Autor Tópico: Galactus, fala do SUSE prá nós!!!  (Lida 35810 vezes)

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Online: 13 de MAR?O de 2006, 20:59 »
Hey, Galactus, conta aí prá nós suas aventuras com o SUSE!
Vc. não vai abandonar a barca do K/Ubuntu, vai?

Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2006, 22:08 »
Não, não vou abandonar o Ubuntu. Minha sede devoradora de distros me impulsiona a prosseguir aprendendo! :)

Bom, tirando as brincadeiras, eu realmente não pretendo deixar o Ubuntu, ele é o meu SO principal. Gosto de estar sempre aprendendo sobre Linux, o que para muitos são dificuldades do Software Livre pra mim são desafios, nem sempre dá pra resolver, mas continuo tentando.

Achei o SUSE 10.0 uma ótima distro, fiz uma instalação padrão apenas com o KDE. Já que uso Gnome 90% do tempo no Ubuntu, prefiro o Gnome, resolvi deixar tudo só com KDE pra ver como é. Agora vou poder ter uma boa opinião sobre grandes distros baseadas nos dois grandes (Gnome e KDE). O SUSE é tão pesado quanto o Breezy, em algumas coisas é mais rápido, outras mais pesado.  To gostando muito, ele é mais fácil que o Breezy para novatos. Mas a versão OSS que uso (não usa nenhum software proprietário na instalação padrão), deixaria qualquer Windows User maluco!

"Não consigo ouvir meus MP3!!!!  Não assisto nenhum Filme!!!! Não escuto Rádio!!!!"  E etc......

Pra ajudar ainda mais, o Fórum do SUSE em português é bem fraco comparado com o nosso, daí você tem que se virar no Fórum Gringo ou no Alemão. Como não sei nada de Alemão fico com o Gringo e o Brasileiro mesmo. O que ajuda muito é que a quantidade de documentação sobre o SUSE é enorme.  Muitos manuais em PDF com um monte de figuras ensinando a usar o SUSE passo-a-passo. Se têm uma coisa que Alemão sabe fazer é manual! Se a pessoa gostar de ler é um prato cheio. Achei o Som e a Imagem do SUSE melhores que as do Ubuntu. Aliás, que imagem, o Skin do XMMS brilha! A única coisa que faço no SUSE que ainda não consigo no Ubuntu é assistir a TV Terra! Gostei do que vi porque agora sei que têm como assistir isso no Ubuntu. Tem que configurar o Real player dentro do Firefox, to estudando o assunto, assim que descobrir como fazer isso no Ubuntu posto aqui pra gente.
Os trailers são exibidos pelo Kaffeine fora do FireFox,  dá muitos Lags (travadas) e não tem como assitir sem isso. Toda vez que recarrego a página do Trailer ele começa o Download do Stream de novo. Ele não armazena o Stream como faz o Mplayer no Ubuntu. Isso é péssimo pra quem têm conexão discada, é impossível assistir algo sem travadas. Tem a opção de não usar o Kaffeine e usar o Mplayer no lugar, mas não quis fazer isso pra aprender como funcionam as coisas no SUSE.

O SUSE tem um "Centro de Controle" o YAST2, nele você configura tudo no SUSE, em modo gráfico. É mais fácil configurar Mouse, teclado e o Monitor no SUSE que no Ubuntu por causa disso. Para atualizar os repositórios do SUSE é uma eternidade! Instalação de pacotes também achei mais devagar que o Ubuntu. Mas ele já tem o Kpackage, que te ajuda a instalar os pacotes do SUSE em modo gráfico. Mas não é tão prático quanto vai ser o Gdebi do Dapper, onde vamos instalar os pacotes do Ubuntu como os exe do Windows. Enfim; to aprendendo. Só tem duas semanas que instalei ele. To muito verde em SUSE ainda. Pretendo deixar o meu sistema em Dual boot com o SUSE, talvez até instale mais outra distro.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

temp.

  • Visitante
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2006, 22:37 »
Legal, depois vou dar uma testada. Confesso que ainda gosto mais do KDE apesar de usar Ubuntu. Eu não sei porque, mas não gosto do Kubuntu.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2006, 22:37 »
Antes de vir pro Ubuntu eu passei pelo SUSE e confesso q não gostei muito.

Bom... vantagens: O instalador gráfico é lindo e extremamente simples, dando sugestões muito boas. Depois de instalado a tela de login é muito bonita também. O configurador de ADSL é gráfico e muito simples, assim como o sistema de compartilhamento de conexão.

O Yast no meu micro deu problema e deu um trabalho configurar a placa de som e a rede. Tive problema também para configurar os repositórios, e o sistema de atualização do SUSE é muuuuuuitoooo lento.... não se compara com o Synatic do Ubuntu. E tem muita programa no SUSE 10.0 que não consegui achar de jeito nenhum.

Se for testar o SUSE não instale o Gnome. É uma confusão tremenda no menu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2006, 10:18 »
usei o suse 10 também, deixei um final de semana pra teste e desinstalei. muito ruim. coloquei pra ver como funciona uma distro com rpm, uma vez q até hoje só usei debian like e gentoo.

dito isso, odiei o sistema RPM. o aptitude e pacotes .deb sao trocentas mil vezes superiores ao sistema RPM... e o portage é trocentas milhoes de vezes melhor q os dois juntos...

os repositórios sao lentos paca, muito dificil de achar programas, a comunidade em português é muito fraca (e, apesar de ser fluente em inglês, eu acho um saco entrar em fórum gringo. quase nem entro no de ubuntu) e, apesar de dizerem q o rpm é completo, eu sofri com o inferno das dependências. resumo da ópera: SuSE e RPM like, nunca mais... (se bem q eu tava me coçando aqui pra instalar o Fedora Core...)
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2006, 10:46 »
Citação de: "Supermouse"
usei o suse 10 também, deixei um final de semana pra teste e desinstalei. muito ruim. coloquei pra ver como funciona uma distro com rpm, uma vez q até hoje só usei debian like e gentoo.

dito isso, odiei o sistema RPM. o aptitude e pacotes .deb sao trocentas mil vezes superiores ao sistema RPM... e o portage é trocentas milhoes de vezes melhor q os dois juntos...

os repositórios sao lentos paca, muito dificil de achar programas, a comunidade em português é muito fraca (e, apesar de ser fluente em inglês, eu acho um saco entrar em fórum gringo. quase nem entro no de ubuntu) e, apesar de dizerem q o rpm é completo, eu sofri com o inferno das dependências. resumo da ópera: SuSE e RPM like, nunca mais... (se bem q eu tava me coçando aqui pra instalar o Fedora Core...)


Rapaz minha experiência com Fedora foi muito ruim, pra dizer o mínimo. Não recomendo o Fedora, ele parece mais uma caixa de Pandora!!!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2006, 10:50 »
ok, ta decidido, RPM like nunca mais... pacotes .deb sao uma das coisas mais lindas ja inventadas, perdendo só pro portage...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2006, 11:09 »
como funciona o portage ?
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2006, 11:33 »
o portage é o magnifico sistema de instalação de programas do Gentoo.

ele é escrito em python, ou seja, qualquer um com um minimo de conhecimento em programação consegue desenvolver scripts e melhoria, assim como fazer "pacotes" pro portage (chamados ebuilds).

apesar de eu ter dito pacotes, nao sao na verdade pacotes, mas sim códigos fontes, q sao baixados junto com suas dependencias e compilados direto na maquina em ordem correta. essa é uma das particularidades do portage: instala programas na sua maquina a partir dos fontes sem inferno de dependencias, e vc tem um programa compilado pra sua maquina, nao pra um 386 genérico...

agora, ele brilha mesmo nas variáveis do USE. vc pode adicionar e remover suporte a certas coisas dos programas q vc vai instalar, possuindo controle total sobre o q está instalado na sua maquina. ex: vc nao usa e nem pretende usar ssh? remova ssh das variaveis de USE, assim, qualquer programa q vc for instalar q possua suporte a ssh (mesmo q nao esteja diretamente relacionado a ssh) vai ser instalado sem esse suporte. com isso, vc elimina dependencias desnecessarias, processos desnecessários e muitas outras coias desnecessarias da sua maquina. para os geeks de plantao é ótimo, vc fica sabendo exatamente o q esta instalado na sua maquina, e onde está instalado.

porém, isso foge do escopo do tópico. qualquer dúvida, MP me...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline sagramor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2006, 20:34 »
Bem, a INFO do mês que vem vai mostrar como se instala o SUSE.
E a deste mês tem lá umas duas páginas sobre multimídia no Linux. O cara usou o Ubuntu para demonstrar. Ele usou tanto a palavra "difícil" ( e similares) que fiquei com a impressão de que era pau-mandado da M$ só prá desestimular curiosos que estão com vontade de testar o pinguim.
burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2006, 20:42 »
Citação de: "sagramor"
Bem, a INFO do mês que vem vai mostrar como se instala o SUSE.
E a deste mês tem lá umas duas páginas sobre multimídia no Linux. O cara usou o Ubuntu para demonstrar. Ele usou tanto a palavra "difícil" ( e similares) que fiquei com a impressão de que era pau-mandado da M$ só prá desestimular curiosos que estão com vontade de testar o pinguim.


Tava lendo a resvista támbém, é sempre assim.

Eles vão mostrar o SUSE porque o Carlos Machado ( o responsável pelos teste de distros Linux da Info) usa o SUSE faz tempo, tem até tutorial dele no Guia do Hardware de como instalar o SUSE 9.3.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #11 Online: 18 de MAR?O de 2006, 19:53 »
Instalei o SuSe até agora tudo bem ,o único porém foi com relação ao monitor que ele não reconhecia e tive que mudar para uma configuração genérica no caso Vesa.Acho interessante tópicos como este, onde outras pessoas podem relatar suas experiências com distros diferentes.Penso testar o Fedora, alguém já usou e pode dizer o que achou?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #12 Online: 18 de MAR?O de 2006, 20:47 »
Citação de: "Agent Orange"
Instalei o SuSe até agora tudo bem ,o único porém foi com relação ao monitor que ele não reconhecia e tive que mudar para uma configuração genérica no caso Vesa.Acho interessante tópicos como este, onde outras pessoas podem relatar suas experiências com distros diferentes.Penso testar o Fedora, alguém já usou e pode dizer o que achou?


Pra mim o Fedora foi um desastre!
O Core 3 nem reconhecia meu HD SATA, e o Core 4 só dava Pau ou o X não funcionava direito. Uma Bomba!

É tudo que tenho a dizer sobre o Fedora!


Agora eu já usei por algum tempo o Insigne Linux! É baseado no Red Hat/Fedora. Fiz questão de ligar pro suporte dos caras para elogiar. Achei que ele não fosse funcionar, por conta da experiência com o Fedora. Já conversei com  o desenvolvedor do Insigne, ele esteve aqui em Joinville num Road Show da Intel, era tudo rodado no Insigne. Ele distribuiu vários Live-CDs. Foi aí que me interessei em testar, já sabia da existência dele.

Pois bem, é baseado no Gnome, é estável e já vem com tudo instalado por padrão, com exceção dos codecs proprietários de Vídeo. Bastou um telefonema para o suporte e o rapaz me ensinou a instalar tudo pelo Telefone mesmo. Usando o terminal, mas ele foi muito claro e atencioso. Fora isso, Java, Flash, fontes da Microsoft, reprodução de MP3 e reprodução de DVDs,  tudo já funcional após uma instalação FULL!  Uma mão na roda pros noobs! O instalador dele é o  Anaconda, muito fácil, cuidado só no particionador.

Agora as desvantagens que achei: baixar os pacotes dos servidores dos caras é uma eternidade, muitas vezes caia. Não sei se resolveram isso, o cara do suporte disse que eram mudanças sendo realizadas, não fiquei pra descobrir. Você fica engessado a empresa. Aí começa a perder a facilidade dele, você que se vire pra instalar coisas que não estão no repositório deles. Aliás, pequeno comparado ao do Ubuntu. Mas ele foi feito pra isso, ser simples mas funcional. Não tem Fórum. Você fica ligando pra eles pra sanar dúvidas. No meu caso, eu baixei a versão 4.0 . Optei por não pagar o suporte, você paga R$ 50,00 ( se não estou enganado) por 1 ano de suporte. E mesmo assim o cara me ajudou!  :shock:   Não sei se eles estão mais rígidos quanto a isso.

Era isso. Depois eu conto minha experiência com o Kurumin instalado no HD.

Pra quem se interessar no Insigne:

http://www.insignesoftware.com/default.php
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #13 Online: 18 de MAR?O de 2006, 20:55 »
Beleza e muito completo teu review, hehe, se bem que agora fiquei com o pé atrás sobre o Fedora, pior que tinha começado a baixar  a ISO DVD, mas vamos ver, mesmo porque ainda estou em fase de adaptação com o SuSe.Fico no aguardo dos teus comentários sobre o Kurumin, usei ele por 3 meses direto, foi o Kuruma que me apresentou o Linux, depois de ler o que tu tem a dizer eu faço minha réplica :).Eu achei um fórum do Fedora em portuga,mas não sei se é do Brasil.O que tenho certeza é que no do SuSe eu não coloco meus pés nunca mais  :x .

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #14 Online: 18 de MAR?O de 2006, 21:17 »
Citação de: "Agent Orange"
Beleza e muito completo teu review, hehe, se bem que agora fiquei com o pé atrás sobre o Fedora, pior que tinha começado a baixar  a ISO DVD, mas vamos ver, mesmo porque ainda estou em fase de adaptação com o SuSe.Fico no aguardo dos teus comentários sobre o Kurumin, usei ele por 3 meses direto, foi o Kuruma que me apresentou o Linux, depois de ler o que tu tem a dizer eu faço minha réplica :).Eu achei um fórum do Fedora em portuga,mas não sei se é do Brasil.O que tenho certeza é que no do SuSe eu não coloco meus pés nunca mais  :x .


O Fórum do SUSE é horrível! Todos falam mal, até os Gringos.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2