Autor Tópico: Criação de diretórios mdkdir não funciona  (Lida 2069 vezes)

Offline rafaballack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Criação de diretórios mdkdir não funciona
« Online: 09 de Outubro de 2017, 17:17 »
Galera, estou iniciando com o ubuntu, onde tenho um VPS básico KVM 1GB com a versão ubuntu-14.04-x86_64 para fazer alguns testes e aprender. Porem eu tenho um script base:

##fixed parameters
OE_MODULES_HOME="$OE_HOME/custom/addons"

Onde no final, ele vai criar esse diretório:

echo -e "\n---- Creating modules folder ----"
sudo mdkdir $OE_MODULES_HOME

Mas quando realiza esse procedimento ele informa a mensagem:
sudo: mdkdir: command not found

Poderiam me ajudar por favor?


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Criação de diretórios mdkdir não funciona
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2017, 21:21 »
[...] estou iniciando com o ubuntu, [...]

Pois então, @rafaballack,

Não sei o que possa ser mdkdir, de onde é que você copiou esse script que chama de básico?

No Linux há o comando mkdir, que serve para criar um diretório, ou seja, não tem essa letra 'd' que está colocada entre o 'm' e o 'k' que você menciona.

Mas penso que seja melhor contextualizar a questão, @rafaballack, pois no seu post você literalmente diz "estou iniciando com o ubuntu[...].

Pois bem, ao dizer que está iniciando no Ubuntu isso quer mais exatamente dizer o quê?

Você possui uma ampla e larga experiência em outras versões de Linux, mas apenas não conhece o Ubuntu, é isso?

Ou por outra, possuiu uma ampla e larga experiência no sistema operacional comercial (talvez seja um analista de sistemas ou um programador), porém não no Linux, seria isso?

Ou ainda por outra, não conhece nada de nada de nenhum sistema operacional, seja o comercial, seja o Linux, e está começando mesmo a dedilhar a esse propósito, seria isso?

Explicando melhor: é que ao dizer "estou iniciando no Ubuntu", passa a impressão inicial de pouca experiência no Linux em geral e no Ubuntu em particular.

Pois bem, se é isso de fato, não seria o caso de começar com o arroz-com-feijão, o bê-a-bá de qualquer aprendizado?

Vi num outro post seu que havia instalado o Ubuntu-Server, mas aí pergunto: você já conhece o suficiente de um simples Ubuntu de desktop?

Já instalou, usou, experimentou, reinstalou, enfim, explorou suficientemente as coisas simples antes de começar a partir para as coias mais complexas?

Ou não é nada disso?

Desculpe se estiver equivocado, eventualmente posso estar interpretando de forma errada a questão e seu grau de conhecimento e propósitos, claro, podem ser outros.

A ideia é apenas ajudá-lo de uma forma mais efetiva a alcançar o conhecimento necessário, daí os questionamentos.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, 21:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.