Autor Tópico: Problemas Com os Drivers de Vídeo no Ubuntu 8.10  (Lida 4626 vezes)

Alberto Krishna

  • Visitante
Problemas Com os Drivers de Vídeo no Ubuntu 8.10
« Online: 14 de MAR?O de 2009, 17:28 »
Direto ao ponto. Até ontem, eu usava o Ubuntu 8.04. Quando tentei testar/instalar pela primeira vez, tive que usar o Modo Gráfico Seguro, pois senão a tela ficava tremendo (bem, com certeza sabem do que estou falando). Instalei no modo seguro, e ficou tudo bem. Não podia ativar os Efeitos de Desktop, mas para mim, tudo bem.

Agora, resolvi atualizar para a versão 8.10. Baixei no site do Ubuntu a iso, da versão Desktop, gravei num CD e instalei aqui no meu computador.

O problema... é que NEM no modo gráfico seguro a tela ficava quieta. Minha placa de vídeo, cujo adaptador é o "VIA Technologies, Inc. K8M890 [Chrome9] Integrated Video", não é lá muito compatível com o driver VESA e mesmo com o OpenChrome. Usando qualquer um dos dois, se tento usar minha resolução padrão (1280x1024), não funciona de forma alguma.

Tentei configurar o driver, usando o bom e velho "displayconfig-gtk", mas tiraram isso na versão 8.10!

Já baixei vários xorg.config's indicados, e com todos foi a mesma coisa. Então, como devo proceder?

Obrigado a todos, desde já.

Alberto Krishna