Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176593 vezes)

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1020 Online: 17 de Maio de 2009, 11:48 »
Abra um terminal e digite o seguinte comando   sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status   e cole o resultado aqui.
Uma sugestão , quando vc usar o pacote do alarcon, toda a instalação gera um texto no terminal, copia esse texto e cola aqui, ficara muito mais fácil resolver seu problema.

essa resposta não foi pra mim né?

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1021 Online: 17 de Maio de 2009, 13:23 »
Tobimax se você baixou o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz, descompactou ele e leu com cuidado os arquivos Leia-me (resumido) e guia_instalação.pdf (completo com ilustrações) e seguiu todas as dicas a risca, naõ era para acontecer isso que você falou quanto ao não instalar o discador gnome-ppp, portanto veja aí direitinho, pois isso é um indício que você fez algo de errado por aí.

Caso o erro seja somente da instalação do discador gnome-ppp, mas o driver do modem esteja instalado, é só vc entrar na pasta modem-arquivos-v29 gerada pela descompactação e clicar duas vezes no arquivo gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb para instalá-lo.

Para saber se o driver foi corretamente instalado aí, abra o terminal e digite cada um destes comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

e por fim digite este comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e veja o que é mostrado no terminal.

OBS: como você tem um modem HSP56 MR (SiS) e até onde sei este modem apresentava um pequeno inconveniente que era o seguinte, após instalaro s pacotes que faço e antes de inr no Aplicações > Internet > GNOME PPP, tinha-se que abrir o terminal e digitar sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart para só então usar o discador gnome-ppp. Não sei se com as versões mais recentes do driver smartlink este pequeno defeito para este tipo de modem havia sido resolvido.
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 13:35 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1022 Online: 17 de Maio de 2009, 13:30 »
Como devo proceder, pois instalei a v27 e não apareceu o Drive do modem motorola. O meu é fax modem. Deve desinstalar ( e de que forma) ou posso instalar a v29 por cima da v27(e de que forma).

Uma sugestao. Centralizar essa discussão sobre esse modem, em um forum só.

Raimundo
Manaus- Amazonas

Basta você instalar o v29 como recomendado que ele deve sobrescrever o outro.

Não entendi o "Centralizar essa discussão sobre esse modem, em um forum só", pois esse é um fórum só, mas se você quis dizer em um só tópico, não vejo necessidade por que já que o modem motorola sm56 usa o driver Smartlink e esse tópico trata sobre a instalação deste driver, creio que já seja o suficiente.

Caso os usuários achem que já são muitas páginas de informação eu unifiquei tudo neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48619.0.html

que só deve ser lido caso algum de vocês queiram ter mais detalhes sobre o driver smartlink e o Ubuntu. Qualquer dúvida é para ser postada aqui. Lá é só fonte de consulta ok.

OBS: Se não me engano para o caso do motorola sm56, em muitos dos caso é apresentado no próprio Ubuntu através dos Drivers Restritos ou Drivers de hardware uma opção de ativação deste modem que é o suficiente.
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 13:53 por alarcon »

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1023 Online: 17 de Maio de 2009, 15:04 »
Alarcon
Antes de ver sua resposta eu resolvi tentar instalar pela 3ª vez, e essa foi bem sucedida, consegui instalaro modem e o gnome-ppp
A unica coisa que ainda não consegui foi conectar, pois ou fala que a linha está ocupada ou que não há protadora (no carrier), mas isso eu já tento resolver já.

Muito obrigado pela ajuda, você fez um otimo trabalho.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1024 Online: 17 de Maio de 2009, 17:19 »
Alarcon
Antes de ver sua resposta eu resolvi tentar instalar pela 3ª vez, e essa foi bem sucedida, consegui instalaro modem e o gnome-ppp
A unica coisa que ainda não consegui foi conectar, pois ou fala que a linha está ocupada ou que não há protadora (no carrier), mas isso eu já tento resolver já.

Muito obrigado pela ajuda, você fez um otimo trabalho.

Alguns modems suportados pelo driver smartlink requerem que a opção verificar portadora nas configurações do discador gnome-ppp fique desmarcada, mas como a grande maioria dos modems que usam este driver usam o discador com essa opção marca, é assim que uso no script de instalação, portanto tente a conexão com essa opção de verificar portadora marcada e desmarca para ver qual é a melhor no seu caso.


Agora lembre-se do que já falei sobre o modem da SiSe o discador gnome-ppp nos textos logo acima.

Offline jaguarsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1025 Online: 17 de Maio de 2009, 18:27 »
eu  instalei  o pacote porem fica horas com a frase discando quando clik em detectar modem ele tambem se comporta igual da  uma  forca a  ID do modem é (2000:2800)
Smart Link Ltd. SmartPCI2800 V.92 PCI Soft DFT (rev 02)

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1026 Online: 17 de Maio de 2009, 22:18 »


Não está conectando ainda =/
Ai eu tentei re-instalar o pacote e não acha mais o modem
p.s.: a imagem é depois da reinstalação do pacote

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Dependências do Wvdial e Remastersys
« Resposta #1027 Online: 18 de Maio de 2009, 05:44 »
Olá, Alarcon!

Graças a Deus não sou mais usuário de uma conexão discada (embora o meu Velox seja numa velocidade tão baixa que esse plano nem existe no mercado - 150 KB) e até doei meu modem à uma amiga que comprou um micro que veio apenas com placa de rede.
Mais tarde vou instalar o Ubuntu no micro dela e resolvi fazer uma versão remasterizada com tudo que ela necessita através do Remastersys.

Logo, baixei e instalei o wvdial para poder instalar o seu pacote lá no micro dela. As dependências do wvdial são: libuniconf4.4, libwvstreams4.4-base, libwvstreams4.4-extras e libxplc0.3.13. São as mesmas dependências para o Gnome-ppp.

Quem conhece um amigo que usa ubuntu e tenha uma conexão banda larga, o melhor é pedir pra ele instalar tudo o que se necessita numa instalação normal e mais o gnome-ppp e o remastersys e então criar uma imagem do sistema usando essa ferramenta.

Ateh!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1028 Online: 18 de Maio de 2009, 10:34 »


Não está conectando ainda =/
Ai eu tentei re-instalar o pacote e não acha mais o modem
p.s.: a imagem é depois da reinstalação do pacote

segundo a sua imagem você executou o comando de forma errada, pois deveria ser assim:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e você fez assim:

sudo /etc/init.d/sl-daemon restart

ou seja,  usou sl-daemon ao invés de sl-modem-daemon no comando, por isso o "command not found" que quer dizer comando não encontrado.

alarcon

  • Visitante
Re: Dependências do Wvdial e Remastersys
« Resposta #1029 Online: 18 de Maio de 2009, 10:37 »
Olá, Alarcon!

Graças a Deus não sou mais usuário de uma conexão discada (embora o meu Velox seja numa velocidade tão baixa que esse plano nem existe no mercado - 150 KB) e até doei meu modem à uma amiga que comprou um micro que veio apenas com placa de rede.
Mais tarde vou instalar o Ubuntu no micro dela e resolvi fazer uma versão remasterizada com tudo que ela necessita através do Remastersys.

Logo, baixei e instalei o wvdial para poder instalar o seu pacote lá no micro dela. As dependências do wvdial são: libuniconf4.4, libwvstreams4.4-base, libwvstreams4.4-extras e libxplc0.3.13. São as mesmas dependências para o Gnome-ppp.

Quem conhece um amigo que usa ubuntu e tenha uma conexão banda larga, o melhor é pedir pra ele instalar tudo o que se necessita numa instalação normal e mais o gnome-ppp e o remastersys e então criar uma imagem do sistema usando essa ferramenta.

Ateh!

Essa é uma excelente idéia e fica aí para quem tem algum tipo de modem suportado pelo driver smartlink e conexão banda larga e queira ajudar amigos. Distribua um CD ou DVD do Ubuntu já remasterizado com os arquivos necessários a ativação do modem com os pacotes que faço ou por outra dica qualquer do fórum e etc.

« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 10:58 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1030 Online: 18 de Maio de 2009, 10:51 »
eu  instalei  o pacote porem fica horas com a frase discando quando clik em detectar modem ele tambem se comporta igual da  uma  forca a  ID do modem é (2000:2800)
Smart Link Ltd. SmartPCI2800 V.92 PCI Soft DFT (rev 02)

Acho que já enviei uma mp (mensagem particular) para você explicando que pode ser pelo motivo de que para o Ubuntu 9.04 32bits não vir mais instalado o wvdial que é o responsável pela conexão, pois o discador gnome-ppp é apenas uma interface gráfica para o wvdial que só se usa via comandos de terminal.

Para o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz funcionar é necessário instalar antes o wvdial e suas possíveis dependências.

Vejo que cada vez mais a conexão discada no Ubuntu vai ficando esquecida, pois como é que pode um aplicativo fundamental para isso (o wvdial) não vir mais instalado. Talvez seja por que o limite de apenas um CD esteja chegando ao fim e aí para economia de espaço eles retiram da ISO o que pode ser considerado menos importante.

Uma possível solução ao não poder usar o discador gnome-ppp de início, seria instalar o meu pacote e tentar a conexão pelo comando de terminal:

sudo pppconfig

que basicamente vai fazer estas perguntas:

Citar
    * Você estará no menu principal. Escolha 'Criar uma conexão'.
    * Deixe o nome como 'provedor', aperte 'Ok'.
    * Selecione 'Dinâmico Usar DNS dinâmico', aperte 'Ok'.
    * Selecionar 'PAP Peer Authentication Protocol', aperte 'Ok'.
    * Insira seu nome de usuário para o provedor com o @ e domínio, por exemplo usuario@provedor.com.br, aperte 'Ok'.
    * Insira sua senha para o provedor, aperte 'Ok'.
    * Deixe a velocidade de 115200 como recomendado, aperte 'Ok'.
    * Escolha discagem de Tom ou Pulso, aperte 'Ok'.
    * Insira o número do telefone de seu provedor (use apenas números), aperte 'Ok'.
    * Você pode tentar ter seu modem detectado automaticamente, mas não funcionou para mim, mesmo em meu facilmente detectável modem externo.
    * Se o modem não for detectado, ele perguntará em qual porta seu modem está que você deve responder /dev/ttySL0. Insira o nome do dispositivo para seu modem, aperte 'Ok'.
    * Uma tela de finalização aparecerá e lhe dará a oportunidade de fazer mudanças se necessário. Estamos quase acabendo esta parte. Os próximos passos permitirão que sua conta de usuário conecte e desconecte sem precisar de sudo (de forma que você não precisará inserir a senha para conectar). Escolha 'Opções Avançadas'.
    * Escolha 'Adicionar-Usuário Adicionar um usuário ppp'.
    * Remova quaisquer caracteres indesejados da caixa de entrada pressionando Backspace (se necessário), então digite seu nome de usuário no Ubuntu, aperte 'Ok'.
    * Escolha 'Anterior Retorne para o menu anterior' na tela de Configurações Avançadas.
    * Escolha 'Finished Write files and return to main menu.'.
    * Escolha 'Sair Sair deste utilitário'.
    * Saia da janela do terminal, digite: exit

Nota: para maiores informações veja: http://wiki.ubuntu-br.org/DialupModem?highlight=(dialup)



e depois de corretamente configurado pelas perguntas que irão ser feitas a você. use os comandos (pelo terminal0:

sudo pon (para conectar)

e

sudo poff (para desconectar)

conseguindo a conexão aí vc instala o wvdial com o comando:

sudo apt-get update

sudo apt-get install wvdial


e depois passa a usar o discador gnome-ppp, que já deve estar instalado com o meu pacote, indo em Aplicativos > Internet > GNOME PPP

Offline jaguarsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1031 Online: 18 de Maio de 2009, 13:48 »
Baixei o pacote do 8.10 e segui o manual ilustrado...
No final o gnome-ppp não foi instalado, pois quando eu vou em Aplicativos > Internet ele não está la
O que posso fazer?
   

ei  instalei  tido  certo porem o  erro  agora  é  o  mensagen  de  erro  o  modem nao encontrado

Offline jaguarsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1032 Online: 18 de Maio de 2009, 13:51 »
instalei  tudo  certinho  porem  da  a  mensagem  de  erro  modem  nao  encontrado

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1033 Online: 18 de Maio de 2009, 16:42 »
instalei  tudo  certinho  porem  da  a  mensagem  de  erro  modem  nao  encontrado

Vamos ver se vc fez tudo direito aí:

Para saber se o driver foi corretamente instalado aí, abra o terminal e digite cada um destes comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

e por fim digite este comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e veja o que é mostrado no terminal.

Veja também se em /usr/sbin existe o arquiuvo slmodemd.

Se em /etc/init.d/ existe o arquivo sl-modem-daemon.

Se em /etc/default existe o arquivo sl-modem-daemon

Se as configurações do gnome-ppp nas abas Modem e Opções estão como nas fotos deste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48619.msg283954.html#msg283954

se ao digitar:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

no final de cada um destes dois arquivos há uma informação do tipo:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente que os valores entre duas aspas devem ser seu nodem de acesso do provedor de forma completa (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor, respectivamente e na formatação indicada acima.

Atenção também que o pacote que faço só funciona para as versões 32bits e não 64bits do Ubuntu.

Se tudo estiver correto, então no terminal digite mais isso:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

e depois isso:

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

altere o que destaquei em vermelho para o seu nome de usuário (aquele que vc digita par entrar no Ubuntu) que não sei qual é ok.


Veja também se seu modem tem o mesmo problema do modem HSP56 MR (SiS) que antes de usar o discador gnome-ppp que fica em Aplicações > Internet, tem que abrir o terminal e digitar:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

para só então o modem ser detectado pelo discador gnome-ppp.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 16:48 por alarcon »

Offline jaguarsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1034 Online: 18 de Maio de 2009, 17:54 »
Novo pacote para ativação de modem no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope 32bits - EXPERIMENTAL


O procedimento de instalação é igual ao outros pacotes que já fiz e para saber isso, para quem ainda não conhece basta fazer o download pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v30 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações).

O link do pacote modem-arquivos-v30.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/file/102272939/5cc0c002/modem-arquivos-v30tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae


OBS: Qualquer erro por favor anotem e relatem aqui, pois este driver smartlink é o mais novo e portanto não garantido que funcione.

Atenção: Percebi que nesta nova versão do Ubuntu não há mais o aplicativo wvdial instalado por padrão, pelo menos aqui no meu sistema ele não instalou como nas versões anteriores. Então caso vocês instalem o meu pacote e que não tenha instalado ele do CD durante o processo de instalação do pacote como uma possível dependência do discador gnome-ppp, então antes de instalar o meu pacote, baixem o wvdial daqui:

http://packages.ubuntu.com/jaunty/wvdial

Notem que ele possui outros pacotes como dependência, portanto se não instalar somente baixando o wvdial, ou seja, se as dependências informadas não estiverem já instaladas no seu sistema, então vocês terão de baixar as que tiverem faltando ok.
             
car conseguyi instalar porem ele nao conecta da sinal da dicagem depois cai ele simplismente nao conecta mais o modem já foi detectado da uma ajuda