, você irá diminuir a partição hoje existente (suponho que já haja algo nela) e que certamente é do tipo NTFS, reduzindo-a para o espaço que pretende. O que se vair fazer é criar um espaço não utilizado e nesse espaço é que será instalado o Ubuntu, nesse caso ele, Ubuntu, é que irá criar sua própria partição, do tipo ext4 e ainda, talvez, uma partição swap, que é uma partição de troca.
Mas como disse, por se tratar o NTFS de um formato proprietário do Windows, faça isso usando o próprio Windows, sobremodo se já existirem dados nessa partição do segundo disco.

Mas a primeira prodência mesmo é obter um live-iso (pendrive ou cdrom) com o Ubuntu nele e usar com a opção "Experimentar o Ubuntu sem Instalar", pois isso é que irá propiciar verificar se todo o seu hardware funciona mesmo e ainda trazer melhores informações para que se possa analisar e melhor orientar a instalação.

Faça isso, crie um live-iso do Ubuntu versão 16.04.2, arquitetura 64-bits.

Baixe a iso do Ubuntu lá no site próprio dele:

http://releases.ubuntu.com/xenial/

Confira o md5sum do arquivo iso baixado.

Use um software como o RUFUS para criar o pendrive bootável.
Se seu sistema for UEFI no pendrive use o particionamento do tipo GPT

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Evidentemente antes de mais nada é de se supor que você possui um backup *externo* seguro e confiável dos seus arquivos pessoais, que são aqueles que não podem ser obtidos de outra forma, tais como aquela fotografia ou vídeo da vovozinha de 105 anos de idade, do formatura de 15 anos, do nascimento do filho, aquela tese de pós-doutorado escrita inacabada, mas impossível de reproduzir por outro meio, enfim, tudo o que é único deverá ser protegido por backup. Software se instala e reinstala, mas arquivos pessoais únicos se perder é realmente um desastre.
Se não tiver outro meio, use os vários serviços online gratuitos existentes, ou nas nuvens (in cloud) usando termos mais modernosos, mas faça um backup externo seguro e confiável dos seus arquivos pessoais.

Instalar é muito fácil, mas a precaução de um backup é inigualável.
Só o backup salva, o resto é tentativa.


« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 16:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ajuda pra instalar linux em segundo hd
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2017, 16:27 »
Isso posto, quando estiver com o seu live-iso (pendrive ou cdrom) funcionando, suba o Ubuntu por ele usando a opção "Experimentar o Ubuntu sem Instalar" e veifique se todo o seu hardware está de fato funcionando adequadamente, o que inclui conexão wireless.

Vá em:

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/Aplicativos Ubuntu

Habilite o repositório Universe, aliás, deixe os quatro checkbox habilitados: main universe restricted multiverse

Abra uma janela de terminal (botão direito do mouse ou teclas Ctrl Alt T acionadas simultaneamente).

Instale o pacote inxi fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
Não precisa trazer ao tópico o resultado dessa instalação, não tem utilidade, exceto se existir algum erro.

Depois de instalado faça o comando:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
Com o mouse marque e copie a saída e depois cole o resultado aqui no seu tópico.
Isso irá propiciar informações gerais sobre o sistema e uma melhor visão do cenário existente.

Faça ainda os seguintes comandos e traga também o resultado ao tópico:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lu
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

Com base nessas informações fica mais fácil e confiável uma orientação.
« Última modificação: 30 de Julho de 2017, 16:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline paulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:ajuda pra instalar linux em segundo hd
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2017, 20:48 »
druida, quero te agradecer e dizer que deu certo, embora de um  certo medo.

foi instalado o grub, com as opçoes do windows e ubuntu.

como nao entendo, poderia me dizer onde  no arquivo de configuraçao fica o SO que iniciara por padrao apos um tempo?

alias, nao sei se essa opcao existe.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: instalar linux em segundo hd
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2017, 22:45 »
foi instalado o grub, com as opçoes do windows e ubuntu.
como nao entendo, poderia me dizer onde  no arquivo de configuraçao fica o SO que iniciara por padrao apos um tempo?

Ôpa, quer dizer que já instalou? Excelente, excelente.  :)

Não é difícil, se tomar os cuidados básicos e atenção não há realmente muita dificuldade em fazer isso.
Já, já, depois de reinstalar algumas vezes, verá que de fato não tem maior mistério nisso.   ;)

Se bem entendi o que você pergunta, que é o sistema selecionado para subir por padrão, isso pode ser alterado nesse arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Faça o comando acima numa janela de terminal, que pode ser aberto chamando lá no Dash (o primeiro ícone da coluna de ícones), ou na opção com o botão direito do mouse ou ainda acionando as teclas Ctrl Atl T simultaneamente.

É essa linha naquele arquivo que indica quem é o padrão:

Citar
GRUB_DEFAULT=0

É um pouco estranho, mas perceba que a contagem começa do zero mesmo.

Se quiser deixar o Windows como padrão de inicialização então precisa alterar aquela linha, talvez se colocar 3 funcione, mas experimente, depende do que tem concretamente aí instalado.

Se o menu do grub, que é a tela inicial do sistema não estiver aparecendo para escolher qual sistema subir, ao iniciar se acionar a tecla SHIFT ele aparece, podendo então fazer a escolha.

Se quiser que o menu do grub apareça permanentemente, então essa linha precisa estar comentada:

Citar
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

Comentar é colocar o símbolo # (tralha; jogo da velha) antes da linha, o que a inutiliza.

Uma vez feitas as alterações, salvar e sair, atualize o grub fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Reinicie o sistema.



« Última modificação: 31 de Julho de 2017, 22:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline paulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: instalar linux em segundo hd
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2017, 08:16 »
está tudo perfeito agora.

soh um coisa desconfigurou.
notei que perdi no windows a configuracao automatica de horario.
nao importa o que mexa, sempre que dou boot, ele adiciona 3 horas ao horario de brasilia.

8 passa pra 11, 3 pra 6, e por ai vai.

tenho que corrigir isso

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: instalar linux em segundo hd
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2017, 16:37 »
soh um coisa desconfigurou.
notei que perdi no windows a configuracao automatica de horario.
nao importa o que mexa, sempre que dou boot, ele adiciona 3 horas ao horario de brasilia.
8 passa pra 11, 3 pra 6, e por ai vai.
tenho que corrigir isso

Há alguns tópicos aqui no Fórum tratando disso, por exemplo:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121860.msg669403.html#msg669403

Se não funcionar, procure por UTC na caixa de pesquisa, reduzindo a pesquisa para o último ano ou coisa assim, que existem outros também tratando do assunto.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 17:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.