Autor Tópico: Mini notebook HP 2133 + vídeo Chrome9 no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex - Como fazer  (Lida 8563 vezes)

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Fui instalar o Ubuntu 8.10 no HP 2133, um mini-note espetacular. Tem o mesmo tamanho dos eeepc, mas é um notebook de verdade, com 1GB de RAM e HD de 120GB. A instalação correu muito bem, inclusive a placa wireless Broadcomm, que agora possui um driver decente no Intrepid Ibex. O problema ocorreu por conta do infame vídeo Chrome9, que apenas aceitava resolução de 640x480 e com o driver Vesa. Ao tentar utilizar o driver proprietário, da Via, a tela simplesmente escurecia. Também tentei utilizar resoluções maiores com o Vesa, mas sem sucesso. Então, após umas 30 horas de pesquisa no pai Google, consegui montar uma solução com base nas dezenas de sugestões que encontrei. Até gostaria de citá-las uma a uma, mas é muita coisa e não vai ajudar muito. Então vamos à receita de bolo:
Primeiro, vá à página da Via (http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action) e faça o download do driver Unified 2D. Não consegui com o 3D, mas é possível que funcione com mais alguns ajustes. Faça por conta e risco, já que ter a Chrome9 funcionando já foi o suficiente pra mim e meu tempo vale ouro ;D . Selecione Ubuntu 8.10 em OS e em Platform deixe CN896+VT8251. Descompacte e copie o arquivo via_drv.so para a pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers.
Agora vamos à configuração do xorg.conf, que está na pasta /etc/X11. Primeiro, faça um backup do arquivo original com o comando
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.copiaO comando abaixo restaura a versão anterior, caso ocorra algum problema:
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf.copia /etc/X11/xorg.confDepois substitua as seções Device, Monitor e Screen com as informações abaixo, isso dentro do arquivo /etc/X11/xorg.conf:
Código: [Selecionar]
Section "Device"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Driver        "via"
    Option        "PanelID" "9"
    Option        "NoDDCValue"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier    "HP-2133 LCD"
    VertRefresh    50.00-100.00
    HorizSync    30.00-113.00
    Modeline    "1024x600_60" 50.4 1024 1048 1184 1344 600 603 604 625 -HSync +VSync
    # Dot clock range: 20.00-270.00MHz
    # Typical dot pitch is: .19mm x .19mm
    # Native resolution is: 1024x600
    DisplaySize    195 113
    # UseModes    "HP-2133 Known Modes"
    Option    "PreferredMode"    "1024x600-60.0"
    Option    "DPMS"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier    "Default Screen"
    Monitor        "HP-2133 LCD"
    Device        "Configured Video Device"
    DefaultDepth    24
    SubSection "Display"
        Depth 24
        Modes "1024x600_60"
    #    Modes "1024x600-60.0"
    #    Virtual    1280 768
    EndSubSection
    Option "ForceLCD" "true"
EndSection
Algumas linhas estão comentadas (iniciam com #), que podem ser removidas, mas eu mantive pra depois tentar utilizar com o driver 3D, quando conseguir mais paciência pra mexer com essa placa de vídeo. :D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Mini notebook HP 2133 + vídeo Chrome9 no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex - Como fazer
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2009, 04:41 »
Foi por conta do chipset Intel que escolhi meu netbook, um Acer Aspire One, com o qual estou muito satisfeito.

Em outras palavras, quando vi que esse HP "mini" tinha chipset Via, desisti dele na hora.

Para mim, Via e SIS, principalmente SIS, não merecem meu suado $$.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Mini notebook HP 2133 + vídeo Chrome9 no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex - Como fazer
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2009, 10:18 »
Esse notebook é de um amigo. Como eu disse, é uma bela máquina, mas quando comprei o meu também escolhi Acer. Tudo funcionando desde o LiveCD.

Offline Ubucreq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Pessoal,

 Não tem jeito de eu conseguir instalar o 8.10 no HP2133. Depois de aparecer a tela principal para escolha de idioma, etc ele mostra o símbolo do ubuntu com a barra de progresso e então começa a mostrar caracteres ASCII de cores diferentes até que trava em uma tela com o cursor piscando. Já tentei fazer um xforcevesa mas não muda nada. Alguém sabe o que fazer??

Offline Mormaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Se o xforcevesa não funciona com a Via chrome 9, émelhor desistir. Não há forma de entrar na interface gráfica sem o modo seguro!

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Você já tentou usar o Openchrome eu acho que ele deve funcionar.
Para instalar atualize o sistema e use o apt-get para instalar o pacote
Entre no terminal(consola) e digite
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome
Depois edite o xorg.conf usando o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/X11/xorg.confOu se prefirir usar o modo grafico para editar aperte Alt+F2 e digite:
Código: [Selecionar]
gksu gedit /etc/X11/xorg.confNa seção “Device” comente a linha que refere-se ao driver de vídeo atual e acrescente a chamada ao novo driver:
Código: [Selecionar]
Driver     "vesa"Para comentar basta colocar o símbolo “#” na frente. E então substitua o driver pelo openchrome e não esqueça das duas opções seguintes que mostro abaixo:
Código: [Selecionar]
#Driver     "vesa"
Driver     "openchrome"
Option      "XaaNoImageWriteRect"
Option      "SWcursor"

Referencia: http://blog.welrbraga.eti.br/?p=212
« Última modificação: 16 de Abril de 2009, 12:06 por S4suk3_BH »
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline glaucocf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Caros, o problema foi resolvido (acho eu, explicarei adiante) na versão 9.04 (Jaunty Jackalope), somente 2D por enquanto. 3D ainda não.

Depois que a distribuição estiver "instalada" ou "atualizada de versões anteriores", aceitem todas as atualizações que ele sugerir, uma delas é a tão esperada esperança para rodarmos o Ubuntu com a Chrome 9.

No meu caso tenho o HP 2133 também, e existem três versões (sendo duas com configuração de monitor e vídeo iguais):

Monitor com visor de 8.9 polegadas diagonal WXGA (1280 x 768)
- (LABR-FZ268LA)

Monitor com visor de 8.9 polegadas diagonal WSVGA (1024 x 600)
- (LABR-FZ271LA)
- (LABR-NT403LA) >> o meu é esse

* Fonte: https://h20285.www2.hp.com/estore/families.aspx?co=brz&chassis=notebook&value=22&p_family_id=314&family_id=790

Vocês verão que "falta monitor", a resolução que o X identifica é de "1368 x 768". Com isso haverão áreas à direita e abaixo que estarão acessíveis, mas não conseguiremos ver. Não tente fazer acrobacias com o Painel do Gnome, porque tem uma hora que um anjo fica na sua máquina e ele carrega como "1024 x 600" (se for WSVGA) ou "1280 x 800" (Se for WXGA).

Quando isso acontecer, ao sair do Ubuntu escolha sempre a opção "Hibernar" ao invés de desligar, porque se o anjo for embora (se você for desligar) o X ao ser iniciado pode voltar a carregar como "1368 x 768".

Lembrem-se que "Hibernar" faz com que sua máquina seja desligada também, e o "Suspender" é quem a deixa ligada em baixo consumo para fazer o carregamento rápido.

Ainda estou procurando no Mestre Google o que pode ser feito para o X carregar a resolução correta sempre.