Autor Tópico: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu  (Lida 12401 vezes)

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
O Gutsy Gibbon saiu e lançando um configurador gráfico do X.Org... foi um salto enorme, mas sabemos que falta algumas coisas, e muitos gostariam que o ubuntu adotasse um painel de controle ao estilo do que Mandriva/PCLinuxOS e SuSe... o Hardy Heron está aberto a funcionalidades sugeridas pela comunidade, e acho que está na hora de se tentar desenvolver algo que será uma mão na roda para o usuário iniciante...

Será desenvolvido em Python, mas qual GUI utilizaremos, com o tempo se decide... outra coisa que com o tempo poderia se decidir, é o nome do aplicativo, um nome mais original e que marque o ubuntu...

não será escrito nenhuma linha de código dele enquanto não se decidir

  • Apelido do Centro de Controle
  • Qual GUI utilizaremos

sobre a GUI para o Python, uma página muito boa de comparações (clique aqui), e eu to balançando pro PyGTK, PyQt e o PyFLTK...

"a sorte está lançada", lol
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline jniltinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • *****
    • Ver perfil
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2007, 10:26 »
Descobrir um tutorial simples.
http://sane-pygtk.sourceforge.net/art/glade2py-1.ogg é uma video aula

Agora vamos instalar o glade-3 e um script chamado para facilitar a vida de quem programa em Python e GTK ou pytgk

O Link é esse
http://sane-pygtk.sourceforge.net/glade2py.html

Instalando o glade2py

Código: [Selecionar]

sudo apt-get install glade-3
wget -c http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/sane-pygtk/glade2py-0.0.2.tar.gz
tar xvfz glade2py-0.0.2.tar.gz
cd glade2py-0.0.2
sudo python setup install

Pronto instalado o Glade2py
Vai lá e veja o video que coloque no link acima.

Algumas coisas que você tem que saber

estou aqui passando a receita de bolo para criar aplicativos em pygtk:
Primeiro de tudo aprenda python
http://nacaolivre.org/2007/02/16/comece-a-aprender-python-hoje-mesmo-parte-1/

Documentação pygtk aonde encontrar?

#Documentação online
http://www.pygtk.org/docs/pygtk/index.html
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/LibGlade

#Documentação offline
Instale os seguintes pacotes via apt:
sudo pat-get install python-gtk2-doc
sudo apt-get install devhelp (Necessário para você procurar ajuda pelas as documentações)

#Como deixar meu programa em multilinguagem ?
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/InternacionalizePyGtk

Tutorial Tirado desse site
http://n3rd3x.guake-terminal.org/wordpress/?p=14

Instalando o Eclipse um ótimo editor para Python o Pydev
Código: [Selecionar]

sudo apt-get update
sudo apt-get -y install sun-java6-jdk
sudo apt-get -y install sun-java6-plugin
sudo apt-get -y install sun-java6-fonts

wget -c ftp://ftp.pucpr.br/eclipse/eclipse/downloads/drops/R-3.3.1-200709211145/eclipse-SDK-3.3.1-linux-gtk.tar.gz

tar xzf eclipse-SDK-3.3.1-linux-gtk.tar.gz
sudo mv eclipse /opt/eclipse
cd /opt
sudo chown -R root:root eclipse
sudo chmod -R +r eclipse
sudo chmod +x `sudo find eclipse -type d`

sudo touch /usr/bin/eclipse
sudo chmod 755 /usr/bin/eclipse

echo '#!/bin/sh
#export MOZILLA_FIVE_HOME="/usr/lib/mozilla/"
export ECLIPSE_HOME="/opt/eclipse"

$ECLIPSE_HOME/eclipse $*' | sudo tee -a /usr/bin/eclipse

echo '[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Eclipse
Comment=Eclipse IDE
Exec=eclipse
Icon=/opt/eclipse/icon.xpm
Terminal=false
Type=Application
Categories=GNOME;Application;Development;
StartupNotify=true' | sudo tee -a /usr/share/applications/eclipse.desktop

#/opt/eclipse/eclipse -clean

Depois de Instalar o Eclipse instale o pydev
É só seguir esse tutorial
http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/716/1/Python-no-Eclipse-com-o-Pydev

*PS* Eu esse que dá pra Fazer com outros editores mas com Eclipse o trabalho fica bem mas facil.

E não esqueça de usar o glade2py é Muito bom !

E dá uma olhada no meu site tem alguns screenshots do Zaitan, meu pequeno projeto feito em Glade-3 e Python
zaitan.net
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 10:32 por jniltinho »

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2007, 17:57 »
kkk valeu as sugestões mas ja tenho tudo o que preciso pra aprender no meu HD... se eu tivesse necessidade de algo, seria com PyFLTK ;), mas ate entendi um pouco da documentação no site oficial :)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 19:34 »
Pessoal, vocês estão indo pelo caminho errado.

O Ubuntu dificilmente adotará o modelo "painel de controle" um dia, devido a sua filosofia minimalista e com foco na usabilidade, com configurações automáticas.

A idéia reinanate entre os desenvolvedores da distro é que faça-se o máximo de esforço pra criar mecanismos que automatizem processos, sem a necessidade de configuração.

Caso isso não seja possível a idéia é adicionar um aplicativo específico para cada função deficitária, e este aplicativo adicionado ao menu  "sistema > administração".

O que vocês poderiam fazer é se focar num único aplicativo que execute uma função que vocês achem que  o  ubuntu tem deficiência. A melhor forma de perceber tais deficiências é dar uma pequena olhada nas funções dos menus do madriva e do openSUSE.

E algo também primordial é que vocês se foquem no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um único aplicativo, pois terão tempo para resolver seus possíveis bugs no menor tempo possível, talvez até, a tempo de entrar na versão 8.04.

Boa sorte, toda ajuda no desenvolvimento é bem vinda.     
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 19:37 por gabriel0085 »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 19:53 »
Mais produtivo ainda seria colaboar com o desenvolvimento do já existente Centro de Controle do GNOME, que é o que vem com o Ubuntu. Assim não só o Ubuntu seria beneficiado, como todas as distros e pessoas que usam o GNOME.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:12 »
mas a idéia é um centro de controle mais universal, que o usuário de kubuntu possa usar, até msm usuário de fluxbox se beneficie... e só pra constar, eu não gosto do gnome e do seu painel de controle, se for pra ajudar em um projeto já existente, ajudaria com o centro de controle do XFCE :)

mas o negócio é tipo ir mais alem do que o kcontrol por exemplo... tornar mais facil a instalação de uma placa de captura de tv, entre outras coisas :)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Piras

  • Visitante
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:29 »
Pessoal, vocês estão indo pelo caminho errado.

O Ubuntu dificilmente adotará o modelo "painel de controle" um dia, devido a sua filosofia minimalista e com foco na usabilidade, com configurações automáticas.

A idéia reinante entre os desenvolvedores da distro é que faça-se o máximo de esforço pra criar mecanismos que automatizem processos, sem a necessidade de configuração.

Caso isso não seja possível a idéia é adicionar um aplicativo específico para cada função deficitária, e este aplicativo adicionado ao menu  "sistema > administração".

O que vocês poderiam fazer é se focar num único aplicativo que execute uma função que vocês achem que  o  ubuntu tem deficiência. A melhor forma de perceber tais deficiências é dar uma pequena olhada nas funções dos menus do madriva e do openSUSE.

E algo também primordial é que vocês se foquem no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um único aplicativo, pois terão tempo para resolver seus possíveis bugs no menor tempo possível, talvez até, a tempo de entrar na versão 8.04.

Boa sorte, toda ajuda no desenvolvimento é bem vinda.     


Concordo. A filosofia do Ubuntu dispensa algo semelhante ao Yast ou o Mandriva Control Center. A idéia é utilizar os melhores aplicativos para cada ambiente gráfico, reunindo o acesso a todos eles em menus bem organizados. Aliás, do modo como é organizado o menu Sistema>Administração no Gnome não há a menor necessidade de um centro de controle.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 15:20 por Piras »

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:02 »
na boa, automatizar e só por isso achar que o usuário não precisa de um alsaconf da vida, eliminar opções do usuário é coisa de windows, como por exemplo tirar o alsaconf, o usuário não é nenhum idiota, e alem disso, quem sabe que alsaconf existe, sabe achar as coisas no google :)

existem funcionalidades que o usuário precisa suar muito, e os centros de controle tipo o da mandriva, fazem automaticamente
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

boi

  • Visitante
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:07 »
Lucas, como já colocou o Gabriel, você está indo pelo caminho errado. A filosofia do Ubuntu é a que foi colocada. Se você não concorda, é melhor escolher outra distro, você encontra várias distros com filosofia diferente. Ou então criar sua própria distro, talvez até derivada do Ubuntu, mas com painel de controle e tudo o mais que você quiser.

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:08 »
o que eu me referia é que o hardy heron está aberto a algumas sugestões da comunidade em relação a funcionalidades, entende?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Convoco a Comunidade: Desenvolvimento do Centro de Controle do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2007, 00:33 »
o que eu me referia é que o hardy heron está aberto a algumas sugestões da comunidade em relação a funcionalidades, entende?

Se é isso que você quer, mãos à obra! Bora sugerir, recrutar interessados em participar ou certificar-se se já existe algum outro grupo querendo fazer isso ou já fazendo, e botar a mão na massa. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil