Autor Tópico: ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.  (Lida 10297 vezes)

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Ubuntu não inicializa, sempre volta a tela do boot e depois entra em modo texto(terminal).
Yochanan

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2017, 10:06 »
Versão 32 ou 64bits?

O sistema estava funcionando normalmente antes disso acontecer?

Se a resposta for sim, foi realizado algum procedimento como uma atualização do sistema ou instalação de driver para o problema ocorrer?


Qual a sua configuração completa do hardware?

 O sistema chega a mostrar alguma mensagem sobre algum problema na tela?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2017, 10:29 »
Bom dia Galacta..obrigado pela ajuda. Sim, eu desliguei qd estava atualizando, pensei que estava travado. A distro e 64...agora vem o errado...processador duo 2, placa ddr2...3 g memória...eu iria trocar a distro para 32, porque este HD de 320 gb, estava em um notebook Sony Vaio com outra configuração e era 64 bt. Agora coloquei ele neste PC caseiro...o sistema mostra; o inicio do boot. Onde aparece o ubuntu e o Windows, qd clico no Ubuntu ele começa a carregar e vai para o terminal(root.ubuntu16)..no Windos, vai para a tela de recuperação, mas termina dizendo que recuperação do Windos não concertou o erro.
Yochanan

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2017, 11:19 »
yochanan, deixa ver se entedi corretamente!

Esse HD de 320GB estava em um Notebook Sony Vaio com Windows e o Ubuntu Instalados e agora usa este mesmo HD encontra-se neste PC! Sem modificar nada.

Confirma?

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2017, 11:31 »
Positivo Galacta, não modifiquei nada para trazer ele para o PC caseiro, o notebook estava com o shipset bichado. Retirei o HD e coloquei ele no PC Caseiro.
Yochanan

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2017, 11:35 »
Kkkk...desculpe não é Galacta, galactus!
Yochanan

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2017, 11:53 »
Outro problema! Não consigo formatar o PC também . A bios reconhece o cdrom, quando começa o boot, também é reconhecido o cdrom, mas volta para a tela de boot(ubuntu e Windows).
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 11:55 por yochanan »
Yochanan

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2017, 15:25 »
Tá, vamos por partes então!

1) Não acredito que seus dois sistemas, tanto o Windows quanto o Linux vão funcionar assim!  Você deve fazer instalações limpas dos dois sistemas neste PC!   A diferença de hardware entre essas máquinas deve ser muito grande, por isso  ambos os sistemas devem estar tentando carregar drivers que funcionavam no hardware anterior e por isso "o pau" neste PC atual.

2)  Você não reportou corretamente a configuração do hardware do PC.  Precisamos saber principalmente: Modelo da placa mãe (com isso vamos saber o chipset e possivelmente a placa de vídeo Onboard se existir nessa placa mãe ), modelo do processador e modelo da placa de vídeo dedicada (se existir)!  Assim fica bem mais fácil de descobrir os possíveis problemas ou incompatibilidades do seu hardware com a versão pretendida do Ubuntu com este  PC! Isto supondo que as memórias e o HD estejam  funcionando bem. Vocês já testou as duas coisas?

3) Sugiro que você baixe a versão mais recente do 16.04, se já não fez isso, lembrando que você só disse 16.04, mas ele está na 16.04.3. Se 32 ou 64 bits vai depender do uso que você vai fazer do seu sistema.  Apesar de 3GB de RAM já poder rodar um sistema 64bits, se você for como eu, que uso muita coisa ao mesmo tempo, 3GB de RAM é pouco para um sistema 64bits, então sugiro baixar uma versão 32bits!   Fico no aguardo da configuração completa para indicar uma versão mais apropriada para o seu PC.  Ubuntu, Kubuntu e Ubuntu Gnome consomem bastante recursos da máquina, são mais indicados para PC modernos com sobra de recursos.  Xubuntu e Lubuntu geralmente são mais indicados para máquinas com mais de 7 a 10 anos de idade se for este o seu caso. 
« Última modificação: 23 de Agosto de 2017, 15:28 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline yochanan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • YAH
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2017, 16:41 »
Galactus, vou desistir e formatar tudo, não queria fazer isso, mas está muito complicado. Só quero que vc me oriente num ponto, tenho o dvd do Ubuntu 14.04, gostaria de instala-lo. Achei ele mais seguro que o 16, ou vc acha melhor eu instalar o Xubuntu ou outro mais leve? Vou instalar no HD 320 e o Windows no outro HD. Obrigado por tudo Galactus, D-us te abençoe.
Yochanan

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2017, 08:09 »
yochanan, eu instalaria o 16.04.  De qualquer maneira, se o 14.04 serve bem a você, eu tentaria uma versão mais leve como o Xubuntu ou Lubuntu.  Lembrando que se você optar pela versão 32bits você poderá instalar alguns navegadores mais novos do 14.04. Isso vale também para o 16.04. 

Baixe as ISO do Xubuntu e do Lubuntu e faça testes no seu PC em modo Live.

Instale o que for melhor pra você.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Emanuel Pravato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2017, 08:18 »
se tirou o HD de uma maquina e pos em outra, sem efetuar uma formatação limpa, ele vai dar conflito de software com hardware...
sempre que trocar o HD, é necessario a formatação pra instalar os driver e tudo mais referente a placa mãe em questão!

abrç  ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2017, 10:26 »
Seu Windows não vai funcionar com a mudança de hardware. Tem que ser feita uma nova instalação.

Seu Ubuntu poderá voltar a funcionar se acabar de fazer a atualização.

Vá até o terminal e tente.
Código: [Selecionar]
sudo dpkg --configure -a
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2017, 21:09 »
Só uma observação de intrometido, rsrs

Se o Windows for o 10 não tem problema trocar o hardware sem mudar os drivers. Ele reconheceria o novo hardware genericamente e baixaria os drivers automaticamente. Se for do 8 para baixo ele entraria no windows, mas com resolução baixa, sem rede etc. O problema deve ser por ele ter usado GPT no vaio e estar usando MBR no desktop de casa. O Windows não lida com isso sozinho.

No caso do Ubuntu, não vejo problema em ele mudar o hardware sem reinstalar o sistema mesmo de GPT para MBR. O Ubuntu lida com essa mudança sem problemas, automaticamente. O único problema seria se houvesse instalado um driver de vídeo proprietário (e isso é um talvez, pois o Ubuntu, por padrão, desativa os drivers proprietários se o hardware estiver ausente, mas nada impede de rolar um erro nesse sentido) Agora, acho que o problema foi essa atualização que ele interrompeu.

Discordo do colega Galactus (humildemente e com todo o respeito) sobre
Citar
3GB de RAM é pouco para um sistema 64bits
. O problema de sobrecarga no endereçamento dos processos que gerava travamentos, não ocorre mais na forma de gerenciamento de ram dos sistemas Linux atuais. No Windows me parece que ocorre esse problema até o 7. Hoje em dia é seguro usar 64Bits com pelo menos 2GB de ram. Se usar um sistema 32bits terá defasagem de software. Vários software não estão mais disponíveis para 32Bits. O google Chrome, é um deles. Se usar o Xubuntu, Ubuntu Studio, ou Lubuntu vai ficar bom.
Instalei ano retrasado o Lubuntu 14.04 64bits num Laptop CCE win com 2GB de ram, Celeron 847 1,1GHz e ficou redondinho!!

Obs.: Sugeri o Ubuntu Studio pois o ambiente dele é o xfce também e ele é bem mais bonito que o Xubuntu! 
« Última modificação: 24 de Agosto de 2017, 21:12 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2017, 08:10 »
Meu caro nomade, parafraseando você:

Discordo do colega nomade (humildemente e com todo o respeito) sobre os 3GB de RAM não serem pouco para 64bits!

Parece que você tirou a minha frase do contexto!  A frase toda deixa claro:

Citar
Sugiro que você baixe a versão mais recente do 16.04, se já não fez isso, lembrando que você só disse 16.04, mas ele está na 16.04.3. Se 32 ou 64 bits vai depender do uso que você vai fazer do seu sistema. Apesar de 3GB de RAM já poder rodar um sistema 64bits, se você for como eu, que uso muita coisa ao mesmo tempo, 3GB de RAM é pouco para um sistema 64bits, então sugiro baixar uma versão 32bits! 

Como  ficou claro acima, eu uso muita coisa ao mesmo tempo e nem de longe um sistema com 3GB de RAM me atenderia!  É comum meu Pc usar mais de 3GB de RAM então como você bem sabe, por melhor que seja o gerenciamento de memória RAM de qualquer sistema operacional, ele vai ficar lento!

Falo isso porque também testei o Lubuntu no core 2 Duo da minha irmã com 2GB de RAM e 64bits.  Ela adora Google Chrome e o aplicativo do Spotify mais alguma outra coisa ao mesmo tempo!   Então você já sabe, experimentei o uso que ela faz do PC dela numa configuração 64bits e ficou uma carroça, o uso da swap aumenta muito com o passar das horas, isso com o kernel padrão do Ubuntu, sem ficar mexendo nas configurações do sitema.  Você sabe como o Chrome consome muita RAM e ainda mais com várias abas abertas. 

Então se o usuário for "catar milho" com o seu sistema, ou seja, uma ou duas coisas de cada vez, concordo que 3GB de RAM sejam o suficiente para o sistema 64bits!   Todos  os sistemas operacionais hoje fazem uso muito maior da RAM para deixar o sistema mais rápido.  Os desenvolvedores do Windows 10 e o MacOs falam maravilhas de seus gerenciamento de memória.  Eles usam muita RAM para deixar o sistema mais rápido como qualquer sistema moderno faz hoje.   Meu Mac Mini faz uso de todo os seus 8GB de RAM. Já usei com 4GB de RAM, não travava ms era consideravelmente mais lento do que com 8GB de RAM.

O sistema não trava, mas fica lento pra burro!  Isso no MAC, no Windows ou no Linux!  Como eu disse, no meu caso e no da minha irmã. Por isso a recomendação que iria depender do que ele fosse fazer com o sistema dele.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 não inicia, volta tela boot e depois entra modo texto.
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2017, 12:57 »
Entendi melhor agora, Galactus!

Eu até havia entendido, mas de uma maneira mais vertical.

Se o usuário usar um hardware básico e tentar ser multitarefas, mesmo com 32bits, vai ficar problemático (creio)... por isso comentei.
Ele vai ter que ser modesto nesse sentido de qualquer maneira...

Fiz uns testes parecidos com a minha esposa, pois ela usa bastante coisa ao mesmo tempo. Mais do que eu. Tem uns dois anos, mas foi usando o Ubuntu Studio, que tem Kernel de baixa latência (não sei se faz diferença nesse caso. Você entende mais do que eu sobre isso que eu sei ;D ). A versão 64Bits deu conta do gimp+libreoffice+firefox+Skype. Firefox com algums abas abertas. Era um Pentium 4 dual core com 2GB. O Chrome tinha que ser usado com uma aplicação e poucas abas, se não dava bem errado. Não testei o 32Bits para saber se havia ganho na performance.

O Chrome é consumidor voraz de ram...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2017, 12:59 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS