Autor Tópico: Tutorial para a tradução de programas via código-fonte  (Lida 10926 vezes)

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Tutorial para a tradução de programas via código-fonte
« Online: 06 de Abril de 2006, 15:30 »
Por Júlio César Bessa Monqueiro

O programa usado nesse tutorial é o POEdit, aplicativo leve e bem prático, disponível via apt-get. Esse tutorial visa ajudar a todos, desde o usuário final que quer se sentir melhor em um programa 100% traduzido ao desenvolvedor, que terá mais pessoas ajudando. Mãos à obra:

- Baixe o source do programa que deseja traduzir. Eles sempre vem dentro de .tar.gz ou .tar.bz2. Nesse caso, baixei o morphixinstaller.

- Extraia o pacote. Você vai ver uma pasta com o nome de po. Entre nela, e pegue um arquivo com o nome de .pot se você preferir começar a tradução do zero, ou se você quiser alterar uma tradução do português de Portugal, por exemlo, pegue o pt.po. A diferença entre um arquivo po e pot é que o primeiro já é um arquivo parcial ou totalmente traduzido para tal idioma, enquanto o pot contém o texto original. Copie esse arquivo para sua home, preferencialmente.



- Abra o Poedit, pelo menu ou rodando o comando *poedit*. Na primeira vez que abrir, ele vai pedir informações pessoais. Selecione a opção de salvar arquivos .mo junto.

- Vá em Arquivo -> New catalog form POT file (se estiver abrindo um POT), ou Arquivo -> Novo catálogo (se abrir um PO). Se você abrir um POT, como fiz na imagem abaixo, abrindo o morphixinstaller.pot, que é o método recomendado, o POedit pedirá suas informações pessoais. Na codificação, deixe tudo como utf-8.



- Agora é a parte da tradução. Note no screenshot abaixo, que daqueles 4 espaços em brancos, usaremos o superior esquerdo e inferior esquerdo. Agora vá clicando nas tags, assim o texto original aparece no superior esquerdo, e o local para a tradução no inferior esquerdo. Após traduzir a tag, simplesmente clique na próxima, até completar a tradução do programa inteiro. Veja na imagem abaixo que simplesmente mantive toda a estrutura, somente trocando as palavras:



- Depois de acabar, salve. No mesmo local onde está o arquivo .po, você verá um .mo. Renomeie esse .mo para o mesmo nome do POT, ou seja, se o POT se chama morphixinstaller.pot, o MO se chamará morphixinstaller.mo. Copie esse arquivo para /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES.

- Pronto! - Esse procedimento pode ser feito à mão, via um editor de textos qualquer, como o Kwrite:



Você deve traduzir todas as mensagens onde estiver a linha msgstr. Depois de preencher tudo e salvar, rode o comando:

msgfmt -vv morphixinstaller.po /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/morphixinstaller.mo

Lembrando que editar manualmente a possibilidade de erros é bem maior.

Autor: Júlio César Bessa Monqueiro
fonte: http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/137.htm

O.K 8)

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Tutorial para a tradução de programas via código-fonte
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2006, 15:32 »
Quero dizer que o comando

msgfmt -vv morphixinstaller.po /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/morphixinstaller.mo

è tudo na mesma linha.

O.K

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Tutorial para a tradução de programas via código-fonte
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2006, 15:59 »
Para Gnome Users gtranslator faz a mesma coisa...
texto bem explicativo gostei..
eu utilizo praticamente o mesmo método, só que com um porém eu pego o pot do CVS/SVN assim a tradução já é válida para a próxima versão do pacote que sair ;-)