Autor Tópico: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux  (Lida 49473 vezes)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Online: 19 de Julho de 2008, 15:30 »
5 alternativas ao Adobe Reader para Linux

Decidir preparar uma lista de algumas alternativas ao Adobe Reader, penso que toda gente conhece, é uma das aplicações mais conhecidas para ler PDF’s, mas há uma problema, para quem gosta de ser livre em qualquer distribuição de Linux de certeza que não quererá usar um programa que está sobre um licença proprietária… os tais EULA’s que muita gente de certeza já ouviu falar. Ora aqui vai:

1. Okular



O Okular é um leitor de documentos baseado no KPDF para KDE4. O seu desenvolvimentos começou como parte do Google Summer Code. Uma descrição completa está localizado aqui. O Okular combina as excelentes funcionalidades do KPDF com a versatilidade de suportar diferentes tipos de documentos como PDF, Postscript, DjVu, CHM, entre outros.

Website: http://okular.kde.org

2. XPDF



O XPDF é um leitor de documentos PDF open source. O XPDF também serve para extrair texto de PDF’s, converter PDF em PostScript, entre outras utilidades. O XPDF corre sobre o X Window System em UNIX, VMS, e OS/2 e é desenvolvido para ser leve e eficiente.

Website: http://www.foolabs.com/xpdf/

3. Evince



O Evince é um outro leitor de documentos PDF para Linux, desenvolvido pela GNOME. O Evince suporta pdf, postscript, djvu, tiff e dvi. O objectivo desta aplicação é repor os vários leitores de documentos PDF no GNOME por um simples e eficiente como o Evince.

Website: http://www.gnome.org/projects/evince/

4. ePDFview



O ePDFview é um leitor de documentos PDF leve e gratuito usando as bibliotecas do Poppler e GTK+. Note que para obter um correcto funcionamento deste leitor de PDF’s terá de ter também instalado as bibliotecas mencionadas anteriormente.

Website: http://trac.emma-soft.com/epdfview/

5. KPDF



O KPDF é um leitor de documentos PDF para KDE baseado no XPDF. Este contém algumas funcionalidades únicas para melhorar a sua leitura, a última versão estável foi lançada a 19 de Fevereiro de 2008 como parte do KDE 3.5.9.

Website: http://kpdf.kde.org/

Espero terem gostado desta lista… Conhecem mais alguns?

Fonte: open-mania.com

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2008, 22:21 »
Para ler pdf´s o linux é bem servido, mas em compensação para editá-los, é uma "disgracença" só...  Não temos nada que chegue nem perto do Adobe Pro. Acho um absurdo a Adobe não desenvolver nada para o linux, mesmo que seja vendido, não vejo problema nisso. Que seja dada uma opção, ainda que seja paga, compra quem quiser.
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2008, 02:45 »
Para ler pdf´s o linux é bem servido, mas em compensação para editá-los, é uma "disgracença" só...  Não temos nada que chegue nem perto do Adobe Pro. Acho um absurdo a Adobe não desenvolver nada para o linux, mesmo que seja vendido, não vejo problema nisso. Que seja dada uma opção, ainda que seja paga, compra quem quiser.
Parece que o openoffice 3 vai resolver esse problema, pois elel vai ter a facilidade de editar pdf's.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2008, 09:06 »
Creio que esqueceu de citar um dos mais famosos programas para manipular PDF/PS  em qualquer plataforma.
http://www.ghostscript.com/awki/Ghostscript
http://en.wikipedia.org/wiki/Ghostscript
Aliás o ghostscript vai muito alem disto, é só ver os links.

« Última modificação: 21 de Julho de 2008, 10:48 por Xterminator »

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2008, 10:33 »
Para ler pdf´s o linux é bem servido, mas em compensação para editá-los, é uma "disgracença" só...  Não temos nada que chegue nem perto do Adobe Pro. Acho um absurdo a Adobe não desenvolver nada para o linux, mesmo que seja vendido, não vejo problema nisso. Que seja dada uma opção, ainda que seja paga, compra quem quiser.
Parece que o openoffice 3 vai resolver esse problema, pois elel vai ter a facilidade de editar pdf's.

Amém!

Será que vai conseguir manter a formatação e tal?  Ainda mais com esses novos recursos que estão sendo inseridos no pdf´s...
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline tadashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2008, 10:52 »
Adicionando uma 6 opção uso FOXIT e acho muito bom.

http://www.foxitsoftware.com/pdf/desklinux/

Esta com duivida não pergunte procure! www.google.com.br

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2008, 11:53 »
Pra quem quer editar arquivos pdf, é só usar o pdfedit.

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2008, 11:57 »
Creio que esqueceu de citar um dos mais famosos programas para manipular PDF/PS  em qualquer plataforma.
http://www.ghostscript.com/awki/Ghostscript
http://en.wikipedia.org/wiki/Ghostscript
Aliás o ghostscript vai muito alem disto, é só ver os links.



Li, mas não entendi muito bem...  Como efetivamente uso isso para editar um pdf?  Dê uma idéia, por favor!

ABração!
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2012, 14:51 »
Ressuscitando o tópico. Sorry.

Bom, eu raramente edito um pdf. Quando preciso criar um, basta fazer tudo no writer ou outra ferramenta do libre e depois salvar como pdf. Meu problema era mesmo ler os arquivos. Não queria instalar o Acrobat, e o evince não me servia para o proposito que buscava. Tentei o foxit e com ele tive a mesma decepção. Imagino que foi por burrice minha, sei lá. Acontece que eu queria poder ler os arquivos e ao clicar em seta pra baixo o programa fizesse a rolagem da página e ao clicar na seta para o lado, o programa mudar de página. Parece bobo, mas nem o Evince, nem o Foxit, conseguiam fazer isso (ou pelo menos, eu não soube como ativar esse comportamento).

Para resolver esse probleminha chato busquei alternativas e a que melhor atendeu minhas expectativas foi o Chromium.

O Chromium vem sem o plugin de leitura de PDF que no Chrome vem por default, mas achei tuto na net ensinando habilitar esse plugin. Caso já tenha-se o Chromium instalado, basta ir lá no site do google e baixar o instalador do Chrome pro debian/ubuntu. Após o download, ir até o diretório onde o .deb foi baixado e extrair os arquivos. Feito isso, basta ir em ~/opt/google/chrome. Dentro desse diretório você vai achar um arquivo escrito "libpdf.so", então é só copiá-lo para a pasta /usr/lib/chromium-browser, lembrando de usar o sudo pra ter permissão de colocar o libpdf.so na pasta do chromium...

Feito isso, basta reiniciar o chromium e mandar abrir qualquer pdf e voi lá... hehehehe

Bom, é bestinha e talvez já tenham dado essa dica por aqui, mas achei que valia a pena. Desculpem, não tive tempo pra procurar no fórum sobre isso. Caso eu tenha feito algo errado, podem deletar a mensagem.

=====================================
Bom, como meu passo a passo é bem por alto, vou colocar aqui a fonte de onde tirei a ideia:
http://algoritmizando.com/software-livre/chromium-com-visualizador-de-pdf-do-google-chrome-no-ubuntu/

Offline FranciscoLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Usando o Ubuntu 10.04
    • Ver perfil
    • linuxnomicro.blogspot.com
Re: 5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2012, 14:00 »
Ressuscitando o tópico. Sorry.

Bom, eu raramente edito um pdf. Quando preciso criar um, basta fazer tudo no writer ou outra ferramenta do libre e depois salvar como pdf. Meu problema era mesmo ler os arquivos. Não queria instalar o Acrobat, e o evince não me servia para o proposito que buscava. Tentei o foxit e com ele tive a mesma decepção. Imagino que foi por burrice minha, sei lá. Acontece que eu queria poder ler os arquivos e ao clicar em seta pra baixo o programa fizesse a rolagem da página e ao clicar na seta para o lado, o programa mudar de página. Parece bobo, mas nem o Evince, nem o Foxit, conseguiam fazer isso (ou pelo menos, eu não soube como ativar esse comportamento).

Para resolver esse probleminha chato busquei alternativas e a que melhor atendeu minhas expectativas foi o Chromium.

O Chromium vem sem o plugin de leitura de PDF que no Chrome vem por default, mas achei tuto na net ensinando habilitar esse plugin. Caso já tenha-se o Chromium instalado, basta ir lá no site do google e baixar o instalador do Chrome pro debian/ubuntu. Após o download, ir até o diretório onde o .deb foi baixado e extrair os arquivos. Feito isso, basta ir em ~/opt/google/chrome. Dentro desse diretório você vai achar um arquivo escrito "libpdf.so", então é só copiá-lo para a pasta /usr/lib/chromium-browser, lembrando de usar o sudo pra ter permissão de colocar o libpdf.so na pasta do chromium...

Feito isso, basta reiniciar o chromium e mandar abrir qualquer pdf e voi lá... hehehehe

Bom, é bestinha e talvez já tenham dado essa dica por aqui, mas achei que valia a pena. Desculpem, não tive tempo pra procurar no fórum sobre isso. Caso eu tenha feito algo errado, podem deletar a mensagem.

=====================================
Bom, como meu passo a passo é bem por alto, vou colocar aqui a fonte de onde tirei a ideia:
http://algoritmizando.com/software-livre/chromium-com-visualizador-de-pdf-do-google-chrome-no-ubuntu/
Não pelo mesmo motivo, pois no Envice dá para mudar de página com ctrl+pgdn, mas por que estava tentando abrir um arquivo grande de PDF, da Revista Linux Magazine, e nem o Envice nem o EPdfView estavam dando conta e no Chrome foi na boa. Valeu a dica.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
[DICA] Alternativas ao Adobe Acrobat Reader para Linux (janeiro/2016)
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2016, 15:07 »
Olá, pessoal! :D

Resolvi ressuscitar este tópico para não ter de criar um outro com exatamente o mesmo tema, e de quebra poder atualizar este aqui com algumas coisas interessantes que encontrei hoje (05/01/2016): aqui em casa eu uso o XUbuntu 14.04 de 64 bits, que já vem com o Evince, versão lite: ele é o leitor padrão de PDF do XUbuntu. Bom, pelo menos no que tenho instalado aqui... :P

Apesar de o Evince lite ser um bom leitor/visualizador, acho ele muito limitado: eu gosto de p.ex. arrastar e soltar a página do PDF usando o ponteiro, porém a ferramenta "mão" não está disponível. Também gosto de destacar texto com a ferramenta "marcador de texto", mas não está disponível no Evince lite porque ele é um mero visualizador. E foi isso que me levou a hoje pesquisar Internet afora algumas alternativas de leitores de PDF para o GNU/Linux, já que a Adobe há anos tem solenemente ignorado o universo Linux, e por isto até hoje não portou para o Linux uma versão atualizada do seu popular Adobe Reader, além de manter o plugin Adobe Flash para LInux disponível somente na antiga versão 11.2.202.559, enquanto que para Windows a Adobe atualmente disponibiliza o Flash na versão 20.0.0.270. >:(

Bom, mas chega de papo furado e lamúrias. ;D Após extensa pesquisa, cheguei à seguinte lista de visualizadores de PDF. O que está no topo da lista é o que considerei o melhor (embora isso seja subjetivo, claro. Mas é por isto que vou apresentar três opções, de modo que você possa escolher uma delas e decidir qual lhe agrada mais):

1) MASTER PDF EDITOR

Na minha humilde opinião, o Master PDF Editor é atualmente o melhor visualizador (e, de quebra, também editor) de PDF disponível gratuitamente para o GNU/Linux. Para instalá-lo, acesse o link acima, escolha entre a versão de 32 bits e a versão de 64 bits (se você não souber qual é a arquitetura do seu sistema, execute o comando uname -i, dentro do terminal do shell. Se o resultado contiver 64, seu sistema é de 64 bits. Caso contrário, seu sistema é de 32 bits), daí em seguida faça download do pacote .deb disponível para a arquitetura do seu sistema (se porventura o seu sistema usa pacotes RPM ao invés de pacotes DEB, aí é claro que você vai pegar o pacote RPM. Como este é um fórum para Ubuntu, nesta dica eu vou apenas mostrar como instalar o pacote DEB, que é o padrão para o Ubuntu).

Agora vamos supor que o nome do arquivo de pacote DEB seja master-pdf-editor-3.5.81_i386.deb, que seu nome de usuário aí no seu Linux seja fulano, e que você tenha salvado esse pacote DEB dentro da sua pasta de downloads /home/fulano/Downloads. Em tal hipótese, o arquivo de pacote DEB estará localizado em /home/fulano/Downloads/master-pdf-editor-3.5.81_i386.deb, e portanto o comando para instalá-lo será este (dentro do terminal do shell):

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i ~/Downloads/master-pdf-editor-3.5.81_i386.deb
Se tudo correr como esperado, o Master PDF Editor automaticamente aparecerá no menu de programas do seu Ubuntu. Agora é só usar e abrir um sorrisão, como ocorreu comigo. :D

Após usar o Master PDF Editor, você provavelmente não vai nem querer ver as outras opções, ;D mas ok, vamos (?) ver as demais opções...

2) FOXIT READER

Na minha opinião, o Foxit Reader vem num apertado segundo lugar, pois além de ser um visualizador de PDF bastante completo (possui recurso de arrastar e soltar página, rotacionar página etc.), é também um bom editor (possui ferramentas para destacar texto, sublinhar texto etc.).

Para instalar o Foxit Reader, acesse o link acima indicado, clique lá no botão "Download gratuito", selecione a plataforma (Linux de 32 ou de 64 bits), daí selecione a versão mais recente (maior número) disponível e clique no botão de download ("baixar").

O arquivo de instalação será um tarball: haverá um script de instalação armazenado dentro de um arquivo TAR (não compactado) que foi em seguida compactado com o programa GZIP, assim resultando num arquivo com extensão .tar.gz. O primeiro passo é descompactar esse tarball, o que você pode fazer simplesmente clicando com o botão direito sobre esse arquivo e selecionando a opção Extrair aqui. Caso não consiga encontrar essa opção, você pode descompactar o tarball por intermédio do terminal do shell. Novamente, vou assumir que seu nome de usuário é fulano e que você salvou o tarball dentro de /home/fulano/Downloads. Vou ainda presumir que o nome do arquivo tarball é FoxitReader1.01.0925_Server_x64_enu_Setup.run.tar.gz, e que portanto ele está armazenado em /home/fulano/Downloads/FoxitReader1.01.0925_Server_x64_enu_Setup.run.tar.gz. Neste contexto, o comando para acessar sua pasta de downloads e então descompactar o tarball será este:

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads && tar -xvf FoxitReader1.01.0925_Server_x64_enu_Setup.run.tar.gz
Após isso, dentro da sua pasta de downloads surgirá o shell script de instalação FoxitReader.enu.setup.x64.1.0.1.0925(r189237).run. Para que a instalação ocorra sem problemas, você deverá retornar ao shell, daí acessar sua pasta de downloads (caso ainda não esteja nela), em seguida temporariamente tornar-se root (superusuário), então tornar esse script executável e finalmente executá-lo. Eis o supercomando que fará tudo isso pra você:

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads && sudo chmod +x FoxitReader.enu.setup.x64.1.0.1.0925\(r189237\).run && sudo ./FoxitReader.enu.setup.x64.1.0.1.0925\(r189237\).run
Surgirá a janela de instalação do Foxit Reader. Eu sugiro que você altere o local de instalação para /opt/FoxitSoftware/FoxitReader e desmarque a caixa Set Default PDF Reader (definir o Foxit como seu leitor padrão de PDF), pois (i) os aplicativos que não vêm com sua distribuição são opcionais (optionals), daí ser interessante instalá-los em /opt, e, além disso, (ii) como você pode ainda estar testando/avaliando diferentes leitores de PDF, não me parece uma boa ideia definir o Foxit como seu leitor padrão de PDF antes de você terminar de testar todas as opções de leitores disponíveis.

Após a instalação do Foxit, você pode executá-lo por intermédio deste comando de terminal:

Código: [Selecionar]
/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader.sh
...ou simplesmente:

Código: [Selecionar]
/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader
Outra forma consiste em editar o painel do "menu iniciar" da sua interface gráfica, e daí criar nele um novo lançador que contenha o comando /opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader.sh %U dentro dele. 8)

Na minha próxima postagem eu mostrarei um exemplo de arquivo .desktop que você pode criar para que o Foxit Reader apareça no menu de programas do seu Ubuntu (caso o Foxit ainda não esteja aparecendo). ;)

3) QPDFVIEW

Ainda na minha opinião, o terceiro melhor visualizador de PDF (entre os que eu consegui descobrir, claro) é o qpdfview. Diferentemente do Master PDF e do Foxit, o qpdfview não é editor: somente visualizador mesmo. No entanto, é um excelente visualizador, pois possui vários recursos de visualização: ferramenta mão (arrastar e soltar), botões para rotacionar o documento, botão de pesquisa (buscar palavras), zoom (ampliação e afastamento) etc. Além disso, possui a ferramenta "adicionar anotação" (é uma ferramenta de edição, mas a única que encontrei), e ainda por cima permite que você modifique os atalhos de teclado e também as cores da interface (você pode mudar a cor de fundo da folha do PDF, por exemplo). Show de bola para quem não faz questão de ter um editor de PDF mas quer ter um visualizador de PDF bastante completo. :D

O qpdfview está disponível nos repositórios do Ubuntu, portanto para instalá-lo basta executar este comando, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install qpdfview -y
Como o repositório PPA do Ubuntu costuma estar desatualizado em relação aos PPA dos desenvolvedores, o comando acima instalará uma versão do qpdfview que é estável porém ligeiramente antiga (em relação à versão que o desenvolvedor do qpdfview disponibiliza no PPA dele). Caso você queira instalar a última versão do qpdfview disponível no PPA do desenvolvedor, instale o qpdfview com o comando indicado acima, e, após fazer isso, execute o supercomando abaixo, para adicionar o PPA do qpdfview ao seu sistema e em seguida atualizar o programa:

Código: [Selecionar]
sudo apt-add-repository ppa:b-eltzner/qpdfview -y && sudo apt-get update && sudo apt-get check && sudo apt-get dist-upgrade -y
O melhor de tudo isso é que, além de você já ter o Evince lite instalado em seu sistema, você pode instalar todos esses visualizadores aí (e ainda o Okular, sugerido em outra postagem), o que deixará seu GNU/Linux repleto de visualizadores e editores de PDF. 8)

Caso você também queira ser capaz de juntar ("merge") arquivos PDF, excluir algumas páginas do(s) PDF etc., recomendo instalar também o PDF-Shuffler:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install pdfshuffler -y
É isso. ;)
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2016, 19:16 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Como criar um lançador para o Foxit Reader.
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2016, 16:17 »
Nota preliminar: os comandos desta dica pressupõem que você instalou o Foxit Reader dentro de /opt/FoxitSoftware/FoxitReader

Nos sistemas *Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu etc.), os aplicativos (programas) que aparecem no "menu iniciar" da interface gráfica são arquivos de extensão .desktop que ficam armazenados dentro de /usr/share/applications. Felizmente, o Foxit vem com um arquivo FoxitReader.desktop dentro da pasta em que ele foi instalado. Consequentemente, caso o Foxit Reader não esteja aparecendo dentro do seu menu de programas, basta copiar aquele arquivo para dentro de /usr/share/applications. Eis o comando que você deverá executar, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo cp /opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader.desktop /usr/share/applications/
Após isso, será necessário editar esse arquivo que está lá em /usr/share/applications, para poder corrigir a localização do ícone dele. Para fazer isso, você precisará de um editor de texto simples, como p.ex. o GEdit ou o Mousepad. Caso não tenha o GEdit, instale-o com este comando, no emulador de terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gedit -y
Sempre é bom ter mais de um editor de texto simples, portanto sugiro que você também instale o Mousepad. Eis o comando de instalação:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mousepad -y
O próximo passo consiste em executar o editor de textos em modo root (superusuário), daí abrir o arquivo .desktop do Foxit, corrigir a localização do ícone, salvar o arquivo e sair do editor de textos. Vamos lá? É bem fácil. ;) Primeiro execute este comando, no terminal do shell:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/share/applications/FoxitReader.desktop
...ou, se preferir, execute o seguinte comando, para usar o Mousepad para abrir o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo mousepad /usr/share/applications/FoxitReader.desktop
O GEdit/Mousepad abrirá o arquivo para edição. Então vá até a linha que inicia com Icon= e substitua a linha inteira por este texto:

Icon=/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/images/FoxitReader.png

Agora salve o arquivo (você pode usar a opção "Salvar", disponível no menu do GEdit/Mousepad, ou então usar a combinação de teclas Ctrl S. Ambas funcionam, tanto no GEdit quanto no Mousepad). Salvou? Ok, pode fechar o editor de textos, então.

Feito isso, o Foxit Reader passará a aparecer no menu de programas do seu computador. Se não aparecer, experimente fazer logoff (encerrar a sessão) e retornar. Isso atualizará o menu. Se quiser ser mais drástico, reinicie o computador. Após isso, o Foxit Reader aparecerá no menu do seu sistema. 8)

Eis o código completo que deverá constar dentro do arquivo /usr/share/applications/FoxitReader.desktop:

Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]
Name=Foxit Reader
Comment=View pdf documents
Keywords=pdf;octet-stream;
StartupNotify=true
Terminal=false
Type=Application
#Icon=FoxitReader
X-GNOME-DocPath=
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=FoxitReader
X-GNOME-Bugzilla-Component=BugBuddyBugs
X-GNOME-Bugzilla-Version=3.14.1
Categories=GNOME;Viewer;Graphics;2DGraphics;VectorGraphics;
MimeType=application/pdf;application/octet-stream;
Exec=/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader.sh
Icon=/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/images/FoxitReader.png

Se quiser brincar um pouco, você pode p.ex. ir até a linha Comment=View pdf documents e mudar o código para algo como p.ex. Comment=Visualizador e editor de arquivos PDF.

Caso você tenha instalado o Foxit Reader em outro local, como p.ex. em /usr/share/applications/Foxit, você poderá editar esse arquivo FoxitReader.desktop aí, de modo a alterar Exec=/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/FoxitReader.sh para Exec=/usr/share/applications/Foxit/FoxitReader.sh (local em que se encontra o script executável do programa). Do mesmo modo, se você instalar o Foxit Reader em /usr/share/applications/Foxit, então terá de alterar Icon=/opt/FoxitSoftware/FoxitReader/images/FoxitReader.png para Icon=/usr/share/applications/Foxit/images/FoxitReader.png.

O bacana do GNU/Linux é que, apesar de às vezes ser um pouco complicado ou trabalhoso, ele em contrapartida lhe oferece essa liberdade e flexibilidade. Você pode instalar o programa onde quiser, e customizar (personalizar) o lançador dele.

Espero que estas dicas lhe ajudem.

É isso. ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re:5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2016, 22:56 »
Boa noite pessoal,

Primeiramente, desculpem por "desenterrar" o tópico, é que como ele é excelente e o que eu pretendo debater está diretamente relacionado a ele, preferi dar um "up" do que criar um novo tópico.

Estava mexendo no rWindows 10 hoje e ao copiar/colar uma passagem de um pdf para um documento do LibreOffice, percebi que o fragmento copiado já foi na formatação correta, diferentemente do Evince, que copia cada frase como se fosse um parágrafo. Exemplificando:

Citar
No Evince, o texto
copiado ficaria
assim.

Citar
No leitor do windows ele ficou assim, como se eu tivesse digitado (ou copiado de um outro documento do LibreOffice).

Pois bem, minha dúvida é: Algum dos leitores de PDF que aparecem nesse tópico (ou algum outro leitor) possui essa leitura "mais inteligente" que a do Evince?

Muito obrigado!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2016, 23:08 »
Pois bem, minha dúvida é: Algum dos leitores de PDF que aparecem nesse tópico (ou algum outro leitor) possui essa leitura "mais inteligente" que a do Evince?

Um arquivo PDF pode ter somente vetores, ou vetores combinados com dados de pixels (dados esses que podem estar com ou sem compressão - ou ambos), ou somente dados de pixels (com ou sem compressão, ou ambos). Em suma: muito complicado responder categoricamente se algum dos leitores e editores já mencionados irá se comportar do mesmo modo que o visualizador que você usou no Windows 10.

A minha sugestão é que você instale todos (Master PDF Editor, Foxit Reader, qPDFView e Okular) e faça o teste com cada um deles. O mais provável de se comportar tal qual o visualizador do Windows 10 é o Master PDF Editor, mas só testando mesmo para saber com certeza.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re:5 alternativas ao Adobe Reader para Linux
« Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2016, 23:25 »

Um arquivo PDF pode ter somente vetores, ou vetores combinados com dados de pixels (dados esses que podem estar com ou sem compressão - ou ambos), ou somente dados de pixels (com ou sem compressão, ou ambos). Em suma: muito complicado responder categoricamente se algum dos leitores e editores já mencionados irá se comportar do mesmo modo que o visualizador que você usou no Windows 10.

A minha sugestão é que você instale todos (Master PDF Editor, Foxit Reader, qPDFView e Okular) e faça o teste com cada um deles. O mais provável de se comportar tal qual o visualizador do Windows 10 é o Master PDF Editor, mas só testando mesmo para saber com certeza.

Primeiramente, muito obrigado pela resposta!

De fato, varia de PDF pra PDF, mas o que me chamou atenção é que nesse caso era um livro escaneado no qual foi passado OCR (o arquivo foi salvo com o "texto sob a imagem"), eu já fiz esse mesmo processo, nesse mesmo livro no Windows (fazendo uma citação em outro artigo) e fiquei impressionado com o leitor do rWindows...

É a primeira vez em anos que vejo o rWindows fazer algo melhor (dentro das minhas necessidades, claro) que o Linux.

ABS.