Autor Tópico: Configuracao inicial  (Lida 13668 vezes)

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #15 Online: 08 de Agosto de 2017, 10:27 »
Também é possível que o computador já tenha vindo com um sistema próprio de recuperação, gravado numa partição extra.

Já vi alguns da Dell com Linux assim, até aqui mesmo no Fórum existem relatos nesse sentido, em que é possível retornar às configurações de fábrica.

De toda forma, se está funcionando o login do Visitante, então é possível também gravar um live-iso (pendrive ou cdrom).

Se tiver um live-iso em mãos não há sistema Linux que não funcione.


Liguei na Dell e me falaram que nao poderiam me dar assistencia no Ubuntu.
Que eu deveria procurar a solucao nos foruns da internet.
Pelo CDC, sei que estao errados, mas nao compensa ajuizar uma acao para isso.
A demora natural de um processo nao resolverah.

O que eu utilizo em um pc eh internet e editor de texto.
Vcs pode observar tambem que nao consigo inserir acento, til.... nas palavras, o que me atrapalha.
Acham que eh melhor eu comprar um windows, ou insistir em tentar resolver este problema?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #16 Online: 08 de Agosto de 2017, 11:15 »
Já que é assim que a DELL trata os seus clientes com Linux, sugiro baixar uma ISO do 16.04 e fazer teste em modo Live, se funcionar direitinho, formate logo este PC com uma versão mais nova e com maior tempo de suporte!


Agora o que é de lascar é que eles colocam no site a venda de suporte para o Hardware, como o Complete Care, mas não dão suporte para o Software!  Acabei achando no site deles que eles não dão mesmo suporte ao Ubuntu, o cliente que se vire com a Canonical ou com Fóruns da vida!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #17 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:11 »
Acham que eh melhor eu comprar um windows, ou insistir em tentar resolver este problema?

Pois então, @Ricardod,

Você num Fórum Linux, que reposta você acha que nós daríamos a essa pergunta?

Agora, evidentemente a escolha é exclusivamente sua, usar ou não o Linux.

Quem usa Linux faz isso por reconhecê-lo com o melhor sistema operacional do mundo, por reconhecer o valor da liberdade de escolha, por reconhecer a importância de não ficar preso exclusivamente a um monopólio.

Dos 500 TOP supercomputadores do planeta, 499 rodam Linux e o um restante roda um Unix, isso deve ter uma razão.

Mas certamente no seu computador a escolha é sua, faça o que lhe for mais conveniente.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 12:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #18 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:18 »
Pois bem, de toda forma, se for permanecer no Linux é necessário que dê um retorno mais efetivo às postagens que estamos fazendo aqui no seu tópico, note que não estamos diante do *seu* computador, então não há como saber o que está acontecendo aí a menos que você traga informações adequadas e consistentes.

Coloquei de forma clara duas questões nos posts anteriores.

1) Gravar um live-iso (pendrive ou cdrom) a partir do login Visitante que você está conseguindo fazer;

2) Chegar ao Modo de Recuperação na tela inicial do grub.

Qual a posição?

Fez ambas as coisas? Ao menos tentou? Qual o resultado?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #19 Online: 08 de Agosto de 2017, 20:41 »
Pois bem, de toda forma, se for permanecer no Linux é necessário que dê um retorno mais efetivo às postagens que estamos fazendo aqui no seu tópico, note que não estamos diante do *seu* computador, então não há como saber o que está acontecendo aí a menos que você traga informações adequadas e consistentes.

Coloquei de forma clara duas questões nos posts anteriores.

1) Gravar um live-iso (pendrive ou cdrom) a partir do login Visitante que você está conseguindo fazer;

2) Chegar ao Modo de Recuperação na tela inicial do grub.

Qual a posição?

Fez ambas as coisas? Ao menos tentou? Qual o resultado?

Tentei fazer ambas as coisas, mas nao deu certo.
Apertei o SHIFT durante o boot, como foi sugerido, mas o meu pc foi ate a tela inicial, sem parar em nenhuma outra.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #20 Online: 08 de Agosto de 2017, 21:18 »
Tentei fazer ambas as coisas, mas nao deu certo.
Apertei o SHIFT durante o boot, como foi sugerido, mas o meu pc foi ate a tela inicial, sem parar em nenhuma outra.

1) Verificou se não existe no setup um meio de restabelecer a instalação de fábrica?

2) Alguma possibilidade de acesso a algum outro computador para gravar um live-iso (pendrive ou cdrom)?
Tanto faz o sistema, um live-iso do Ubuntu pode ser gravado a partir de um Windows existente, usando por exemplo, um software como o Rufus.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #21 Online: 08 de Agosto de 2017, 21:25 »
Tentei fazer ambas as coisas, mas nao deu certo.

Detalhe, por favor, como é que fez para tentar gravar um live-iso (pendrive ou cdrom) e mais exatamente o quê e como não funcionou.

O detalhamento é importante para que quem está do lado de cá possa minimamente entender o problema.

Geralmente é algo bastante simples fazer essa gravação usando aquele software indicado e que vem por padrão no Ubuntu.

O que mais exatamente falhou?

Tem como detalhar isso?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #22 Online: 08 de Agosto de 2017, 21:58 »
Faltou verificar uma possibilidade importante.

Quanto estiver na sessão convidado, acione simultaneamente as teclas Ctrl Alt F1 , ou seja, as três teclas ao mesmo tempo.

Veja se isso leva para um terminal puro (tty), isto é, uma tela sem nenhum ambiente gráfico, porém com um prompt.

Caso tenha ido para tty, para retornar ao ambiente gráfico use as teclas Ctrl Alt F7

Em tty, após logar, se digitar reboot e dar um <enter> reinicia o computador.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 22:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #23 Online: 08 de Agosto de 2017, 22:21 »
Tenho um notebook que adquiri da Dell, um Inspiron 5557. Ele veio com Ubuntu 14.04, ele tem uma partição de recuperação. Para você acessar o modo de recuperação, precisa pressionar f12 na inicialização.
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #24 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:22 »
Tentei fazer ambas as coisas, mas nao deu certo.
Apertei o SHIFT durante o boot, como foi sugerido, mas o meu pc foi ate a tela inicial, sem parar em nenhuma outra.

1) Verificou se não existe no setup um meio de restabelecer a instalação de fábrica?

2) Alguma possibilidade de acesso a algum outro computador para gravar um live-iso (pendrive ou cdrom)?
Tanto faz o sistema, um live-iso do Ubuntu pode ser gravado a partir de um Windows existente, usando por exemplo, um software como o Rufus.

1) o setup nao esta habilitado. Aparece a tela, mas nao consigo alterar nada.
2) posso acessar atraves do meu notebook. Eu devo baixar o Rufus e gravar um live-iso no pendrive?

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #25 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:27 »
Tentei fazer ambas as coisas, mas nao deu certo.

Detalhe, por favor, como é que fez para tentar gravar um live-iso (pendrive ou cdrom) e mais exatamente o quê e como não funcionou.

O detalhamento é importante para que quem está do lado de cá possa minimamente entender o problema.

Geralmente é algo bastante simples fazer essa gravação usando aquele software indicado e que vem por padrão no Ubuntu.

O que mais exatamente falhou?

Tem como detalhar isso?

Tentei pelo terminal (que nao abre) e pela tecla SHIFT.
Aquelas duas telas que me mostrou na pagina anterior nao aparecem no meu computador

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #26 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:29 »
Faltou verificar uma possibilidade importante.

Quanto estiver na sessão convidado, acione simultaneamente as teclas Ctrl Alt F1 , ou seja, as três teclas ao mesmo tempo.

Veja se isso leva para um terminal puro (tty), isto é, uma tela sem nenhum ambiente gráfico, porém com um prompt.

Caso tenha ido para tty, para retornar ao ambiente gráfico use as teclas Ctrl Alt F7


Em tty, após logar, se digitar reboot e dar um <enter> reinicia o computador.



Apareceu a tela tty. Digitei reboot e pediu a senha do administrador. Nao a tenho.

Offline Ricardod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #27 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:30 »
Tenho um notebook que adquiri da Dell, um Inspiron 5557. Ele veio com Ubuntu 14.04, ele tem uma partição de recuperação. Para você acessar o modo de recuperação, precisa pressionar f12 na inicialização.

Apertei F12 na inicializacao (e F2 tbm). Estas opcoes de recuperacao estao desabilitadas.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #28 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:44 »
Apareceu a tela tty. Digitei reboot e pediu a senha do administrador. Nao a tenho.

Não entendi muito bem, mas como é que você fazia antes do sistema dar crash?

Certamente quando você recebeu o computador ele tinha um usuário e uma senha.

O acesso via tty permitiria configurar tudo, mas pelo menos a senha do dono do computador precisa ter, evidentemente.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Configuracao inicial
« Resposta #29 Online: 08 de Agosto de 2017, 23:51 »
2) posso acessar atraves do meu notebook. Eu devo baixar o Rufus e gravar um live-iso no pendrive?

Eita, isso é muito bom!  :D

Sim, claro, se você tem um outro notebook o problema está resolvido, basta gravar um live-iso (pendrive ou cdrom, o que tiver na mão) por ele.

Esse notebook suponho seja sistema operacional Windows, então baixe a iso do Ubuntu lá no site já indicado, baixe o RUFUS e com ele facilmente vai gravar um live-iso.

Apenas note o seguinte, esse computador que está com problemas suponho que não seja antigo, então o setup dele já deve ser do tipo UEFI.
Assim sendo, ao fazer o live-iso-pendrive usando o RUFUS use particionamento GPT.

A existência desse notebook acessível resolve 100% do problema.

O RUFUS você encontra aqui:

https://rufus.akeo.ie/?locale=pt_BR

Baixe uma imagem iso do site do Ubuntu:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 23:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.