Autor Tópico: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado) [RESOLVIDO]  (Lida 7687 vezes)

Offline philippe.hac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado) [RESOLVIDO]
« Online: 31 de Outubro de 2009, 11:22 »
Fiz a atualizacao do sistema pro kubuntu 9.10 e tentei gerar a iso como o remastersys mas os scripts nao geraram o arquivo initrd.gz.

Ele gera a iso e tudo, mas qndo mando bootar pra instalar ou iniciar o livedvd ele reclama que esse arquivo nao foi encontrado... (ambos GRUB e Isolinux)
Meu kernel eh o 2.6.31-14-generic (li em algum lugar q isso podia interferir, mas esse eh o q veio com as atualizacoes...)

Achei alguma coisa soh em um site em japones! Era sobre copiar /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic pra $remastersys/initrd.gz, fiz e ele passou mas o sistema nao ia muito longe...
Inicia o Live DVD "normalmente" (inicia o gnome, mas cai no login (kdm) logo em seguida) e nao funciona teclado nem mouse.
Testei no VirtualBox e na maquina msm, sempre a msm coisa.

caso precisem de mais informacoes ou logs, eh soh pedir.
Obrigado,
« Última modificação: 06 de Novembro de 2009, 21:38 por philippe.hac »

Offline alexandre.mbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
    • Chat direto com meu GTalk
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado)
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2009, 16:06 »
Fiz a atualizacao do sistema pro kubuntu 9.10 e tentei gerar a iso como o remastersys mas os scripts nao geraram o arquivo initrd.gz. $$ Ele gera a iso e tudo, mas qndo mando bootar pra instalar ou iniciar o livedvd ele reclama que esse arquivo nao foi encontrado... (ambos GRUB e Isolinux) $$ Meu kernel eh o 2.6.31-14-generic (li em algum lugar q isso podia interferir, mas esse eh o q veio com as atualizacoes...)

Estou enfrentando o mesmo problema, só que uso Ubuntu e não Kubuntu. Não entendi o seu comentário sobre o GRUB e o Isolinux. Chamou minha atenção a existência, no sistema, de dois scripts (comandos): remastersys-grub-restore e remastersys-grubconfig. Não sei pra que eles servem. Talvez sejam usados pelo remastersys ou pelo remastersys-gui.

Eu gostaria que você entrasse nos detalhes sobre o que leu a respeito de como esta versão do kernel pode estar interferindo.

Achei alguma coisa soh em um site em japones! Era sobre copiar /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic pra $remastersys/initrd.gz, fiz e ele passou mas o sistema nao ia muito longe... $$ Inicia o Live DVD "normalmente" (inicia o gnome, mas cai no login (kdm) logo em seguida) e nao funciona teclado nem mouse. $$ Testei no VirtualBox e na maquina msm, sempre a msm coisa.

Em que momento você faz a cópia? Eu também li algo a respeito disso, mas fiquei suspeitando serem necessários outros passos. Eu também não soube identificar em que momento eu deveria fazer essa cópia. Tenho a impressão de que outros arquivos também precisam ser copiados. Quantos aos outros problemas mencionados penso que não são relacionados ao initrd.gz. O questão de aparecer o login (kdm) pode ser até normal para uma remasterização do tipo "dist".

Edição da mensagem: 1 de novembro de 2009 - 15:42h.

Enquanto este tópico não recebia novas mensagens encontrei algumas informações interessantes.
O problema também é apresentado em:


Mas "uma solução" e comentários interessantes foram encontrados em Don't work with karmic(9.10) alpha « on: August 25, 2009, 07:32:17 PM ». Uma tradução/adaptação daquele post encontra-se a seguir.
    
Observemos o script /usr/bin/remastersys versão 2.0.12-1. Na linha 448 encontramos o seguinte.

Código: [Selecionar]
if [ -f /sbin/casper-new-uuid ]; then
/sbin/casper-new-uuid /boot/initrd.img-`uname -r` $WORKDIR/ISOTMP/casper $WORKDIR/ISOTMP/.disk
info1=`lsb_release -d | awk '{print $2,$3}'`
info2=`lsb_release -c | awk '{print $2}'`
info3="- Release $ARCH"
info4=`date +"%Y%m%d"`
infoall="$info1 \"$info2\" $info3 ($info4)"
echo $infoall > $WORKDIR/ISOTMP/.disk/info
else
cp /boot/initrd.img-`uname -r` $WORKDIR/ISOTMP/casper/initrd.gz
fi

Analisando o código de /sbin/casper-new-uuid, que é um script encontrado no pacote casper (versão 1.186), na linha 53 encontramos:

Código: [Selecionar]
if echo "$1" | grep ".lz$" >/dev/null; then
        COMPRESSOR="lzma"
        SUFFIX=".lz"
elif echo "$1" | grep ".gz$" >/dev/null; then
        COMPRESSOR="gzip"
        SUFFIX=".gz"
else
        echo "Unsupported archive type."
        exit 2
fi

Isso significa que /sbin/casper-new-uuid retorna exit 2, e então quebra o "if [ -f /sbin/casper-new-uuid ]; then" encontrado no /usr/bin/remastersys, porque o casper-new-uuid ver.1.186 precisa que os nomes de arquivos terminem com *.lz ou *.gz. Assim, o initrd.gz não é copiado para $WORKDIR/ISOTMP/casper/.

Uma solução é desprezar aquele if e copiar o initrd.gz de qualquer jeito naquele ponto. Vejamos a seguir.

Código: [Selecionar]
-if [ -f /sbin/casper-new-uuid ]; then
-/sbin/casper-new-uuid /boot/initrd.img-`uname -r` $WORKDIR/ISOTMP/casper $WORKDIR/ISOTMP/.disk
-info1=`lsb_release -d | awk '{print $2,$3}'`
-info2=`lsb_release -c | awk '{print $2}'`
-info3="- Release $ARCH"
-info4=`date +"%Y%m%d"`
-infoall="$info1 \"$info2\" $info3 ($info4)"
-echo $infoall > $WORKDIR/ISOTMP/.disk/info
-else
-cp /boot/initrd.img-`uname -r` $WORKDIR/ISOTMP/casper/initrd.gz
-fi
+cp -v /boot/initrd.img-`uname -r` $WORKDIR/ISOTMP/casper/initrd.gz

Ou seja, apaga-se ou comenta-se todas as linhas daquele if, substituindo-as pela última linha (acima), do cp.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 17:18 por alexandre.mbm@gmail.com »

Offline philippe.hac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado)
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:52 »
Hey, valew ^^
vou testar agora...
Pra copiar o initrd.gz na mao eu tinha q gerar a iso em duas(tres) etapas,
1) usar a 3 opcao do menu (Make a distributable copy cd filesystem only)
2) copiar o arquivo pro lugar certo
3) gerar a iso com a 4 opcao do menu

mas isso nao funfo...

quanto ao kernel, soh li que era necessario usar a versao padrao do kernel, conforme instalado durante a instalacao do sistema. Versoes atualizadas nao funcionaria. Mas nao sei se isso realmente eh verdade, mas li isso em mais de um forum...

Offline philippe.hac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado)
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 19:11 »
Sim, agora o problema com o initrd.gz sumiu... mas apos iniciar nao reconhece nem mouse nem teclado, entao nao tem como eu fazer nada.
Testei no VirtualBox, nao vou perder outra midia pra testar no PC, afinal, se nao funfou no VBox, >90% de chances que nao funcionara no PC tbm...

O mouse esta lah mas nao se move, o foco esta no botao quit do ubiquity mas nao muda qndo aperto <TAB>

Provavelmente problemas na configuracao do Xorg, mas não há xorg.conf no diretorio gerado pelo remastersys...

Offline philippe.hac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado)
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2009, 21:19 »
Bem, parece que criaram um novo repositorio pro Karmic Koala:

For Karmic and Newer with grub2 - version 2.0.13-1 and up

# Remastersys
deb http://www.geekconnection.org/remastersys/repository karmic/

full post here: http://geekconnection.org/remastersys/forums/index.php?action=recent

Offline philippe.hac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado)
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 21:36 »
Achei o problema:

Eu tava tentando usar um diretorio em uma particao NTFS como diretorio temporario. Tem que ser uma particao linux (EXT2, EXT3, ou RAISERFS).

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: Remastersys e Kubuntu 9.10 (initrd.gz nao gerado) [RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2009, 16:24 »
Bem, parece que criaram um novo repositorio pro Karmic Koala:

For Karmic and Newer with grub2 - version 2.0.13-1 and up

# Remastersys
deb http://www.geekconnection.org/remastersys/repository karmic/

full post here: http://geekconnection.org/remastersys/forums/index.php?action=recent

Como instalar o grub2 versão 2.0.13-1 ou superior se nem estão disponíveis nos repositórios ubuntu nem nos ppa? (estou falando de pacote .deb pois não sei compilar)
Nos repositórios oficiais só tem a versão 1.97 beta4