Autor Tópico: Ripar Mp3 no Sound Juicer  (Lida 44236 vezes)

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Online: 30 de Julho de 2005, 13:02 »
Como todos sabem o Ubuntu vem sem suporte a Mp3 por questões de patentes mas, vc pode habilitar o seu Ubuntu para tocá-los e ripá-los.

Observações:
* Para seguir os passos a seguir habilite os repositórios adicionais (Universe e Multiverse) no Ubuntu.
* Os comandos a seguir devem ser executado no terminal.
* Meu Ubuntu está em Inglês.
* Estes procedimentos são válidos para Breezy, Dapper e Edgy.



Para tocar os Mp3's gosto do Beep Media Player:
sudo apt-get install beep-media-player



Para ripar Mp3 usando o Sound Juicer:

1 - Instalar plugin do Gstreamer

No Breezy - 5.10
sudo apt-get install gstreamer0.8-lame

No Dapper - 6.06 e Edgy - 6.10
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse

2 - Registar o plugins - Somente para Breezy

gst-register-0.8

3 - Configurar a saída para Mp3

Teclar Alt + F2 e digitar gnome-audio-profiles-properties

Será apresentada a tela  'Edit GMAudio Profiles'.

Clique em 'New'.

Em 'Profile name' digite 'CD Quality, MP3'.

'CD Quality, MP3' irá aparecer na lista de 'Profiles'.

Selecione 'CD Quality, MP3' e clique em 'Edit'.

Preencher no formulário 'Editing profile "CD Quality, MP3"' os seguintes valores:

'Profile name:' = 'CD Quality, MP3'
'Profile Description:' = 'Used for converting to CD-quality audio, but with a lossy compression codec. Use this for CD extraction and radio recordings.'
'GStreamer Pipeline:' = 'audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux'
'File Extension:' = 'mp3'

Marcar o profile como 'Active'

Clicar 'Ok'
Clicar 'Close'

Pronto! Vc já pode abrir o seu Sound Juicer e selecionar a opção de ripar áudio em Mp3. Antes contudo vc selecionar o formato correto no seguinte caminho: Edit -> Preferences e em Format selecione: 'CD Quality, MP3 (MP3 Audio)'

Notas:
* Optei por um bitrate constante de 192kbp/s se vc quiser um bitrate diferente basta alterar o parâmetro: bitrate=192 no GStreamer Pipeline.
*Se quiser um bitrate variável sua linha do GStreamer Pipeline deve ficar:
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc preset=standard ! id3mux.
Onde vc pode mudar o parâmetro preset para:
None (Menor Qualidade/Tamanho)
Medium
Standard
Extreme
Insane
(Maior Qualidade/Tamanho)

Fonte: HOWTO: Get Sound Juicer to rip MP3's

Agradecimento ao wagnerluis1982 pela dica do id3mux que salva a tag dos arquivos.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 12:07 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Barbeirovsk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Acho que é possivel configurar pelo próprio SoundJuicer.
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2005, 20:05 »
Do Passo 3 em diante acho que é possivel configurar pelo próprio SoundJuicer:

No SoundJuicer, 'Editar -> Preferências'
Então, nos Formatos > Editar Perfis, é a janela do, Edit GMAudio Profiles, então é só continuar com as configurações. que  o FaBMak, mostrou.

Até.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2006, 00:34 »
Atenção,

Dica atualizada para funcionar no Breezy (5.10), no Dapper (6.06) e no Edgy (6.10).

Changelog:
Mudança no pipeline para salva a tag do arquivos Mp3.

FaBMak
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 12:14 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2007, 18:17 »
FabMak. Parabéns.


No meu Dapper funcionou perfeitamente.

Obrigado.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 03:08 »
   Infelizmente aqui não tá dando certo. Nunca tive problemas pra configurar a extração de CD's em MP3 no Breezy ou no Dapper, mas no Edgy não estou conseguindo. Configurei o Sound Juicer de acordo com o conteúdo da ajuda, pesquisei por alternativas, mas não adiantou por enquanto.

   O perfil pra extração em MP3 no sound Juicer está configurado da seguinte forma:

Nome do Perfil: Qualidade de CD, Com Perdas
Descrição do Perfil: Usado para converter para áudio com qualidade de CD, mas com um codec de compressão com perdas. Use isto para extração de CD e gravações de rádio.
Linha de Montagem do Gstreamer: audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=196 ! id3v2mux
Extensão de Arquivo: mp3
Caixa Ativar? marcada
Pacote gstreamer0.8-lame e dependências instalados

   Quando queimo um CD em MP3, a música fica grande (a que tava usando pra testar ficou com 52MB), e o Totem me passa a seguinte tela quando tento reproduzir:



   No Mplayer e no Rhythmbox não é muito diferente. Já extração em Ogg ocorre normalmente. O que pode estar errado nas minhas configurações?

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 10:36 »
   Infelizmente aqui não tá dando certo. Nunca tive problemas pra configurar a extração de CD's em MP3 no Breezy ou no Dapper, mas no Edgy não estou conseguindo. Configurei o Sound Juicer de acordo com o conteúdo da ajuda, pesquisei por alternativas, mas não adiantou por enquanto.

   O perfil pra extração em MP3 no sound Juicer está configurado da seguinte forma:

Nome do Perfil: Qualidade de CD, Com Perdas
Descrição do Perfil: Usado para converter para áudio com qualidade de CD, mas com um codec de compressão com perdas. Use isto para extração de CD e gravações de rádio.
Linha de Montagem do Gstreamer: audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=196 ! id3v2mux
Extensão de Arquivo: mp3
Caixa Ativar? marcada
Pacote gstreamer0.8-lame e dependências instalados

   Quando queimo um CD em MP3, a música fica grande (a que tava usando pra testar ficou com 52MB), e o Totem me passa a seguinte tela quando tento reproduzir:



   No Mplayer e no Rhythmbox não é muito diferente. Já extração em Ogg ocorre normalmente. O que pode estar errado nas minhas configurações?

Você instalou os codecs? Olhe nos tópicos multimídia:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=10634.0 para o Edgy
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5715.0 para o Dapper

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 11:48 »
   Acho que sim, dei uma revisada na lista do Galactus no link que tu me passou, e ao que me parece tudo que está relacionado à MP3 está instalado por aqui... os plugins bad não estão instalados, mas tenho os good e os ugly não sei se preciso dos bad pra ripar em MP3 no Sound Juicer? Tentei inclusive instalar a versão 0.8 do gstreamer-ffmpeg, já que é essa a versão do gstreamer-lame, sem sucesso. Acabei instalando o mp3gain pra dar uma melhorada no áudio dos MP3, bem legal.
   No mais, nunca tive problemas com reprodução, é só quando vou ripar no Sound Juicer que a coisa não funciona... valeu a ajuda, e ainda aberto à mais sugestões!  ;)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:33 »
   Atualização: rodando o Sound Juicer via terminal, obtenho a seguinte saída assim que ele é aberto:

Código: [Selecionar]
** (sound-juicer:23420): WARNING **: Error getting media type

   No momento em que estou ripando um CD em MP3, o terminal não exibe nenhuma saída, nem quando fecho o Sound Juicer. Apenas aparece essa saída aí de cima quando abro o programa.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:28 »
glaubergoncalves meu caro, sua linha de comando não está diferindo dá que o FaBMak colocou?

Olha só:

A sua
Citar
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=196 ! id3v2mux

A dele

Citar
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux

Não seria o uso do id3v2mux?

Se for o Ubuntu 6.10 acho que o Gstreamer 0.8 não vai fazer falta.  Vou testar aqui.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:36 »
   Pois é, eu já testei isso, não deu certo! Acusa erro ao ligar o pipeline se eu tiro o v2 do ide3mux. Eu só não tinha mudado o bitrate de 196 pra 192, mas testando de novo aqui também não funcionou. A linha de comando que uso é literalmente copiada da que está na Documentação do Sistema!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:38 »
Olha, acabei de testar aqui no meu Ubuntu 6.10. Copiei exatamente a mesma linha de comando do tuto, ripou que foi uma beleza e não deu erro em reprodutor nenhum!  Inclusive testei primeiro no Totem.

Deslculpa a pergunta, mas você não estaria colocando este símbolo também né "  '   "  ?

Isso não entra na linha de comando.   

Exemplo, onde está assim:
Citar
'audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux'

Vai ficar assim no Soun Juicer:

Citar
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 23:47 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:44 »
Deslculpa a pergunta, mas você não estaria colocando este símbolo também né "  '   "  ?

Isso não entra na linha de comando.   

Exemplo, onde está assim:
Citar
'audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux'

Vai ficar assim no Soun Juicer:

Citar
audio/x-raw-int,rate=44100,channels=2 ! lame name=enc vbr=0 bitrate=192 ! id3mux



   Não hehe, não copiei os símbolos, só o que está entre eles. ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:49 »
O problema é só no Totem?

Eu aqui uso o Totem-xine ao invés do totem-gstreamer no Ubuntu 6.10. ele dá muito galho, no 7.04 a coisa mudou. Inclusive o Sound Juicer já está vindo com uma opção de Ripar em MP3 pronta. É só escolher!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:56 »
   Não, infelizmente o problema ocorre em qualquer player que eu tente reproduzir o MP3, tenho aqui pra isso além do Totem, o Rhythmbox (que usa a mesma 'engine' do Totem, o GStreamer, estou certo?) e também o MPlayer. Até acontece uma bizarrice no MPlayer, tipo, fica aparecendo uma imagem disforme e pixelizada, como se fosse uma TV fora do ar...  :P Essa opção de ripar MP3 incluída vai ser bem vinda no Sound Juicer, embora eu prefira mil vezes o Ogg Vorbis, meu MP3 player infelizmente não! :'(

P.S.: acabei de extrair uma música em .ogg... nesse caso ripa que é uma beleza!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ripar Mp3 no Sound Juicer
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:38 »
   Bom, depois de instalar, desinstalar e reinstalar todos os pacotes possíveis e imagináveis referentes ao gstreamer e ao lame, e tentar todas as configurações de linha de comando que achei em pesquisa e na minha imaginação, estou, pelo menos por enquanto, parando aqui com a tentativa de configurar o Sound Juicer pra ripar em MP3. Claro que novas sugestões vão ser sempre aceitas e bem vindas, mas por hora baixei o Grip e ele está funcionando perfeitamente, bastou apontar ele pro lame e sair ripando.

   Agradeço ao wagnerluis1982 e ao galactus quebrando cabeça aí pra tentar me ajudar a resolver o problema, e também ao tuto do FabMak e a todas as pessoas que postaram algo que usei como referência nas minhas tentativas! Mesmo que não tenha funcionado agora, pesquisar e testar soluções sempre amplia o conhecimento que tenho do sistema, mesmo que eventualmente elas não se apliquem ao meu problema. E no mais, a funcionalidade pra ripar em MP3 foi obtida, mesmo que não via Sound Juicer, afinal o Grip tá dando conta do recado. É isso então galera, valeu aí, grande abraço. E no Feisty eu tento de novo!  :D