Autor Tópico: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?  (Lida 14275 vezes)

Offline manueljose

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Online: 01 de Janeiro de 2007, 23:56 »
Bom 2007 para todos.

Gente, para ter o Dicionário Houaiss no Ubuntu 6.06, instalei o Wine.
No entanto, o Wine não faz essa instalação. Ele até começa, mas acaba dando o aviso de que a instalação somente poderá ser feita com o CD original.
Mas meu CD é original, até tenho a nota fiscal.

Alguém poderia me ajudar a realizar essa instalação?

Desde já agradeço qualquer ajuda.
manuel jose


Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2007, 09:48 »
Parece que o problema é com o próprio Houaiss, por incrível que pareça. Eu tenho o Delta Translator, original, e uma vez fui instalar ele e ele num instalava de jeito nenhum. Dizia que a cópia era ilegal(pirata)... e isso no Windows!!!!!

Meses depois tentei e instalou perfeitamente!

Não sei se é o seu caso, mas ele deve estar sentindo falta de algum arquivo e por isso solta esse "erro".

boi

  • Visitante
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2007, 10:52 »
Alguns softwares usam mecanismos anti-pirataria que só funcionam no Windows. É o caso daqueles jogos que exigem o cd original no drive toda vez que você for jogar. Como esses sistemas não funcionam no Linux, o software acaba detectando que o seu cd não é original, mesmo que seja, e não funciona.
A solução? Usar um crack! Não é a melhor forma, mas é o que dá para fazer. No caso de você estar com o cd original, você não estará fazendo nada de ilegal. A não ser que você esteja morando nos EUA, é claro, lá quebrar proteção anti-cópias é crime, mesmo nesse caso.

Offline manueljose

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2007, 11:55 »
Kamei Hyoga,

No Windows, está instalado. Nunca tive problemas para instalar no Windows, desde o 98.
O problema é mesmo com o Wine. Até pensei que com o novo Wine eu conseguisse instalar esse dicionário, pois venho tentando desde o Wine que se instalava com os ícones mágicos do Kurumin 5.0, uma versão, se não me engano, de 09/2004, configurada com o WineTools.
Só sei que está difícil. Talvez não acreditem, mas comprei um Windows XP Home Edition, pode-se dizer, só por causa desse dicionário. Mas quero me ver livre definitivamente do Windows, até porque estes Ubuntu estão maravilhosos (tenho instalados os três: Xubuntu, Kubuntu e Ubuntu, todos 6.06).

boi,

E como se faz o "crack"? Pois o CD é meu mesmo, com nota fiscal e tudo.

Obrigado a ambos por terem respondido.
manueljose

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2007, 12:07 »
Já aconteceu comigo, mas outro programa, claro. A solução é fazer o que o amigo disse: procurar um crack. E de qualquer forma você tem o CD original, então não é pirataria, acredito.

Infelizmente não posso lhe passar sites de crack pois as normas do forum não permitem isso. Mas basicamente um crack é um programa hacker que quebra esta proteção de CDs.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2007, 16:36 »
Kamei Hyoga,

No Windows, está instalado. Nunca tive problemas para instalar no Windows, desde o 98.
O problema é mesmo com o Wine. Até pensei que com o novo Wine eu conseguisse instalar esse dicionário, pois venho tentando desde o Wine que se instalava com os ícones mágicos do Kurumin 5.0, uma versão, se não me engano, de 09/2004, configurada com o WineTools.
Só sei que está difícil. Talvez não acreditem, mas comprei um Windows XP Home Edition, pode-se dizer, só por causa desse dicionário. Mas quero me ver livre definitivamente do Windows, até porque estes Ubuntu estão maravilhosos (tenho instalados os três: Xubuntu, Kubuntu e Ubuntu, todos 6.06).

É que por incrível que pareça, isso já ocorreu comigo. só que no windows!! Tomara que vc ache um crack, e outra, num precisa nem se preocupar muito com trojan, spyware (que alguns cracks instalam junto) pq num vai funcionar mesmo hehehehehehe

Offline manueljose

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2007, 16:58 »
Obrigado, Kamei Hyoga e LedStyle,

Sendo assim, acho que vou mesmo encarar uma boca-de-porco dessas e ver no que dá, embora o Morimoto diga que o Wine também pega vírus.

Qualquer coisa, volto a mendigar aqui.

Grato.
manueljose



Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2007, 13:20 »
Amigos,

Tive um problema parecido que foi resolvido e agora voltou não sei por quê.
Vou explicar...
Algum tempo atrás tentei instalar o Houaiss via wine, não consegui e acabei desistindo. Na época acho que era com o Edgy.
Mais tarde precisei instalar o IE6 por causa do banco da minha esposa que não suporta o FireFox.
Segui o seguinte tutorial (aparentemente não tem nada a ver colar um tutorial de IE aqui, mas tem sim): http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1352
(Parênteses: na última linha do tutorial, substituir "./installer" por "./ies4linux")
Pois bem, depois que instalei o IE seguindo este tutorial, tentei novamente instalr o Houaiss e ele simplesmente funcionou. Nunca mais reclamou que o CD não era original (o meu CD é original, diga-se de passagem) e eu já fiz algumas reinstalações todas com êxito.
Porém, agora instalei o UbuntuStudio numa terceira partição. Sigo o mesmo tutorial de IE e adivinhem... Ele voltou a apresentar o antigo problema... E agora, que poderá me defender? E o pior é que eu estava pensando em mudar de vez pro UbuntuStudio.
Se alguém souber alguma informação adicional...
Em todo caso tentem fazer o que expliquei acima pra ver se funciona. É meio chato ter que instalar o IE, ainda mais sem ter necessidade dele, mas..
Talvez algum fera do fórum possa descobrir qual é o problema.

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:35 »
...

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2007, 21:09 »
Eureca! Eureca! Eureca! Eureca!
Atenção usuários do Houaiss. Acho que eu descobri!
Como vocês devem ter lido na minha primeira mensagem (26/05/07), eu tinha conseguido instalar o Houaiss no Edgy e desde a chegada do Feisty eu não conseguia mais instalá-lo.
Pois é, eu achava que era algum problema com o Ubuntu Feisty.
Quando chegou o Gutsy, a decepção continuou.
Foi aí que me deu um estalo, o problema pode não ser com a versão do Ubuntu, e sim com a versão do Wine.
Não deu outra...
Instalei a versão do Wine que era usada pelo Edgy e pronto.
É bem simples. Segue um pequeno tutorial, para que se interessar...




- Primeiro desinstale o Wine que está instalado no seu computador.

- Depois apague a pasta ".wine" do seu diretório pessoal. Tentei instalar o dicionário sem fazer isso, mas não funciona.
Infelizmente, isso te obriga a reinstalar todos os programas que rodam pelo Wine.
Outro detalhe é que não adianta usar a opção "Marcar para remoção completa" no Synaptic. Mesmo assim vc vai ter que apagar a pasta.

- Abra o arquivo sources.list:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list e adicione a linha
Código: [Selecionar]
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu edgy-backports main restricted universe multiverse Pode ser no final do arquivo.

- No Synaptic, aperte o botão "Recarregar".
Quando ele terminar a atualização, tecle ctrl+F e pesquise por "wine".
Selecione a linha em que se encontra o pacote, vá ao menu "Pacote>Forçar Versão", selecione a versão "0.9.30-0ubuntu2~edgy1" e instale.

- Configure o Wine normalmente. Eu usei o Windows 2000 como padrão.

- Rode o instalador do Houaiss e pode partir pro abraço.

Espero que isso tenha resolvido a questão.
Acho que é possível até instalar a versão mais nova do Wine depois.
Enfim, espero ter ajudado e relatem seus resultados...

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2007, 15:45 »
Já não estou entendendo nada!
Instalei o UbuntuStudio do zero na minha máquina. Fiz o procedimento que eu mesmo mostrei na mensagem acima. Instalei a versão antiga do Wine, configurei e rodei o instalador do Houaiss. Resultado negativo: o antigo problema voltou a aparecer.
A única etapa do procedimento que eu pulei, foi aquela de apagar a pasta ".wine". Uma vez que era uma instalação do zero, achei que não era necessário. Enfim, como não funcionou, eu simplesmente fiz o procedimento que ficou flatando, apaguei a pasta e tentei de novo. Desta vez o instalador rodou.
Eu achava que o problema era com a versão, mas não era. Uma vez que mesmo com a versão antiga eu tive problema. Então o problema, seja lá qual for, deve ser com a pasta ".wine". Resolvi testar. Desistalei tudo, instalei a versão mais recente do wine (0.9.46-0ubuntu1). Apaguei a pasta, rodei o winecfg e rodei o instalador do dicionário. Funcionou. consegui instalar. Não me perguntem como, mas funcionou.
Quando alguém testar, mande o resultado.

Offline LRech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como instalar o Dicionário Houaiss no Wine?
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2009, 14:52 »
Pessoal,

O Houaiss faz sempre a verificação de onde os arquivos estão sendo executados na instalação. Se ele detectar que os arquivos não estão em um CD original, a mensagem irá ocorrer. Para que ele "entenda" que os arquivos estão onde realmente deveriam estar (no CD de instalação) basta acrescentar uma unidade na configuração do Wine. Na configuração do Wine, aba Unidades, acrescentar uma unidade D, por exemplo, e apontar para o ponto de montagem do CD-ROM é suficiente.

Fiz isto aqui e funcionou perfeitamente.

Espero que isto ajude os demais. Não poder utilizar este dicionário era um dos motivos que mantinham ainda preso ao Windows eventualmente, mesmo que em máquinas virtuais.

Abraços,

Ricardo