Autor Tópico: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop  (Lida 67528 vezes)

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #60 Online: 15 de Julho de 2009, 02:10 »
Sinceramente não usei o vista para comparar com o W7, mas vi muita gente reclamando. Inclusive vi ele em notebook igualzinho ao meu (o meu veio com xp), que ele ficou uma carroça, e o W7 instalado hoje no meu está rodando exatamente igual ao XP rodava. Dai tiro a conclusão que ele está bem melhor. Claro que o note que eu vi deviar estar sem SP nenhum, foi na época do lançamento, mas o note tinha 2G de memória. Mas sei la. O Vista tinha o filme queimado o W7 é so elogios. Por isso acho dificil as pessoas optorem por linux no lugar dele. Querendo ou não o Compiz ajudou muito o linux na parte visual, mas é uma novidade que ja foi explorada. Vamos ver se a proxima versão do Ubuntu consegue atrair mais adeptos, mas creio que não haverá muitas novidades quanto a plataforma que existe hoje. Tenho esperança de que os rumores quanto a uma nova estruturação do gnome se concretizem de vez e se torne uma nova cartada para o linux. Mas como eu disse, espero que ele fique cada vez melhor para nós que usamos ele.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #61 Online: 15 de Julho de 2009, 11:49 »
O tópico inicial é bem antigo e já na época não representava a realidade.

No meu entender o GNU/Linux nunca quis ser um substituto ao Windows ou ao Mac. É apenas uma opção de usar um software livre da maneira que cada pessoa quer.
Eu tenho 6 micros no meu home-office, nas mais diversas configurações (vai de Duron 1.6 até C2D T7250).
Tenho 4 licenças originais de Windows Vista Business e 2 licenças de Windows Vista Basic.

Em 2 máquinas uso o Ubuntu em dual-boot com Vista. Em 2 máquinas uso apenas Ubuntu 9.04 e em 2 máquinas uso o Windows XP (O Vista Business te dá a opção de downgrade).

Posso afirmar o seguinte: todas as máquinas funcionam muito bem para cada um dos seus propósitos. Às vezes o linux me dá um pouco de dor de cabeça com um item de hardware que funcionava numa versão e para de funcionar em outra - ou às vezes numa mudança de Kernel. É aí que acho que o Software Lvre falha para uma adoção cada vez maior.

Uma coisa é fato: poderia haver uma campanha de uso de sofwares igual a que a Oi (operadora de telefonia) lançou uns anos atrás: "o celular você pagou, mas ele é nosso", numa referência ao bloqueio de aparelhos. No caso de GNU/Linux e Windows é a mesma coisa. Você paga pela licença do Windows ou Mac, mas é a empresa que determina como você deve usar o seu computador.

O exército brasileiro fez uma coisa muito acertada. Mudou toda a plataforma Windows para GNU/Linux. Imagine numa situação de guerra entre Brasil e EUA. Aí então os EUA resolvem lançar uma "atualização de segurança" - segurança para eles - que detona os computadores brasileiros pelo simples fato que a gente não sabe o que contém naquela atualização de segurança que chega de forma automática em nossas máquinas.  ;)
Ou então nem precisa ser situação de guerra. Pode ser em sistemas financeiros, governamentais, universidades... o Software proprietário é complicado por causa desta questão. Cabe a cada pessoa/empresa dar o uso correto ao sistema operacional e assumir os riscos.

Abs.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #62 Online: 15 de Julho de 2009, 17:48 »
Sendo curto...


Aqui em casa não fracassou não!! ^^

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #63 Online: 15 de Julho de 2009, 20:19 »
Tudo bem que o linux nunca teve compromisso nenhum de se tornar unanime, mas um grupo de pessoas (eu incluso nesse grupo) torce para isso. E o artigo apenas fala porque ele ainda não realizou esse sonho. Tem muita gente trabalhando para isso e talvez um dia ele consiga. Alias o fato de ser livre, gratuito e customizavel deveria fazer dele unanimidade, assim como a internet. Mas por alguns motivos ele ainda não conseguiu. E a discução é sobre justamente isso. Se compararmos as primeiras versões das distribuições, com o ubuntu e outros hoje, o salto foi enorme. Hoje uso o windows só para jogar. Antes éra impossivel usar somente linux. Essa conquista ja foi feita. É possivel usar linux da mesma maneira que se usa o windows. Agora a barreira é outra. Convencer as pessas a conhecer e testar ele. Aí é que esta pegando, porque no resto ele ja se mostrou mais do que suficiênte. Infelizmente a maioria das pessoas jugam pela embalagem e pela quantidade de marketing envolvida.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #64 Online: 30 de Julho de 2009, 20:05 »
A pergunta que devemos fazer é como podemos ajudar para termos um sistema melhor e com aplicativos de qualidade?

Na minha opinião algumas coisas podemos fazer sim e não precisamos ser desenvolvedores.
1. Usar o LInux
2. Aprender ao máximo a usar o sistema, suas configurações e seus aplicativos a ponto de ensinar.
3. Descobrindo suas falhas, imperfeições, bugs e reportando os mesmos para os desenvolvedores.
4. Participar ativamente do Brainstorm, One Hundred paper cut, Openoffice devenlopers . . .
5. Divulgar e instalar(bem instalado) para nosos amigos, parentes (tem que dar a cara para bater)
6. Torcer para que empresas tipo Ubuntu, Suse, Fedora, Debian ganhem dinheiro e investam no desenvolvimento do sistema.
7. Participar das traduções, do gnome, Ubuntu, openoffice.

Enfim alguém tem mais alguma idéia? 

Eu faço o que posso mas ajudo de certa forma e vc, já ajudou o Linux?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #65 Online: 30 de Julho de 2009, 20:45 »
O problema é que o Windows tá tão aí que muita gente se acomodou com ele e não faz questão de conhecer novos sistemas operacionais. E não é só o Linux que sofre: o Mac, o BeOS e vários outros sistemas também (aliás, os últimos Macs têm vindo com um sistema baseado em Unix/Linux, não?).

Offline erax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #66 Online: 18 de MAR?O de 2010, 17:48 »
O problema é que o Windows tá tão aí que muita gente se acomodou com ele e não faz questão de conhecer novos sistemas operacionais. E não é só o Linux que sofre: o Mac, o BeOS e vários outros sistemas também (aliás, os últimos Macs têm vindo com um sistema baseado em Unix/Linux, não?).

Concordo plenamente, pessoas se acomodam com o windows, e se por acaso o usuário se ve obrigado a comprar um pc com linux(cerca de 300$ mais barato), quando liga o pc, não quer saber como funciona e já manda um tecnico mudar, fora que o linux que vem nos pcs vendidos é horrivelmente HORRÍVEL...

por isso ninguém quer saber de Linux e MAC..

Ps. Mac sempre foi baseado em Unix, desde as origens, por isso é tão bom.

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #67 Online: 19 de MAR?O de 2010, 09:20 »
Citar
Enviada: 15 de Julho de 2009, 17:48
Enviado por: Kamei Hyoga
Sendo curto...


Aqui em casa não fracassou não!! ^^


Apoiado!! Aqui em casa e no serviço é sucesso!!!

O que dificultou minha mudança para o linux alguns anos atras foi o fato, já comentado anteriormente, de que não dava pra usar somente o linux... mas agora isso é possível, existe uma gama grande de software disponível para executar as mesmas tarefas executadas no window$.
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #68 Online: 20 de MAR?O de 2010, 19:08 »
Fora usuários que precisam fazer uso de softwares específicos, que são a minoria, os demais poderiam trocar Windows pelo Linux com vantagens (principalmente quanto à vírus, malwares, etc).

E se esses usuários ao menos tentassem usar o Linux, iriam se acostumar com ele e perceber as vantagens.

Mas por que nem ao menos tentam usar? Porque é mais cômodo mandar instalar um Windows pirata no computador e continuar na mesma. Se não fosse a pirataria, uma parcela muito mais significativa do mercado já estaria usando Linux.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #69 Online: 20 de MAR?O de 2010, 19:13 »
Fora usuários que precisam fazer uso de softwares específicos, que são a minoria, os demais poderiam trocar Windows pelo Linux com vantagens (principalmente quanto à vírus, malwares, etc).

E se esses usuários ao menos tentassem usar o Linux, iriam se acostumar com ele e perceber as vantagens.

Mas por que nem ao menos tentam usar? Porque é mais cômodo mandar instalar um Windows pirata no computador e continuar na mesma. Se não fosse a pirataria, uma parcela muito mais significativa do mercado já estaria usando Linux.
Mas ai deixariamos de ser exclusivos kkk. Eu não ligo mais se o Linux vai revolucionar o mundo. Estou feliz de poder usar e fico feliz com o que ele me oferece. Como disse a alguns posts atrás, nós somos previlegiados, e isso é sempre para poucos. A grande maioria faz tudo errado mesmo.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: 7 motivos do fracasso do GNU/Linux no DeskTop
« Resposta #70 Online: 21 de MAR?O de 2010, 16:12 »
Única coisa a dizer expressa numa única imagem:


8D