Autor Tópico: HowTo: Modem ADSL USB baseado no chipset Conexant AccessRunner & Ubuntu.  (Lida 9254 vezes)

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Pessoal, deixo a mensagem antiga abaixo apenas como referência. Podem pular direto pra mensagem do dia 29/03, mais abaixo, onde está a solução.


__________________________________________________
Pessoal, coloquei meu post no fim do tuto que tá pinado aí em cima, mas como ninguém deu atenção ... até porque, provavelmente, quem vai ler é quem tá com problema, não quem sabe ajudar, acabei fazendo um post novo só pro meu problema. Perdoem a redundância e insistência. Até acho que deva ter uma forma simples de contornar, mas como sou iniciante ....

Tentei seguir os passos desse tutorial (além de outros bem mais complicados), mas meu ADSL ( Turbo BrT RS ) não funciona no Ubuntu.

Vamos ao problema: Quando dou o 'sudo pppoeconf', dá esse erro aí embaixo ->



E, depois, tentando criar a interface 'ppp0', esse:



Enfim, acho que meu problema é conseguir criar essa interface.

O modem, enquanto isso, tá ali sincronizado ... se dou um 'lsusb', ele tá lá .... o ADSL D-210 da D-link, que só conecta na porta USB ....

Será que alguma alma iluminada pode me ajudar com a criação da interface ? Ou outra solução ?

O pacote build-essentials está instalado. Tentei também o rp-pppoe3.8, e igualmente nada. Dá o mesmo problema com a interface. No ifconfig só aparece o eth0 e o lo (loopback).

Desde já vos agradeço.
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2007, 00:38 por dlfollmann »

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funciona.
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 12:41 »
Nada ? Ninguém ?  :o ???

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funci
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 13:04 »
Também estou com esse problema =z:
Ver o screeen AQUI!

Offline jadson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funci
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:35 »
Cara eu tava com o mesmo problema que o seu.

Configurei a primeira vez minha conexão ADSL com o comando pppoeconf, mas tava dando o mesmo problema: não conseguia navegar depois de 5 min, era preciso reiniciar o conputador. E ao tentar executar o comando pppoeconf novamente aparecia a mesma mensage de erro.

Segui a dica postada em outro tópico do forum e agora a navegação está beleza.

********* Acho que o problema mesmo é que o ubuntu não suporta DHCP com ADSL.  ********

Fui em   Sistemas > Administraçao > Redes > Seleciona a conexão > Propriedades > Usar IP estático.

Chutei o IP 10.1.1.1 e mascara 255.255.255.0

Abrir o terminal digitei novamente:  sudo pppeoconf agora ele nao deu mais essa mensagem de erro e deixou eu reconfigurar minha conexao.

Ponto ta tudo funcionado beleza agora.

Não precisei criar interface nenhuma.

:)

PS.: Meu roteador é um DLink DSL-500T (ja estava configurado e sendo usado pelo Windows). E to usando o Ubuntu 6.10.

 


Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funciona.
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 16:27 »
O problema é que meu modem não é router .... é bridge, e só funciona na porta USB, não tem conexão ethernet como alternativa.

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Formatei ... instalei o Kurumin 7 ... e, embora tenha gostado do Kurumin, nada de funcionar também .... por isso que estou sendo empurrado de volta ao Windows, porque os linux que testei não conversam com meu modem. Até poder comprar outro, vou ter que ficar no windows.

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Ninguém mesmo ?

Offline Rodrigo Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funci
« Resposta #7 Online: 27 de MAR?O de 2007, 10:14 »
ola!!!
dlfollmann como vc conseguiu fazer o modem sincronizar, nem isso eu consegui! :(
da um help ai! plz!!!

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funci
« Resposta #8 Online: 27 de MAR?O de 2007, 12:32 »
ola!!!
dlfollmann como vc conseguiu fazer o modem sincronizar, nem isso eu consegui! :(
da um help ai! plz!!!

Nada especial .... instalei o Ubuntu com ele conectado. Ele automaticamente reconheceu o modem, ativou a linha e estabilizou. Funcionou no edgy, no feisty e também no kurumin 7.

Boa sorte aí.

Offline jniltinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • *****
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu 6.10 > Modem USB D-Link 210 (Conexant) > pppoe.conf não funci
« Resposta #9 Online: 27 de MAR?O de 2007, 16:26 »
ola!!!
dlfollmann como vc conseguiu fazer o modem sincronizar, nem isso eu consegui! :(
da um help ai! plz!!!

Nada especial .... instalei o Ubuntu com ele conectado. Ele automaticamente reconheceu o modem, ativou a linha e estabilizou. Funcionou no edgy, no feisty e também no kurumin 7.

Boa sorte aí.

Tenta baixar o driver fornecido no site da D-link

Drive do Modem  210

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Esse driver é coisa recente ? Porque se não for me ensina a fazer busca .... Pesquisei de tudo quanto é jeito e não achei nada a não se a informação de que a D-Link tava se lixando pra driver for linux ...

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
HowTo: Modem ADSL USB baseado no chipset Conexant AccessRunner & Ubuntu.
« Resposta #11 Online: 29 de MAR?O de 2007, 00:33 »
HowTo: Modem ADSL USB baseado no chipset Conexant AccessRunner & Ubuntu.

Em primeiro lugar, quero deixar claro que a originalidade deste tutorial fica por conta, unicamente, da versão em vernáculo e adaptação do texto, já que ele foi primeiramente elaborado e postado no Ubuntu Forums (neste link:  http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=194237) pelo usuário Malac, a quem são devidos os créditos.

A solução foi testada com o Ubuntu 6.10 (Edgy Eft) em 27.03.2007, mas é bem provável que funcione no Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn). Malac relatou ter funcionado também no Ubuntu 6.06 (Dapper Drake). Assim que eu testar, posto aqui o resultado. Se alguém o fizer, por favor reporte para mim, que informarei aqui. Obviamente, acredito que também funcionará no Kubuntu e Xubuntu, eventualmente utilizando-se outros programas para realizar as tarefas.

O problema (ops) modem é um DSL-210 da D-Link, um modem Bridge que é conectado ao computador por meio da porta USB, e usa o chipset Conexant AccessRunner.

Como saber se o seu modem usa esse chipset ? No terminal, dê um lsusb. O Resultado deve conter uma linha mais ou menos assim:

Citar
Bus 001 Device 004: ID 0572:cb00 Conexant Systems (Rockwell), Inc. E-Tech ADSL Modem v2


Pronto para começar ?

1) Tenha em mãos os valores do VPI (Virtual Path Identifier) e VCI (Virtual Circuit Identifier) do seu provedor. No meu caso, que uso ADSL da Brasil Telecom no Rio Grande do Sul, os valores são 1 e 32, respectivamente. Para outros estados, mesmo da Brasil Telecom, os valores são diferentes.

Tenha também os endereços IP dos servidores DNS do seu provedor (no Windows, podes dar o comando ipconfig /all num prompt de comando, para ter a resposta).

Dica: Se você tem o Ubuntu em dual boot com outro sistema operacional, pode buscar estas informações nele. Em caso negativo, vale ligar pro suporte do seu provedor (argh!) ou pesquisar no www.abusar.org, que acredito eu possui essas duas informações, e de quebra é um ótimo site sobre ADSL.

Tenha também o seu login e senha do provedor, claro.

2) Baixe o arquivo cxacru.zip, no seguinte endereço:

http://homepage.ntlworld.com/malacandra/cxacru.zip

Dentro desse arquivo há um firmware de modem, mas também os arquivos necessários para a extração dele, se o firmware ali colocado não funcionar (no meu caso, ele bastou). Salve o arquivo num lugar acessível a partir do Ubuntu.

Salve, também, esta página ou o texto nela escrito, para usar quando estiver offline.

Faça também uma cópia do arquivo CnxEtu.sys, que está em %windir%\system32\drivers, se não me engano. Ele será usado caso você precise extrair seu próprio firmware do modem.

3) Vá para o Ubuntu. Abra um terminal e assuma o poder do root (comando sudo su - assim você não precisará mais ficar dando sudo a toda hora, até terminar a tarefa). Execute o comando nautilus. Não os feche até terminar.

4) Copie os arquivos cxacru.zip, CnxEtu.sys e esta página (que você salvou) para a sua pasta de arquivos pessoais. Extraia o arquivo cxacru.zip para uma pasta (pode chamar ela de cxacru, se quiser).

Extraia (ou copie) a pasta cxacru-fw para dentro da pasta /usr/src, que fica no sistema de arquivos.

No terminal, digite os comandos abaixo :

Citar
cd /usr/src/cxacru-fw
cp /usr/src/cxacru-fw/cxacru-fw.bin /lib/firmware/2.6.15-23-386/cxacru-fw.bin
Observe que 2.6.15-23-386 se refere à versão do kernel, que no seu caso provavelmente é diferente, então coloque o “2” e dê um ‘tab’ para completar o nome do diretório, depois acrescente o resto (/cxacru-fw.bin).

No nautilus, vá para a pasta /etc/network, e abra o arquivo interfaces. No final dele, adicione o seguinte:

Citar
# The ADSL connection
iface ppp0 inet ppp
    provider seuprovedor
    # enables ip forwarding (this is a gateway)
    pre-up echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    pre-up iptables-restore < /etc/iptables.up.rules

auto ppp0

onde seuprovedor é o nome que você quer dar à conexão.

Feito isto, reinicie. A luz do link no modem deverá começar a piscar e, depois de algum tempo, ficará acesa, indicando que a conexão estabilizou.

Se você chegou até aqui, está no caminho certo, ao que tudo indica.

5) Abra, novamente, o terminal e o nautilus como root, e não os feche até terminar.

No nautilus, vá para sistema de arquivos, pasta /etc/ppp/peers, e dentro desta pasta crie um arquivo (clique com o botão direito em um espaço vazio, e escolha “criar documento – arquivo vazio”) com o nome da sua conexão (o nome que você escolheu aí em cima, no passo 4).

Abra o arquivo para edição, e cole o seguinte texto dentro:

Citar
user "seuloginnoprovedor"
 plugin pppoatm.so
  noipdefault
 usepeerdns
 defaultroute
 persist
 noauth
 nopcomp
 noccp
 novj

Onde seuloginnoprovedor deve ser substituído pelo seu usuário real, claro, mantendo as aspas. Salve e feche o arquivo.

6) Vá para o Sistema de Arquivos, na pasta /etc/ppp. Abra o arquivo chap-secrets, e adicione uma linha ao final, com o seguinte conteúdo:

Citar
seuloginnoprovedor   *   suasenha

Repare: entre seuloginnoprovedor e suasenha, há a seqüência <tab>*<tab>.

Faça o mesmo com o arquivo pap-secrets.

7) Renomeie o arquivo options para options.backup (clicando sobre ele com o botão direito há a opção renomear).

Crie um novo arquivo options, e cole o seguinte dentro dele:

Citar
asyncmap 0
  auth
 crtscts
 lock
 hide-password
 modem
 proxyarp
 lcp-echo-interval 60
 lcp-echo-failure 4
 noipx
 replacedefaultroute
 noipdefault
 #noauth
 persist
 lcp-max-configure 50
 -pap
 name any
 user "seuloginnoprovedor"
 defaultroute
 plugin /usr/lib/pppd/2.4.4b1/pppoatm.so 0.38

Três observações aqui: a) substitua seuloginnoprovedor pelo seu login verdadeiro; b) o diretório 2.4.4b1, da última linha, no meu caso era 2.4.4, somente, sem o b1 (verifique e corrija, sendo o caso); c) o 0.38 no fim do arquivo são os valores de VPI e VCI, respectivamente, e devem ser substituídos, se forem diferentes para o seu provedor.

8 ) Crie, na mesma pasta, um arquivo chamado resolv.conf e abra ele para edição, adicionando o seguinte texto:

Citar
nameserver xxx.xxx.xxx.xxx
nameserver xxx.xxx.xxx.xxx

Onde os xxx.xxx.xxx.xxx correspondem aos endereços IP dos servidores DNS do seu provedor.

9) Vá para a pasta /etc, e abra o arquivo modules. Adicione, ao final, a seguinte linha:

Citar
pppoatm

Salve e feche.

10) Ainda na pasta /etc, crie um arquivo chamado cxacru. Abra o arquivo para edição e cole o seguinte texto:

Citar
#
# Config file for Conexant AccessRunner
#

# Driver mode
DRIVER_MODE=1 # 1 = normal, 2 = debug, 3 = normal+max speed (without ask adsl status), 4 = debug+max speed (without ask adsl status)

# Protocol
PROTOCOL_MODE=2 # 1 = RFC1483/2684 routed, 2 = PPP over ATM (pppoa), 3 = RFC1483/2684 bridged, 4 = PPP over Ethernet (pppoe)

# Paths
BINARY_PATH="/usr/sbin"
ATM_PATH=""

# ADSL
# if OPEN_MODE is blank then cxload uses default mode acoording VID & PID
# Values for OPEN_MODE are:
# 0 = auto selection, G.Handshake
# 1 = auto selection, T1.413
# 2 = G.Handshake
# 3 = ANSI T1.413
# 4 = ITU-T G.992.1 (G.DMT)
# 5 = ITU-T G.992.2 (G.LITE)
OPEN_MODE=

# ATM
VPI=0
VCI=38

# Specific for RFC1483/2684 routed/bridged
#  if IP_ADDRESS is blank in bridged mode then it uses DHCP to get IP
IP_ADDRESS=
NETMASK=255.255.255.0
GATEWAY=

Aqui também é necessário substituir os valores de VPI e VCI por aqueles usados pelo seu provedor.

Feito isto, reinicie.

11) Agora, abra um terminal. Digite o seguinte:

Citar
sudo pppd call seuprovedor

Lembrando que é preciso substituir seuprovedor pelo nome que você atribuiu à sua conexão.

Abra o firefox, e tente abrir alguma página – a busca do google, por exemplo.

Fico devendo, por hora, uma ‘autoconexão’ ... Assim que descobrir, edito o guia.

----- That’s all, folks -----

Tanto no meu caso como do Malac, que publicou o tutorial original, isto bastou para navegar.

Se você seguiu este singelo guia e não conseguiu, reveja os passos. Se o firmware que está no arquivo disponibilizado pelo Malac não lhe serve, extraia o seu próprio (dentro do arquivo que você baixou há instruções para isso). Procure seguir o tutorial original, também, afinal, posso ter omitido algo importante para você.

Não sei se este é o melhor, ou se é o único jeito, é apenas UM jeito ... mas funcionou no meu caso, o que é o mais importante, creio.

Estou aberto a sugestões / dicas / correções, para melhorar o tutorial, obviamente. Posso ser contatado através do seguinte endereço eletrônico: dlfollmann [at] gmail [dot] com, ou também através de comentários que podem ser deixados no meu blog (http://daquidafronteira.blogspot.com), onde também postei o tutorial.

Também ficarei feliz em receber um feedback daqueles usuários que se sentirem auxiliados por esta página.
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2007, 18:15 por dlfollmann »

Offline fabricio.loco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: HowTo: Modem ADSL USB baseado no chipset Conexant AccessRunner & Ubuntu.
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2007, 21:53 »
oi tentei fazer esse tutorial mas não deu certo talvez seja por que a minha versão é 7.04 ou talvez por causa disso:
Bus 001 Device 002: ID 0572:cb00 Conexant Systems (Rockwell), Inc. E-Tech ADSL Modem v2

tem um numero de diferença mas não acho que seja isso irei testar no Ubuntu 6.06

Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: HowTo: Modem ADSL USB baseado no chipset Conexant AccessRunner & Ubuntu.
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2007, 22:12 »
Aqui já funcionou duas vezes, no Edgy. No meu blog tem relato de ter funcionado também no Feisty.

Quem sabe você tenta extrair o firmware, então - eu pulei essa etapa.


Offline dlfollmann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil