Autor Tópico: Instalação Rápida e Repositório Pessoal  (Lida 9564 vezes)

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Online: 26 de Dezembro de 2005, 22:11 »
Pense nisso como uma dica para o futuro! Para nos poupar bastante tempo!

Para começar, dicas para instalação. Aqui em casa, tenho dois HD's, um com o Windows e outro com o linux, e quando fui instalar o linux, tive o cuidado de particioná-lo da seguinte maneira:
25% para o sistema de arquivos ( / )
70% para os arquivos pessoais  ( /home )
e 5% para o swap
Isso de modo que, quando eu quiser pudesse formatar a partição do sistema de arquivos, sem que pudesse prejudicar meus arquivos pessoais, uma "Fresh Install" sempre que quiser!!! :D
Bem, não é sobre instalação que eu quero falar, é sobre o repositório pessoal. Muita gente puxa da internet os .deb, toda vez que precisa instalar um novo Ubuntu, de modo que isso não é necessário, quem faz isso todo dia, com certeza já sabe do que eu vou falar, começando:

1. Na instalação, poupe tempo na tela que aparece boot, em vez de teclar enter, digite

Código: [Selecionar]
linux archive-copier/copy=false
Que isso tem a ver? Isso vai te poupar um bom tempo, esse comando faz com que a instalação deixe de copiar os arquivos do CD para a máquina, cerca de uns 300 MB, bom, mas não é desvantagem?? terei que puxar da net tudo então?? Sim, por um lado é desvantagem, por outro, você não terá arquivos desnecessários, e as versões atualizadas para seu próprio repositório.

2. Criação de um diretório para os pacotes, eu criei na pasta home, de modo que fique em uma partição diferente do sistema:
Código: [Selecionar]
sudo mkdir /home/debs-home
obs.: antes de fazer o script, é necessário um pacote que nem sempre está instalado!
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install dpkg-dev
3. Criação de um Script para facilitação do processo:
Eu usei a própria pasta do repositório para deixar o script, tudo no mesmo local, melhor controle

Código: [Selecionar]
$sudo gedit /home/debs-home/update-mydebs (usei o gedit, mas podem usar o editor de texto de sua preferência)

adicionar as seguintes linhas
Código: [Selecionar]
#! /bin/bash
cp /var/cache/apt/archives/*.deb /home/debs-home/
cd /home/debs-home
dpkg-scanpackages . /dev/null | gzip -9c > Packages.gz
apt-get clean
salvar
- dai deixá-lo executável:
Código: [Selecionar]
$sudo chmod u+x /home/debs-home/update-mydebs- então fazer um link simbólico para ser executada por um usuário comum:
Código: [Selecionar]
$sudo ln -s /home/debs-home/update-mydebs /usr/bin/update-mydebs
Antes de entrar no último passo, vou explicar o script:
- a primeira linha, copia os últimos arquivos do cache do apt;
- a segunda linha, entra no diretório do repositório pessoal;
- a terceira cria um indice para que o apt-get possa saber quais pacotes tem no repositório, ele seleciona somente as versões mais novas dos pacotes, e as coloca, assim você pode copiar versões diferentes que uma só será utilizada, esse programa ainda avisa quais não foram incluidos (as versões antigas), de modo que você possa mais tarde excluí-las manualmente, para poupar espaço em disco;
- a quarta, enfim, limpa o cache do apt, liberando espaço em disco.

4. Adicionando o repositório pessoal ao sources.list:
Código: [Selecionar]
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list
- adicionar a seguinte linha:
Código: [Selecionar]
deb file:/home/debs-home/ ./ salvar
- adicionar os arquivos e atualizar a lista dos repositórios:
Código: [Selecionar]
$ sudo update-mydebs
$ sudo apt-get update

Voilá, seu repositório já pode ser manipulado pelo apt-get ou pelo Synaptic, qual a vantagem disso se eu já tenho os arquivos instalados? Você pode reinstalá-los, numa formatação, você só adiciona a linha na lista, e pronto, nem precisa puxar o openoffice 2, ou o kernel-headers, etc...
No caso da instalação em outro computador, depois de atualizar com o update-mydebs, você pode gravar um cd  com o conteúdo e quando chegar em outro computador, dar um :
Código: [Selecionar]
$sudo apt-cdrom add Eu também adiciono manualmente pacotes compilados por mim e gerados pelo checkinstall,e também aqueles que  pego de repositórios não oficiais, como o w32codecs, libdvdcss2, etc...

Bom, concluindo, primeira vez que escrevo algo tão grande, deverá ter alguns erros, esse assunto já tinha encontrado mas  deixei ele mais completo e do jeito que eu achei melhor, tentei detalhar o máximo possível, mas assim que comentarem, os consertarei, espero que aproveitem a dica, que com certeza poupará um trabalhão!!

Abraços...

fonte: eu e
https://wiki.ubuntu.com/PersonalRepositories
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 11:32 por felipefoz »

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2005, 04:15 »
bah legal, da um trabalhozinho mas eh uma boa, uma pergunta, o diretorio /home que você criou, caso eu precise formatar basta eu apenas formatar a raiz e ele irá depois reconhecer este home ou terei de monta-lo? se for então to bancando o burro e perdendo arquivo a toa hehe
mais uma, eu criei um script com uma lista de configuraçõs iniciais, porem me ocorreu em um deles que ele saius desinstalando e intalando coisas que não pedi
Código: [Selecionar]

#!/bin/bash
apt-get install nvidia-glx
apt-get install nvidia-settings
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup
nvidia-glx-config enable
cp NVIDIA-Settings.desktop /usr/share/applications/
cp xorg.conf /etc/X11/
/etc/init.d/gdm restart

no caso os arquivos NVIDIA-Settings.desktop e xorg.conf, então com o conteudo deles atualizados, a meu ver parece estar certo, me acontece tambem num outro arquivo que havia feito com uns apt-get seguidos um após o outro, o repositório que estou usando é o padrão da instalação, apenas desmarquei os # e checo antes para ve se todos estão Ok dando update pelo modo grafico

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2005, 16:39 »
Citação de: "unfear"
bah legal, da um trabalhozinho mas eh uma boa, uma pergunta, o diretorio /home que você criou, caso eu precise formatar basta eu apenas formatar a raiz e ele irá depois reconhecer este home ou terei de monta-lo? se for então to bancando o burro e perdendo arquivo a toa hehe
mais uma, eu criei um script com uma lista de configuraçõs iniciais, porem me ocorreu em um deles que ele saius desinstalando e intalando coisas que não pedi
Código: [Selecionar]

#!/bin/bash
apt-get install nvidia-glx
apt-get install nvidia-settings
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup
nvidia-glx-config enable
cp NVIDIA-Settings.desktop /usr/share/applications/
cp xorg.conf /etc/X11/
/etc/init.d/gdm restart

no caso os arquivos NVIDIA-Settings.desktop e xorg.conf, então com o conteudo deles atualizados, a meu ver parece estar certo, me acontece tambem num outro arquivo que havia feito com uns apt-get seguidos um após o outro, o repositório que estou usando é o padrão da instalação, apenas desmarquei os # e checo antes para ve se todos estão Ok dando update pelo modo grafico


aqui quando reinstalei o ubuntu ele reconheceu automático a partição /home como espaço dos usuários...

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2005, 18:16 »
bah, legal, to cada vez adorando mais hehehe, vou fazer um backup e reinstalar

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2006, 23:47 »
Olha so ainda me resto uma duvida, se na reinstalaçao eu cria um usuario q ja existia antes, tipo com uma pasta pessoal ja no home, toda configurada e cheia de arquivos entao essa pasta sera reiscrita ou o ubuntu vai assumir ela como pasta pessoal do usuario????


isso seria quase um sonho se o ubuntu nao reescrevece a pasta, nem precisaria reconfigura, o desktop pra deixa do jeito q eu gosto depois de uma instalçao, hehe!!!

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2006, 15:09 »
Olha so ainda me resto uma duvida, se na reinstalaçao eu cria um usuario q ja existia antes, tipo com uma pasta pessoal ja no home, toda configurada e cheia de arquivos entao essa pasta sera reiscrita ou o ubuntu vai assumir ela como pasta pessoal do usuario????


isso seria quase um sonho se o ubuntu nao reescrevece a pasta, nem precisaria reconfigura, o desktop pra deixa do jeito q eu gosto depois de uma instalçao, hehe!!!

 não reescreve! vc deixa sua pasta lah, e na hora de criar um novo usuário, coloca o nome antigo, e ele vai usar os arquivos todos que vc usava antes, ou seja, uns 80% de sua configuração antes de formatar, não será afetada, alguma coisinhas vc vai ter que fazer de novo, mas jah te poupa um grande esforço!
obs.: fiz isso no breezy, não sei como está no dapper!

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2006, 15:40 »
bom muito bom quanto a duvida, vo faze o seguinte se precisar formatar de novo (o q eh dificil), backp dos meus arquivos, e colocar o mesmo usuario se nao reescrever blz, se reescrever também blz, um pouquinho de trabalho mais sem precisar ficar 3 oras na internet baixando atualizaçao e aplicativos!!!

hehe!!!

valeu, otima dica!!!!

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2006, 20:39 »
eai blz, eu acabei de criar o repositorio como se disse fiz executei o escript e apareceu essa mensagem!!!


Packages in archive but missing from override file:


nome dos pacotes

Wrote 328 entries to output Packages file

agora resta a duvida, lendo o tutorial se falo q no final ele avisa quais pacotes nao entrarao na lista do apt, entao nenhum desses pacotes ta na lista??


a so pra completar essa eh a mensagem q da quando eu faço update na lista apt

Ign file: ./ Release.gpg
Ign file: ./ Release
Ign file: ./ Packages


ta certo

mais sao quase todos os q eu tinha na cache do apt...

« Última modificação: 29 de Julho de 2006, 20:40 por e.daniel-ct »

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2006, 23:07 »
 ???

Por quê está aparecendo essa mensagem de erro?

Eu copiei e colei o código no arquivo  :-\

Código: [Selecionar]
usifoto@usifoto:~$ sudo update-mydebs
cp: cannot stat `/var/cache/apt/archives/*.deb': No such file or directory
/usr/bin/update-mydebs: line 4: dpkg-scanpackages: command not found

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 11:24 »
???

Por quê está aparecendo essa mensagem de erro?

Eu copiei e colei o código no arquivo  :-\

Código: [Selecionar]
usifoto@usifoto:~$ sudo update-mydebs
cp: cannot stat `/var/cache/apt/archives/*.deb': No such file or directory
/usr/bin/update-mydebs: line 4: dpkg-scanpackages: command not found


opa, o primeiro erro que deu do cp, é muito provavel que estava vazio o diretório então ele não encontra nada e dá esse erro, o motivo disso acontecer é que vc deve ter limpado com algum outro comando ai não funciona!
 o segundo é porque vc não tem o pacote dpkg-dev, vai no terminal e dá um
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install dpkg-devespero que posso resolver

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2006, 19:23 »
 ;D ;D ;D

Deu certo. Valeu.

O pacote dpkg-dev eu já havia instalado. Não sei o motivo do erro  ???

Quanto ao primeiro erro, eu não havia limpado o diretório, eu me esqueci mesmo de colocar os pacotes lá  ::)

Depois de fazer o apt-get update ainda deu um erro apontando o /var/lib/apt/lists/lock, mas bastou mudar as permissões para que tudo funcionasse perfeitamente.

Parabéns pelo tópico. Deveria estar entre os fixos desta seção.

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação Rápida e Repositório Pessoal
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:34 »
Esse topico podia ser fixo...Eu tinha essa dúvida a um tempo atrás....mas só achei a resposta agora...
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.