Autor Tópico: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105  (Lida 21747 vezes)

Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Online: 19 de Abril de 2009, 22:28 »
(Amigos, já vi outros tópicos tratando deste periférico, porém não identifiquei nenhum que tenha o foco específico no funcionamento do Scanner. De antemão, se o tópico for repitido, por favor me desculpem...)

Sou defensor e incentivador do linux. Começamos a utilizar o Linux e (Star) OpenOffice em 2000, na empresa em que sou Coordenador de TI.

Durante este tempo, utilizamos o Linux em servidores, roteadores, proxy. Utilizamos Apache e weberver e mail. Procurei sempre estar antenado com a comunidade, colaborando em Fóruns, principalmente do OpenOffice.

Este ano decidi que queria migrar para o desktop Linux, ao menos em minhas máquinas pesoais. Implantei o Ubuntu pois o que eu busco é facilidade, para poder diseminar o uso do Linux. Instalei em uma pequena rede em casa, minha mulher e filhos começaram a utilizar. Eu estava em lua de mel com o Ubuntu/Linux, cada dia mais supreso com as facilidades e flexibilidade do sistema.

Até o dia que comprei uma Epson Stylus TX105. O trabalho para conseguir utilizar a impressora até não foi grande, um pouco de estudo aqui, uma consulta em um fórum ali e ok, o equipamento está imprimindo.

Porém o SCANNER, sem jeito.... 3 dias tentando e nada.... Nestas situações fico extremamente decepcionado. Por isso o linux não decola, por isso as pessoas compram o PC com linux e pedem para o primo, o sobrinho ou o cunhado instalar um XP pirata. Eu, técnico, 18 anos de TI, tenho dificuldades para instalar um SCANNER (acho que tenho uma certa bagagem em TI, quando eu iniciei trabalhava com DOS, UNIX e NETWARE, usei Conectiva por algum tempo), imagina o pobre usuário comum, que está acostumado com o tradicional NEXT, NEXT, FINISH....

Bom, na realidade estou pedindo ajuda, para não desistir. Parei na instalação do pacote iscan_2.19.0-4_i386.deb, que segundo outro fóruns, trata-se do driver para o multifuncional Epson TX105

Porém na instalação ocorre erro :

root@polar:/home/pefranco/Desktop# dpkg -i iscan_2.19.0-4_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 145829 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando iscan (de iscan_2.19.0-4_i386.deb) ...
/var/lib/dpkg/tmp.ci/preinst: 29: Bad substitution
dpkg: erro processando iscan_2.19.0-4_i386.deb (--install):
 sub-processo pre-installation script retornou estado de saída de erro 2
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 iscan_2.19.0-4_i386.deb

O Sane não reconhece o SCANNER.

Mas o comando reconhece :

sane-find-scanner

  # sane-find-scanner will(...)

  # No SCSI scanners found. If you expected something different, make sure that
  # you have loaded a kernel SCSI driver for your SCSI adapter.

found USB scanner (vendor=0x04b8 [SEIKO EPSON], product=0x0841 [USB MFP]) at libusb:003:003
  # Your USB scanner was (probably) detected. It may or may not be supported by
  # SANE. Try scanimage -L and read the backend's manpage.

(...)

Enfim, preciso ajuda. Agradeço a todos.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2009, 10:00 »
Primeiramente a culpa é dos fabricantes que continuam não fazendo drivers para linux.
Há um bom repositório de drivers para impressoras. Tente para ver se funciona em reconhecer o scanner também. http://www.linuxfoundation.org/en/OpenPrinting

Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2009, 22:31 »
Opa, Éderson, muito obrigado pela resposta.

A questão é que a página que tu recomendastes é direcionada para baixar driver de impressão, e a impressão está funcionando bem, no Linux.

Sigo batalhando para conseguir digitalizar pelo Ubuntu.

Valeu.

Franco.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 10:29 »
Gostaria de pedir que quando conseguir fazer o scanner funcionar poste aqui. Estou pensando em comprar esta multifuncional também. Penso nela pois a qualidade é muito boa e os cartuchos são mais baratos que os da HP.

Me responda algo: a epson ainda tem aqueles problemas de entupimento de cabeça de impressão?

Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 23:17 »
Opa !

Cara, há anos trabalho com a Epson como alternativa de impressora colorida para a empresa que trabalho. A qualidade sempre foi excelente e o custo é mais baixo. Além disso, pelo fato dos cartuchos da Epson serem meros reservatórios de tinta, não apresentam os mesmos problemas da HP, que são constituídos de cabeçote de impressão + reservatório de tinta, no mesmo componente...

Vou prosseguir pesquisando, se souber novidade sobre o escanner te aviso !

Do mesmo modo, se souberes de algo, dá um toque !!

Valeu !

Offline spish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2009, 02:45 »
Olá Amigo tudo bom? Eu também uso o Ubuntu 8.10, estava com o mesmo problema que o seu ai então achei isso: http://www.4shared.com/file/101777506/b8b30c28/iscan_2160-4_i386.html

Bom aproveito, ha, minha impressora tambem é a epson Tx105 só tem um pequeno detalhe você terá que abrir o digitalizador com root ou então usar o comando "sudo" .

Exemplo:

$sudo iscan

ou

$sudo xsane

Dica: para não precisar ficar abrindo o terminal toda hora e ficar digitando esses comandos, voê pode editar o Menu Principal, e editar  os comandos relativos aos digitalizadores.Dessa maneira:

1°Vá em Sistema/Preferências/Menu Principal,

2° Dê um clique do seu lado esquerdo em Graficos

3°Do seu lado direito, estão os programas relativos a esse menu, então você só tem que clicar no Programa digitalizador, depois propriedades, e onde aparece Comando você deve colocar o sudo antes, entao no caso do Imagem Iscan (depois que você instala o pacote do link que eu deixei ele aparece em "Aplicativos/Graficos"), basta colocar na guia Comando "sudo iscan", sem as aspas lógico, e o mesmo com o Xsane.

Bom no meu caso esta funcionando vale lembrar que como você esta escaneando como root logo após é necessário dar as devidas permissões ao arquivo.

T +.
« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 03:09 por spish »

Offline spish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2009, 02:25 »
Bom galera curiosamente agora eu também estou podendo acessa-lo como usuário normal, ou seja nem preciso me logar como root mais.

Fica então o tok!

Offline pefranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: SCANNER (Multifuncional) Epson TX105
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2009, 20:41 »
Spish,

Quero te agradecer antecipadamente (pois ainda não testei a tua solução), pois estou viajando nas últimas semanas. Pretendo estar em casa novamente entre 2 ou 3 semanas e vou tentar a tua solução, espero que dê certo.

Vou reportar aqui o resultado.

Valeu.

Franco