Autor Tópico: Projecto Escolas Livres  (Lida 7455 vezes)

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Projecto Escolas Livres
« Online: 08 de Agosto de 2007, 17:32 »
Projecto Escolas Livres - Software livre nas escolas portuguesas

O projecto Escolas Livres é um projecto recente, criado por membros da Comunidade Ubuntu-PT, ANSOL, entre outros, com os seguintes objectivos:

* Promover a adopção de software livre nas escolas portuguesas;
* Promover a utilização de software livre educativo e de gestão escolar;
* Estabelecer um local comum para a discussão e partilha de informações sobre Software Livre nas escolas;

O projecto está aberto a todos, professores e administradores de sistemas do ensino secundário, alunos e outras pessoas interessadas.

Site : www.escolaslivres.org
Mailing list : http://groups.google.com/group/escolaslivres

Pretendemos dar noticias sobre novas aplicações, eventos, e escolas que estejam a adoptar SL, mostrando também casos de estudo.

O projecto é recente, ainda faltam adicionar algumas secções, mas convido todos os interessados :)

Abraços

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Projecto Escolas Livres
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2007, 18:32 »
eu tentei fazer algo parecido no meu colegio, mas o conservadorismo nao deixa.

Offline cristianodj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Projecto Escolas Livres
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2007, 11:29 »
No colégio onde eu estudava, já chegou os computadores (do programa do governo brasileiro) mas não tem nenhuma infra-estrutura de rede. Eu me ofereci para fazer toda a infra-estrutura e montar, dar aulas de graça também, mas eu não posso porque tem que ser alguém "certificado" pelo governo para fazer isso e cobram caro. Enquanto isso os computadores continuam lá, parados, estou tentando convencer a diretora a me deixar abrir as caixas e colocar tudo para funcionar.

Offline dolar_rsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Projecto Escolas Livres
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2007, 11:40 »
cristianodj, tenta mesmo cara..
é dinheiro seu que está lá parado... tomara que consiga!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Projecto Escolas Livres
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2007, 08:56 »
No colégio onde eu estudava, já chegou os computadores (do programa do governo brasileiro) mas não tem nenhuma infra-estrutura de rede. Eu me ofereci para fazer toda a infra-estrutura e montar, dar aulas de graça também, mas eu não posso porque tem que ser alguém "certificado" pelo governo para fazer isso e cobram caro. Enquanto isso os computadores continuam lá, parados, estou tentando convencer a diretora a me deixar abrir as caixas e colocar tudo para funcionar.

Interessante, é exatamente issso o que acontece na escola que minha namorada é professora, o governo mandou os pc's mas estão todos lá ninguém sabe o que fazer com eles a prestação deatendimentno técnico tem que ser por alguém que o estado permita. Absurdo, tudo bem que não é pra deixar qualquer um por a mão mas tem pessoas por ai dispostas a ajudar! Fiz a mesma coisa que o cristianodj e obtive um "infelizmmente" não!
Isso aumenta a estatística da inclusão para o governo, mas pergunto ela realmente está acontecendo?

------

IGama, fiquei curioso para saber mais deste projeto, como é a forma de atuação de vocês? Por acaso sabes se existe por aqui no BRasil iniciativas como  essas! Ai pessoal através de uma organização dessas é mais fácil estabelecer contato com os orgãos públicos para prestar a assistência nas máquinas paradas!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 09:12 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline kapone_pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • SPVHOSTING -Serviços de Produção e Consultadoria WEB LDA
Re: Projecto Escolas Livres
« Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2007, 11:45 »
Nas escolas em que temos contrato de manutenção do parque informático implementámos servers aplliances, com todas a gestão IT centralizada, quase todos os cliente e clientes burros rodam winXP e edubuntu/caixamagica com bastante sucesso, pouparam milhares de euros em licenças com esta solução.