Autor Tópico: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO  (Lida 34454 vezes)

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Online: 27 de Outubro de 2008, 11:10 »
Estou com problemas com a minha Atheros AR2413 802.11bg.

Eu a desativei em Drivers e Hardwares para testar o ndiswrapper, pois eu estava com problemas de travamento. Só que o ndiswrapper se mostrou ineficiente, com quedas seguidas de conexão.

Agora não consigo reativar minha Atheros AR2413 802.11bg pelos Drivers restritos. Pede pra reiniciar, mas quando volta continua desativado. Funcionar, funciona, mas cada boot tenho que reativá-la, e sempre pede pra reiniciar...  :(

Alguma solução???  ???
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 09:35 por rodrigo.miguel »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
SOLUÇÃO
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:26 »
A ferramenta Drivers de Hardware do 8.04.1 parece estar bugada. Habilito os drivers, reinicio o sistema, e nada! Ao habilitar, a rede sem fio passava a funcionar, mas após reiniciar o sistema, era preciso refazer o processo...

Mas, encontrei uma solução!

Já que o driver que veio com o Ubuntu estava travando e a ferramenta Drivers de Hardware esta, aparentemente, bugada, resolvi instalar o MadWifi manualmente.

Minha placa é a seguinte:

Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu-laptop:~$ lspci | grep
Atheros05:01.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC (rev 01)

Instalando pacotes necessários:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo aptitude install build-essential
Download do driver:

Código: [Selecionar]
wget -c http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
Verifique se é o mais recente em http://snapshots.madwifi-project.org/ ou http://madwifi-project.org!

Descompactando:

Código: [Selecionar]
tar xvf madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
Entrando na pasta descompactada:

Código: [Selecionar]
cd madwifi-hal-0.10.5.6-r3861-20080903
Para instalar:

Código: [Selecionar]
make
sudo make install

Para carregar os módulos:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe ath_pci
sudo modprobe wlan_scan_sta

Para carregar os módulos automaticamente no boot:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modules
...e adicionar no final do arquivo:

Código: [Selecionar]
ath_pci
wlan_scan_sta

Após atualizações do Kernel, o driver deve ser reinstalado, executando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo aptitude install build-essential
make clean
make
sudo make install
sudo modprobe ath_pci
sudo modprobe wlan_scan_sta



Observações: agora a conexão é bem mais rápida e parece estar funcionando melhor do que nunca!



Referência: http://madberry.org/2008/08/how-to-get-atheros-ar242x-wireless-to-work-2/


FIM  ;D







« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 16:40 por rodrigo.miguel »

Offline jcao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2008, 14:24 »
Olá Rodrigo
estou seguindo as instruções pois não consigo conectar, embora tenha o sinal, inclusive mudando de local eu consigo a conexão.
mas estou recebendo a seguinte mensagem
Citar
wget -c http://snapshots.madwifi.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gzwget -c http://snapshots.madwifi.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
--14:15:31--  http://snapshots.madwifi.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
           => `madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz'
Resolving snapshots.madwifi.org... 217.24.1.134
Connecting to snapshots.madwifi.org|217.24.1.134|:80... connected.
HTTP request sent, awaiting response... 301 Moved Permanently
Location: http://snapshots.madwifi-project.orgmadwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz [following]
--14:15:36--  http://snapshots.madwifi-project.orgmadwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz/
           => `index.html'
Resolving snapshots.madwifi-project.orgmadwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz... failed: Name or service not known.

o que pode estar errado?

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:29 »
Você não consegue baixar o driver?

Tente desta forma:

Código: [Selecionar]
wget -c http://snapshots.madwifi-project.org/madwifi-hal-0.10.5.6-current.tar.gz
Parece que eles mudaram de domínio... por isso o erro...
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 16:38 por rodrigo.miguel »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2008, 08:45 »
Rodrigo, eu tenho essa placa no meu notebook e parece que não é o driver que tem bug, mas sim uma falha no carregamento de outros recursos do módulo. Tem um tópico aqui no fórum que, após instalar e ativar o driver ath5, edita o /etc/modprobe.d/blacklist adicionando dois itens no blacklist. Fazendo isso funcionou e até preferi porque a cada atualização de kernel eu não vou ter que recompilar os drivers.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:41 »
Rodrigo, eu tenho essa placa no meu notebook e parece que não é o driver que tem bug, mas sim uma falha no carregamento de outros recursos do módulo. Tem um tópico aqui no fórum que, após instalar e ativar o driver ath5, edita o /etc/modprobe.d/blacklist adicionando dois itens no blacklist. Fazendo isso funcionou e até preferi porque a cada atualização de kernel eu não vou ter que recompilar os drivers.

Acho que você não entendeu o meu problema...

Minha wireless funcionava normalmente, sempre ativada e conectando.

Só que  algumas vezes, mais ou menos uma vez por semana, ela travava o meu Note. Então decidi testar o driver do Windows. Mas não ficou muito bom, pois a conexão vivia caindo...

Decidi voltar para o driver padrão, mas sempre que reiniciava o sistema, estava desativado. Isto me levou a utilizar o madwifi, e a minha wireless ficou melhor do que nunca. Claro, com o tal inconveniente de ter que recompilar...

Mas a sua dica me ajudou a identificar a causa do problema com o driver padrão. Ele sepre reinicia desativado justamente por estar no blacklist:

em /etc/modprobe.d/bkacklist-local

blacklist ath_pci


Ou seja, justamente o oposto de sua afirmação! ;D

De qualquer forma, obrigado!

Poderia me informar qual o tópico exatamente trata do assunto, para mim verificar se é o mesmo que encontrei?

Ainda assim, prefiro o madwifi. Sem travamentos, muito mais estável, etc...






« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 09:45 por rodrigo.miguel »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:34 »
Estranho...

Fiz uns testes desativando o madwifi, e:

Mesmo removendo o módulo do blacklist, ao reiniciar o sistema, ele volta pra lá...

Se removo e habilito os drivers em "Drivers e Hardware", ele não volta, mesmo assim a wireless não é ativada. Fica apenas uma opção marcada (em "Drivers e Hardware"), porém ambas desativadas...

Se desmarco, ao reiniciar, o módulo volta para o blacklist.

Isto não acontecia no Mint Elyssa. Apos testar o Ndiswrapper, voltei para o driver padrão sem nenhum problema. E parece que também não acontecia no 7.10 (não tenho certeza...).

Se não é BUG, não sei o que é...

Talvez seja algum conflito com a instalação do Ndiswrapper.

Com o madwifi tudo funciona bem! :)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:48 »
Foi esse aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42330.0.html

A minha é uma Ahteros AR242x 802.11abg Wireless. To usando o módulo da athk5 (Support for 5xxx series of Atheros) e o Suporte Atheros LAN cards está desativado.

Até agora tá funcionando beleza sem travamentos.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Sniffer_Bra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2009, 08:35 »
A dica do @rodrigo.miguel resolveu meu problema num dv6650br.

Apenas fiz algumas correções no nome do arquivo, que tinha mudado.

Obrigado.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 08:38 por Sniffer_Bra »

Offline rhalffire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2009, 01:42 »
eaeww galera desculpa da uma de coveiro mais eu estou com mesmo problema tem alguem para me ajudar???

minha placa de rede é atheros 2413 tbm eu estou com o ubuntu 8.04 ele conectava com os drivers restritos só q oscilava muito ai tentei fazer o esquema do madwifi só q qndo tava atualizando meu pc desligou ai danou-se tudo
ficou pela metade o serviço e agora num consigo mais arrumar pq num funfa a wireless só pelo ruindows como eu faço pra remover os pacotes quebrados do madwifi e voltar o q vem no ubuntu para fazer a receita do bolo certo????


agradeço pela ajuda !!

obs sou novato no linux usava antes o kurumin migrei a pouco tempo para o ubuntu em breve estarei de slackware huahuahuhaua

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2009, 12:42 »
em breve estarei de slackware

Então, por que esse trabalho todo?

Offline rhalffire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2009, 16:25 »
afff!! vou fingir q num li isso ???

mais alguem pode ajudar??? ou só pq eu disse q futuramente irei instalar o slackware eu feri os sentimentos dos adeptos do ubuntu ...

eu estou usando ubuntu pela facilidade pq sou novato no linux, depois de um tempo vou testar outras distros para obter um conhecimento mais amplo sitei o slackware por falarem ser mais complexa... mais num disse q era melhor ou estou dispensando a distro ubuntu pelo contrario gostei da distro num é atoa q ela a distro mais usada...



pensei q a finalidade dos foruns era ajudar o proximo e a troca de experiencias mais vejo que me enganei...

é bem mais facil criticar!!               





Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2009, 18:50 »
ou só pq eu disse q futuramente irei instalar o slackware eu feri os sentimentos dos adeptos do ubuntu ...

Aff...

Você escreveu: "em breve estarei de slackware"

Breve, pra mim, é breve mesmo...

Quando falei de trabalho, fui honesto. A cada atualização de kernel, o tutorial deve ser refeito. Isto é trabalhoso... :P


Qual foi a crítica?


Não viaja...

Use slackware, use Ubuntu, seja feliz!


Por fim, dedicar-se a resolver um problema em uma Distro que será logo substituída por outra (SEGUNDO SUAS PALAVRAS) não é muito motivador...

« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 18:54 por rodrigo.miguel »

Offline rhalffire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2009, 23:07 »
"em breve" "futuramente" "algum dia" isso não define uma estimativa de tempo exato, porem pouco importa se vou instalar daqui 2 semanas ou 2 meses oque importa é a solidariedade, de saber que atravez da sua ajuda eu aprendi e quando ouver um problema novamente eu vou saber me virá, ou posso até mesmo estar ajudando alguem.


"Por fim, dedicar-se a resolver um problema em uma Distro que será logo substituída por outra (SEGUNDO SUAS PALAVRAS) não é muito motivador..."

motivador seria saber que atravez de sua ajuda muitos estarão conseguindo resolver o problema e que num importa se instale o desinstale o que importa que eles aprenderam e isso cria um "ELO" no forum de amizade e solidariedade.


"Quando falei de trabalho, fui honesto. A cada atualização de kernel, o tutorial deve ser refeito. Isto é trabalhoso..."

de maneira nenhuma questionei seus principios e nem cometi um desagravo contra sua honestidade e muito menos eu fui desonesto com alguem

nem vo mais replicar eu não quero estragar o tópico com inutilidades, afinal vc ta fazendo um bom trabalho em ajudar o pessoal q está com dificuldade.

obrigado.

 



Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Reativar placa wireless Atheros AR2413 802.11bg RESOLVIDO
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2009, 23:33 »
Voltando ao que interessa...

Será que você não consegue um cabo de rede pra terminar a atualização?

Repito: quando o kernel é atualizado, o madwifi deve ser re-instalado. Pois ele para de funcionar, ou seja, a rede sem fio já era...

Será que não foi por isso que a rede sem fio aí não funciona mais? Aqui isso acontece...


Obs: não leve tão a sério as respostas ou comentários, nem mesmo pro lado pessoal (me refiro àquelas que parecerem irônicas... pois nem sempre o são realmente)... Ninguém aqui está discutindo religião...