Autor Tópico: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10  (Lida 22686 vezes)

Offline brunnoqviana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Olá pesoal, adoro o Ubuntu ele é perfeito, e tem a vantagem de reconhecer todos os componentes de hardware do meu pc, mas ocorre que baixei a versão beta do Karmic Koala ontem, e instalei meu "dell inspiron 1525" mas ele não reconheceu somente minha placa de wireless broadcom mini-card; sendo que a versão anterior funcionava corretamente. O que devo fazer? Pois ainda sou novato em linux.

Obrigado,
Brunno Quintão Viana

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2009, 18:43 »
brunnoqviana,

Boa tarde. Dei uma pesquisada no Google e achei isto:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurar-placa-wireless-%28Broadcom-Corporation-BCM4312-802.11-e-outras%29

Talvez, como disseste que estás iniciando no GNU/Linux, isso possa ser um pouco complexo, mas fica a dica, de qualquer maneira.

Vou ver se encontro algo mais "mastigado", mas sugiro que tentes seguir essas instruções porque, na pior das hipóteses, será um bom aprendizado!!  ;D

Um abraço!!


Offline Paraibano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2009, 23:18 »
Estou com o mesmo problema com o meu inspiron 1545. e o broadcom está instalado, mesmo assim não funciona =/

Offline oblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2009, 00:32 »
vá ao synaptic e instale o pacote

bcmwl-kernel-source


aconteceu comigo e resolvi assim. também uso dell.

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2009, 10:28 »
Acabei de instalar o ubuntu 9.10 no meu notebook dell vostro 1310 que usa wireless bcm4312.
No gerenciador de drivers restritos aparece o drive para ativar, clico no botão ativar ele pede senha de root, digito a senha e nada acontece.
Já reinstalei o pacote bcmwl-kernel-source (que já estava instalado) porém continua do mesmo jeito. Alguma idéia do que possa estar acontecendo?

Att,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Offline sergio.sac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • SAC.eti.br
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2009, 02:14 »
Acabei de instalar o ubuntu 9.10 no meu notebook dell vostro 1310 que usa wireless bcm4312.
No gerenciador de drivers restritos aparece o drive para ativar, clico no botão ativar ele pede senha de root, digito a senha e nada acontece.
Já reinstalei o pacote bcmwl-kernel-source (que já estava instalado) porém continua do mesmo jeito. Alguma idéia do que possa estar acontecendo?

Att,

Victor Bastos

Estou com o mesmo problema!!! :'( :'( :'( :'(
sac

Offline Paraibano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2009, 10:52 »
Olá, acabei de conseguir solucionar o problema.

Olhem esse site e sigam os passos que voces vão conseguir

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1288865

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2009, 17:48 »
Pessoal,

Tomei a liberdade de fazer uma tradução livre da indicação feita pelo Paraibano, caso alguém tenha dificuldade com inglês:

Citar
Eu usava o Jaunty tranquilo no meu laptop (Dell e1705), com o wireless funcionando. Eu instalei o 9.10 beta e não consegui fazer funcionar. No Jaunty, eu usava o driver Broadcom wireless que aparecia em Sistema > Administração > Drivers de Hardware.

Quando eu instalei o 9.10 como uma instalação limpa a partir do live CD, esse mostrou apenas o driver Broadcom wireless. Eu continuei escolhendo "Ativar" e digitando a senha, mas nunca ativava. Sem a conectividade de rede, eu não podia baixar as atualizações.

Entretanto, isto funcionou para mim:

1 - Abra o Synaptic
2 - Tenha certeza de que o Live CD da versão 9.10 está no drive óptico
3 - Configurações > Repositórios > Software do Ubuntu***
4 - Marque a opção "Instalação pelo CD" e feche a janela
5 - Atualize
6 - Procure por "bcmwl-kernel-source"
7 - Marque o pacote para instalação
8 - Aplique as alterações
9 - Reinicie o computador

Isso funcionou para mim. Agora, o "Drivers de Hardware" está ativado. Além disso, depois de fazer isso tudo (eu acredito porque o "dkms" foi instalado junto) os drivers de vídeo apareceram no "scan" do "Drivers de Hardware", e não apareciam antes.

Basicamente, instalar o "bcmwl-kernel-source" foi a chave para o sucesso para mim. De forma acessível, ele está no Live CD.

Jon

*** Eu uso o Hardy aqui, e o caminho é um pouco diferente: Sistema > Administração > Canais de software. Portanto, não pude confirmar todo o passo-a-passo da dica. De qualquer maneira, pelos depoimentos que constam do fórum "gringo", a maioria do pessoal conseguiu fazer o wireless funcionar após seguir essas instruções.

Valeu pela indicação, Paraibano;D ;D ;D

Abraço!!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 17:56 por GuidjeLeGamba »


Offline Paraibano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2009, 20:29 »
Nada, tava aguniado por causa desse problema, mas agora meu ubuntu 9.10 ta rodando direitinho, estou gostando muito. o/

Offline thiago_fonseca2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2009, 21:42 »
Olá, acabei de conseguir solucionar o problema.

Olhem esse site e sigam os passos que voces vão conseguir

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1288865

Com o 9.10 instalado em um Vostro 1510 a placa wireless Broadcom não foi reconhecida e seguindo os passos acima a wireless está funcionando perfeitamente....

Vlw...

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2009, 16:38 »
É interessante que o dono do post altere o título adicionando o termo "Resolvido" a ele (claro, se as dicas realmente o tiverem auxiliado), para que pessoas que venham enfrentando a mesma dificuldade possam ter um norte a seguir...

Um abraço!!


Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2009, 08:23 »
vá ao synaptic e instale o pacote

bcmwl-kernel-source


aconteceu comigo e resolvi assim. também uso dell.



Aqui tbm funcionou....
Mas isso deveria ser sugerido na instalação...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2009, 09:54 »
Vou testar. Minha placa até funciona mais é muito instavel.

Offline drdoom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:22 »
Meu notebook é HP, mas minha broadcom é a mesma. Aqui resolvi da seguinte maneira:

- Instalei normalmente.
- Pluguei um cabo de rede ao roteador e liguei no note.
- Dei um apt-get update. O Gerenciador de atualizações abriu automaticamente.
- Atualizei e reiniciei. Consegui ativar os drivers restritos que antes da atualização não eram ativados.
- Reiniciei mais uma vez. Minha broadcom e minha nvidia funcionaram 100%.

Espero ter ajudado.

Obs.: Meu som ainda está dando uns estalos incômodos. Acabei de instalar e ainda não achei solução. Se alguém chegou a resolver, poste por favor.

Abraços.  :)

Offline drdoom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless broadcom do pc Dell inspiron 1525 não funciona no ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2009, 23:33 »
Perdão por já postar de novo, mas dei mais uma procuradinha no fórum e o último procedimento do tópico abaixo resolveu também o problema do som:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58125.0

Firme aih, galera. Sistema novo eh assim mesmo. Fé e bola pra frente.

Abraços :)