Autor Tópico: recuperar grub ou salvar dados (RESOLVIDO)  (Lida 11447 vezes)

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
recuperar grub ou salvar dados (RESOLVIDO)
« Online: 30 de Agosto de 2008, 13:08 »
Bom dia.
Sei que existem vario topicos sobre o grub, mas no meu caso complicou.
Seguinte, fui obrigado a instalar outro sistema de forma urgente para testar um pacote.
Tinha o ubuntu pegando 100% do hd, redimensionei para para 70% e coloquei esse sistema bos outros 30%.
Instalei o outro sistema, que detonou e perdi acesso ao ubuntu.
Consegui fazer o que precisava nesse sistema, mas agora preciso recuperar o grub para acessar o ubuntu.

Detalhe 1 =
Nao tenho acesso a minha pasta home, boot, usr e outros, nem pelo outro sistema nem pelo Live CD, diz que nao tenho permissao
Por isso, por outro sistema ou pelo live cd nao consigo editar o menu.lst que esta em /boot/grub/menu.lst.
Nao consigo também salvar os meus dados.
Isso elimina quase todas as dicas para corrigir o menu.lst e recuperar o grub.

Necessito do acesso a pasta boot e home para corrigir o problema ou salvar os dados, pelo modo grafico, o sistema dis que nao pode determinar as permissoes da pasta e pelo modo texto, os comandos chmod e chown nao me dao acesso a pasta.

Detalhe 1 =
O INTRIGANTE é que a pastas boot, home, usr e outras a qual não tenho acesso não ficam com o icone normal que indica ser uma pasta, tanto usando o live cd do ubuntu como instalando e montando essa partição em outro sistema, baixei o fedora 9, montei a partição e o icone dessas pastas parecem com um icone de um arquivo texto.
Outro detalhe é que ao montar a partição, seja no fedora, mandriva ou no livecd do ubuntu, abro o gparted ou qq outro e, nessa partição, que tem exatos 140GB mostra somente 3gb ocupado e o resto livre, dai a gente pensa, ja era, perdeu tudo, meus dados giravam em torno de 100GB.
Mas ao instalar qualquer outra distro, ao reconhecer a partição, ele mostra que eu tenho 113GB de dados na partição de 140GB, ou seja, esta tudo la.
Dai, acredito que quando uso o live cd do ubuntu ou instalo outro sistema na outra partição, quando o modo grafico sobe e eu exploro a partição ou acesso ela por um software de particionamento, ele mostra somente esses 3 giga ocupado e o resto livre por que ele não consegue nem contabilizar a pasta home, boot, usr...
Agora outras pastas menos importantes (nesse caso) como /media, /dev, /mnt, /var, etc... ele abre normal.
Isso me leva a crer que tenho um problema de segurança para acessar a pasta home e que ainda posso reaver meus dados.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 13:20 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: recuperar grub ou salvar dados
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2008, 13:27 »
Tenta essa aí :
Entrar com o Live CD do Ubuntu e digitar no terminal:
   
   1-
   
Código: [Selecionar]
sudo grub   
   2-
   
Código: [Selecionar]
find /boot/grub/stage1   
   3-
   
Código: [Selecionar]
root (hd?,?)  (onde ?,? é o que aparece no 2 - (hd0,1) por exemplo)   
   4-
   
Código: [Selecionar]
setup (hd0)      
5-
 
Código: [Selecionar]
quit
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: recuperar grub ou salvar dados
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2008, 15:49 »
como eu disse, não tenho acesso a pasta boot ou home.
por isso, o comando find /boot/grub/stage1 não rola.
esse processo me deixa empacado no passo 2.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: recuperar grub ou salvar dados
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2008, 00:52 »
tentei isso e n'ao deu certo ainda.
.iniciei pelo live cd do ubuntu  e no terminal dei os comandos.
$sudo mount -w /dev/sda2/mnt
$sudo mount -w /dev/sda2 /home/ubuntu/mnt
$sudo mount -o bind /dev /home/ubuntu/mnt/dev
$sudo mount -o bind /proc /home/ubuntu/mnt/proc
  Estava indo tudo bem, mas no proximo comando que era:
$sudo chroot /home/ubuntu/mnt
tive a resposta: permission denied

Nao consigo restaurar o grub, nem acessar a pasta boot ou principalmente a pasta home, apenas se acessasse a pasta resolveria meu problema.
comandos chown e chmod dao acesso nao permitido.


Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: recuperar grub ou salvar dados
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2008, 13:19 »
Novela Resolvida.

Eu acreditava que a mensagem de acesso negado ao acessar a pasta home se dava ao fato de eu ter criptografado (faz tempo que instalei, não lembrava mais) algo ou algum dispositivo de segurança, alguma novidade do ubuntu 8.04 que impedia alguem de roubar seus dados mesmo que roube seu hd.

Mas se fosse esse o caso, um detalhe chamou atenção: Por que a pasta tmp também estaria indisponivel? (Não sei como não notei!). Esse detalhe não fez sentido, eu tinha acesso a pasta media e outras mais importantes que a pasta tmp, ela não teria por que estar indisponivel, ai a teoria da segurança, criptografia ou seja la o que fosse, caiu por terra.

Não podia ser nada alem de um pau na partição. só podia ser pau mesmo na trilha 0.

Por um lado pensei que agora tinha ferrado, mas sabendo onde esta o erro fica mais facil se concentrar.

Então, com o meu hd em escravo em outro micro ubuntu 8.04, via apt-get, instalei o testdisk.

Dica: Não deixem de ter esse software para recuperar partições perdidas ou com defeito.

executei o testdisk e mandei analizar o hd escravo em busca de partições perdidas.

Antes tinha o ubuntu em 100% do hd, redimensionei o mesmo para + ou - 70% e após isso, instalei varios sistemas nos 30% restantes, formatei inumeras vezes.

A duvida era, após redimensionar uma partição, formatar e instalar varioas sistemas, mexer na mbr mais que ovo mexido, o testdisk recuperaria minha partição de antiga que ocupava 100% do hd?

Sim, ele recuperou, rebootei a maquina e com meu hd ainda em escravo e todos os dados estavam la, pude acessar as pastas que antes eram inacessiveis.

pude acessar a pasta boot, assim, refiz o grub e voltei a trabalhar com o ubuntu.

Segue ai a dica para quem tem o ubuntu ocupando 100% do hd e redimensione o hd para instalar outro sistema em uma nova partição que não reconheça o ubuntu.

Acho que isso ocorreu por causa do redimensionamento, seria mais rapido recuperar o grub se o hd ja tivessse particionado, sem precisar redimensionar, ai não teria dado pau na MBR.


lembrando o que não deu certo:
nenhum outro sistema acessava varias das pastas do ubuntu no hd, nem live cd nem instaland na outra partição.
Recuperar o grub era impossivel, pois nenhum procedimento dava certo, ja que a maioria exige que se acesse o /boot/grub da partição do sistema antigo e a pasta boot não tem permissões, ela não tem permissão nenhuma estabelecida, estão todas com interrogação (?????).
Os comandos chmod e chown não funcionam para acessar o diretório, o chmod não funciona por que ele não pode estabelecer novas permissões de acesso sem saber quais permissões o arquivo ou pasta tem, nenhum parametro corrige isso.
O chown não funciona por que ele não pode estabelecer o proprietario, em resumo, vc não pode se apropriar de algo de quem vc não sabe quem é.
O comando chroot para mudar para a raiz dava acesso negado, sem poder fazer isso, a chance de recuperar o grub cai para quase 0.
Sem poder acessar a pasta /boot/grub a chance de recuperar o grub cai para 0.

Instalei o fedora, mandriva, eles leem a partição do ubuntu, montam, mas não deixam as pastas home, boot, sbin, lib... disponiveis.
Mesmo acessando como root no terminal não adentramos a essas pastas que ele nem reconhece como pasta.

No desespero, peguei outra maquina ubuntu, botei la o hd e tentei mover a pasta "boot" para a partição que não subia.
Impossivel, ele não permitia, podia jogar na raiz qq pasta, mas não a boot, e ele não dizia que não podia substituir, ele simplesmente dava a mensagem de "erro de parametro, diretório invalido", tentei deletar a pasta boot da partição com problema e tinha o mesmo erro, criei uma pasta na raiz, tentei renomear para boot e tive o mesmo erro.

Mesmo adicionando o ubuntu no grub de outro sistema não bootava, desisti de fazer o hd subir e passei a priorizar o salvamento dos dados, que por sinal, estavam inacessiveis de todas as formas possiveis, seja pelo live cd, por outro sistema em outro computador ou mesmo instalando outro sistema em uma partição vazia do próprio HD.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.