Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1173690 vezes)

Offline dicesibo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1170 Online: 21 de Novembro de 2009, 15:08 »
Novo pacote para ativação de modem no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope 32bits - EXPERIMENTAL


O procedimento de instalação é igual ao outros pacotes que já fiz e para saber isso, para quem ainda não conhece basta fazer o download pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v30 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações).

O link do pacote modem-arquivos-v30.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/file/139672475/2edbcb71/modem-arquivos-v30tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

OBS: Qualquer erro por favor anotem e relatem aqui, pois este driver smartlink é o mais novo e portanto não garantido que funcione.

Atenção: Percebi que nesta nova versão do Ubuntu não há mais o aplicativo wvdial instalado por padrão, pelo menos aqui no meu sistema ele não instalou como nas versões anteriores. Editei o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz e coloquei o wvdial e suas dependências para facilitar mais as coisas. Espero que desta vez funcione e seja mais fácil a instalação deste pacote. Qualquer erro relatem aqui ok. Todos aqueles que já possuem o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz sem o wvdial no seu interior, por favor baixem o atual corrigido.

ja tem o mesmo pacote pra Ubuntu 9.10????

Offline Gol_de_Barriga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1171 Online: 29 de Novembro de 2009, 23:12 »
ok, funcionou bem comigo.

9.04

Offline Donizette

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1172 Online: 08 de Dezembro de 2009, 06:20 »
Ola pessoal sou mais um inciante nesse sistema,estou aprendendo aos poucos.Tive o mesmo problema para instalar o modem HSP56 MR driver Smartlink no ubuntu 9.04,mas consegui fazer funcionar depois que baixei o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz.Já no ubuntu 9.10,na instalaçao manda a msgn "somente serve para o 9.04".Baixei o atual corrigido,mas o erro persiste,alguma sugestão?????.Agradeço a ajuda.Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1173 Online: 10 de Dezembro de 2009, 19:10 »
Novo pacote para ativação de modem no Ubuntu 9.10 Karmic Koala 32bits


O procedimento de instalação é igual ao outros pacotes que já fiz e para saber isso, para quem ainda não conhece basta fazer o download pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v31 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações).

O link do pacote modem-arquivos-v31.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/archive/c6ipjZcG/modem-arquivos-v31tar.html


Atenção: Percebi que nesta nova versão do Ubuntu não há mais o aplicativo wvdial instalado por padrão, pelo menos aqui no meu sistema ele não instalou como nas versões anteriores. Editei o meu pacote modem-arquivos-v31.tar.gz e coloquei o wvdial e suas dependências para facilitar mais as coisas. Espero que desta vez funcione e seja mais fácil a instalação deste pacote. Qualquer erro relatem aqui ok. Todos aqueles que já possuem o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz sem o wvdial no seu interior, por favor baixem o atual corrigido.

OBS: Retirei a palavra Experimental que havia no título deste texto por que segundo o usuário adelinodecampos este pacote funcionou para o Ubuntu 9.10 32 bits no seu modem motorola SM 56 (1057:3052) segundo se pode constatar aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61994.msg356998.html#msg356998

portanto creio que agora podemos afirmar que se pode ativar o modem que usa o driver smartlink no Ubuntu 9.10 32bits ok.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 22:04 por alarcon »

Offline rnet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Fora corrupção!
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1174 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:53 »
Fiz o download do pacote v31, segui todas as instruções e a instalação foi tranquila.
O modem foi reconhecido, quando disca aparece modem inicializado... OK
mas na hora que aparece o numero de telefone...
"no carrier" e não completa a chamada.
Alguém sabe o que pode ser?

Obs1: atualizei o kernel para 2.6.31.16 pensando que poderia melhorar...
Obs2: ele funciona com o kernel 2.28.11 ubuntu 9.10. o problema é que esse kernel dá problema com a placa de video da intel -gigabyte 946 on-board.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1175 Online: 16 de Dezembro de 2009, 01:08 »
Infelizmente não há mais suporte desse modem no 2.6.31... Alguns usuários conseguiram porém fizeram algum processo que desconheço. Mas acredito que em breve será resolvido já que encontra-se aberto um bug na launchpad

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/sl-modem/+bug/375148

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1176 Online: 16 de Dezembro de 2009, 21:27 »
Que pena que não é mais suportado. Hoje eu recebi o cd do Ubuntu 9.10 (com kernel 2.6.31-14-generic) e baixei o pacote 'slamr-2.6.31-14-generic.tar.gz' do site 'linmodems.technion.ac.il', e o erro persiste -->

> > NO CARRIER
> > ERROR

Infelizmente eu nunca consegui conectar no modo alsa devido a um erro -->

> > Off-hook switch not found for card hw...

e além disso nas versões anterios do Ubuntu as conexões eram muito instáveis e caiam toda hora. :(

O modem que eu utilizo é um Motorola SM56.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 21:29 por mauricio_luciano »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1177 Online: 17 de Dezembro de 2009, 00:33 »
Citar
O modem que eu utilizo é um Motorola SM56.

Eu uso o mesmo modem e 4 provedores diferentes com o OpenDNS e O GoogleDNS e até que demora um pouco para cair... (tipo de 4 em 4 horas ou + um pouco)

Já tentou usar o 9.10 com kernel 2.6.30???

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1178 Online: 17 de Dezembro de 2009, 01:33 »
Citar
O modem que eu utilizo é um Motorola SM56.

Eu uso o mesmo modem e 4 provedores diferentes com o OpenDNS e O GoogleDNS e até que demora um pouco para cair... (tipo de 4 em 4 horas ou + um pouco)

Já tentou usar o 9.10 com kernel 2.6.30???

Hqx

então... eu compilei o driver smartlink no kernel 2.6.30, só que foi na versão anterior 9.04. ate essa versão do kernel dava pra conectar normalmente. sobre a queda da conexão é dificil eu passar mais de 2 horas conectado. eu uso 3 provedores, Terra, Itelefonica e POP, mais é a mesma coisa. as linhas de erros são essas -->

--> The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
ou
--> PPP: No response to XX LCP echo requests.

onde 'XX' são os segundos programados caso não haja resposta ele desconecta. eu deixei a opção em '0' depois desativei com '#' mais não adianta! essa configuração fica em /etc/ppp/options :=]

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1179 Online: 17 de Dezembro de 2009, 02:06 »
Eu sempre deixo ou um torrent ou uma aba aberta recarregando automaticamente atém da string ATZ s10=100 s36=7 além de algumas entradas no sysctl.conf:

net.ipv4.tcp_window_scaling = 0
net.ipv4.tcp_keepalive_time = 720
net.ipv4.tcp_sack = 1
net.ipv4.tcp_fack = 1
net.ipv4.tcp_dsack = 1
net.ipv4.tcp_keepalive_probes = 20
net.ipv4.tcp_keepalive_intvl = 60
#net.ipv4.ip_default_ttl = 128

E vc??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1180 Online: 17 de Dezembro de 2009, 02:20 »
Eu sempre deixo ou um torrent ou uma aba aberta recarregando automaticamente atém da string ATZ s10=100 s36=7 além de algumas entradas no sysctl.conf:

net.ipv4.tcp_window_scaling = 0
net.ipv4.tcp_keepalive_time = 720
net.ipv4.tcp_sack = 1
net.ipv4.tcp_fack = 1
net.ipv4.tcp_dsack = 1
net.ipv4.tcp_keepalive_probes = 20
net.ipv4.tcp_keepalive_intvl = 60
#net.ipv4.ip_default_ttl = 128

E vc??

a conexão cai na maioria das vezes justamente quando eu estou navegando, por exemplo, abrindo varias paginas ao mesmo tempo. quanto as strings eu ja tinha tentado algumas mais sem sucesso. o que me deixa chateado é q no xp esse modem fica conectado por mais de 10 horas sem cair e no linux... :-\

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1181 Online: 17 de Dezembro de 2009, 02:24 »
s10=100 é justamente para segurar a conexão...

O que percebi aqui é que se eu ficar inativo (lendo uma página por exemplo) em questão de minutos desconecta por isso deixo uma aba para não desconectar...

O engraçado comigo é que no windows eu não ficava conectado nem uma hora...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1182 Online: 17 de Dezembro de 2009, 18:04 »
Normalmente esse erro:

Citar
NO CARRIER
ERROR

que é mostrado no log de conexão do discador gnome-ppp é devido a opção verificar portadora esta marcada na aba Opções nas configurações do discador e meu pacote de instalação configura o discador com esta opção marcada por que para a maioria dos modems esta opção deve vir marcada, então para aqueles que apresentam este erro comentado, indico que desabilita a opção verificar portadora e tente novamente a conexão.

Atenção que esse erro não necessariamente pode ser pelo que eu já comentei, mas na maioria dos casos é pelo que falei, ou seja, opção verificar portadora marcada nas configurações do discador quando para o seu tipo de modem/conexão é necessária a referida opção está desmarcada.

Caso não seja isso, ou melhor, o passo sugerido não surtir efeito, então teste isso para mim:

abra um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

no arquivo que se abrir no seu final digite as seguintes linhas:

blacklist snd-atiixp-modem
blacklist snd-intel8x0m
blacklist snd-via82xx-modem


salve e saia do arquivo e reinicie o PC. Depois que voltar ao Ubuntu tente outra vez utilizar o discador gnome-ppp.

Se ainda assim não funcionar, abra o terminal outra vez e digite:

ls /dev | grep slamr0

se retornar slamr0, então faça:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e depois tente usar o discador gnome-ppp.

Se não retornar o slamr0 no comando ls /dev | grep slamr0 então faça os comandos na sequencia:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
sudo killall slmodemd
sudo modprobe -r ungrab-winmodem
sudo modprobe -r slamr
sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
sudo modprobe ungrab-winmodem
sudo modprobe slamr
sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


OBS: Não se preocupe com qualquer mensagem de erro pela execução dos comandos acima, pois alguns deles são só para garantir que determinados módulos/scripts estejam finalizados.

Agora tente usar o discador gnome-ppp outra vez.

Se continuar dando o mesmo erro, então é por que o driver smartlink realmente não funciona para o kernel usado no Ubuntu 9.10 na versão que o driver smartlink se encontra.


Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1183 Online: 17 de Dezembro de 2009, 22:39 »
Então, eu fiz assim: Eu instalei o pacote 'modem-arquivos-v31' seguindo as instruções. Reiniciei o PC e ao tentar conectar com o GnomePPP deu isso:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DTxxxxxxxx
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DTxxxxxxxx
NO CARRIER
ERROR
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Thu Dec 17 22:10:50 2009

Depois dessa tentativa frustrada eu resolvi instalar o kernel 2.6.30...

linux-image-2.6.30-02063010-generic_2.6.30-02063010_i386.deb
linux-headers-2.6.30-02063010_2.6.30-02063010_all.deb
linux-headers-2.6.30-02063010-generic_2.6.30-02063010_i386.deb

que eu baixei desse link 'http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v2.6.30.10/'

e reinstalei os drivers do pacote v31. Resultado, estou navegando!   ;D porem... :o fiquei sem audio! :'( :'( :'(

No ícone de volume do painel está escrito 'Saída Falsa' e na aba 'Hardware' das configurações de audio não tem mais nada lá! >:( Então é isso! Ou tenho internet e fico sem audio ou tenho audio e fico sem internet.  :P

root@columbia:/home/mauricio/Desktop/modem-arquivos-v31# lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 655 Host (rev 50)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 91)
00:05.0 RAID bus controller: Silicon Integrated Systems [SiS] RAID bus controller 180 SATA/PATA  [SiS] (rev 01)
00:09.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)

Abraços.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 02:37 por mauricio_luciano »

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1184 Online: 18 de Dezembro de 2009, 02:35 »
Depois de muito, muito, muito pesquisar, finalmente alguma coisa deu certo por aqui. Sobre aquele meu problema com o áudio no Karmic com kernel 2.6.30, eu achei a solução! :D Só foi seguir essa dica --> http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8329657&postcount=6

Agora estou navegando no Ubuntu 9.10 com kernel 2.6.30 e o som funcionado normal, e até agora não tive nenhuma queda de conexão... vou deixar o pc ligado por algum tempo pra ver quanto tempo a conexão segura. ::)

Até.  ;D