Autor Tópico: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu  (Lida 83076 vezes)

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Online: 29 de Julho de 2009, 19:35 »
                  Este pequeno tutorial irá descrever como ativar compartilhamento de arquivos no Ubuntu

1. Compartilhamento de arquivos e pastas em toda a sua rede a partir do seu pc Ubuntu é tão fácil como compartilhamento de arquivos no Windows (indiscutivelmente, é mais fácil). Comece clicando com o botão direito a pasta que deseja compartilhar e selecione Compartilhar Pasta (Share Folder). Se os serviços necessários para compartilhar arquivos e pastas não estão instalados, você será solicitado a instalá-los se não tiver.



2.Após clicar em Install serviços irão iniciar automaticamente para fazer o download e instalar.



3.Uma vez que tenha concluído você será presenteado com uma janela de opções, a partir daí você pode selecionar o tipo de compartilhamento (SMB ou NFS). Agora terá que dar um nome à pasta compartilhada ou deixar como default, as você pode querer selecionar a caixa Read Only (somente leitura) assim ninguém poderá alterar e clique em OK.



4.Nesta primeira vez, você deverá criar uma senha,só precisará fazer isso uma vez se for criar mais pastas compartilhadas não precisará criar mais senhas. Clique em Aplicativos ➤ Acessorios ➤ Terminal ( Consola )e digite:
sudo smbpasswd –a usuário

Assim vamos adicionar um usuário SMB, te pedirá sua senha por ser acesso de superusuário (admin), faça-o. Então entre com a senha SMB de compartilhamento pode ser qualquer coisa MENOS a sua senha root e confirme sua nova senha.

5.Se você clicar com o botão direito na pasta compartilhada e selecionar Propriedades e, em seguida, os Emblemas Guia, você pode selecionar um ícone para pasta assim você sabera que é partilhada.



6.Você pode ainda alterar as permissões da sua pasta compartilhada, selecionando a Guia Permissões.



7.Depois disso podera acessar a pasta usando My Network Places/Network Neighborhood, e no windows, clique em Start ➤ Network. Ao acessar esta pasta, digite a senha SMB e seja feliz.
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 00:38 por Raptor Tricolor »

Offline snarf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2009, 23:11 »
Indiscutivelmente mais fácil que o windows?

Talvez mais facil que no windows 95... porque no windows vista não se sabe nem o que é terminal...

Ahh sim... e como fica o nome NetBios na rede samba? fica como défaut! See quiser mudar, é só entrar no terminal... e editar o tal do smb.conf

Sem contar que... depois de tudo isso, aparentemente está tudo funcionando... mas dê um smbtree...

Bem... no windows, não precisa nem de tutorial, qualquer carinha que não sabe nem como funciona uma rede consegue compartilhar arquivos... E funciona (fato)

Eu não uso windows atualmente, uso mandriva, e escrevi isso apenas como experiencia de usuário... eu não gosto muito de extremismo, prefiro ficar no meio termo, e as vezes até aceito alguns absurdos que falam por ai, mas dizer que é mais facil que o windows... foi de mais ;)

O tutorial foi bom, sem muita complicação... só me espantei com o indiscutivelmente.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 14:12 por platao »

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2009, 00:37 »
Indiscutivelmente mais fácil que o windows?

Talvez mais facil que no windows 95... porque no windows vista não se sabe nem o que é terminal...

Ahh sim... e como fica o nome NetBios na rede samba? fica como défaut! See quiser mudar, é só entrar no terminal... e editar o tal do smb.conf

Sem contar que... depois de tudo isso, aparentemente está tudo funcionando... mas dê um smbtree...

Bem... no windows, não precisa nem de tutorial, qualquer carinha que não sabe nem como funciona uma rede consegue compartilhar arquivos... E funciona (fato)

Eu não uso windows atualmente, uso mandriva, e escrevi isso apenas como experiencia de usuário... eu não gosto muito de extremismo, prefiro ficar no meio termo, e as vezes até aceito alguns absurdos que falam por ai, mas dizer que é INDISCUTIVELMENTE mais facil que o windows... foi de mais ;)

O tutorial foi bom, sem muita complicação... só me espantei com o indiscutivelmente.

Prefiro nem comentar :o

Só pesso que leia com mais atenção a primeira parte.
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 00:42 por Raptor Tricolor »

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:05 »
Não vou entrar no mérito da facilidade do compartilhamento e da atenção na leitura de certos usuários do fórum (ambos parecem falhar miseravelmente).

O fato é que esse tutorial não serve no Karmic Koala. Não consigo fazer o compartilhamento. Depois de instalar o samba (passo 3) não aparece nenhuma janela de opções. Só aparece uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar a seção para habilitar o compartilhamento. Clico em reiniciar e nada acontece. Tenho que fechar tudo e reiniciar manualmente.

Depois, o smbpasswd (passo 4) simplesmente não funciona, ao invés de pedir uma senha, ele lista uma série de opções (como um man reduzido).

Ao tentar compartilhar a pasta assim mesmo, ele se recusa e diz que o administrador tem que inserir a linha
Código: [Selecionar]
usershare owner only = false no smb.conf (ele nem quebra o galho dizendo o caminho completo: /etc/samba/smb.conf tive que procurar). Essa mensagem aparece para toda pasta cujo dono não sou eu (ou seja, praticamente todas).Tendo modificado o smb.conf, continuo sem poder compartilhar, o erro passa a ser:
Código: [Selecionar]
"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: failed to add share doideira. Error was Operação não permitida.
E a partir daí não há mais nada que eu possa fazer (já que dessa vez ele não dá mais nenhuma dica).

Me diga, por favor, fiz algo errado? Há algo que se possa fazer para contornar a situação?

Saudações!
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline belarba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2010, 21:35 »
Muito fácil mesmo!
Pra mim que sou totalmente noob nesse mundo Ubuntu/Linux foi tranquilão.

Só tenho 2 dúvidas:
-Criei um arquivo pelo Windows na pasta compartilhada. Eu nao pude editar no Ubunutu pq ele diz que eu não sou o dono. Tenho como resolver isso?

-Ao tentar acessar uma pasta compartilhada do Windows pelo Ubuntu, ele me pede uma senha. Que senha é essa? Eu não defini nada pelo windows


Obrigado!

Offline Deus Ex Machina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2010, 13:03 »
Não consegui achar nada até agora para o 10.04 que funcionasse direitinho.

Não vou entrar no mérito da facilidade do compartilhamento e da atenção na leitura de certos usuários do fórum (ambos parecem falhar miseravelmente).

O fato é que esse tutorial não serve no Karmic Koala. Não consigo fazer o compartilhamento. Depois de instalar o samba (passo 3) não aparece nenhuma janela de opções. Só aparece uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar a seção para habilitar o compartilhamento. Clico em reiniciar e nada acontece. Tenho que fechar tudo e reiniciar manualmente.

Depois, o smbpasswd (passo 4) simplesmente não funciona, ao invés de pedir uma senha, ele lista uma série de opções (como um man reduzido).

Ao tentar compartilhar a pasta assim mesmo, ele se recusa e diz que o administrador tem que inserir a linha
Código: [Selecionar]
usershare owner only = false no smb.conf (ele nem quebra o galho dizendo o caminho completo: /etc/samba/smb.conf tive que procurar). Essa mensagem aparece para toda pasta cujo dono não sou eu (ou seja, praticamente todas).Tendo modificado o smb.conf, continuo sem poder compartilhar, o erro passa a ser:
Código: [Selecionar]
"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: failed to add share doideira. Error was Operação não permitida.
E a partir daí não há mais nada que eu possa fazer (já que dessa vez ele não dá mais nenhuma dica).

Me diga, por favor, fiz algo errado? Há algo que se possa fazer para contornar a situação?

Saudações!
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2010, 13:21 »
Indiscutivelmente mais fácil que o windows?

Talvez mais facil que no windows 95... porque no windows vista não se sabe nem o que é terminal...

Ahh sim... e como fica o nome NetBios na rede samba? fica como défaut! See quiser mudar, é só entrar no terminal... e editar o tal do smb.conf

Sem contar que... depois de tudo isso, aparentemente está tudo funcionando... mas dê um smbtree...

Bem... no windows, não precisa nem de tutorial, qualquer carinha que não sabe nem como funciona uma rede consegue compartilhar arquivos... E funciona (fato)

Eu não uso windows atualmente, uso mandriva, e escrevi isso apenas como experiencia de usuário... eu não gosto muito de extremismo, prefiro ficar no meio termo, e as vezes até aceito alguns absurdos que falam por ai, mas dizer que é INDISCUTIVELMENTE mais facil que o windows... foi de mais ;)

O tutorial foi bom, sem muita complicação... só me espantei com o indiscutivelmente.

Prefiro nem comentar :o

Só pesso que leia com mais atenção a primeira parte.
Não sei porque, tenha a impressão de que gente como esse snarf são "trolls" disfarçados, esperando qualquer desculpa para dizer que windows é mais fácil/melhor/bláblá... mas não adianta, tomem vergonha na cara e vão fazer algo útil com seu tempo. Esses dias um "técnicu" de informática criou um tópico em todas as comunidades de linux do orkut somente xingado o sistema. Realmente o que não falta são "ténicus" para falar mal do sistema, vo te contar hein... mas desculpem o desabafo :-\

Offline robson.ronzani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2010, 00:43 »
                 Este pequeno tutorial irá descrever como ativar compartilhamento de arquivos no Ubuntu

1. Compartilhamento de arquivos e pastas em toda a sua rede a partir do seu pc Ubuntu é tão fácil como compartilhamento de arquivos no Windows (indiscutivelmente, é mais fácil). Comece clicando com o botão direito a pasta que deseja compartilhar e selecione Compartilhar Pasta (Share Folder). Se os serviços necessários para compartilhar arquivos e pastas não estão instalados, você será solicitado a instalá-los se não tiver.



2.Após clicar em Install serviços irão iniciar automaticamente para fazer o download e instalar.



3.Uma vez que tenha concluído você será presenteado com uma janela de opções, a partir daí você pode selecionar o tipo de compartilhamento (SMB ou NFS). Agora terá que dar um nome à pasta compartilhada ou deixar como default, as você pode querer selecionar a caixa Read Only (somente leitura) assim ninguém poderá alterar e clique em OK.



4.Nesta primeira vez, você deverá criar uma senha,só precisará fazer isso uma vez se for criar mais pastas compartilhadas não precisará criar mais senhas. Clique em Aplicativos ➤ Acessorios ➤ Terminal ( Consola )e digite:
sudo smbpasswd –a usuário

Assim vamos adicionar um usuário SMB, te pedirá sua senha por ser acesso de superusuário (admin), faça-o. Então entre com a senha SMB de compartilhamento pode ser qualquer coisa MENOS a sua senha root e confirme sua nova senha.

5.Se você clicar com o botão direito na pasta compartilhada e selecionar Propriedades e, em seguida, os Emblemas Guia, você pode selecionar um ícone para pasta assim você sabera que é partilhada.



6.Você pode ainda alterar as permissões da sua pasta compartilhada, selecionando a Guia Permissões.



7.Depois disso podera acessar a pasta usando My Network Places/Network Neighborhood, e no windows, clique em Start ➤ Network. Ao acessar esta pasta, digite a senha SMB e seja feliz.

Sequi esse tutorial e deu certo para as pastas que estão na partição que o ubuntu tá instalado.
Eu preciso compartilhar uma pasta que está em outra partição, uma partição ntsf.

O erro acontece quando tento acessar a pasta que compartilhei que esta na outra partição(no momento de compartilhar não acusa nenhum erro).
aparece o erro "Não foi possível montar a localização"
ps: a partição está montada, compartilhei em /media/particao

Tem alguma ideia de que pode ser?

Offline joseff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 224
  • O sabio é aquele que sabe que não sabe nada..
    • Ver perfil
    • tisolucoes
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2010, 10:20 »
Cara, detesto windows, uso linux a 10 anos, sei que nenhuma distro é obrigada a facilitar nada, e acho que estou ganhando com linux, pois alem de ser gratis é super seguro,,,,
Bom, mas o compartilhamento do windows é muito mais facil......clicar em compartilhar e pronto.

Mas continuo achando o linux como um todo melhor.....

Offline andersonsgrabin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2011, 14:08 »


Mensagens: 111


http://peixenarede.blogspot.com


Ver Perfil WWW Mensagem pessoal (Deslogado)
   
   
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Responder #3 em: 01 de Novembro de 2009, 19:05 »
   Responder com citaçãoCitar
Não vou entrar no mérito da facilidade do compartilhamento e da atenção na leitura de certos usuários do fórum (ambos parecem falhar miseravelmente).

O fato é que esse tutorial não serve no Karmic Koala. Não consigo fazer o compartilhamento. Depois de instalar o samba (passo 3) não aparece nenhuma janela de opções. Só aparece uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar a seção para habilitar o compartilhamento. Clico em reiniciar e nada acontece. Tenho que fechar tudo e reiniciar manualmente.

Depois, o smbpasswd (passo 4) simplesmente não funciona, ao invés de pedir uma senha, ele lista uma série de opções (como um man reduzido).

Ao tentar compartilhar a pasta assim mesmo, ele se recusa e diz que o administrador tem que inserir a linha
Código:

usershare owner only = false

no smb.conf (ele nem quebra o galho dizendo o caminho completo: /etc/samba/smb.conf tive que procurar). Essa mensagem aparece para toda pasta cujo dono não sou eu (ou seja, praticamente todas).Tendo modificado o smb.conf, continuo sem poder compartilhar, o erro passa a ser:
Código:

 "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: failed to add share doideira. Error was Operação não permitida.


E a partir daí não há mais nada que eu possa fazer (já que dessa vez ele não dá mais nenhuma dica).

Me diga, por favor, fiz algo errado? Há algo que se possa fazer para contornar a situação?

Saudações!

Desculpa ai e na minha opinião foi um excelente tutorial e parabéns a todos os q os fazem pois poderiam estar fazendo qualquer coisa mas estão ai ajudando pessoas q como eu sabe muito pouco sobre o sistema.
Mas!!! como meu colega ai descreveu ai aconteceu a mesma coisa comigo e quando vou acesa só aparece a minha própria pasta q eu compartilhei e ñ a pasta de outro pc q tenho tmbm ligada a mesma rede.
Peço encarecidamente que se alguém poder me auxiliar nessa questão.
 Agradeço desde já.

Offline raul-loreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2011, 15:05 »
Boa tarde, meu caso acho ser um pouco mais fácil.
Aqui na minha empresa tenho uma pequena rede com 3 PCs. A máquina da área técnica esta com o Ubuntu 11.04 instalado, esta máquina tem 2 HDs, um com o sistema (160GB) e outro para os arquivos de backup (1,5TB - Formatado em NTFS). Minha rede já funciona perfeitamente, impressora compartilhada, compartilhamento de arquivos também, minha pasta Downloads do Ubuntu. Segui um tutorial que resolveu minha vida após anos tentando fazer o Windows enxergar o Ubuntu, consegui !!! Aqui esta o link do tutorial mágico http://www.hardware.com.br/artigos/servidor-rede-local/ . Agora vai o probleminha hehehe, mandei o Ubuntu compartilhar meu HD de 1,5TB para deixa-lo na rede também, fui nas propriedades dele e compartilhei, ele até aparece no Windows 7 mas quando vou acessá-lo me pede uma senha de acesso que eu não tenho, como faço para remover essa senha de acesso ou saber qual senha é essa. No começo achei que era necessário ter que montar o HD de 1,5TB antes de acessá-lo, mas não é isso também. Desde já muito obrigado !!!  ???

Offline Chaintech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2011, 17:40 »
Boa tarde, meu caso acho ser um pouco mais fácil.
Aqui na minha empresa tenho uma pequena rede com 3 PCs. A máquina da área técnica esta com o Ubuntu 11.04 instalado, esta máquina tem 2 HDs, um com o sistema (160GB) e outro para os arquivos de backup (1,5TB - Formatado em NTFS). Minha rede já funciona perfeitamente, impressora compartilhada, compartilhamento de arquivos também, minha pasta Downloads do Ubuntu. Segui um tutorial que resolveu minha vida após anos tentando fazer o Windows enxergar o Ubuntu, consegui !!! Aqui esta o link do tutorial mágico http://www.hardware.com.br/artigos/servidor-rede-local/ . Agora vai o probleminha hehehe, mandei o Ubuntu compartilhar meu HD de 1,5TB para deixa-lo na rede também, fui nas propriedades dele e compartilhei, ele até aparece no Windows 7 mas quando vou acessá-lo me pede uma senha de acesso que eu não tenho, como faço para remover essa senha de acesso ou saber qual senha é essa. No começo achei que era necessário ter que montar o HD de 1,5TB antes de acessá-lo, mas não é isso também. Desde já muito obrigado !!!  ???

Tens que ver quem é o dono do HD se for o root tens que colocar o user e senha do root se for de outro user tens que fazer login com esses dados.

Abraços.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2011, 00:31 »
Eu usei a dica do link abaixo inclusive vem um videozinho legal e funcionou que é uma beleza compartilhamento de arquivos entre linux e windows.
É bom instalar na máquina cliente:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nfs-common
 http://freelinux-br.blogspot.com/2011/03/compartilhando-arquivos-entre-linux-e.html

Não sei porque vocês estão com bronca do Smurf (ou será Snarf) ele está corretíssimo em dizer que o Windows realmente é mais fácil que o linux. Errado está o autor do tópico dizer que o Ubuntu para compartilhar é indiscutívelmente mais fácil. Windows é feito para crianças e pessoas que não querem pensar. Assim como o linux também toma esse rumo quando vemos sua variante o sistema Andróid que até uma criança sabe usá-lo sem complicação.
Mas como meu pai dizia que as melhores coisas na vida não são conquistadas facilmente.
Aproveitem vejam meu tópico legal clique aqui onde dá para rodar ubuntu modo texto e ver vídeos, ouvir músicas, ver pdfs tudo a partir do terminal puro e provem que são linuxers de verdade.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 00:46 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como compartilhar arquivos e pastas no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2011, 10:52 »
Errado está o autor do tópico dizer que o Ubuntu para compartilhar é indiscutívelmente mais fácil. Windows é feito para crianças e pessoas que não querem pensar.
Mas como meu pai dizia que as melhores coisas na vida não são conquistadas facilmente.

Se tivesse prestado atenção teria visto que foi extamente isto que falei, o windows é mais facil sim nem por isso o Linux também é um bixo de sete cabeças.
Espero terminar por aqui com essa discurção cem fundamento algum, quem quer ficar criticando porque não dedica esse tempo pra fazer alguns tutoriais e assim ajudar os novatos.