Autor Tópico: Ubuntu não reconhece resolução e monitor placa de video Trident Chrome9 onboard  (Lida 5986 vezes)

Offline endrius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá pessoal, estou postando aqui um bug que tive com um notebook da Positivo na qual várias distribuições do Ubuntu não reconheciam corretamente a placa de vídeo e o monitor. No caso a paca de vídeo é bem problemática, a Trident Chrome9.
Eu descobri uma solução depois de muitos dias sem conseguir solução em nenhum fórum.

Problema: O Ubuntu subia somente com a resolução 640x480 com monitor reconhecido como Default ou então travava no boot com tela preta em outras distribuições.

Solução:
1 - Edite o arquivo /etc/default/grub com o comando no terminal:
faça uma cópia de segurança deste arquivo:
 
sudo cp  /etc/default/grub  /etc/default/grub.old

edite o arquivo:
sudo gedit  /etc/default/grub

2- Localize e descomente a linha abaixo retirando o sinal de cerquilha na frente desta linha:

#GRUB_TERMINAL=console

vai ficar

GRUB_TERMINAL=console

salve e feche o editor de texto

3-  Digite o comando
sudo update-grub

4 - reinicie o computador

Este comando apenas desativa os gráficos do console até iniciar o ambiente gráfico, aparentemente ligar os gráficos durante o boot estava causando algum problema com esta placa.

* Se seu Ubuntu esta apresentando tela preta ou travando no boot, voce terá de entrar no modo de recuperação no menu do grub, entrar como root e editar usando o nano ao invés do gedit:

sudo nano /etc/default/grub
(salve com ctrl-o e feche o editor com ctrl-x)

depois

sudo update-grub

depois

reboot

Após esta alteração meu monitor passou a ser reconhecido com todas as resoluções disponíveis.







« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, 10:16 por endrius »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece resolução e monitor placa de video Trident Chrome9 onboard
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2017, 12:51 »
Excelente contribuição @endrius, que poderá ser útil a outros usuários com idêntico problema.

Se puder também postar o resultado dos comandos abaixo é interessante para deixar diretamente documentado o específico hardware para o qual a solução funcionou e também isso auxilia na eventual pesquisa de algum outro usuário, tendo em vista a indexação na base de dados.

Código: [Selecionar]
lspci -knn | grep -i vga
Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
Código: [Selecionar]
sudo dmidecode -t2
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece resolução e monitor placa de video Trident Chrome9 onboard
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2017, 13:08 »
Pessoal este tópico não ficaria melhor no dicas e truques?

Se o Endrius quiser eu movo o tópico para o dicas e truques.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2