Bem, o cara do gnome falou que a culpa não é do miniaplicativo gerenciador de rede, falou que o minimodem não vai funcionar sem algo feito por usuários... disse algo sobre o fato de que o ubuntu deve reconhecer no futuro o minimodem, que enquanto isso o pacote usb_modeswitch é a alternativa mais viável, que automatiza quase todo o processo que fiz manualmente aqui no desktop, ao menos eu entendi dessa forma o que ele disse.
Eu desfiz todo o processo que tinha feito manualmente do usb_modeswitch e usei o pacote que esta no repositorio karmic, que é mais antigo que a versão que embora tenha configurado manualmente, era bem atual. Como resultado meu gnome não entrava mais na interface gráfica, e eu tive que tirar o pacote e recolocar á versao mais atual que estava antes. Eu ainda vou verificar se o erro do pacote foi algo aleartório ou se acontece sempre, caso em que vou ter que reportar o bug no launchpad.
O que a gente conversou tá no link abaixo para quem quiser ver:
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=600503EDIT:
Eu notei algo interessante também, que quando o network manager diz que ta conectado o minimodem mas nao da pra navegar na net, é porque o /etc/resolv.conf é esvaziado não sei porque a cada vez que voce desconecta...quando sua internet funcionar vá em resolv.conf e guarde esses nameservers, aí quando der problema de conexao é só copiar os nameservers no resolv.conf que vai estar vazio provavelmente de novo...