Autor Tópico: "Dependências..." realmente algo frustrante!!!  (Lida 16981 vezes)

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2006, 17:31 »
walrick


Bueno... vou expor minha opinião mais uma vez para depois jogar uma pá de cal nesse assunto. Cada um tem suas idéias e fica muito dificil tentar explicar algo quando elas já estão cristalizadas.

Ao meu ver, você teve um problema de enfoque. Imaginou que mesmo instalando um sistema de outra arquitetura completamente diferente, ainda assim ele teria de ser igual ao que você etá acostumado a ver no windows (pois se o windows é o sistema dominante, e todas as versoes dele se parecem, porque seria diferente com o linux?).  Pois bem, meu ignaro amigo, enganou-se. :)

Para começar, ao meu ver você não se preparou adequadamente. Aventurar-se em outro SO (linux, *bsd, solaris, etc...) requer um conhecimento prévio que se adquire lendo, frequentando fóruns, vendo os problemas pelos quais os outros usuários iniciantes estão passando. Isso se chama ser "pró-ativo", ou seja, preparar-se para possíveis dificuldades, e não apenas sentar no chão e reclamar quando elas aparecem. Um dos pontos fortes do sisteminha que gostamos tanto (tanto faz se é ubuntu, kurumin, mandriva, suse) é que ele te obriga a deixar de ser preguiçoso, o conhecimento não vem de mão beijada. É necessário correr atras, pesquisar, ler, perguntar, experimentar... coisas que a grande maioria dos usuários windows não está acostumada, já que tudo vem pronto.

Tentamos lhe ajudar aqui, com sugestões, conselhos e uma grande dose de paciência. Mas em última análise, quem vai realmente lhe ajudar é você mesmo.

O ubuntu tem falhas? Tem. Eu não gosto do processo de instalação dele, embora saiba manejá-lo bem. Eu o considero dificil de ser usado para quem não está acostumado a criar, redimensionar e atribuir partições, o que é a maioria dos usuários. Com certeza, será melhorado nas próximas versões, que saem de 6 em 6 meses, e não de 5 em 5 anos! :)

Você vai ver muita gente comparando desempenho e facilidades de uso windows x linux aqui, simplesmente porque quem usa linux quase com certeza já usou windows, e conhece suas deficiências. Para criticar um sistema é necessário tê-lo usado, conhecer suas fraquezas e pontos fortes.

Eu mesmo sou usuário de computador desde o DOS. Usei todas as versões comuns do windows, além de trabalhar com ele ainda hoje, Mas chegando em casa, quero usar um computador que não trava, que não passa boa parte do tempo tendo de atualizar anti-virus, anti-spyware, que navegue só por onde eu quero sem abrir aquelas janelinhas pop-up de produtos sendo oferecidos a toda a hora.

Em suma, aprender demora e exige esforço. Sobre estes dois dias que você disse que jogou fora, um usuário linux diria diferente: -"Quebrei a cabeça dois dias, mas aprendi um monte de coisas!"

Eu recomendo que você utilize o sistema com o qual se sinta mais confortável. Ao final das coisas, produção é o que importa (neste mundo capitalista, foi o que você disse... :) ). Como eu já estou mais velhinho e mais cansado (mas não para aprender) vou ficar com o meu linux, que para mim é fácil e confortável de usar, que nem uma calça velha, azul e desbotada (desculpe US Top, pelo plágio).


Saudações e boa sorte

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2006, 17:47 »
Essa do particionador não é verdade. Que eu saiba o particionador do Windows é em modo texto também. Agora que culpa tem o instalador do Ubuntu se você nem sabia que Linux não possui C: ou D: ? Ele só particiona o que você mandar ele particionar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2006, 17:48 »
Primeiramente, meu computador não tem virus e muito menos um anti-virus! Como eu sei? simples, pressionando ctrl+alt+del eu posso ver todos os processos e programas sendo executados; Nunca apareceu nenhuma propaganda, nem barra de ferramentas desconhecida; Todo os plug-ins do iExplorer são conhecidos; e se mesmo depois de tudo isso ainda tiver um virus, provavelmente esse virus foi feito pelos programadores do Ubuntu porque não funciona e não altera meu sistema em nada.
Segundo, eu estou acostumado com telas rudimentares, pois uso ms-dos e propt de comando o tempo todo. O mais interessante é que com o particionador do Xp nunca tive problemas, e mesmo com o Fdisk, aquele gerenciador de disco ridículo da microsoft, eu nunca tive problemas também! E você pode dizer que foi minha culpa, mas o Ubuntu não informou que aquilo apagaria todas as minhas partições criando uma única. talvez se o ubuntu fosse criado para pessoas normais, como o Windows, eu não teria esse incõmodo problema de ter que reinstalar todo o meu sistema.
O que você quiz dizer com sistema dinãmico? você não pode fazer metade das coisas que eu faço com meu Windows. e eu nem falei sobre os jogos e as aplicações 3D, e principalmente sobre o controle total sobre o hardware. vocês sempre vão precisar do Windows se quiserem fazer coisas normais, como jogar GTA, por exemplo.
E além do mais, onde já se viu alguem mandar alguma coisa de qualidade de graça para sua casa, como eles fazem com os cds do Ubuntu. A impressão que tenho é que o linux sempre será uma versão BETA de alguma coisa que não fica pronta nunca.
As  pessoas trabalham, estudam, e fazem um monte de coisa. Não têm tempo para ficar lendo livros e sites e milhares de outras coisas só para instalar um sistema operacional. Isso deveria ser uma tarefa simples. Por esse motivo o Linux não esta capacitado para atender o usuario comum e nem muitos usuarios experientes. As pessoas precisam de facilidade. Foi por isso que o computador chegou as nossa casas. Facilidade! Hoje o meu Windows goleou o linux, pois eu tentei instalar o Linux diversas vezes e não consegui. Mas na primeira tentativa de instalar o meu Windows Xp (Que por sinal foi o Linux que apagou do disco)... já estou até escrevendo para vocês!!!
Eu sugiro que vocês avaliem se realmente vale a pena usar o Linux, só por causa de uns virus bobos. Quem sabe a Microsoft não acaba com os virus dessa vez? se o Linux, supostamente conseguiu, a MS consegue também!
Viva o Bill Gates! Viva o Windows! Ou pelo menos usa os Mac porque linux não dá!

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
VIVA A ****
« Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2006, 18:34 »
Cara realmente vc naum eh obrigado a usar linux isso vai depender da sua necessidade no meu caso q migrei a pouco to achando eh as duvidas que aparecem quanto ao sistema pois posso aprender mais!!!!

                  Agora vc me dizer que naum tem problema nenhum com windows  isso ai eh LENDA pq utilizo ele desde o 3.11 e sei das suas deficiencias com muita experiencia. o que naum ocorre no linux pq sou novato no SO>

                 Eh facil dizer q naum presta mas pelo q vi naum chegou nem ate tela de login e ja ta reclamando!!!!!!

                 olha linux tem problemas da msm forma q o windows.
   
                 ontem msm fui arrumar o pc de uma amiga q usa windows e como se arruma um pc desses? com cd do windows xp e antes do particionador ele pergunta se eu quero recuperar o windows mas veja so o cd que veio com o computador(ORIGINAL O EH DIFICIL ENCONTRAR) naum perguntou isso instalou tudo APAGANDO todos os trabalhos de aula dela até a monografia.

                 Como vc vê ocorre problema até no seu MARAVILHOSO SO !!!!!!!!!!!!!
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #19 Online: 21 de Abril de 2006, 18:57 »
Amigo, eu cheguei na tela de login sim mas em modo de texto, e ele começou a baixar uns pacotes da internet. Mas veja que estranho pois eu ainda não tinha configurado o ADSL. O pior é que ele não saia daquele download. Como se ele estivesse mesmo conectado a internet. Mas eu tive muitos problemas na instalação com os mesmos pacotes, então eu resetei o PC. Estou achando que o meu .iso "estava" corrompido. Eu digo estava porque o agora ele não existe mais. O Ubuntu apagou minha partição primaria junto com o .iso. Agora eu tenho o mesmo CD-RW com o Ubuntu mais estou com medo de instalar e depois não funcionar de novo. Não gosto do Grub e depois se o Linux não rodar eu tenho que usar ele. alguem sabe remover  Grub em caso do Ubuntu não funcionar?
Nossa, jamais achei que isso seria tão difícil! eu nem sei se quero mais usar o Linux Ubuntu, mas agora isso virou questão de honra!
Eu vou fazer uma pergunta parecida com a que já fiz antes: Qual é a distro do Linux mais facíl de instalar que o Ubuntu e que venha em um único CD? Não gostaria de baixar 3 CDs como a Mandriva 2006 e correr o risco de não funcionar.
Valeu!

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #20 Online: 21 de Abril de 2006, 19:04 »
Para remover o Grub : inicie em modo prompt de comando e digite fdisk /mbr

Para um  primeiro contato com Linux, conforme minha resposta anterior e também a do galactus e mitsu: Kurumin Linux. É um só Live-CD através do qual você também pode fazer a instalação no HD. Baixe a versão 5.1, a última Final.

OBS.: Antes de gravar em um CD-R, não esqueça de conferir o md5sum do arquivo .ISO para ter certeza que ele não está corrompido.


"Quosque tandem, walrick, abutere patientia nostra?"

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #21 Online: 21 de Abril de 2006, 19:05 »
Citação de: "walrick1401"
... E você pode dizer que foi minha culpa, mas o Ubuntu não informou que aquilo apagaria todas as minhas partições criando uma única...


 :roll:  :roll:  :roll:

Brinco com informatica desde 1988. Quando comecei a aprender linux em 2003, parecia que eu estava novamente em 1988, onde tudo era novidade. Precisei de muita leitura porque o Linux eh diferente do Windows (ainda bem)

edit: pelo que vi, voce gravou o .ISO  do ubuntu em CD-RW... leia esse link:
http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/#gravar

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #22 Online: 21 de Abril de 2006, 19:21 »
Puxa cara, talvez possa ser isso mesmo. o problema é que eu gravei duas vezes no mesmo CD-RW e nas duas vezes a instalação travou no mesmo ponto, e então dizia que não conseguia instalar um dos pacotes. mas a instalação continuou e então depois na hora de copiar os arquivos restantes para o disco, novamente ele não encontrou um pacote.
Eu vou instalar agora, mas ainda não entendi essa de entrar no prompt de comando e digitar fdisk. Como eu inicio em modo de prompt? Que eu saiba eu vou precisar de um disco de inicialização, não?
e o disco de inicialização do windows xp não vem com fdisk.
Obrigado pelas dicas!

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2006, 19:28 »
Citação de: "walrick1401"

Nossa, jamais achei que isso seria tão difícil! eu nem sei se quero mais usar o Linux Ubuntu, mas agora isso virou questão de honra!
Eu vou fazer uma pergunta parecida com a que já fiz antes: Qual é a distro do Linux mais facíl de instalar que o Ubuntu e que venha em um único CD? Não gostaria de baixar 3 CDs como a Mandriva 2006 e correr o risco de não funcionar.
Valeu!


Não é dificil... Eu já instalei muitas maquinas com praticamente todas as versões do Windows, e agora ando a descobri algumas distribuições de Linux e acho bem simples.

O facto de ser em modo texto não torna dificil, só torna mais feio. Convem ler as indicações com atenção e tudo corre bem.


De qualquer forma, se pedes um conselho, eu recomendaria o Ubuntu 6.06.. Ainda está em fase beta, mas está estavel como uma rocha e na minha opinião pessoal resolve muitos dos problemas apontados ao 5.10... Alem disso já tem instalador grafico.


Quanto ao Grub, não precisas ter medo.. Se algo correr mal, basta arranjar uma disquete de MS Dos, ou um Boot CD de utilitarios, e dar um "fdisk /mbr".. O grub desaparece logo.

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #24 Online: 21 de Abril de 2006, 21:06 »
walrick


Agradeça ao grande Bill Gates ele ter tirado o prompt de comando nativo do ME e do XP... só nessas horas que a gente sente a diferença! :)


Use um CD de inicialização do Win98

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #25 Online: 21 de Abril de 2006, 21:35 »
Eu acho que é azar mesmo! todo mundo instala isso sem problemas e eu ainda to penando!
Vocês nem imaginam a ultima! Tentei instalar de novo mas instalação parou no 6% e deu uma mensagem de erro depois de muito tempo. então eu fiz a verificação de integridade do disco. realmente o disco está corrompido. Até ai tudo certo, reiniciei o PC pra baixar outro .iso e gravar de novo, quando derrepente, Cadê o meu XP??? Sumiu da lista de boot. Rápidamente coloquei o CD do windows xp no drive e dei boot pelo CD, o programa de instalação do windows disse que tinha outra versão lá e eu sabia disso pois dessa vez eu tebho certeza que não formatei nada, mas eu não conseguia iniciar o xp de jeito nenhum. tentei reparar e tudo mas tive mesmo que instalar tudo de novo. Agora que eu entrei no novo windows eu editei o arquivo de boot e consegui voltar ao meu windows que havia sumido. Resumo: Tentei instalar o Linux e agora tenho dois Windows XPs no meu PC! Vou seguir sua sugestão. Vou baixar o Ubuntu 6.0 beta. O que pode ter acontecido com o boot do meu PC? Eu nem cgeguei a instalar o Grub. Isso foi muito estranho mesmo. pelo menos eu já sei que o meu .iso estva mesmo ruim.
Valeu!
Assim que eu "tentar" instalar o 6.06 e aviso neste mesmo tópico.

temp.

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2006, 22:22 »
Como você pode ver walrick. Mesmo tento problemas e criticando o nosso amável ubuntu, a comunidade não se estressou e tentou te ajudar da melhor forma possível, é isso que faz o linux crescer a cada dia mais e é isso que fez com que eu entrasse no mundo linux.

Espero que você consiga instalar o Ubuntu, é um SO maravilhoso e serviu como porta de entrada para mim nesse admirável mundo novo.

May the source be with you.

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2006, 23:06 »
Pois bem amigo,
Infelizmente eu ainda não consegui instalar o seu adorável ubuntu. Claro que a culpa não foi totalmente do sistema. Mas também não foi minha. A culpa foi do servidor ou do meu Internet Explorer que corrompeu o arquivo .iso. Eu digo isso por que agora que estou baixando o .iso do Ubuntu 6.06 e estou um pouco mais calmo porque meu Windows já está funcionando, até consigo lembrar que durante a gravação do CD eu tive problemas. A gravação parava sempre aos 6% e eu tive que instalar uma versão mais recente do Nero e mesmo assim ele demorou muito para sair dos 6% quando tentei gravar de novo. e o mais interessante ainda é que a instalação do Ubuntu demorava muito para sair dos 6% e na ultima vez que tentei instalar o sistema parou de vez nos mesmos 6%. Fica bem claro que o .iso estava danificado. Agora estou baixando pelo Firefox para ver se não corrompe o arquivo.
E eu até retiro algumas críticas ao Ubuntu mas continuo achando que em pleno ano 2005 eles já deveriam ter criado uma instalação mais amigável. Uma das pessoas que postou nesse tópico disse que o novo Ubuntu (2006) já tem a interface gráfica na instalação. E realmente todos vocês foram bem pacientes comigo e eu agradeço mais uma vez e também peço dsculpas pela minha ignorância. Eu não costumo ser assim mas quando vi os problemas do Linux fiquei revoltado pois todos criticam o Windows e exaltam o Linux e eu nem consegui instalar. mas deixa isso pra lá, pelo menos por enquanto. Eu vou continuar tentando e espero que tudo isso tenha sido somente uma .iso corrompida. Confesso que de todas as informações que já li sobre distribuições linux, o Ubuntu foi o que mais me identifiquei. Não vou mais postar até instalar o Ubuntu 6.06, então até amanhã e obrigado por todas as informações  :D  :D !

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #28 Online: 22 de Abril de 2006, 08:11 »
Eu continuo recomendando o kurumin para uma primeira apresentação ao sistema linux. É mais fácil e já saiu a versão 6.0 Final.

http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

Se quiser mesmo assim instalar o Ubuntu 6.06, é necessário que saiba que ele é uma versão beta, ainda em desenvolvimento, e que quase diariamente são liberados dezenas de megabytes em atualizações. É recomendado apenas para quem já tem alguma experiência no sistema e não se importa com eventuais problemas em pacotes específicos. Lembre-se: o 6.06 é versão beta.

Antes de tentar instalar o Ubuntu, leia isso. É um guia não-oficial de instalação do 5.10 Breezy em português.
Possivelmente lhe ajudará no processo de instalação. Está tudo comentado, imprima e boa sorte.

http://www.guiadohardware.net/guias/02/

Caso você seja de Porto Alegre, me avise que tenho os CD's originais do 5.10 Breezy disponíveis. É só pegar.

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2006, 13:05 »
Judeu_Errante, o 6.06 é beta, mas tirando o facto de actualizar bastantes vezes é melhor do que o 5.10 em praticamente tudo...  Até porque se pensarmos bem, por esta altura a versão final já devia ter sido lançada em condições normais. Só não foi porque foi dado um suplemento de 6 semanas para polir a interface e obter certificações...


walrick1401: para ti, eu recomendo vivamente que faças download do cd miniPE-XT ou do Hiren's BootCD (facilmente encontras no Google ou em redes P2P), têm cerca de 200 MB cada um, e têm uma serie de ferramentas que te permitirão compor as partições no teu disco com plena confiança e facilidade. Podes apagar a 2ª instalação do XP que fizeste, e ficar só com a 1ª, e podes recuperar o master boot record usando o 'fdisk /mbr' ... Esses CD's é uma ferramenta que eu nunca dispenso e que nunca sei quando me vai salvar o dia.