Bem, por esses dias recebi um comunicado da Caixa Econômica Federal informando que a partir da data tal eu deveria cadastrar meu computador para ter acesso ao Internet Banking do referido banco.
Sendo assim, tentei cadastrar pela internet e nada de conseguir; sempre dava um aviso com um código.
Aí entrei em contato com o SAC do banco e a atendente disse que o cadastro só poderia ser realizado unica e exclusivamente por computadores com o S.O. Windows. Veja aqui:
https://internetbanking.caixa.gov.br/siwinstatic/htm/saibaMaisCadMaq/saibaMais4.htmCurioso como eu sou, perguntei a moça o por quê da predileção pelo outro SO. Aí, foi quando ela disse: "é porque o windows é mais seguro que o Linux".
Não resisti e sorri (sem querer) da resposta da moça. Foi quando a perguntei se ela tinha noção do que acabara de falar. Nesse instante, a atendente gaguejou e tentou mudar de assunto, perguntando-me se eu tinha mais alguma coisa a tratar.
Eu apenas a disse para tomar cuidado com o que fala.
Pois bem, aqui estou, acessando despreocupadamente (claro que tomo minhas precauções) minha conta pela internet.
Agora, gostaria de saber o que você achou disso tudo...
Puxa vida, perdi isso.

A atendente estava incrivelmente equivocada, a razão disso é exatamente ao contrário, o Windows é mais vulnerável a trojans, virus, keyloggers e afins, por isso existe essa tentativa adicional de manter o processo seguro. Os bancos perderam e ainda perdem muito dinheiro pagando pelos roubos usando as técnicas acima. Nem preciso dizer que todos os casos envolvem Windows.
A Caixa, assim como qualquer empresa ou instituição ligada ao Governo, está estudando a adoção do software livre em suas plataformas. Vários softwares internos já foram portados para o opensource. Mas existe uma má vontade enorme das pessoas em geral em saber mais sobre qualquer coisa antes de emitir sua opinião sobre o assunto, obviamente informática não foge à regra.
Nessa questão da Caixa em particular, o processo tem uma falha por não explicar direito os motivos do software e do cadastramento. Eu mesmo já questionei o processo por induzirem o usuário a escolher uma opção que impede a utilização por qualquer computador que não esteja cadastrado. No link que você passou o conteúdo do texto já está bem diferente, mais explicativo. No mais o processo é realmente interessante, se você pensar que o ladrão terá que instalar o aplicativo em sua máquina, fazendo um contato direto com o site do banco, deixando seu delito mais vulnerável.