Autor Tópico: smbfs nao monta automaticamente ao reiniciar  (Lida 2656 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
smbfs nao monta automaticamente ao reiniciar
« Online: 02 de Junho de 2009, 19:17 »
Tenho no /etc/fstab a seguinte linha:

Citar
//192.168.1.121/Documentos /home/secretaria/Documents smbfs auto,credentials=/etc/samba/user,uid=1001,gid=1001,fmask=0770,dmask=0770 0 0

Ao reiniciar o PC a pasta  /home/secretaria/Documents não monta para a pasta de rede "//192.168.1.121/Documentos". É necessário que eu faça:

Citar
$ sudo mount -a

O que eu teria que fazer para ter a pasta montada automaticamente ao reiniciar o PC?

Obrigado.  ;)

Cristiano M. Magalhaes

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: smbfs nao monta automaticamente ao reiniciar
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2009, 21:01 »
Bom, eu não uso o fstab (nem usarei, evito mexer no fstab) para montar uma pasta, no fstab apenas monto meus hds, então não sei como lhe ajudar com o fstab.
Meus mapeamentos eu monto com o smbmount após instalar o smbfs dentro do rc.local ou do .profile.
seria assim a linha de comando que deixo dentro do rc.local ou .profile:
Código: [Selecionar]
smbmount //192.168.1.121/Documentos /home/secretaria/Documents -o username=NOME,password=SENHANOME E SENHA obviamente é o nome de usuário e senha válidos do micro de ip 192.168.1.121.

Se eu utilizar o rc.local (/etc/init.d/rc.local), a pasta será montada automaticamente para todos os usuário do sistema.
Se eu utilizar o .profile (/home/usuário/.profile), a pasta será montada apenas para esse usuário, quando o mesmo efetuar o logon. Os demais usuários não terão esse mapeamento disponível ao efetuar o logon no sistema.
Cada usuário tem um arquivo .profile e esse arquivo é executado sempre e somente quando o usuário faz logon, dessa forma, qualquer comando que deseje executar para um usuário especifico quando o mesmo acessar o sistema, basta deixa-lo dentro do arquivo .profile.

Sei que sua pergunta é relacionada ao fstab, mas essa solução funcionaria sem erros e você pode usá-la, caso já tenha conhecimento dessas possibilidades ou acredite não ser ideal para seu caso, por favor, desconsidere.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 21:07 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.