Autor Tópico: Argumentos de Instalação (caso falhe)  (Lida 581773 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Online: 26 de Outubro de 2005, 16:00 »
tenho um processador AMD Atlhon 64 e desde a versão 5.04 tinha problema de travamentos e agora descobri que era por não ter colocado estes parâmetros na inicialização do CD/DVD de instalação. Adicione as opções no final da linha que já existe, sem alterar as demais opções:
Citar
https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

apm=off acpi=off  noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi   se quiser pode substituir o correspondente por algum destes aqui: (apm=power-off ou noapm) (pci=noacpi) (apci=off ou pci=noapci) (pci=biosirq) (irqpoll) (all-generic-ide)

PCI=NOMSI - quando a instalação não reconhecer HDs SATA

APM - Advanced Power Management: Esse comando de inicialização do x86 desativa o Gerenciador Avançado de Energia. É útil porque algumas BIOS têm erros no gerenciamento de energia e tendem a travar

ACPI - Advanced Configuration and Power Interface: desliga o recurso, responsável pela configuração e gerenciamento de energia no computador. É usado em notebooks e desktops para, por exemplo,  colocar o computador em estado de hibernação. Algumas placas simplesmente têm uma implementação furada da ACPI ou precisam de configuração especial pra funcionar corretamente. Outras placas, por outro lado, precisam do parâmetro acpi=force porque têm problemas se o ACPI não estiver ativado.

APIC - Advanced Programmable Interrupt Controller é um controlador de interrupções integrado no processador. Esse comando de inicialização do x86 diz ao kernel para não utilizar o chip APIC. Pode ser útil para algumas placas-mãe com um APIC danificado (como o Abit BP6) ou com um BIOS cheio de erros. Sistemas baseados nos chips nForce3 da NVIDIA (como o ASUS SK8N) foram conhecidos por cairem durante a detecção do IDE no momento da inicialização ou por apresentarem outros problemas de interrupção na entrega

PCMCIA - Esse comando ignora qualquer controlador PCMCIA no sistema, que geralmente são de notebook/laptop pelo que sei

NOSMP - Desativa o suporte da placa mãe a multiprocessamento e hyperthreading. Alguma placas sequer têm um segundo processador, mas são esquizofrênicas, acreditam que têm e reclamam bem alto se você não concordar com elas

PNPBIOS=OFF - Desliga o recurso plug-and-play do barramento ISA. Isso resolve nos casos em que a placa-mãe acha que é uma boa idéia reservar um monte de interrupções  para dispositivos não existente ou interrupções que deveriam ficar com dispositivos on-board no barramento PCI

PCI=BIOSIRQ: Esta é mais uma opção que resolve problemas de detecção da placa de rede ou som em algumas máquinas. Ela faz com que o sistema siga a configuração de endereços definida pelo BIOS, ao invés de usar o procedimento normal de detecção.

IRQPOLL: Esta opção modifica a forma como o sistema detecta os dispositivos da máquina, corrigindo uma série de problemas em micros e notebooks recentes. Ela é necessária para o wireless funcionar em diversos notebooks Acer com placas Broadcom, resolve problemas relacionados com a placa de som ou com placa de rede em diversas configurações e soluciona um problema relacionado à detecção de HDs SATA em placas baseadas no chipset K8T890 (como a Asus A8V-E), entre outras. Esta opção causa poucos efeitos colaterais, de forma que você pode usá-la (inclusive combinada com outras opções) sempre que perceber que algo está errado.

ALL-GENERIC-IDE: Esta opção soluciona problemas de compatibilidade com as controladoras IDE ou SATA de algumas placas-mãe, sobretudo nas placas com o infame chipset SiS 761GX/965L (ao usar um HD SATA), como a PC-Chips K8 A31G. Esta opção deve ser usada em casos onde o sistema não consegue detectar os HDs do micro (o que além de impedir que você acesse os arquivos, impossibilita a instalação). Ao usar a opção de boot, o sistema utiliza um modo de acesso genérico para os HDs, o que resolve o problema em 90% dos casos, embora cause uma certa redução no desempenho do HD.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


as complementações são dicas do Morimoto: http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap9-16 publicadas no seu livro Hardware, o Guia Definitivo

abraços
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 12:08 por KubLin »

r3fu510n

  • Visitante
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 17:18 »
Cara!!!!! Valeuuu mesmo! Tava travando aki, até a instalacao no hd tava dando derma, mas agora consegui finalmente usar o ubuntu.. Valeu ae!

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 17:40 »
Eu usei metade desses parâmetros e consegui instalar o Ubuntu num notebook Toshiba, mas em outro não teve jeito. Mais tarde vou tentar usar esses comandos mais completos e ver se roda :)
De qualquer forma, valeu, vai com certeza me servir futuramente. Agora, acho interessante deixar o tópico na seção de Dicas e Truques.
:arrow: Movido.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 17:49 »
Foram os parâmetros que usei pra instalar numa PCCHIPS o Ubuntu Server
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 00:21 »
LaSSarD

não sei se foi vc que alterou o título do tópico mas estes argumentos servem pra qq PC

tenho processador de 64 bits mas instalo o Ubuntu da arquitetura x86

se ficar assim vai confundir o povo....rs

falou

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 02:13 »
Fui eu sim, é que com o título que estava eu me botei no lugar de um usuário pesquisando e o último tópico que eu entraria era esse. Alterei de novo, veja se ficou melhor.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 23:28 »
coloquei 2 novos argumentos: nosmp pnpbios=off e a descrição do ACPI

retirei as dicas da Linux Magazine nº 16 (01/06) no artigo que fala do KNOPPIX

aqui eu chamei o tópico de Argumentos de Instalação ou como chama em inglês a RedHat: Boot time

no KNOPPIX é chamado de cheat codes

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 20:11 »
mas isso é só para instalação se eu entendi ou ele desativa permanentemente esses funções?? pode parecer idiota, tem um amigo meu tem um amd64 em um laptop e quer instalar e pelo que eu vi, em laptop sempre é complicado! :P
valeus

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 19:28 »
Sei que a pergunta é imbecil, mas eu sou quase completamente ignorante em Linux.
Onde e quando exatamente devo entrar com esse comando? Tenho que queimar um CD novo ou isso é feito durante o processo de instalação? (Eu usei o CD que eles enviam lá do estrangeiro e aparentemente não há como mudar a inicialização da instalação...)
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 22:46 »
Citação de: "marciovinicius"
Tenho que queimar um CD novo ou isso é feito durante o processo de instalação?

Durante a instalação. Até o Breezy, aparece uma tela com o logotipo do Ubuntu em cima e uma parte preta embaixo com a palavra boot. Pra começar sem parâmetros especiais, você aperta apenas <Enter>. Caso queira definir mais parâmetros, precisa digitar toda aquela parte em negrito escrita pelo KubLin (ou apenas os parâmetros que lhe forem interessantes, a única palavra obrigatória para a instalação é linux).
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 01:48 »
Bem Legal!
Isso é bom pra Laptops que tem problemas no recurso de economia de energia e muitos micros com problemas na BIOS.


Ubuntu User Nº:

Jaca

  • Visitante
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 13:42 »
Eu estou com problemas na instalção! acho que esses parametros resolveria meu problema! eu escrevo tudo aquilo e dou enter, que os novos parametros sao adicionados???

desculpa, sou um completo iniciante em linux, o 5.04 roda sem problemas aqui, mais o 5.10 nao consigo nem instalar.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 13:53 »
é isso mesmo Jaca

exemplo:

linux (coloque aqui os argumentos)

e enter

erickmelo

  • Visitante
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #13 Online: 24 de MAR?O de 2006, 14:13 »
Estou tentando instalar o ubuntu num Athlon 64, mas ele simplesmente trava ao carregar o kernel. Nem inicia a instalação. Tentei as versões pra 64 e 32 bits...

Tentei fazer a instalaçào do SUSE e também apresentou o memso problema. O DVD dá o boot, quando mando instalar é mostrada a tela de carregamento do kernel e simplesmente trava.......

Alguém tem notícias desse tipo de problema??? A máquina que estou tentando instalar é um notebook HP, com a configuração abaixo...

Athlon 64 - 3200+ / 512 MB - HP Pavilion zv6201cl


Tentei rodar novamente (live cd x64) usando as opcoes
apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off

Melhorou... Contudo ainda assim nao consigo rodar o ubuntu.... Ele carrega o Gnome, e depois aparece uma tela preta....

O ultimo modulo que ele tenta carregar eh: "Starting HP Linux Printing and Imaging System". Qual a opcao pra desabilitar isso, pra carregar apenas o kernel e  X, sem nenhuma frescura???

f-triple

  • Visitante
Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #14 Online: 26 de MAR?O de 2006, 20:27 »
Olá pessoal

Estou iniciando no mundo linux e optei por instalar o Ubuntu. Tenho uma máquina com processador athlon 64bits. Instalei a v.5.10 32bits e após alguns minutos de utilização o Ubuntu travava. Instalei a v. 5.10 64bits e também travou após utilizar por alguns minutos. Ao pesquisar para ver qual poderia ser o problema, me deparei com a dica do companheiro Kublin que tinha problema parecido com o meu e segui os passos, mas o que consegui foram apenas mais alguns minutos utilizando o Ubuntu até que trave novamente. Será que estou com problemas de hardware? Tenho o Windows XP na máquina e nunca tive problemas. Alguém pode me ajudar, já que inclusive conversei com pessoas que utilizam o Ubuntu e ninguém soube me ajudar.

Abs,

PS: Continuo tentando com outras dicas mas até agora sem sucesso.