Autor Tópico: backup de pacotes - como faço?  (Lida 7496 vezes)

Offline Chrisostomo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
backup de pacotes - como faço?
« Online: 04 de Maio de 2006, 08:55 »
ola,
primeiramente me desculpem se eu tiver postado fora do forum correto, mas considerei este ser o mais.

uso o ubuntu faz pouco tempo, e nao encontrei maiores problemas ao instalar ou usar...

recentemente eu tive que formatar minha maquina... logo tive de instalar o ubuntu novamente e todas suas atualizações e aplicativos que normalmente uso...

mas neste processo de instalar pacotes, atualizações, etc. me surgiu uma dúvida.

é possivel fazer backup de tudo isso? tanto dos pacotes de atualização e segurança, quanto os de aplicativos?

se eh possivel (como eu imagino que seja) qual é a maneira mais "fácil" , ou a que tenho melhor resultado, de fazer isso?

exemplificando... eu queria gravar um CD, por exempĺo, com atualizações, alicativos, codecs, etc... para q se eu precise de formatar novamente, ou instalar o ubuntu em uma nova maquina, ou ate mesmo em uma maquina que nao tenha acesso a internet..

e outra pergunta é, comco aplicar estes pacotes a partir de um backup? no caso de um CD?

pois eu uso o gerenciar de pacotes synaptic, ou uso o apt-get install  pelo terminal.

me desculpem se esta é uma pergunta newba ou coisa do tipo, mas eu realmente não faço ideia de como proceder.



desde já, grato


Chrisostomo
"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sabio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice." -Monge Takuan, MUSASHI

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: backup de pacotes - como faço?
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2006, 15:59 »
Chrisostomo,

Copie os arquivos da pasta /var/cache/apt/archives/ para uma partiçao de backup ou grave um CD com estes arquivos. Após  reinstalar o ubuntu, simplesmente copie estes arquivos para esta mesma pasta.

[ ]s
Luiz

Offline Chrisostomo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
backup de pacotes - como faço?
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2006, 20:35 »
realmente... encontrei todos os pacotes

muito obrigado Luiz!   :)

e para instalar os pacotes, basta um dpkg -i nomedopacote.deb?

um asterisco (*) no lugar do nome do pacote basta para instalar todos de uma vez?
"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sabio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice." -Monge Takuan, MUSASHI

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
backup de pacotes - como faço?
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2006, 21:24 »
Citação de: "Chrisostomo"
e para instalar os pacotes, basta um dpkg -i nomedopacote.deb?
um asterisco (*) no lugar do nome do pacote basta para instalar todos de uma vez?


deixando os pacotes no cache o apt-get os encontrará quando vc quiser instalar algo

só use o dpkg pra instalar pacotes que baixou por conta, os que o gerenciador de pacotes baixar ele instala

digo isto pois poderá acontecer dele baixar o mais novo e vc usando o * para todos retornar para um programa mais antigo

espero que tenha entendido....rs

falou

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
backup de pacotes - como faço?
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2006, 01:08 »
para instalar programas e atualizacoes num micro sem internet

No micro com programas instalado e configurado:
- sudo apt-get update para atualizar a lista de pacotes
- copie os pacotes .deb de /var/cache/apt/archives/ (pacote dos programas)
- copie o arquivo /etc/apt/sources.list (lista de repositorios)
- copie os arquivos de /var/lib/apt/lists (base de dados, do que tem em cada repositorio)

No micro sem internet:
- restaure os arquivos copiados no item anterior 8)

Observacoes:
Os updates automaticos vao estar disponiveis para instalacao, no micro sem internet :D

sudo apt-get install (pacote) funciona perfeito mesmo sem internet

As GUIs do apt-get acho que apagam/baixam os /var/lib/apt/lists/ ... se usar eles (as GUIs) num micro sem internet, esse diretorio lists/ fica vazio e o apt-get install nao funiciona.
Por isso e, importante fazer um apt-get update antes de fazer o backup.

ops, eu ainda nao vi direito onde ficam os temporarios das instalacoes das fontes ms-ttf... e outros pacotes de outros scripts fora o apt-get...

na hora de copiar os .deb, eu gosto de usar o rsync dai ele apenas atualiza o backup. muito pratico

-> testei isso hoje, depois de dar uma olhada no script "gerar kokar" que tem no kurumin... to querendo postar isso na sala de "Dicas" assim que testar melhor