Autor Tópico: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?  (Lida 6062 vezes)

Offline wdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Online: 02 de Novembro de 2009, 11:34 »

Na versão anterior do ubuntu (9.04) o networkmanager funcionava conforme o esperado, porém na versão atual (9.10) está apresentando um comportamento estranho.

Em primeiro lugar, ao clicar o lado direito do mouse, editar conexões, na aba Com Fio aparece uma conexão chamada de ifupdown (eth0) que não permite edição nem exclusão. Os botões Editar e Excluir estão desabilitados. Na edição anterior do ubuntu eu excluia essa conexão e acrescentava outra na aba DSL.

Se eu for então até a aba DSL e tentar adicionar uma conexão, no caso o speedy, ocorre outra coisa maluca > na aba DSL Adicionar > eu informo Nome da Conexão, Nome do Usuário, Serviço, e Senha e habilito disponível para todos o usuários, clico no botão aplicar, a senha administrativa é solitada, eu informo, porém nenhum serviço é adicionado -> se a opção disponível para todos os usuários não for habilitada, o serviço é incluído, porém não adianta nada, porque não aparece como opção de conexão no ícone do networkmanager.

Os procedimentos acima, eram todo o necessário para se conectar a rede, recaptulando, eu excluía a conexão default chamada eth0 que aparecia na aba Com Fio, e na aba DSL eu fazia o descrito no parágrafo anterior. Após isso, ao clicar sobre o ícone, aparecia o serviço incluído, e era só seleciona-lo que a conexão era realizada.

O que e porque o pessoal do Ubuntu mexeu aí? Existe alguma forma de eu obter o comportamento anterior? Como fazer uma conexão Banda Larga como o speedy funcionar através do networkmanager?

Obs. eu consigo conectar via pppoeconf, mas gostaria de fazer como sempre fiz, pelo networkmanager, inclusive penso que também ficaria mais fácil para os iniciantes, já que a configuração via terminal assusta quem não está acostumado e tem lá seus problemas, como a necessidade de incluir o usuário no grupo dip.

Obrigado

wdr

alarcon

  • Visitante
Re: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2009, 12:15 »

Na versão anterior do ubuntu (9.04) o networkmanager funcionava conforme o esperado, porém na versão atual (9.10) está apresentando um comportamento estranho.

Em primeiro lugar, ao clicar o lado direito do mouse, editar conexões, na aba Com Fio aparece uma conexão chamada de ifupdown (eth0) que não permite edição nem exclusão. Os botões Editar e Excluir estão desabilitados. Na edição anterior do ubuntu eu excluia essa conexão e acrescentava outra na aba DSL.

Se eu for então até a aba DSL e tentar adicionar uma conexão, no caso o speedy, ocorre outra coisa maluca > na aba DSL Adicionar > eu informo Nome da Conexão, Nome do Usuário, Serviço, e Senha e habilito disponível para todos o usuários, clico no botão aplicar, a senha administrativa é solitada, eu informo, porém nenhum serviço é adicionado -> se a opção disponível para todos os usuários não for habilitada, o serviço é incluído, porém não adianta nada, porque não aparece como opção de conexão no ícone do networkmanager.

Os procedimentos acima, eram todo o necessário para se conectar a rede, recaptulando, eu excluía a conexão default chamada eth0 que aparecia na aba Com Fio, e na aba DSL eu fazia o descrito no parágrafo anterior. Após isso, ao clicar sobre o ícone, aparecia o serviço incluído, e era só seleciona-lo que a conexão era realizada.

O que e porque o pessoal do Ubuntu mexeu aí? Existe alguma forma de eu obter o comportamento anterior? Como fazer uma conexão Banda Larga como o speedy funcionar através do networkmanager?

Obs. eu consigo conectar via pppoeconf, mas gostaria de fazer como sempre fiz, pelo networkmanager, inclusive penso que também ficaria mais fácil para os iniciantes, já que a configuração via terminal assusta quem não está acostumado e tem lá seus problemas, como a necessidade de incluir o usuário no grupo dip.

Obrigado

wdr


Não vejo qual seja essa dificuldade do comando sudo pppoeconf, pois para a conexão ficar ativa no boot do Ubuntu eu só forneço o nome de acesso e a senha e as outras opções do comando apenas dou enter para ficar com os valores padrões.

Não acrescento nada no grupo dip, a não ser que vc não deixe para ativar a conexão no boot e quando queira ativar a conexão não goste de digitar a palavra sudo, pois para ativar a conexão, se não iniciar no modo automático no boot, seria assim:

sudo pon dsl-provider

no terminal e caso a conexão tenha sido iniciada com problemas (é muito raro, mas acontece):

sudo poff -a

para terminar conexões com defeito e depois:

sudo pon dsl-provider


Para mim o NetworkManager nunca funcionou direito, às vezes funcionava e várias outras não. Isso em qualquer versão do Ubuntu que já testei o NetworkManager, mas realmente esta última versão foi a pior de todas.

Até que no alpha5 eu pensei que iria usar o NetworkManager na nova versão do Ubuntu por padrão, pois estava funcionando bem, mas depois foi isso aí que vc relata e voltei ao bom e velho comando sudo pppoeconf que funciona a perfeição, falhando em pouquíssimas vezes, sendo necessário só usar os comandos que já falei acima no caso de falhar alguma vez.

No momento a solução é esperar novas atualizações do NetworkManager, mas como venho atualizando desde o alpha5, vejo que ele já sofreu inúmeras atualizações de lá até aqui e nada foi mudado infelizmente.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 12:21 por alarcon »

Offline juniorm3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2009, 12:28 »
Amigos sou inciante no mundo linux e estou utilizando a nova versão do Ubuntu, como dito no inicio do topico a versão do Ubuntu 9.04 funcionava comigo perfeitamente, mas como nessa nova realmente não esta funcionando e não consigo me conectar.
Haveria um modo de eu conectar sem usar o modo texto?

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 14:16 »
Desculpe não ajudar muito, mas até onde mexi não encontrei essa opção. tinha horas q o aplicativo informava q eu não privilégios, hora dizia q não pode ser acessado. bem estranho o funcionamento mesmo ..
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline nosemiaj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2009, 23:09 »
Olha... Estou no mesmo barco que você. Que raiva viu. Estou digitando esta mensagem através do LiveCD do Ubuntu 9.04, sendo este incrivelmente estável a ponto de eu reinstalá-lo.

Gostaria de utilizar o Kubuntu, porém a conexão via Network Manager lá também é impossível. Estamos perdidos... As vezes sinto saudades do Windows (dependendo de algumas funcionalidades) porém, não possuo poder aquisitivo para ter uma distribuição Windows original e devidamente licensiada.

Enfim, fazer o que, né... Devemos aguardar... E não vejo muitas pessoas reportando sua dificuldade na utilização de ADSL via Network Manager.

A princípio, estou tendo problemas com "sudo pppoeconf" no Terminal, pois todas as vezes que a máquina é iniciada, o Ubuntu não se conecta à Internet como fazia antes, na versão 9.04.

O que fazer?!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: networkmanager. o que mudou e como obter o comportamento de antes?
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2009, 01:01 »
Sobre a tal conexão "ifupdown(eth0)".

Pra ela sumir, edite o arquivo /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf, procure pelo trecho

[ifupdown]
managed=true


E mude de "true" para "false". Todos os documentos que vi mandavam só reiniciar o serviço networkmanager nessa hora ("sudo /etc/init.d/network-manager restart"), mas alguns vão se sentir mais à vontade reiniciando o sistema.

Sobre a estabilidade do NM como um todo, também tenho apanhado bastante dele, mas isso não é de agora, no 9.04 estava a mesma coisa.  Muitos crashes, demora para conectar no wireless, instabilidade na conexão, 3G não conectava nem com rezabraba, etc.

Na migração, o wireless melhorou muito, mas a conexão 3G continuava na mesma.

Ativei o repo do launchpad, e a versão que entrou está bem melhor, os crashes pararam, e até o 3G ensaiou conectar --- apesar de ainda não estar setando o gateway default, eu tenho que setar manualmente. >:(

Depois que eu instalei o KDE 4.3.3 --- sim, uso o Kubuntu ---, a estabilidade aumentou muito, também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D