Autor Tópico: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu  (Lida 58708 vezes)

Offline hayttle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Online: 11 de Outubro de 2009, 19:59 »
Existem duas versões do Virtual Box:
- OSE (Open Source Edition), que está nos repositórios
- Edição de código fechado, ou Standard, ou simplesmente "Virtual Box"

OSE não tem suporte USB. Existem algumas outras funcionalidades da versão de código fechado, que não estão incluídos na OSE. Então, se você quiser ter suporte a USB no VirtualBox, você precisa instalar a edição de código fechado e fazer uma alteração no arquivo /etc/fstab. Aqui estão os passos:

1. OSE Remover OSE
$ sudo apt-get autoremove virtualbox-ose

2. Adicione o repositório VirtualBox do Jaunty. Clique em Sistema > Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique na guia "Programas de Terceiros". Clique em "Adicionar" e digite:
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian jaunty non-free

Salve a chave GPG VirtualBox de http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc, em seguida, importá-lo para o Synaptic, clicando na guia "Autenticação" e depois "Importar arquivo chave".

Clique no botão "Recarregar" no Synaptic para recarregar os repositórios.

3. Instale o pacote mais recente VirtualBox, selecionando-o no Synaptic, ou rode esse comando em um terminal:
$ sudo apt-get install virtualbox-2.2

4. Adicione-se ao grupo vboxusers:
$ sudo gpasswd -a SEUNOMEUSUÁRIO vboxusers

5. Encontre o devgid para 'vboxusers':
$ grep vboxusers /etc/group

Ele irá retornar algo como:
vboxusers:x:125:nomeusuario

Adicione esta linha ao final do /etc/fstab, substitua o número devgid com seu devgid:
none /proc/bus/usb usbfs devgid=125,devmode=664 0 0

Depois de reiniciar você já deve ter suporte a USB no VirtualBox.

Testado no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope.

Traduzido de: http://www.samlesher.com/ubuntu/virtualbox-with-usb-support-on-ubuntu

Sds,
Hayttle

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2009, 07:34 »
hayttle, obrigado por compartilhar este tutorial conosco, acho que será de grande ajuda já que temos muitos post's por aqui relacionados ao VirtualBox.
[]'s

Offline santiagovie

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Santiagovie Blog's
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2009, 12:45 »
Ainda sim, após fazer os procedimentos consigo conectar apenas meu iPod pela porta USB ao iTunes no XP dentro do VirtualBox, mas nada feito com relação aos pendrivers. Tanto faz o pendriver de 1GB, 2Gb, 8GB, nenhum reconhece. Ou melhor, reconhece mas fica como inativo. Já tentei criando os filtros (que ainda não entendi bem o conceito), mas não consigo clicar e selecionar.
Alguma dica?
Tento falar a boca mas estranho a voz não sai!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 12:53 »
Eu usei o VirtualBox 2.2 durante muito tempo no 9.04 sem problemas. Quando migrei para o 9.10, instalei o Virtualbox 3.0, que é a versão mais atual no repositório do Synaptic. E aí não consegui acessar a USB como fazia sem problemas na 2.2 (quando eu clicava com o botão direito do mouse no ícone da USB no rodapé da janela da máquina virtual, apareciam os dispositivos mas em cinza, não permitindo que eu marcasse nenhum deles).

Depois de muitas tentativas sem solução (inclusive, adicionando a linha no /etc/fstab sugerida por hayttle em seu tutorial e que também não funcionou), descobri o erro e deixo a dica aqui.

O meu erro foi que eu havia criado o grupo de usuários vboxusers mas esqueci de inserir-me como membro do grupo (na verdade, não esqueci -- pensei que havia inserido mas devo ter cometido algum erro e eu não estava fazendo parte do grupo). Foi só inserir-me que tudo funcionou normalmente (inclusive, nem precisei adicionar aquela linha ao arquivo /etc/fstab).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline hawer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2009, 03:34 »
Existem duas versões do Virtual Box:
- OSE (Open Source Edition), que está nos repositórios
- Edição de código fechado, ou Standard, ou simplesmente "Virtual Box"

OSE não tem suporte USB. Existem algumas outras funcionalidades da versão de código fechado, que não estão incluídos na OSE. Então, se você quiser ter suporte a USB no VirtualBox, você precisa instalar a edição de código fechado e fazer uma alteração no arquivo /etc/fstab. Aqui estão os passos:

1. OSE Remover OSE
$ sudo apt-get autoremove virtualbox-ose

2. Adicione o repositório VirtualBox do Jaunty. Clique em Sistema > Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic. Clique na guia "Programas de Terceiros". Clique em "Adicionar" e digite:
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian jaunty non-free

Salve a chave GPG VirtualBox de http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc, em seguida, importá-lo para o Synaptic, clicando na guia "Autenticação" e depois "Importar arquivo chave".

Clique no botão "Recarregar" no Synaptic para recarregar os repositórios.

3. Instale o pacote mais recente VirtualBox, selecionando-o no Synaptic, ou rode esse comando em um terminal:
$ sudo apt-get install virtualbox-2.2

4. Adicione-se ao grupo vboxusers:
$ sudo gpasswd -a SEUNOMEUSUÁRIO vboxusers

5. Encontre o devgid para 'vboxusers':
$ grep vboxusers /etc/group

Ele irá retornar algo como:
vboxusers:x:125:nomeusuario

Adicione esta linha ao final do /etc/fstab, substitua o número devgid com seu devgid:
none /proc/bus/usb usbfs devgid=125,devmode=664 0 0

Depois de reiniciar você já deve ter suporte a USB no VirtualBox.

Testado no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope.

Traduzido de: http://www.samlesher.com/ubuntu/virtualbox-with-usb-support-on-ubuntu

Sds,
Hayttle
/10

Caro Hayttle, na versão do Linux Ubuntu 9.10 e na versão atual do virtual box 3.0 para utilizarmos as entradas USB basta simpesmente adicionar o seu nome que vc criou no linux ao grupo vboxusers e reiniciar a sua máquina e pronto vc irá poder utilizar essas portas.

Att,

Offline fluizp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2009, 17:00 »
Caro Hayttle, na versão do Linux Ubuntu 9.10 e na versão atual do virtual box 3.0 para utilizarmos as entradas USB basta simpesmente adicionar o seu nome que vc criou no linux ao grupo vboxusers e reiniciar a sua máquina e pronto vc irá poder utilizar essas portas.

Att,

Prezado hawer, como faço isso?
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits

Offline Kenny Terra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2009, 23:49 »
A versão comercial do virtualbox 3.1 não está instalando no ubuntu 9.10? a unica versão quem tem suporte a usb. alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2009, 23:52 por Kenny Terra »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2009, 19:06 »
Caro Hayttle, na versão do Linux Ubuntu 9.10 e na versão atual do virtual box 3.0 para utilizarmos as entradas USB basta simpesmente adicionar o seu nome que vc criou no linux ao grupo vboxusers e reiniciar a sua máquina e pronto vc irá poder utilizar essas portas.

Att,

Prezado hawer, como faço isso?

fluizp,

vá a Sistema > Administração > Usuários e Grupos. Clique no ícone das chaves ao lado do texto "Clique para efetuar alterações". Insira sua senha. Clique em "Gerenciar Grupos". Procure o grupo vboxusers, clique uma vez nele e a seguir em "Propriedades". Vai se abrir uma janela com a lista de usuários do teu Ubuntu. Aí, é só marcar o teu username e a seguir em OK e fechar tudo.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2009, 19:46 »
A versão comercial do virtualbox 3.1 não está instalando no ubuntu 9.10? a unica versão quem tem suporte a usb. alguém pode me ajudar?

A versão que não tem suporte a usb é a OSE. A versão 3.1 tem esse suporte. Se no seu Synaptic não aparece a 3.1, adicione o repositório dele que contém as outras versões "não-OSE". Para isso, faça o seguinte:

-- Adicione a chave de autenticação do repositório teclando o seguinte comando no terminal:
Código: [Selecionar]
wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
(Atenção: tem que teclar o comando exatamente como está aí acima. Por isso, é melhor você copiar e colar.)

-- depois de executar o comando (ele vai pedir tua senha), vá a Sistema > Administração > Canais de Software

-- Clique na aba Outro Software

-- Clique em Adicionar
     
-- Em "Linha do APT", copie e cole o seguinte:
Código: [Selecionar]
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian karmic non-free

-- Clique em "Adicionar Canal" e a seguir em "Fechar" e depois em "Recarregar".

(Tem um jeito de evitar esses passos todos através do uso de 1 ou 2 comandos no terminal mas não sei como. he-he-he...)

Agora, quando você abrir o Synaptic, o VirtualBox 3.1 vai estar lá (e também algumas versões anteriores).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 17:16 »
Uma dúvida:
Funciona no Jaunty?
ou seja posso add os repositórios mudando apenas o nome de karmic para januty?
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2010, 21:14 »
Olá pessoal!

Eu estou usando o Ubuntu 10.04 LTS, e o Virtualbox 3.2.8.

No entanto, não consigo fazer o VB reconhecer meu pendrive. Na verdade, ele reconhece, mas não monta.

Na janela da MV, quando clico em Dispositivos > Dispositivos USB aparece "Kingston DT 101 II [0200]" e "USB OPTICAL MOUSE [0100]", entretanto, os dois como inativos (não posso clicar em nenhum).

O engraçado é que o mouse funciona perfeitamente, mas o pendrive, não tem jeito.

Se eu tentar clicar no ícone do USB na parte inferior direita da tela da MV, aparece a mesma coisa, os dois nomes, mas não sendo possível clicar em nenhum.

Já instalei os adicionais para convidados, já fiz a dica de adicionar no vboxusers, já editei o fstab...acho que já fiz quase tudo...mas não tem jeito...alguém teria alguma ajuda??

Obrigado!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2010, 11:24 »
LFelipe,

Para que qualquer dispositivo USB seja reconhecido na tua máquina virtual, você tem que conectar o dispositivo e, depois que ele estiver conectado (e reconhecido pelo Ubuntu), você vai na barra inferior da máquina virtual. Ali, do lado direito, há vários ícones. Um deles é o de um pequeno conector USB. Clique com o botão direito do mouse e, se teu pendrive estiver reconhecido, ele aparecerá lá. Se aparecer, é só clicar nele com o botão esquerdo do mouse que a MV passa a reconhecer o dispositivo (só que o Ubuntu deixa de reconhecê-lo, ou seja, ele é desmontado no Linux e só volta a ser montado quando você clicar de novo nesse ícone ou quando você desligar a máquina virtual).

Pode acontecer que demore um pouquinho (no caso de HDs externos, que são maiores, demora bastante).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:00 »
Ramon,

Como informei no meu post, já tentei isso, mas apesar de aparecer o nome do pendrive, este não aparece disponível para clicar e ser montado.
Obrigado pela ajuda.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2010, 07:33 »
qual o sistema do hospedeiro?

Parace até o MacOSX....

Experimente desmontar o pen no hospedeiro, depois deve montar na maquina virtual

Se usa o win XP também tem o problema de ser preciso ter tudo fechado (programas) para funcinar na maquina virtual

[]'s

Offline lfelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: VirtualBox com suporte a USB no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2010, 21:44 »
Tota,

Estou usando como hospedeiro o Ubuntu 10.04, e como MV o Windows XP.

Já tentei isso de desmontar o pendrive no Ubuntu, e tentar "montar" no Win, mas também não funciona.
Colocando o mouse sobre o ícone do USB, no canto inferior direito da MV, aparece a seguine mensagem: Nenhum dispositivo USB conectado".

E isso é engraçado, porque o mouse é USB, e ele funciona perfeitamente ntanto no Ubuntu quanto no Windows, sem precisar mexer em nada, simplesmente ligando o Virtualbox.