Autor Tópico: (Resolvido) Cooler não ativa  (Lida 9520 vezes)

Offline Leandrooj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
(Resolvido) Cooler não ativa
« Online: 26 de Agosto de 2007, 23:25 »
Preciso de uma ajuda...

Instalei o Ubuntu em meu notebook a uma semana. Ele roda redondinho, mas, reparei q o cooler não ativou nenhuma vez. Como posso fazer para solucionar esse problema?
O Note é um Itautec Core 2 1.66GHz, T5500, 1 giga de memória, HD 80Giga

Agradeço desde já! ;D
« Última modificação: 28 de Agosto de 2007, 23:31 por Leandrooj »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2007, 23:43 »
Ola Leandrooj

Tem dois problemas do Ubuntu em laptops.

Um é o apci que influencia no ligar e desligar o ventilador.

Outro é o fato do Ubuntu ser desktop e não laptop. ;D

veja no link como configurar o lap top para variar a velocidade do processador
http://technowizah.com/2007/01/debian-how-to-cpu-frequency-management.html

Primeiro acerte o acpi ( de um lsmod no terminal e veja se esta instalado )

Segundo verifique as configurações de energia => sistema => preferencias => centro de controle => gerenciamento de energia.

Terceiro dar uma lida nisto aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18133.0.html

Quarto acertar os modulos no link que eu passei no inico.

Deve resolver.

[],s

Se funcionar, depois edite o tópico e coloque ( Resolvido ).

Offline Leandrooj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2007, 01:44 »
Muito obrigado pela ajuda, cara!!! ;D Mas ainda não deu 100%...  :'(

Para falar a verdade, sou novato no linux, e não consegui fazer todos os passos... por exemplo, para colocar algumas configurações no default, tenho q alterar o arquivo etc/rc.local, mas ele não deixa eu salvar as alterações, por eu não ser "usuário root"... como faço para alterar?
E outra dúvida: no tutorial http://technowizah.com/2007/01/debian-how-to-cpu-frequency-management.html , em determinado momento ele pede para q seja colocado o comando sudo modprobe speedstep_centrino, mas qdo coloco aparece FATAL: Error inserting speedstep_centrino (/lib/modules/2.6.20-16-generic/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/speedstep-centrino.ko): Device or resource busy. No lugar desse comando, usei o acpi_cpufreq como drive genérico. Fiz mal?

Mais uma vez, obrigado!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2007, 14:50 »
Muito obrigado pela ajuda, cara!!! ;D Mas ainda não deu 100%...  :'(

Para falar a verdade, sou novato no linux, e não consegui fazer todos os passos... por exemplo, para colocar algumas configurações no default, tenho q alterar o arquivo etc/rc.local, mas ele não deixa eu salvar as alterações, por eu não ser "usuário root"... como faço para alterar?
E outra dúvida: no tutorial http://technowizah.com/2007/01/debian-how-to-cpu-frequency-management.html , em determinado momento ele pede para q seja colocado o comando sudo modprobe speedstep_centrino, mas qdo coloco aparece FATAL: Error inserting speedstep_centrino (/lib/modules/2.6.20-16-generic/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/speedstep-centrino.ko): Device or resource busy. No lugar desse comando, usei o acpi_cpufreq como drive genérico. Fiz mal?

Mais uma vez, obrigado!!


tenho q alterar o arquivo etc/rc.local, mas ele não deixa eu salvar as alterações, por eu não ser "usuário root"... como faço para alterar?

Código: [Selecionar]

sudo gedit /etc/rc.local <enter>

[code]

Device or resource busy[/b]. No lugar desse comando, usei o [b]acpi_cpufreq[/b] como drive genérico

Este eu não sei dizer... Normalmente não, voce rodaria com o procesador a full speed.

[],s
FATAL: Error inserting speedstep_centrino (/lib/modules/2.6.20-16-generic/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/speedstep-centrino.ko): Device or resource busy

verifique com o comando

[code]

lsmod


Este comando vai listar todos os modulos carregados pelo sistema, se já estiver carregado dá o erro.

Não prexisa carregar de novo.

[],s[/code][/code]

Offline Leandrooj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:44 »
Ôpa, Tota, valeu mesmo!!!  ;D  Ainda vou dominar o Linux!!!  ;D ;D ;D

Mas, aproveitando, antes de alterar para "resolvido",só uma dúvida referente ao assunto: tem algum programa, q seja equivalente ao "Everest" do Windows? Tipo, para monitorar a temperatura do processador, HD, e essas coisas?

Abraço!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2007, 12:49 »
Tem e muitos.

Voce pode pesquisar aqui no Forum que vai encontrar.

Desde desklets para por na tela até icones para por na barra de ferramentas.

Eu infelizmente não uso, pois meu sony vaio não tem sensor de temperatura.

[],s

Offline Leandrooj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Cooler não ativa
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2007, 23:30 »
Beleza então, Tota. Brigadão!!!  Um dia ainda irei ser um expert em linux, vc vai ver!!!  ;D ;D ;D ;D ;D