Autor Tópico: verificando a integridade de arquivo/programa/imagem  (Lida 8674 vezes)

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Online: 03 de Agosto de 2005, 10:35 »
ao entrar em um site/sítio pra fazer o download de um arquivo, imagem ou programa nele deverá constar o md5sum (chaves individuais) e ao terminar de baixá-la vá ao terminal de texto (shell) para checar a chave, digite:

md5sum (nome do arquivo baixado)

exemplo: md5sum ubuntu-5.04-install-i386.iso

a chave gerada deverá ser comparada com a que está no site, se não for igual é porque seu arquivo chegou corrompido (faltando algum pacote) e só poderá ser corrigido através de Torrent (se houver) que completará o pacote faltante

havendo o Torrent do arquivo vc poderá usar o btdownloadcurses no terminal, veja o comando:

btdownloadcurses --url (aqui vai o caminho do Torrent) --saveas (o arquivo que baixastes)

exemplo: $btdownloadcurses --url http://us.releases.ubuntu.com/releases/5.04/ubuntu-5.04-install-i386.iso.torrent --saveas ubuntu-5.04-install-i386.iso

tudo isto dentro do diretório/pasta em que o arquivo se encontra

ele irá checar  a integridade do arquivo indo de 0 a 100%, depois volta em uma porcentagem específica e, tendo algum arquivo completo no Torrent, irá baixar as partes faltantes

se não houver Torrent para aquele mesmo arquivo vc deverá baixá-lo novamente via http ou ftp, ou seja, ficar várias horas com seu computador ligado e conectado a Net

f6b3f164c99761234858a4d2c12d0840 ubuntu-5.04-install-i386.iso

77a1a8be45e0cc93a14c9b9bf00f6648 ubuntu-5.04-live-i386.iso

veja as chaves tiradas do site de download do Ubuntu http://us.releases.ubuntu.com/releases/5.04/MD5SUMS

não precisa checar todos os números,  podem ser os 3 primeiros e 3 últimos e sendo iguais então estará tudo bem, seu arquivo não veio corrompido

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re: verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 14:13 »
Citação de: "WalterF onseca"
não precisa checar todos os números,  podem ser os 3 primeiros e 3 últimos e sendo iguais então estará tudo bem, seu arquivo não veio corrompido


puxa, sempre chequei todos >.<
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 14:16 »
Eu também hauhuahuahua que burro !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

pubuntu

  • Visitante
verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2005, 15:07 »
ahh porque é que so interessam os tres primeiros e os tres ultimos?

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2005, 18:26 »
eu não disse que tem que ser só eles 3 e sim que fica mais fácil pois dificilmente serão iguais a outros gerados pelo md5sum

seria muita coincidência.....rs

walrick1401

  • Visitante
verificando a integridade de arquivo/programa/imagem
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2006, 00:39 »
Você falou sobre recuperar os "pedaços" que estão faltando pelo torrent. Mas como eu faço isso num Windows? Que eu saiba o Windows não tem um terminal, certo?
Eu estou baixando o arquivo .iso e como eu sou curioso demais já fui logo usando o md5sum antes mesmo de terminar o download. Claro que os númenos etavam errados! Eu já esperava isso, eh lógico. Ainda ta na metade.
Mas do jeito que eu sou azarado é bem possível que venha corrompido de novo e já queria saber se dá pra fazer isso do Windows. Não quero baixar o linux pela terceira vez em três dias, entende?
valeu pela ajuda!