Autor Tópico: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros  (Lida 26982 vezes)

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
bem com a procura enorme desse assunto resolvi criar um tópico explicativo de porque as vezes para instalar um programa no linux não é igual ao windows.

abaixei pacote (.tar.gz),e não consigo instalar,o que eu faço?
muitos e muitos usuários novatos ao chegar deparam com esse problema e não sabem o que fazer.
é que esses (.tar.gz) ou (.tar.bz2) ou (.tgz),etc não são os pacotes que você deve abaixar
vamos a uma explicação do que seria esses pacotes:
Pacotes de Código Fonte
esses pacotes não são o programa já para ser instalado,ele é o codigo fonte (textos que formam o programa,mas ainda precisa ser criado ele),esses pacotes não são o que você deve abaixar para instalar no ubuntu linux.
no windows é muito raro um programa que se distribua com código fonte,mas sempre distribuem o programa já pronto (.exe) os executáveis do windows,no linux para instalar facilmente são os (.deb) que são facílimos de ser instalados tão fácil quanto um (.exe) do windows
então quando você achar um programa de linux para abaixar,não abaixe o código fonte mas abaixe o (.deb)
então pacotes como (.tar.gz) são sempre código fonte?
nem sempre,esse pacote (.tar.gz) entre outros são pacotes compactos, como o (.zip) e o (.rar) que são usados bastante no windows,ao ir em um site abaixar o programa que você quer, deverá ter o código fonte em (.tar.gz) e o para instalar facilmente em seu ubuntu os (.deb),mas raramente existe alguns programas que não distribuem código fonte em (.tar.gz) como o caso do firefox pelo site (mas o firefox vem por padrão no ubuntu e na lista de repositório,que você vai entender mais sobre repositório no fim do tópico) que ele é apenas o programa em si,tire do pacote os arquivos e execute ele (a mesma coisa que faria com um .zip no windows)
um exemplo pratico:
o emule de windows, você já deve ter usado ou visto falar né? se você for na pagina dele terá o executável do emule (.exe) para você instalar, tem o código fonte para windows quem vem em (.zip) e o programa emule com os arquivos já na pasta não necessitando instalação,chamado de binários que também se encontra em (.zip),e basicamente essa composição do linux só muda as extensões.
mas como eu posso saber se é o código fonte?
no site sempre fala alguma coisa,mas procure os pacotes (.deb) antes de tudo,caso não ache dai veja os outros

não tem o pacote em (.deb) o que eu faço?
isso é raro acontecer,quase sempre tem,mas pode ser que realmente não tenha (procure bem,as vezes tem e você não viu),e você quer instalar esses pacotes de código fonte então recomendo você falar com algum amigo ou pedir no tópico do Getdeb para criar o (.deb) para você:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10494.0
pois o processo de compilação é algo complicado para iniciantes,os pacotes (.deb) foram criados no intuito da simplificação,que não é apenas um passo mas uma serie de passos a serem seguidos e pacotes adicionais adicionados para poder instalar o código fonte

uma recapitulação
você deve abaixar os arquivos com extensões (.deb) que seriam equivalentes a facilidade de instalação aos (.exe) do windows

nem sempre você precisa procurar muito para achar seu programa
no ubuntu tem um programa chamado synaptic que cuida da instalação de programas que estão no repositório (local para abaixar arquivos oficiais do ubuntu).
Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes synaptic
e la é só mandar procurar seu programa e mandar instalar ele. e pronto,instalado

--------
acho que isso vai ajudar bastante,pois poderei redirecionar as duvidas para cá,pois essa duvida é freqüente,peço ao pessoal que se depara com o pessoal com esse problema coloque o link dessa paginas para que possamos tratar desse assunto em um só lugar.

Muito Obrigado
T+
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 15:34 por uplink »
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2006, 18:37 »
Parabéns Uplink, voto por fixarem ou incluirem no guia; lá há explicações de como instalar .tar.gz mas somente de alguns programas específicos e não de forma geral, gostei da forma como vc explicou (principalmente pq eu sempre me embaraço nisso)

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2006, 07:52 »
bem com a procura enorme desse assunto resolvi criar um topico explicativo de porque as vezes para instalar um programa o linux não é igual ao windows.

abaixei pacote .tar.gz,e não consigo instalar,o que eu faço?
muitos e muitos usuarios novatos ao chegar deparam com esse problema e não sabem o que fazer.
é que esses (.tar.gz) ou (.tar.bz2) ou (.tgz),etc não são os pacotes que você deve abaixar
vamos a uma explicação do que seria esses pacotes:
Pacotes de Codigo Fonte
esses pacotes não são o programa já para ser instalado,ele é o codigo fonte (textos que formam o programa,mas aind precissa ser criado ele),esses pacotes não são o que você deve abaixar para instalar no ubuntu linux.
no windows é muito raro um programa que se distribua com codigo fonte,mas sempre distribuiem o programa ja pronto (.exe) os executaveis do windows,no linux para instalar facilmente são os (.deb) que são facilimos de ser instalados tão facil quanto um (.exe) do windows
intão quando você achar um programa de linux para abaixar,não abaixe o codigo fonte mas abaixe o (.deb)

uma recaptulação
você deve abaixar os arquivos com extenções (.deb) que seriam equivalentes a facilidade de instalação aos (.exe) do windows

A sua intenção foi boa, mas contém alguns equívocos:
1- Nem todo arquivo com a extensão tar.gz é código fonte. Veja este que vc pode aproveitar para atualizar seu Firefox firefox-2.0.tar.gz, fazendo o dowload do mesmo e dando o seguinte comando: tar zxvf firefox-2.0.tar.gz.
2- Programas com a extensão .deb somente são utilizados em distribuições baseadas no Debian ou na própria. Há outras, tais como .rpm, .tgz, por exemplo.
Sugiro uma revisão em seu texto.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2006, 14:58 »
A sua intenção foi boa, mas contém alguns equívocos:
1- Nem todo arquivo com a extensão tar.gz é código fonte. Veja este que vc pode aproveitar para atualizar seu Firefox firefox-2.0.tar.gz, fazendo o dowload do mesmo e dando o seguinte comando: tar zxvf firefox-2.0.tar.gz.
2- Programas com a extensão .deb somente são utilizados em distribuições baseadas no Debian ou na própria. Há outras, tais como .rpm, .tgz, por exemplo.
Sugiro uma revisão em seu texto.
pois é,tem uns pacotes que vem como (.tar.gz) ou outros que o intuito não é como ser distribuido o codigo fonte,mas sim uma forma de compactação como usado no windows com o: (.zip) e o (.rar),mas obrigado pela ideia vou arruma o texto,pelomenos em uns 80% dos casos é o codigo fonte... mas irei explicar melhor isso.

e sobre pacotes de outras distribuições como os: (.rpm) usado nas distros baseadas em red hat e tem alguns outros,não ireia comentar sómente para não gerar confusão,ja que seria um topico explicativo de quem entra no ubuntu linux

Muito Obrigado pela sua observação
T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:03 »
depois de algumas correções... inclusive de português, eu voto pra ficar fixo.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2006, 15:15 »
depois de algumas correções... inclusive de português, eu voto pra ficar fixo.
ehehehe pior,de português tem umonte,vou corrigir ele pelo openoffice.org,e ja edito
T+
Edit:
Já esta tudo arrumado,erros de digitação e os detalhes citados pelo amigo Sevrale
« Última modificação: 10 de Novembro de 2006, 01:45 por uplink »
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2006, 02:32 »
tambem voto para que fixem o topico,já que ele arrumou os erros de português,e ta bem explicado vai ajuda muita gente que ta chegando no linux,só que se não fixarem é mais um topico bom indo para o lixo

essa é minha opinião

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2006, 03:16 »
Uplink valeu pela iniciativa. Eu mesmo era um que não sabia direito como funcionava isso de codigo fonte e (.deb). Eu apenas havia deduzido algumas coisas mais agora tirei varias duvidas.

Muito obrigado!!!

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2006, 03:36 »
opa,muito obrigado a todos pelos incentivos.

tomara que a administração de algum valor ao topico,pois acho que será de grande ajuda a muita gente que chega (esse é um assunto que esta com todos que chegam no linux,passei muito trabalho com isso quando havia chegado no linux)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2006, 23:41 »
pow até parecem que o pessoal da administração faz de proposito,o cara fez tudo certo com boa inteção,o pessoal pede,e a administração se faz que não ve esse tempo,mesmo que esteja a tempo e eles ja reponderam alguns dessa parte de dicas,po nem se qué vem fala do que acharam do topico,esta parecendo implicancia  >:(

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2006, 03:32 »
pow até parecem que o pessoal da administração faz de proposito,o cara fez tudo certo com boa inteção,o pessoal pede,e a administração se faz que não ve esse tempo,mesmo que esteja a tempo e eles ja reponderam alguns dessa parte de dicas,po nem se qué vem fala do que acharam do topico,esta parecendo implicancia  >:(

Calma, acho que não é bem assim, além de controlar o conteúdo do fórum, zelar pelo nível das atividades, convesas, usuários, sempre implementar coisas novas ou corrigir o que já está no ar, os administradores também precisasm, comer, tomar banho., trabalhar, ficar com esposas, filhos, pais, namoradas, família em geral, enfim, por incrível que pareça eles também têm suas vidas... Tenho certeza de que já viram a possibilidade e no mínimo algum deles já colocou em pauta o nosso "pedido", mas antes eles tem que analisar, etc, etc, etc... vamos entender neh gente...

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 03:47 »
pow até parecem que o pessoal da administração faz de proposito,o cara fez tudo certo com boa inteção,o pessoal pede,e a administração se faz que não ve esse tempo,mesmo que esteja a tempo e eles ja reponderam alguns dessa parte de dicas,po nem se qué vem fala do que acharam do topico,esta parecendo implicancia  >:(

Calma, acho que não é bem assim, além de controlar o conteúdo do fórum, zelar pelo nível das atividades, convesas, usuários, sempre implementar coisas novas ou corrigir o que já está no ar, os administradores também precisasm, comer, tomar banho., trabalhar, ficar com esposas, filhos, pais, namoradas, família em geral, enfim, por incrível que pareça eles também têm suas vidas... Tenho certeza de que já viram a possibilidade e no mínimo algum deles já colocou em pauta o nosso "pedido", mas antes eles tem que analisar, etc, etc, etc... vamos entender neh gente...
tudo bem pessoal deixem pra la o topico...
esses dias tentei fazer uma brincadeira com um dos administradores (dizendo ao neto que a assinatura dele tava fora dos padrões) o led ja chegou me chingando dizendo que fiz besteira blablabla... e dai eles já não falam mais comigo (eles querem um motivo para me banir mas até agora não teve um que seja plausivel)...depois disso ainda levei minha cara a tapa pedindo desculpas ao led (por uma brincadeira e ainda fiz isso...) e eles não deram repostas e hoje em dia ficam fazendo essas coisas de se eu fizer algo de bom eles não "veem"... acho que se são eles que são os administradores que comando tudo aqui,são eles que estipulam o que deve acontecer e como acontecer... se eles não querem que eu fique... ja tava parando mas resolvi coperar para ver se essa disputa parava deles ficarem com isso... agora continuam... vejo que se o que eu faço não esta valendo vou cair fora...

alias em casos de outros membros que colaboravam bastante ja não estão mais aqui,como o lamengo que faz muito tempo que nem entra entre outros que deixaram o forum... alem de ficarem fazendo essa cena boba... com alguns outros não dão incentivo para continuar...

ou seja to caindo fora por causa dos administradores e não dos membros quem eu sempre ajudei

agora vão vim dizer que eu inventei ou dizer que faço drama,mas to fora (leiam essa menssagem antes que eles deletem)

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2006, 21:28 »
pow até parecem que o pessoal da administração faz de proposito,o cara fez tudo certo com boa inteção,o pessoal pede,e a administração se faz que não ve esse tempo,mesmo que esteja a tempo e eles ja reponderam alguns dessa parte de dicas,po nem se qué vem fala do que acharam do topico,esta parecendo implicancia  >:(

Calma, acho que não é bem assim, além de controlar o conteúdo do fórum, zelar pelo nível das atividades, convesas, usuários, sempre implementar coisas novas ou corrigir o que já está no ar, os administradores também precisasm, comer, tomar banho., trabalhar, ficar com esposas, filhos, pais, namoradas, família em geral, enfim, por incrível que pareça eles também têm suas vidas... Tenho certeza de que já viram a possibilidade e no mínimo algum deles já colocou em pauta o nosso "pedido", mas antes eles tem que analisar, etc, etc, etc... vamos entender neh gente...
tudo bem pessoal deixem pra la o topico...
esses dias tentei fazer uma brincadeira com um dos administradores (dizendo ao neto que a assinatura dele tava fora dos padrões) o led ja chegou me chingando dizendo que fiz besteira blablabla... e dai eles já não falam mais comigo (eles querem um motivo para me banir mas até agora não teve um que seja plausivel)...depois disso ainda levei minha cara a tapa pedindo desculpas ao led (por uma brincadeira e ainda fiz isso...) e eles não deram repostas e hoje em dia ficam fazendo essas coisas de se eu fizer algo de bom eles não "veem"... acho que se são eles que são os administradores que comando tudo aqui,são eles que estipulam o que deve acontecer e como acontecer... se eles não querem que eu fique... ja tava parando mas resolvi coperar para ver se essa disputa parava deles ficarem com isso... agora continuam... vejo que se o que eu faço não esta valendo vou cair fora...

alias em casos de outros membros que colaboravam bastante ja não estão mais aqui,como o lamengo que faz muito tempo que nem entra entre outros que deixaram o forum... alem de ficarem fazendo essa cena boba... com alguns outros não dão incentivo para continuar...

ou seja to caindo fora por causa dos administradores e não dos membros quem eu sempre ajudei

agora vão vim dizer que eu inventei ou dizer que faço drama,mas to fora (leiam essa menssagem antes que eles deletem)

T+
puts intão é mesmo besteira dos admins que são prepotentes,agora da pra intende a atitude daquele cara que sempre vem no forum pra dize que os admins são tudo prepotentes

um dos poucos que ainda ajudavam aqui... tomara que o resto do pessoal tambem caia fora assim vocês aprendem a não ser convencidos

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:59 »
Upilink não to aqui pra defender ninguem, so pra manifestar minha opinião e lhe fazer um pedido.
Por mais q vc esteja discontente com a moderação acho q se seu desejo é ajudar a uma ou melhor dizendo a nossa comunidade livre, então creio q vc deve deixar de lado essas discussões quanto a moderação, ja que isso infelizmente não levara a nada. Peço q continue a nos ajudar compartilhando seu conhecimento. Não sei qual é o procedimento para um topico ser movido entaum não vou entrar nesse merito, mais se não colocaram não a razão para criar caso. Quem tiver fome de conhecimento de uma forma ou de outra acabara caindo aqui.
Fico muito chatiado quando vejo pessoas q contribuem e muito com o forum deixando de participar por uma razão ou outra. Espero q vc não seja mais um a nos deixar.

Citar
um dos poucos que ainda ajudavam aqui... tomara que o resto do pessoal tambem caia fora assim vocês aprendem a não ser convencidos
A gente so tem a perder com isso!!!

Abraço...
 
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 00:01 por Leonardo C »

Offline niteurbenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: aprenda porque você não consegue instalar programas,(.tar.gz) ou outros
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:59 »
Upilink não to aqui pra defender ninguem, so pra manifestar minha opinião e lhe fazer um pedido.
Por mais q vc esteja discontente com a moderação acho q se seu desejo é ajudar a uma ou melhor dizendo a nossa comunidade livre, então creio q vc deve deixar de lado essas discussões quanto a moderação, ja que isso infelizmente não levara a nada. Peço q continue a nos ajudar compartilhando seu conhecimento. Não sei qual é o procedimento para um topico ser movido entaum não vou entrar nesse merito, mais se não colocaram não a razão para criar caso. Quem tiver fome de conhecimento de uma forma ou de outra acabara caindo aqui.
Fico muito chatiado quando vejo pessoas q contribuem e muito com o forum deixando de participar por uma razão ou outra. Espero q vc não seja mais um a nos deixar.

Citar
um dos poucos que ainda ajudavam aqui... tomara que o resto do pessoal tambem caia fora assim vocês aprendem a não ser convencidos
A gente so tem a perder com isso!!!

Abraço...
 
acho que ele não volta mais,ele a um tempo tinha criado um topico que ele ia sai do forum mas depois ta falaram o que tinha aconteceido (os proprios moderadores) e ele voltou,mas dps dessa que mesmo ele pedindo desculpa para os admins e ainda continuaram com isso,ele ajudo bastante,mas dai ainda fazem como se ele tivesse mais é atrapalhando,da para se entender porque ele foi tão indiguinado com os admins,qnd os admins colocam na cabeça que são os melhores e que não aceitam que nada seja contra o que eles pensam,nada impedi dai da nisso pessoal sai do forum