Autor Tópico: Postgres - duvida no usuario postgres  (Lida 10571 vezes)

Offline rvfernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Postgres - duvida no usuario postgres
« Online: 30 de Julho de 2007, 12:02 »
Instalei o servidor LAMP com sucesso. Agora estou querendo instalar o postgres. Ja fiz a instalação do mesmo, porém não consigo me conectar pelo pgadmin.
Após a instalação eu alterei a senha do usuário postgres da seguinte forma:
#sudo passwd postgres
Depois tentei usar o pgadmin para me conectar usando as seguintes configurações:
addres: localhost
Description: Local
Service:
Port: 5432
Maintenance DB: postgres / template1 (já tentei as duas)
Username: postgres
Password: **********
store password marcado
conect now marcado

Quando clico em OK da a mensagem:
Error Conecting to the server: FATAL: autenticacao do tipo password falhou para o usuario postgres

Alguém sabe como me ajudar.

Obrigado

Offline Homembom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Tudo se liga
    • Ver perfil
Re: Postgres - duvida no usuario postgres
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2011, 18:54 »
Peço desculpas novamente por mais esta "ressurreição", mas procurei muito na internet e até agora não encontrei solução para o problema citado na abertura deste tópico. Mesmo alterando os métodos de autenticação no arquivo pg_hba.conf, a falha na autenticação do usuário postgres persiste, apesar de eu conseguir me conectar com esse mesmo usuário padrão (postgres) via terminal.

Obs.: Uso PostgreSQL 8.4 e pgAdmin III.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Postgres - duvida no usuario postgres
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2011, 19:44 »
creio que a resposta seja mais simples do que parece, no postgresql existem dois usuarios basicos, um do linux (sistema em si) e outro do banco, a senha que voce alterou foi a do usuario postgres do linux, que é o usuario que permite ao banco mexer em coisas no sistema (criar pastas e etc), mas a senha que precisa ser alterada na verdade é a do usuario postgres do banco, e para isso é necessario fazer o seguinte.

# psql -h localhost -U postgres -c “ALTER USER postgres WITH PASSWORD ‘senha’;”

observe que para isso funcionar sera necessaio que o que tanto o db quanto o serviço postgres ja estejam iniciados, caso nao tenha feito isos faça:

Inicie o banco com:
# service postgresql initdb
E coloque-o pra iniciar junto com o sistema com:
# chkconfig postgresql on
Inicie o serviço postgresql com:
# service postgresql start

espero que resolva sua duvida

ps: se o primeiro comando falhar pode ser pq vc copiou-colou, e as vezes isso nao da certo devido ao padrao de aspas do html e o do terminal serem diferentes, caso de erro tente redigitar as aspas.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Homembom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Tudo se liga
    • Ver perfil
Re: Postgres - duvida no usuario postgres
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2011, 18:23 »
kriador,

A resposta é bem simples, mesmo, graças à sua ajuda.

Detalhe: como não tive problema em acessar o banco de dados postgres (comando "su - postgres") nem o psql, bastou apenas executar o comando SQL ("alter user postgres with password 'senha'") para conectar ao servidor via pgAdmin.

De quebra, aprendi como configurar o PostgreSQL para não executar juntamente com o SO (# chkconfig postgresql off), pois na instalação do PostgreSQL (pelo menos nesta versão 8.4) essa execução é ativada.

Muito obrigado.

creio que a resposta seja mais simples do que parece, (...)

# psql -h localhost -U postgres -c “ALTER USER postgres WITH PASSWORD ‘senha’;”

(...)

# chkconfig postgresql on