Autor Tópico: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!  (Lida 448301 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Online: 05 de Junho de 2007, 09:26 »
Parece brincadeira, mas essa é uma dúvida bastante recorrente no Fórum. Sei que ela já foi respondida, mas era como o tópico sobre o Grub, as repostas estavam dispersas. Então resolvi escrever essa dica para servir de referência.



Você acaba de instalar o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Edubuntu e descobre que o sistema não está totalmente em Português ou  o sistema está, mas aquela aplicação que você gosta de usar não. Bem, seus problemas acabaram!  Quer dizer, desde que você tenha acesso a Internet!  ;D

Mas não se preocupe se você não tiver acesso, vou listar os pacotes a serem instalados, assim você poderá usar um outro PC (mesmo sendo o Windows) conectado para baixar os pacotes e depois instalar tudo na sua máquina sem conexão. Onde baixar os pacotes individualmente? Aqui: http://packages.ubuntu.com/   

Escolha a versão do Ubuntu, procure pelo nome do pacote e depois é só instalar com dois cliques. Se não funcionar com dois cliques é só usar o bom e velho terminal (como  usuário root):
Código: [Selecionar]
# dpkg -i nomedopacote.deb

Ao final do Tutorial eu deixo mais claro de como procurar os pacotes necessários no Ubuntu Packages.

Para quem quiser continuar no terminal e instalar tudo com apenas um comando, é só seguir a Dica do Screwball:

Citar
Na verdade só é necessário instalar o pacote language-suport-pt.

Esse é um meta-pacote que aponta para todos os outros pacotes necessários para o Gnome, OpenOffice, Firefox, dicionários, etc.

Após a instalação, só é necessário configurar, nas aplicações, a linguagem padrão para português do Brasil ou de Portugal, já que são instaladas as versões brasileira e lusitana.

Para os nossos amigos da Terra do além Mar é só escolher a opção "Português" e não a "Português do Brasil" nas instruções a seguir!

Para o Ubuntu/Edubuntu

Vá até Sistema > Administração > Suporte a Idiomas.

Na Janela Idiomas Suportados, desmarque o "English" e marque o "Portuguese".

Na Janela Idioma Padrão selecione o "Portuguese (Brazil)". Depois clique em Aplicar e aguarde o Download dos pacotes de Idiomas. Será preciso que você feche a sua sessão e volte para ela para que as mudanças no Idioma tenham efeito.


Para o Kubuntu

Clique no Menu K > Configuração do Sistema (System Settings) > Língua e Região (Regional & Language) > País/Região Idioma (Country/Region Language).

Na aba Localização (Local) a opção de  País ou  Região (Country or Region) deve estar em Padrão (Default). Então você adiciona o Idioma Português do Brasil (Portuguese Brazil). Se quiser remova o Idioma Inglês dos EUA.  Clique em aplicar e aguarde as mudanças. Também será necessário sair e voltar para sua sessão do Kubuntu.


Para o Xubuntu

Clique no Menu "Applications" > Sistema > Suporte a Idiomas. É só seguir as mesmas instruções do Ubuntu/Edubuntu.  Note que mesmo assim o Xubuntu permanecerá com a tela do GDM (início de sessão) em Inglês e o próprio menu de Aplicações em Inglês.  Contudo o restante do sistema estará em Português.


E se eu quiser instalar individualmente? Quais os pacotes são instalados? Tá na mão:

language-pack-gnome-pt-base
language-pack-pt-base
language-pack-kde-pt-base
language-pack-kde-pt
language-support-pt


myspell-pt-br
aspell-pt-br


ou

myspell-pt
aspell-pt



Mas e o FireFox?

Para deixar o Firefox em Português procure instalar o pacote:

mozilla-firefox-locale-pt-br  (português do Brasil)

ou

mozilla-firefox-locale-pt-pt (português de Portugal).

É preciso reiniciar o FireFox.


Mas e o OpenOffice?

Serão necessários os segiuntes pacotes:

openoffice.org-help-pt-br
openoffice.org-l10n-pt-br


 ou

openoffice.org-help-pt-pt
openoffice.org-l10n-pt



Mas e o K3B?

Serão necessários os segiuntes pacotes:

language-pack-kde-pt-base
language-pack-kde-pt
k3b-i18n



Mas e o Thunderbird?

thunderbird-locale-pt-br

ou

thunderbird-locale-pt-pt



Não ficou muito claro de como procurar e achar os pacotes no Ubuntu Packages? Seus problemas acabaram!

Exemplo com o Intrepid (8.10) e o pacote language-pack-gnome-pt-base

Você clicou no Link do tutorial e quer achar o pacote de idiomas para o Intrepid (8.10) language-pack-gnome-pt-base. Então você rola a página um pouco para baixo e vai ver:

Search
Search package directories


Onde tem um espaço para você digitar o pacote requerido. Aí você coloca o nome do pacote em questão, na opção logo abaixo deixe marcado Search on: Package names only, no campo Distribution você deixa apenas o nome da versão que você busca, no caso Intrepid. No campo section, você deixa "any" e clica no botão Search. Ele vai abrir outra página mostrando o resultado da pesquisa apenas com o nome do pacote e da versão do Ubuntu em negrito. Você clica no nome em negrito, aí ele te leva na página onde você baixa o arquivo .deb do referido pacote, ele te mostra também possíveis dependências do pacote. Você clica logo abaixo onde está Download language-pack-gnome-pt-base.

Acho que agora ficou claro!


Bem, era isso pessoal. Qualquer coisa que estiver faltando ou se estiver errado por favor me avisem!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 01:20 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

arlei

  • Visitante
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2007, 13:23 »
Grande galactus,

só pra variar um pouco, esta ai mais uma ótima contribuição sua. Parabéns, com certeza será de grande serventia, tanto acho isso que acabo de "wikifica-lo" respeitando os devidos créditos.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ConfigurandoOSistemaParaPtBr

Valeu... agora escuta! To com um dente aqui meio me incomodando, será que depois dessa sai um bom desconto ai pra dar um jeito nele.  ;D

hahahaha

Um abraço.

T+
Arlei

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2007, 13:29 »
eu voto neste tópico como inamovível!

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2007, 19:07 »
Nota 10 pro seu tópico galactus.
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline Screwball

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Code Warrior
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2007, 20:55 »
Na verdade só é necessário instalar o pacote language-suport-pt.

Esse é um meta-pacote que aponta para todos os outros pacotes necessários para o Gnome, OpenOffice, Firefox, dicionários, etc.

Após a instalação, só é necessário configurar, nas aplicações, a linguagem padrão para português do Brasil, já que são instaladas as versões brasileira e lusitana.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2007, 22:20 »
Este tópico merece ficar fixo ñ???
Eu gostaria muito, o que vcs acham galactus e amigos e contribuidores Ubuntu BR??????

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2007, 14:33 »
Amigos
   Instalei o 7.04 "Kubuntu" e o danado nao tem mais essa opção de ir no  " System> Language>Portugues", diferentemento da distribuiçao anterior 6.10.
   Sendo assim gostaria de parabenizar o galactus por este topico, ja que o mesmo esclarece direitinho o que é preciso baixar para deixar tudo em portugues.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2007, 16:16 »
Excelente Galactus, já foi pros meus Favoritos Ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2007, 09:07 »
Cara parabens pelo topico!!!!! Fiz aqui em casa e ficou muito massa!!!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2007, 14:35 »
Parabens pelo topico...

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2007, 07:03 »
eu realmente gostei do resultado. só não gostei do "português" do amarok, e, por isso, gostava de saber como se põe SÓ o amarok em inglês....

alguém sabe?

desde já obrigado

Offline ciperlone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Deixando o seu sistema Totalmente em Português! - DESESPERO!!!
« Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2007, 10:36 »
Segui os passos todos, mas continuo com o Menu K e outras coisas em inglês...  :o ??? >:(
Inclusive o menu do Regional & Language, está em inglês mas SÓ TEM a Lingua Portuguesa...

Alguém me pode ajudar, POR FAVOR???
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo…

Offline Ronalds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2007, 09:34 »
Tópico sensacional!!
Parabéns. :D

Offline Hoegen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português!
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2007, 03:07 »
Meus Parabens ...
tópico espetacular
Diga Não ao windows  e SIm a software livre !!!!!

Offline Zartosht

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Deixando o seu sistema Totalmente em Português! - DESESPERO!!!
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2007, 02:19 »
Segui os passos todos, mas continuo com o Menu K e outras coisas em inglês...  :o ??? >:(
Inclusive o menu do Regional & Language, está em inglês mas SÓ TEM a Lingua Portuguesa...

Alguém me pode ajudar, POR FAVOR???

 Como devo proceder para deixar todo o sistema do Kubuntu em português?
 
 Para alterar o idioma será preciso instalar os pacotes do idioma desejado (português) já citados.

 1 - menu > sistema > Adept Manager
 2 - buscar atualizações (primeira opção)
 3 - selecionar os pacotes language-pack-kde-pt e language-pack-kde-pt-base (não esquecer de requisitar a instalação)
 4 - finalmente, aplique a mudança.
 
 Pronto! Finalmente o pacote foi instalado.
 
 Agora basta abrir Configurações do Sistema > Configurações Regionais e idiomas > Selecionar o País e o Idioma.
 Reinicie o sistema. Depois, caso queira, o inglês pode ser removido.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2007, 02:23 por Zartosht »