Autor Tópico: [RESOLVIDO] Problemas com rede wireless Ralink RT3090  (Lida 17414 vezes)

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2017, 17:05 »
Existia anteriormente, agora já desativada, até mesmo uma ppa para esse driver (=módulo):

https://launchpad.net/~markus-tisoft/+archive/ubuntu/rt3090/+packages

A indicação de então era bloquear os módulos:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
# Blacklist conflicting RaLink driver modules
blacklist rt2800pci
blacklist rt2800lib
blacklist rt2x00usb
blacklist rt2x00pci
blacklist rt2x00lib
blacklist rt2860sta

Sim, essa foi uma das primeiras soluções que achei. Quase todas as respostas ali pelo ano de 2011 apontam para esse ppa, uma pena que já era.

Adicionar à blacklist essas entradas apenas me deixa sem qualquer conectividade wireless.

Por via das dúvidas, também veja se há algum registro àquelas referências no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modules
Se tiver, inutilize colocando um # (tralha, jogo da velha) na frente da linha.


editando:

Parada pra almoço.  :)


Nada nesse arquivo também.

Rapaz, que horário ein  ;D
Bom almoço.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2017, 17:23 »
Sim, essa foi uma das primeiras soluções que achei. Quase todas as respostas ali pelo ano de 2011 apontam para esse ppa, uma pena que já era.
Adicionar à blacklist essas entradas apenas me deixa sem qualquer conectividade wireless.

Ok, então voltamos ao problema original, por enquanto parece que só temos o driver que já está instalado e funcionando (rt2800pci), funcionando mal, porém funcionando.  :(

Existe um outro tópico lá no linuxmint com essa mesma Ralink RT3090 e o mesmo sintoma de lentidão e instabilidade onde, segundo o autor, o que resolveu foi a troca de canal no roteador.

Confira aqui:

Slow WiFi for HP4720s, Ralink RT3090 [SOLVED]

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=209309

Chegou a experimentar essa solução?

« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, 17:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2017, 22:56 »
Sim, essa foi uma das primeiras soluções que achei. Quase todas as respostas ali pelo ano de 2011 apontam para esse ppa, uma pena que já era.
Adicionar à blacklist essas entradas apenas me deixa sem qualquer conectividade wireless.

Ok, então voltamos ao problema original, por enquanto parece que só temos o driver que já está instalado e funcionando (rt2800pci), funcionando mal, porém funcionando.  :(

Existe um outro tópico lá no linuxmint com essa mesma Ralink RT3090 e o mesmo sintoma de lentidão e instabilidade onde, segundo o autor, o que resolveu foi a troca de canal no roteador.

Confira aqui:

Slow WiFi for HP4720s, Ralink RT3090 [SOLVED]

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=209309

Chegou a experimentar essa solução?

Troquei o canal, mesma coisa. Cheguei a aceitação de que o hardware simplesmente não é compatível. Já deve ter sido um dia com sei lá que patches, mas hoje não é mais possível. Agradeço a disponibilidade do colega, mas acho que pode partir para outros problemas. Esse aí parece sem solução viável.

Vou manter o note do jeito que está e comprar (acho que finalmente me decidi) a Intel 7260 AC. 800 Mbps, dual band, AC, 2x2, e o melhor de tudo: compatível com Linux de acordo com vários relatos pela internet, sem complicação. Simplesmente funciona. Não só vai parar de me dar dor de cabeça como vai ser um excelente upgrade no hardware.

Agora, torcer para que os problemas que relatei na página anterior de boot sejam hardware defeituoso, especificamente as memórias. Testes no memtest86 durante uma noite que deixei trabalhando revelaram muitos erros, na casa dos milhares.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2017, 23:10 »
Vou manter o note do jeito que está e comprar (acho que finalmente me decidi) a Intel 7260 AC. 800 Mbps, dual band, AC, 2x2, e o melhor de tudo: compatível com Linux de acordo com vários relatos pela internet, sem complicação. Simplesmente funciona. Não só vai parar de me dar dor de cabeça como vai ser um excelente upgrade no hardware.

Talvez ainda haja alguma possibilidade, mas precisa montar a solução que é um pouco complexa.

O fato é que já existiu o suporte, tanto que existe a ppa já mencionada.

O código fonte da Ralink está lá (ou quase, existe um dat binário, que não se sabe  o que tem dentro), então estava pensando em aproveitar aquilo.

O raciocínio macro é simples, usar um procedimento semelhante àquele do rt3290, porém usando o código fonte disponível na ppa para o rt3090.

Não é evidentemente uma solução trivial, mas talvez seja possível fazer.

Entretanto, de verdade não há suporte nativo completo a essa placa no kernel do Linux.

Então substituir a placa por outra que possui pode realmente equivaler a tirar o escorpião do bolso e resolver rapidamente a questão.

O fato é que essa placa não é mais produzida, portanto, não há demanda para que surja uma incorporação da solução ao kernel.

Também os desenvolvedores trabalham em cima daquilo que é atual e está em aparecendo em larga escala no mercado, essa é a realidade.

Certamente placas Intel são a melhor solução no Linux, já que a Intel é ela própria uma apoiadora e desenvolvedora do Linux.

Nada obstante, pesquise extensivamente **antes** de comprar.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, 23:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2017, 23:32 »
De toda forma, ainda antes de jogar a tolha, implemente as medidas 2 e 3 mencionadas no post #12 desse tópico (só para não ter que repetir tudo de novo aqui), talvez produza algum ganho e pode ser útil até trocar a placa:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122144.msg671542.html#msg671542

Especialmente a terceira (country code), por vezes faz milagres.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2017, 23:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:11 »
De toda forma, ainda antes de jogar a tolha, implemente as medidas 2 e 3 mencionadas no post #12 desse tópico (só para não ter que repetir tudo de novo aqui), talvez produza algum ganho e pode ser útil até trocar a placa:

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122144.msg671542.html#msg671542

Especialmente a terceira (country code), por vezes faz milagres.

Rapaz, não sei qual a mágica envolvida, mas fiz ambas.

Para testar, fui baixar o torrent do LibreOffice - que aproveitei para descobrir que o disponível na central de aplicativos está desatualizado, mas depois aprendo a atualizar com esse deb que baixei - e a velocidade foi muito boa. Não chegou a ser o tempo todo no máximo da minha conexão (1.6 MBps) como sempre foi no windows, mas foi consistente acima de 1.0 MBps. Tudo bem que estou do lado do roteador (50 cm) e está marcando uma barra de sinal de três possíveis, mas a velocidade foi ótima. Dá até para assistir youtube sem travar.

Novamente, muito obrigado mesmo pela disponibilidade e pelas valiosas dicas que com certeza vão me ajudar a usar o notebook até a troca da placa.

edit:

Ok, agora realmente estou animado e até um pouco receoso de falar isso, mas estou quase marcando como resolvido o tópico.

Entrei no site do WPS Office e cliquei para baixar o arquivo .deb de 80 MBs. Do início ao fim baixou em 1.8 MBps. Foi extremamente estável, zero oscilação. Mas eu precisava ter certeza. Um arquivo grande, para medir o comportamento com o tempo.

Fui no site do Elementary e coloquei a distro para baixar. Pelo mirror não tive boa velocidade, apenas uns 500 KBps, mas no torrent, a coisa mudou. Ficou praticamente o tempo todo em 1.7 MBps, velocidade máxima da minha conexão. Para efeitos de comparação, já tinha tentado fazer downloads torrent antes, e era, em uma palavra: impossível. Zero estabilidade. Só fiquei com a pulga atrás da orelha (e daí minha reticência em dizer que o problema está resolvido) por que em dois momentos a velocidade começou a cair sem perspectiva de retornar, mas foi só fechar o cliente Deluge e ao abri-lo novamente imediatamente a velocidade voltava ao topo. Não sei se o problema então está no cliente ou na conexão, mas vou testar amanhã outro cliente, Transmission talvez, para ver como vai ser.

Rapaz, nem acredito na possibilidade do problema estar resolvido. Fiquei até na dúvida agora se compro ou não compro a placa nova hahaha

Amanhã posto mais resultados de testes práticos e, em tempo, já deixo a pergunta: que tipo de informação posso coletar aqui (via terminal? aplicação?) que dê detalhes técnicos da minha conexão wireless para complementar os testes práticos? tipo potencia de sinal, pacotes perdidos e etc?
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 00:44 por kloky »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2017, 01:32 »
[...] Foi extremamente estável, zero oscilação. Mas eu precisava ter certeza. Um arquivo grande, para medir o comportamento com o tempo.

Amanhã posto mais resultados de testes práticos e, em tempo, já deixo a pergunta: que tipo de informação posso coletar aqui (via terminal? aplicação?) que dê detalhes técnicos da minha conexão wireless para complementar os testes práticos? tipo potencia de sinal, pacotes perdidos e etc?


Use os comandos abaixo para obter parâmetros sobre a conexão:

Código: [Selecionar]
iwconfig
Código: [Selecionar]
nmcli d wifi
Esse último permite avaliar de forma mais suave e visual a qualidade da conexão.

Também, baixe um iso diretamente do site do Ubuntu, usando o wget para medir de forma mais confiável a velocidade de transmissão.
Claro que sempre pode dar o azar de pegar um momento de fluxo ou servidor congestionado, mas geralmente não.

Tamanho do arquivo: 1.5GB (1587609600 bytes)
md5sum: 0d9fe8e1ea408a5895cbbe3431989295 *ubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads
Código: [Selecionar]
wget -c http://releases.ubuntu.com/xenial/ubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso
Ele vai indicando a velocidade de operação e fica registrada a velocidade média final na saída do término do download.
Considerando que a Canonical possui potentes servidores, costuma ser uma boa marcação, sobremodo se for efetuada em horários diferentes.

Pode testar também um mirror estadunidense:

Código: [Selecionar]
http://mirror.pnl.gov/releases/16.04.3/ubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso
Localmente pode testar:

O ponto de presença da RNP em Santa Catarina, que tem link de 10Gbps (esse aceita http ftp rsync):

Código: [Selecionar]
wget -c http://ubuntu.mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/ubuntu-releases/16.04.3/ubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 02:09 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2017, 03:35 »
Se preferir fazer o teste com um arquivo ainda grande, porém de tamanho mais intermediário, para não demorar tanto o download, então faça com esse iso do Lubuntu, nesse caso apenas diretamente dos servidores da Canonical:

Tamanho do arquivo: 933MB (933.232.640 bytes)
md5sum: e389c02ed0250c680fc0dd5e006477fa *lubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso

Código: [Selecionar]
wget -c http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/16.04.3/release/lubuntu-16.04.3-desktop-amd64.iso
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2017, 19:00 »
(....)

Código: [Selecionar]
iwconfig
lo        no wireless extensions.

enp7s0    no wireless extensions.

wlp8s0    IEEE 802.11  ESSID:"GVT-1497" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 4C:17:EB:E3:14:9B   
          Bit Rate=58.5 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=43/70  Signal level=-67 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:9458  Invalid misc:1401   Missed beacon:0

Código: [Selecionar]
iwconfig
lo        no wireless extensions.

enp7s0    no wireless extensions.

wlp8s0    IEEE 802.11  ESSID:"GVT-1497 2" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 5C:D9:98:75:22:1E   
          Bit Rate=58.5 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=55/70  Signal level=-55 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:9  Invalid misc:34   Missed beacon:0

Código: [Selecionar]
nmcli d wifi
*  SSID        MODO   CANAL  TAXA       SINAL  BARRAS  SEGURANÇA
   FABIO       Infra  11     54 Mbit/s  75     ▂▄▆_    WPA1 WPA2
*  GVT-1497 2  Infra  6      54 Mbit/s  63     ▂▄▆_    WPA2     
   GVT-1497    Infra  6      54 Mbit/s  59     ▂▄▆_    WPA2     
   PEDRO29     Infra  6      54 Mbit/s  42     ▂▄__    WPA2     

Hoje pela manhã testei o download do Ubuntu. Pelo servidor da canonical não tava legal, mais ou menos 100 KBps, mas no mirror brasileiro foi muito bem, sempre ali por volta de 1.5~1.7 MBps. Em determinado momento caiu para 500KBps, achei que ia acontecer igual ontem no torrent (cair até zerar), mas imediatamente já voltou ao topo a velocidade. Nem baixei tudo porque precisei sair, daí cancelei na metade.

Acredito que possa marcar como resolvido! Estava agora há pouco assistindo um video do YT de 15 minutos em 1080p e não houve nenhuma pausa. Antes, o video carregava mas em determinado momento o buffer parava e para recomeçar tinha que atualizar a página. Cheguei a forçar o video em 1440p e o buffer foi saudável! Inclusive a rede "parava para descansar" já que o buffer passava dos 35 segundos!

Offline kloky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:[RESOLVIDO] Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #24 Online: 22 de Setembro de 2017, 17:15 »
Caro @druidaobelix, como não poderia deixar de ser, vim aqui para informar que troquei a placa wifi mesmo! Comprei uma Intel 7260-AC, Dual band 5 GHz, 2x2, wireless AC, bluetooth 4.0. Reconhecido de primeira pelo sistema. Fora o Wireless AC, que ainda não pude testar, todos os outros recursos estão funcionando de maneira espetacular.

Guardei a Ralixo porque nunca se sabe, mas agora em diante, só Intel.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:[RESOLVIDO] Problemas com rede wireless Ralink RT3090
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2017, 17:26 »
[...] troquei a placa wifi mesmo! Comprei uma Intel 7260-AC, Dual band 5 GHz, 2x2, wireless AC, bluetooth 4.0. Reconhecido de primeira pelo sistema. Fora o Wireless AC, que ainda não pude testar, todos os outros recursos estão funcionando de maneira espetacular.

No caso certamente foi a melhor decisão, resolver a questão de base trocando por uma placa que tem suporte atual.  ;)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.