Autor Tópico: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)  (Lida 2921 vezes)

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Online: 20 de MAR?O de 2011, 12:29 »
Boas malta, reparei no fórum, a quase ou completa inexistência de utilizadores de outros nacionais da CPLP, (sem contar  nacionais portugueses e brasileiros), será que nos outros países a utilização de GNU/linux, nomeadamente unbuntu não existe?
Abraço.


Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2011, 13:19 »
A meu ver são países pouco desenvolvidos e por isso não deve haver muita gente com computadores...
Não sou entendido na matéria mas penso ser esta a resposta.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2011, 13:58 »
Citar
A meu ver são países pouco desenvolvidos e por isso não deve haver muita gente com computadores...
Não sou entendido na matéria mas penso ser esta a resposta.

Fiz uma pesquisa rápida apenas para angola/angolanos no fórum usando o Google, e só achei 3 páginas. São poucas pessoas mesmo!

Meu ex vizinho é de Luanda na Angola e a família dele possui um padrão de vida bem estável, já que eles têm alguma ligação com extração de diamantes. A desigualdade social lá é mesmo muito grande! Mas dizer que poucas pessoas possuem computador e acesso a internet eu acho meio forte. Creio que esse tópico abaixo pode responder um pouco melhor o que eu acredito que impacta mais na quantidade de membros da CPLP aqui no fórum:

Ubuntistas da África, Oceania e Ásia, cadê vocês?

Vou destacar essa parte aqui:

Citar
sem duvida em macau poucos falam portugues,eles tem falado chines sempre,também em timor leste e em goa,em geral na asia ex portuguesa fala-se pouco portugues,mas olhe que na africa ja é diferente,em luanda e maputo (ex lourenço marques) fala-se portugues fluentemente,eu teclei em chat com varios africanos de lingua portuguesa e eles falam perfeitamente portugues.


Edit: uma consulta à tabela de Territórios de Língua Portuguesa na Wikipédia mostra bem esses dados.


« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 14:06 por fatecano »

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2011, 19:27 »
Acho que é um pouco de tudo falta de conhecimento da existência de um S.O. deste tipo, de programas mais profissionais, que só dependem de existir se o número de utilizadores aumentar mesmo que sejam pagos não tem de ser necessáriamente grátis, de publicidade este último desconheço se existe alguma pelo menos a nível de jornais anúncios etc.

Mas vou dizer-lhes uma situação que se tem passado comigo tenho tentado publicitar o Linux Ubuntu a nível de conversas com o pessoal que conheço e tem máquinas (Desktop) nem querem ouvir, apesar de alguns terem sofrido ataques, de até eu já ter recebido emails para tentativas de extorsão por estas mesmas pessoas terem tido as suas máquinas violadas

Outra situação é de que eu tenho tenho trabalhado muito com um programa de Genealogia GRAMPS feito para o Linux Ubuntu bastante bom e confiável, dando mesmo para trabalhar e com as instruções próprias para o Windows, e nem mesmo assim é divulgado pelos Genealogistas a quem informo, preferindo divulgar programas pagos e através da Int. com limitação afim de fazer com que as pessoas optem por comprar.

Sendo assim e por muitas mais razões desde até só havendo máquinas vendidas com o Windows, não vai ser nada fácil entrar nesse novos Países que bem precisavam de conhecer esta opção, mas sem uma divulgação que é paga não se consegue.

JFMMF

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2011, 19:43 »
Acho que é um pouco de tudo falta de conhecimento da existência de um S.O. deste tipo, de programas mais profissionais, que só dependem de existir se o número de utilizadores aumentar mesmo que sejam pagos não tem de ser necessáriamente grátis, de publicidade este último desconheço se existe alguma pelo menos a nível de jornais anúncios etc.

Mas vou dizer-lhes uma situação que se tem passado comigo tenho tentado publicitar o Linux Ubuntu a nível de conversas com o pessoal que conheço e tem máquinas (Desktop) nem querem ouvir, apesar de alguns terem sofrido ataques, de até eu já ter recebido emails para tentativas de extorsão por estas mesmas pessoas terem tido as suas máquinas violadas

Outra situação é de que eu tenho tenho trabalhado muito com um programa de Genealogia GRAMPS feito para o Linux Ubuntu bastante bom e confiável, dando mesmo para trabalhar e com as instruções próprias para o Windows, e nem mesmo assim é divulgado pelos Genealogistas a quem informo, preferindo divulgar programas pagos e através da Int. com limitação afim de fazer com que as pessoas optem por comprar.

Sendo assim e por muitas mais razões desde até só havendo máquinas vendidas com o Windows, não vai ser nada fácil entrar nesse novos Países que bem precisavam de conhecer esta opção, mas sem uma divulgação que é paga não se consegue.

JFMMF

Creio que tenhas razão, no que toca a publicidade nesses países, e reforçar o pensamento do amigo Brunopt, por serem países poucos desenvolvidos, ai que deveria haver mais sistemas operativos gratuitos como o ubuntu.
E no que toca a publicidade entre amigos e conhecidos, tens total razão, infelizmente a maioria das pessoas são assim, têm preconceito dos GNU/Linux, por nem quererem ouvir a palavra Linux, que é uma pena.
Abraço.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #5 Online: 20 de MAR?O de 2011, 20:39 »
Concordo aqui com o fabio, lá é que devia haver mais possibilidade a sistemas operativos gratuitos como o Ubuntu, até é mais fácil usar ubuntu, nem é necessário instalar anti-virus, office... Mas se a publicidade não chega lá por algum motivo é, provávelmente a internet é muito cara lá, se Portugal é um dos países da Europa onde a internet "decente" é mais cara lá ainda deve ser pior.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2011, 20:53 »
Caros colegas   BrunoPT   fabiorumor e fatecano   tudo o que escrevemos fazem parte de todas as dificuldades, e se levásse-mos a noite inteira a descrevê-las provavelmente aparecia mais alguém a descrever mais um par delas

E já agora somos três Brasileiros e um Português julgo que o colega fabiorumor pela hora que tem no seu perfil estará nos Açores como eu

Um abraço

JFMMF

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #7 Online: 20 de MAR?O de 2011, 20:54 »
Caros colegas   BrunoPT   fabiorumor e fatecano   tudo o que escrevemos fazem parte de todas as dificuldades, e se levásse-mos a noite inteira a descrevê-las provavelmente aparecia mais alguém a descrever mais um par delas

E já agora somos três Brasileiros e um Português julgo que o colega fabiorumor pela hora que tem no seu perfil estará nos Açores como eu

Um abraço

JFMMF

Enganei-me é o colega BrunoPt

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2011, 16:21 »
Caros colegas   BrunoPT   fabiorumor e fatecano   tudo o que escrevemos fazem parte de todas as dificuldades, e se levásse-mos a noite inteira a descrevê-las provavelmente aparecia mais alguém a descrever mais um par delas

E já agora somos três Brasileiros e um Português julgo que o colega fabiorumor pela hora que tem no seu perfil estará nos Açores como eu

Um abraço

JFMMF

Enganei-me é o colega BrunoPt

Tenho a hora errada, sou de Portugal Continental.

Offline lacowicz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2011, 22:54 »
Faço parte da Cooperação Brasileira em Timor Leste.

Estou realizando projeto para instalação de sistema Python Zope e também estarei como atividade extra
instalando desktops Ubuntu em Português e treinar usuários tanto no SL como no Português. Eles usam sistemas proprietários em Inglês.

Minha dificuldade é o link de 512 KB do Parlamento (atender 125 ususários) ara download e leva um mês para chegar corespondência do Brasil.

Se alguem da Austrália, Indonésia ou Thailândia ou Singapura puder me mandar discos de instalação, de preferência DVD, que creio já vem com os pacotes de idioma em PT agradeço.

Estou tentando localizar a comunidade open source em Dili. Sei que tem.

Saidações