Autor Tópico: Truques legais do Firefox 3  (Lida 235506 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Truques legais do Firefox 3
« Online: 09 de Julho de 2008, 18:14 »
Editado em: 10/Nov/2008


Como criei o tópico Truques legais do Firefox, e fui apresentado por um amigo (Thiago - ES) a um link para dicas do 3, então vim compartilhar ela com os demais.

Para começar as dicas foram compiladas a partir deste endereço aqui, e assim como no outro tópico novas dicas foram adicionadas pelos colegas abaixo:

  • pinduvoz (dica 14)

Dica 0. about:config: A grande maioria de alterações serão feitas usando-se tal recurso, e para tanto será feito da seguinte forma:

  • Na barra de endereços digite "about:config" + <ENTER>
  • Será apresentada a mensagem "Isto pode anular sua garantia!", siga em frente clicando no botão "Serei cuidadoso, eu prometo!"
  • Na caixa Localizar digite o nome da propriedade que quer ajustar, e caso ela exista será apresentada a linha correspondente. Caso digite só um fragmento do nome da propriedade serão listados todos que casam com ela.

Dica 1. Klaatu barada nikto!: Como muitos já sabem o Firefox possui um robô de mascote, que você encontra digitando   "about:robots" na barra de endereços, e então você verá o avatar do robô com sua pele prateada e suas antenas vermelhas.

As frases listadas no "easter egg" vêm de livros e filmes da cultura pop que tratam de robôs, como "Blade Runner", "Eu, robô" e "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Caso preste atenção ao título da página, verá que se trata de uma frase sem muito sentido em português ou inglês, certo? Mais ou menos. A frase foi usada por Helen Benson no clássico de ficção científica "O dia em que a terra parou", em ordem para que o robô Gort não destrua a Terra.

Dica 2. Integrando o Firefox 3 ao Yahoo Mail!: O Firefox 3 permite abrir seu webmail ao clicar em algum link de email na web, assim como faria com evolution, ou thunderbird. A integração do Firefox ao Yahoo Mail já existe, funcionando também com o Gmail, extra-oficialmente. Siga os passos:

  • 1. Selecionar Ferramentas, depois Opções e clicar no ícone Programas
  • 2. Clicar em “mailto” e selecionar Usar o Yahoo! Mail
  • 3. Clicar em OK.

Dica 3. Integrando o Firefox 3 ao Gmail: Apesar do Gmail não aparecer na lista do “mailto”, você pode usar um truque para configurá-lo:

  • 1. Na barra de endereço, digite “about:config” + <ENTER>
  • 2. Na caixa de filtro, digite “gecko.handlerservice
  • 3. Entre as opções da lista, altere a chave gecko.handlerServiceAllowRegisterFromDifferentHost para verdadeiro
  • 4. Cole na barra de endereços o código abaixo e aperte Enter:
Citar
javascript:window.navigator.registerProtocolHandler("mailto", "https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s","GMail")
  • 5. Abaixo da barra de endereço aparecerá uma mensagem perguntando se você quer adicionar o Gmail como aplicação para o “mailto”. Clique em Adicionar Programa
  • 6. Repita o procedimento do item anterior, selecionando Usar Gmail.

Dica 4. Usar o botão de identificação de sites para baixar gráficos e mídia: Uma das funções mais legais do Firefox 3 é o botão de identificação do site, à esquerda do link na página da barra de endereços. Além das informações sobre o site, este botão traz alguns outros truques interessantes.

Clique nele e em seguida opte por Mais Informações. Nesta tela você verá uma série de botões na parte superior. Veja o que você pode fazer com eles:

Uma das extensões populares da versão anterior do Firefox era o DownloadThemAll, que permitia baixar todos os gráficos da página. Com o Firefox 3, isso pode ser feito sem add-on.

Clique no botão de Mídia da Página de Informações, será exibida uma lista com todos os gráficos da página, sendo possível ver uma prévia de cada uma delas e salvá-las individualmente (com o botão Salvar Como) ou em grupo, usando a tecla Ctrl e selecionando Salvar Como. Para baixar todos, aperte Ctrl-A e selecione Salvar Como.

Dica 5. Acessar detalhes de uma página: Para aqueles que trabalham com desenvolvimento de sites há muitas informações úteis que você pode saber sobre uma página, e o Firefox 3 dá acesso a elas. Informações como as metatags usadas, quando a página foi alterada ou o tamanho da página (em kilobytes) são dados úteis que podem ser encontrados na aba de informações na aba Geral.

Dica 6. Diminua o botão Voltar: O botão de Voltar do Firefox tem um tamanho avantajado, se isso te incomoda você pode reduzi-lo ao tamanho normal. Para tanto clique em um espaço em branco com o botão direito, selecione Personalizar e clique na caixinha Ícones pequenos. O botão Voltar ficará menor, mas todos os demais também.

Dica 7. Encontre todas as suas senhas: Se você é como a maior parte das pessoas, você tem diversas senhas associadas a sites diferentes. O Firefox lembra suas senhas, portanto você será autenticado automaticamente nos sites. Mas e se você precisar se logar em outro PC? Com o Firefox 3 você pode recuperar suas senhas e usuários.

  • 1. Clique em Editar > Preferências e depois no ícone de Segurança
  • 2. Clique em Senhas Memorizadas. Aparecerá uma lista com sites e nomes de usuário lembrados pelo navegador
  • 3. Clique em Exibir senhas. Uma tela de alerta questionará se você quer mesmo exibi-las. Clique em Sim. Pronto! Agora você verá a lista de URLs, com nomes de usuário e senhas ao lado.

Dica 8. Mude o número máximo de resultados da Barra Sensacional: A nova barra de endereços do Firefox - que de tão inovadora ganhou da Mozilla o modesto apelido de Barra Sensacional - também pode ser personalizada.

Antes, algumas informações sobre ela: nas outras versões do Firefox, conforme você digitava um texto, uma lista de URLs começadas da mesma forma aparecia à medida que a digitação progredia. Por exemplo, se você digitasse um “c”, todos os sites começados em “c” eram listados. E daí em diante, mas em vez de exigir que o usuário lembre a URL da página que visitou, a Barra Sensacional vasculha o endereço, o título, as tags e o conteúdo das páginas atrás de palavras-chave digitadas pelo usuário.

No modo padrão, a barra traz até 12 resultados possíveis, mas você pode alterar isso.

  • 1. Digite “about:config” na barra de endereço.
  • 2. Copie e cole o texto a seguir no campo Localizar: browser.urlbar.maxRichResults
  • 3. Dê um clique duplo no resultado e digite o número de resultados que você deseja visualizar.

Dica 9. Retirar os favoritos da Barra Sensacional: Se por alguma razão você não quer que os seus favoritos apareçam na Barra Sensacional, há uma forma simples de bani-los. Baixe e instale o add-on Hide Unvisited 3 e somente páginas visitadas recentemente aparecerão. Lembre-se que se você visitou favoritos recentemente, eles entrarão na lista.

Caso deseje o mesmo resultado, mas sem o uso de add-ons faça:

  • 1. Digite “about:config” na barra de endereços
  • 2. Na barra Localizar digite browser.urlbar.matchOnlyTyped
  • 3. Mude o valor de falso para verdadeiro
  • 4. Limpe seu histórico.

Dica 10. Matando (+ ou -) a "barra sensacional": Se você é o tipo de pessoa retrô, é fácil matar a "Barra Sensacional",  o que fará com que ela pareça e tenha as mesmas funções do antigo Firefox.

O add-on Oldbar fará com que a barra pareça com a do Firefox  2, mas vale avisar que é apenas estética, já que, nos bastidores, o Firefox 3 continuará aplicando um algoritmo para determinar quais endereços serão reproduzidos, apenas tirando os detalhes.

Dica 11. Force antigas extensões a trabalhar com o Firefox 3: Ao ser instalado, o Firefox 3 checa se antigas extensões foram atualizadas para a nova versão do navegador. Se elas ainda não forem compatíveis, são desabilitadas.

Se você gosta de viver perigosamente, pode mudar uma série de configurações para forçar o Firefox a usar as antigas extensões. Esteja avisado, porém, que fazer isto pode causar problemas de compatibilidade e outras questões.

Vá ao "about:config" e mude as chaves abaixo para falso:
  • extensions.checkCompatibility
  • extensions.checkUpdateSecurity

Se você não quer mexer no "about:config" mas ainda assim que forçar antigas extensões a funcionar no Firefox 3, instale a extensão  Nightly Tester Tools.

Dica 12. Altere e nova função Zoom do Firefox 3: O Firefox 3 conta com algumas novas funções de zoom muito interessantes, que ampliam tanto imagens como textos. Mas se isto não é tudo que você quer fazer, ou você não gosta e de alguma função, elas podem ser alteradas.

Você pode aproximar ou afastar de páginas no Firefox usando os comandos Crtl+ ou Ctrl-, ou selecionando a opção Exibir > Zoom. Quando você dá um zoom em uma página específica (como idgnow.com.br), a próxima vez que você voltar ao domínio, o Firefox 3 se lembrará da sua configuração. Mas você pode preferir que o navegador sempre reproduza uma página com zoom normal, independente de como ela foi reproduzida na última vez. Para tanto mude a função "browser.zoom.siteSpecific" clicando duas vezes sobre ela dentro do "about:config".

Dica 13: Turbine os seus favoritos: A Biblioteca de Favoritos é acessada via menu Favoritos > Organizar favoritos... (ou pressionando Ctrl+Shift+B). Uma mudança interessante é o uso de tags - em português, “marcadores” -, que facilita a organização dos favoritos por categorias. Elas podem ser acrescentadas com um clique duplo na estrela que aparece ao lado do endereço do site, na barra de endereços.

Uma vez marcado com uma tag, o site pode ser facilmente localizado pela Barra Sensacional - digitando o nome da tag os sites associados serão listados -, ou pela opção Marcadores recentes, no menu Favoritos.

Outro recurso novo são as pastas inteligentes de favoritos. Elas agregam novos sites relacionados ao termo que define a pasta automaticamente. Por exemplo, se você criar uma nova pasta inteligente relacionada ao termo “café”, na próxima vez que você visitar um site que tenha a palavra - como a página da Wikipédia sobre o “café” - o link será automaticamente salvo na pasta Café.

Como criar uma pasta inteligente:

  • 1. Na Biblioteca de Favoritos, faça uma busca por um termo ou por uma combinação de termos
  • 2. Aperte o botão Salvar e dê um nome à sua pasta inteligente
  • 3. A nova pasta aparecerá no menu Favoritos

O mesmo processo pode ser aplicado ao menu Histórico, clicando em “Exibir todo o histórico”.

Dica 14: Adicionando iDicionário Aulete a barra de busca do Firefox: Como dicionário em português brasileiro é raro no Linux, fica aqui a dica de ter uma busca por palavra no Firefox usando o motor de busca do iDicionário Aulete.

Para tanto  basta abrir o site[1] e clicar no ícone do Firefox para adicionar o motor de busca, depois selecione o mesmo na caixa de busca, clicando na seta à direta do ícone do Google.

[1] http://www.aulete.portaldapalavra.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=download
« Última modificação: 14 de Novembro de 2008, 23:53 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2008, 19:23 »
Parabéns pela dicas ClCampos, assim como a referente ao Firefox2 esse também tem lugar nos meus favoritos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2008, 20:08 »
valeu pela dica  :D

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2008, 08:42 »
Fixaram o outro tópico porque não fixam este tambem ou unem os dois?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2008, 10:06 »
Fixaram o outro tópico porque não fixam este tambem ou unem os dois?

A mensagem inicial do outro tópico esta no limite de caracteres, o que não me da mais chance de editá-la, a não ser que eu resuma o texto (o que já fiz ao máximo), ou que tire algo, o que é descabido.

Vou fixar este, e deixar um link para o outro no início, o que acham?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2008, 16:28 »
...procurei reproduzir para os colegas...

Suas dicas vieram em boa hora para mim.
Foi ótimo vc sintetizar as dicas, parabéns.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2008, 23:58 »
legal esse post, seria interessante trazer algumas dicas do firefox 2 tambem para ca como teclas de atalho e algumas dicas de otimizaçao, entao vou contribuir com essas dicas baixo e gostaria que fosse adicionada no seu post cclampos, uma dica muito boa para deixar o firefox mais rapido pra quem usa internet de banda larga e que nao tinha no outro dicas para firefox 2

1. Digite "about:config" na linha de endereços.
2. Ajuste o valor de network.http.pipelining para "true".
3. Ajuste o valor de network.http.pipelining.maxrequests para "15".
4. Ajuste o valor de network.http.proxy.pipelining para "true"
5. Ajuste o valor de browser.turbo.enabled para "true"
6. Ajuste o valor de nglayout.initialpaint.delay para "0

PS:não funciona com 100% dos sites porque os esquema de carregamento via pipelining pode ser excluida por alguns servidores, mas nos que possuem esse atributo a mudança será completamente notada, lembrando que o valor browser.turbo.enabled e nglayout.initialpaint.delay precisam ser criadas.

Fonte:http://www.guiadohardware.net/comunidade/dicas-firefox/186310/

estava lendo algumas das dicas e vi um erro Dica 2  na hora de integrar o firefox ao yahoo!mail ou gmail  em vez de selecionar Ferramentas, depois Opções esta errado aqui mesmo a opçao do icones de programas esta em Editar/Preferências

por ultimo 3 extensoes que nao fico sem de jeito nenhum

Translator tradutor de paginas para ingles,portugues,chines,japones,alemao,frances,italiano,espanhol,arabe e coreano
Hidemenubar e uma extensao para esconder a barra de tarefas principal, assim da para ganhar mais espaço para exibir os sites e fica com um aspecto melhor
Oldbar esse e para aqueles que nao gostaram para barra gigante de listagem de urls, assim ficara mais simples igual no firefox 2

O interessante que alguns meses atras comprei uma revista info so sobre firefox tinha algumas dicas muito boas principalmente no que diz a respeito a extensões e ate mesmo essa ai dos pipelining, ta emprestado mas assim que recuperar vou reler e colocar umas dicas boas que tem na revista.
 

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2008, 01:07 »
Flaviodbz existe um tópico com dicas para o Firefox 2, e o link para ele esta na primeira frase do tópico. Vou replicar aqui: Truques legais do Firefox.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2008, 23:10 »
Legal essas dicas de copiar imagem, e zoom.
Já testei, todas. Uma extensão que gosto é a DownloadHelper que uma vez instalada fica na barra de ferramentas e faz downloads de qualquer site que tenha um vídeo. Entrou em um site com vídeo o íconezinho do DownloadHelper fica girando. É só clicar nele e mandar fazer o download. Como ele salva em "FLV" às vezes é preciso renomear para "swf" e abrir com o navegador de internet de sua preferência. Visto que baixa até vídeo em flash.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2008, 02:50 »
Não tinha reparado neste tópico, muito bom.

Quanto as configurações do pipelining, este firefox 3, ja veio com as modificações, e agora mexo menos ali.

Aquela do browser.turbo.enable, não sabia, já anotei, e inclui aqui no 3 pra ver ;D

As dicas de copiar imagem foram boas :D

O firefox cada vez me surpreende mais, quando penso que ja vi tudo kkkkk.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline GabbrieL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Ubuntu 8.04
    • Ver perfil
    • GabbrieL GNU
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2008, 16:07 »
muito bom!!!!!!!!!!!!! ;D
"Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento com os Custos"
http://gabbrielgnu.blogspot.com/

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2008, 02:11 »
Como dicionário em português brasileiro é raro no Linux, fica aqui a dica de ter uma busca por palavra no Firefox usando o motor de busca do iDicionário Aulete.

Basta abrir o site e clicar no ícone do Firefox para adicionar o motor de busca, a ser selecionado no painel ou caixa de busca clicando na seta à direta do ícone do Google.

site: http://www.aulete.portaldapalavra.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=download
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2008, 12:04 »
Como dicionário em português brasileiro é raro no Linux, fica aqui a dica de ter uma busca por palavra no Firefox usando o motor de busca do iDicionário Aulete.

Basta abrir o site e clicar no ícone do Firefox para adicionar o motor de busca, a ser selecionado no painel ou caixa de busca clicando na seta à direta do ícone do Google.

site: http://www.aulete.portaldapalavra.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=download

pinduvoz valeu a dica.

Ela foi adicionada a primeira mensagem.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2008, 15:35 »
Disponha :-).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline HellWeeN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Truques legais do Firefox 3
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2008, 23:25 »
Puts para quem está começando no Linux agora como eu, achei de mais todas as dicas, todas muito interesantes, principalmente esse do iDicionário Aulete show de bola.

Afff não sei porque passei tanto tempo usando IE, isso que é realmente um software livre.

Valeuu ai pela as dicas. ;)