Autor Tópico: Inicia no Modo Texto (X-server)  (Lida 12121 vezes)

hugosenari

  • Visitante
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Online: 03 de Agosto de 2005, 16:30 »
Olá todos, desculpem eu sou novo no área "linux" e estou com um problema.
Eu não consigo iniciar o live-CD do Ubuntu 5.04 (CD Oficial), na verdade ele inicia mas não entra no modo gráfico.

Minha Placa de video é uma Intel 82810,
Meu PC é um PIII 800mhz 64 Ram, Monitor Aoc Spectum E5 (fraquinho o coita :P )

Eu tenho este mesmo problema quando tento rodar outras dristros live-CD, testei com Dizinha Linux e Kurumin agora estou tentando com Ubuntu.

Aparentemente ele não inicía o X-server (não sei o que é isto :( )

Desde já obrigado :)

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2005, 18:54 »
tenta da um startx
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2005, 20:44 »
X-server nada mais é que a parte gráfica ;)
:idea: talvez você tenha que logar antes de dar o comando, pode aparecer assim:
Ubuntu login:
aí você deve digitar seu nome de usuário, depois pede Password: e você digita sua senha (não vai aparecer asterisco nem nada, vai parecer que você nem está digitando, é normal). Só então execute o comando dito pelo biohazard :)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

hugosenari

  • Visitante
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:34 »
Obrigado os dois mas há uma coisa que esqueci de mensionar.

No começo da iniciação ele mostra um erro indicando que não foi possível iniciar o X-server.
Além disto ele inicia no modo texto mas de forma um tanto estranha. Os comandos não ficam linha a linha eles ficam meio que assim:
Citar

ubuntu@terranova: algum comenado que eu escreva   ubuntu@terranova: blalbalbla blalblalblabl

(Ele só muda de linha quando chega no final da linha) :(

Não ele não pede para entrar com o login
E o startX não funciona  :shock:
Aparece um monte de erros estranhos, eu não consigo ver dereito pelo problema a cima informado.

Alguma sugestão :?:

Valeu :!:

Nota: devido a eu ser iniciante, não sei como nem onde ficaria o log da iniciação para eu passar a vocês :)

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2005, 15:01 »
Isso aconteceu uma vez quando eu fiz modificações no Xorg, depois q reiniciei deu erro no X e só iniciava no modo texto, me lembro muito bem q era pra funcionar o scroll do mouse, dai entrei e voltei atras nas modificações e funcionou normal, mais de teimoso mudei novamnete e o erro volto a acontecer  :mrgreen:

hugosenari

  • Visitante
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2005, 07:15 »
Valei Xterminator
Eu consegui executar o xorgcfg -textmode :)
Mas ainda assim não consegui executar o startx

Aparece um uns erro que terminam com
(EE) No devices detected
Fatal error:
no screens found  :cry:

Alguma outra idéia ou informação que lhe seje necessário que eu não tenha passado?  :wink:

hugosenari

  • Visitante
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2005, 18:20 »
Olá e obrigado mais uma vez a todos :)
Desculpem a demora.

Eu usei o xorgcfg -textmode só que na lista de placas não há nenhum.  :shock:
Então estou tentando pelo xorgconfig mas não estou conseguindo, ele pede o caminho do mouse que ele exemplifica como sendo /dev/pyy00 (ou coisa assim eu não lembro ao certo :( )  de qualquer forma por ele me é possível escolher o driver de video que eu tenho (i810) mas eu não consigo configurar o mouse. Neste caso o problema para no mouse (meu mouse é ps/2 scroll mas se só funcionar os dois botões já esta bom para começar), não sei se isto quer dizer que o outro problema foi resolvido. :P
Pelo xorgcfg eu notei que ele esta interpretando que minha placa é outra (desculpem mas também não lembro o nome), esta eu tento apagar e criar outra (ou editar da na mesma) mas ele não lista outras placas nem se quer vesa (aparece algo como lista vasia) :(

Mais alguma sugestão.
Valeu.

Offline sampaioprimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2005, 10:08 »
Hugo, uma vez tive um problema parecido com o seu com o Kurumin, procurei nuns fóruns e pelo que me lembro o problema é que as placas da Intel devem ser configuradas com o drive i810 e não são compatíveis com o vesa que é o mais genérico  e que geralmente é o que o LiveCD tenta, era isso ou algo do tipo. Bom, vi que a parte de vídeo você já resolveu, escrevi isso acima só para situar um pouco mais o problema. Isso se eu não estiver falando besteira : ).
    Sobre o lance do mouse, eu gosto bastante de utilizar o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg para mexer em tudo que for relativo ao X. Se não me engano esse utilitário tem até a função de auto-detectar seu mouse, se não, de qualquer forma ele é bem explicativo e acho até que já esta traduzido para o português. Espero que isso ajude, qualquer coisa continua escrevendo aqui no fórum : ). Abraços, Rodrigo.

hugosenari

  • Visitante
Inicia no Modo Texto (X-server)
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2005, 12:15 »
Valeu sampaioprimo, eu finalmente consegui resolver esta parte. :P
Ou quase :(

Bem agora ele abre a janela de login de usuário Ubuntu, mas quando esta carregando (proxy de janelas, gerenciador de janela, etc) ocorre um erro então fecha o Xserver e e volta para o modo texto. Em graçado é que não achei nenhum erro no log, vou verificar melhor :)

Mais uma vez obrigado a todos. :twisted:
Eu devo realmente estar com muito azar  :P

a1exmr

  • Visitante
O meu X parou depois que instalei o Slackware
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2005, 12:46 »
Pessoal, lí todo o tópico e vou tentar fazer o descrito lá em casa depois (agora tô no trampo). É o seguinte, o meu gdm parou de entrar depois que eu instalei o Slackware 10.1 que com isso troquei meu GRUB pelo Lilo. Não vejo motivo disso ter ocorrido, já que tudo na partição do Ubuntu continuou na mesma. Alguém saberia me explicar o que pode ter ocorrido ?  O GRUB tem alguma coisa que define resolução ou configuração gráfica que implica nesse problema do X do Ubuntu ?  

Aguardo um Help.

Grato.
AMR.