Autor Tópico: WPS Office crashando ao abrir (RESOLVIDO)  (Lida 7362 vezes)

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
WPS Office crashando ao abrir (RESOLVIDO)
« Online: 12 de Setembro de 2017, 19:11 »
Olá.

Utilizo os 3 programas do WPS Office, semelhantes ao Word, Excel e Power Point da Microsoft.

Há certo tempo ocorreu de apresentar alguns erros, eles funcionaram adequadamente por um tempo, fui, removi e reinstalei-os. O problema é que agora eles nem sequer abrem, aparece rapidamente a tela de carregamento e o programa fecha.

O interessante é que utilizo no pc, funciona muito bem, no notebook ele da esse problema, mas na sessão convidado do notebook ele funciona perfeitamente. Não lembro de ter instalado nada que pudesse causar conflito, mas está havendo um problema.

Tirei algumas prints, não sei relatar exatamente o motivo do crash mas nas prints a seguir estará bem informado, tanto as configurações em que o programa roda.

A propósito já tentei purge, utilizei synapatic mas mesmo reinstalando o problema persiste, se eu conseguisse remove-lo completamente poderia sanar o problema, mas aparentemente ficam resquicios e quando reinstalado o problema reaparece.

http://i.imgur.com/wqEbAOE.png
http://i.imgur.com/Ye2geVN.png
http://i.imgur.com/g2H9dKn.png
« Última modificação: 17 de Setembro de 2017, 10:09 por Rafael Favero »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:WPS Office crashando ao abrir
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2017, 13:23 »
Seu processador é Intel?  Se for, qual o modelo?

Encontrei alguns problemas com o WPS no Ubuntu com a combinação Intel/ Nvidia!

Já vi que sua placa de vídeo é Nvidia.   Está usando o driver livre ou o proprietário?   

Passou por alguma atualização de driver de vídeo recente?

Outro camarada relata problemas devido ao intel_cstate do processador.  Precisou desabilitar o intel_cstate para o WPS funcionar novamente., aqui o tópico, não precisa fazer o que ele fez, só pra seu conhecimento: https://askubuntu.com/questions/880746/random-freezing-and-crashes-on-16-04/882885

Você relata que funcionava tudo bem antes, houve atualização de kernel aí?  Notou se foi depois de atualização de kernel?

Outra coisa, você está usando a versão mais nova do WPS, certo?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:WPS Office crashando ao abrir
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2017, 23:05 »
[...], se eu conseguisse remove-lo completamente poderia sanar o problema, mas aparentemente ficam resquicios e quando reinstalado o problema reaparece.

Experimente desinstalar e fazer a limpeza como mostrado adiante, antes porém desmonte qualquer outra partição que não a do sistema e do home, pois se vai usar o updatedb e se outras partições estiverem montadas a indexação vai ficar enorme e inadequada para o presente propósito.

Inicialmente, se ainda estiver instalado, desinstale usando o método habitual para não subverter os registros info do apt/dpkg:


Código: [Selecionar]
sudo apt-get -y remove --purge wps-office
Note que o comando xargs associado ao rm abaixo tem um potencial destruidor, pois irá apagar qualquer arquivo que contenha wps-office no nome, e portanto consta da lista produzida, incluindo qualquer arquivo .deb que tenha antes baixado e esteja no sistema, ou seja, mesmo o arquivo de instalação .deb será apagado e bem assim quaisquer .deb de dicionários e coisas parecidas, ainda que simples instaladores. Se preferir, faça antes uma seleção visual se há alguma arquivo que não queira que apague.

Código: [Selecionar]
sudo updatedb
Código: [Selecionar]
locate wps-office > /home/$USER/wps-residualfiles-list
Examine visualmente a lista produzida no arquivo wps-residualfiles-list e, se o caso, exclua dela qualquer arquivo que não queira que seja apagado.

Então mande apagar o que restou:

Código: [Selecionar]
sudo xargs -L1 -t -i rm {} < /home/$USER/wps-residualfiles-list
Depois faça:

Código: [Selecionar]
rm -R ~/.kingsoft ~/.config/kingsoft ~/.config/Kingsoft
No comando acima, embora esquisito, é isso mesmo, pois há três diretórios com nome kingsoft no /home, notando que o os dois primeiros é grafia normal em caixa baixa e o último o K é em caixa alta, maiúscula, ou seja, não é erro, é design do desenvolvedor.

Confirme se executou tudo corretamente fazendo novamente:

Código: [Selecionar]
sudo updatedb
depois:

Código: [Selecionar]
locate -i wps-office kingsoft
Deverá resultar em nada.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:WPS Office crashando ao abrir
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2017, 10:08 »
O problema foi resolvido, segui os passos do /druidaobelix/ e reinstalei-o. Abriu normalmente, havia dado um crash depois devido ao não carregamento adequado do programa, mas depois voltou a funcionar normal.

Não estou com a última versão dele, havia salvo uma por acaso no google drive, se não me engano a penúltima versão, agora há a alfa 21, tive de recorrer a ela pois o download no site do wps está lento e na metade trava, para de baixar. Mas em breve tentarei atualizar.

/galactus/, não irei lhe responder pois o problema foi sanado, caso queira que eu indique as configurações solicite-as, mas como resolvi não irei dar continuidade no tópico a menos que seja necessário.

Enfim, obrigado a ambos pela disposição em ajudar e pelas indicações do que fazer.