Autor Tópico: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???  (Lida 3871 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Online: 08 de Abril de 2010, 16:06 »
Alguém saberia me informar se existe alguma opção para instalar programas cujas extensões sejam *.tar.bz ou *.tar.bz2 semelhante ao que acontece com arquivos *.deb ? Não há nenhuma "rotina", "script" para fazermos o instalador de programas adicionar essas outras extensões e instala-las "automaticamente após o download terminar não? (Eu nunca consegui instalar um programa que não seja encontrado diretamente nos repositório ou que não seja *.deb).


Valeu.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2010, 16:19 »
Eu desconheço qualquer outra forma de se instalar aplicativos assim que não seja seguindo as instruções contidas dentro do próprio pacote (normalmente em um arquivo "INSTALL" ou "README").

Mas para se compilar uma aplicação você deve ter alguns pacotes instalados antes, e para isso leia o excelente tópico (do pinduvoz) Instalação de Programas no Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2010, 16:25 »
Tudo bem, irei dar uma olhada nessa de "instalar programas no ubuntu". É que achei tão simples e funcional a instalação de pacotes *.deb que fiquei imaginando se não seria possível estender o raciocínio pra todos os demais programas a serem instalados e que não fossem somente *.deb

Valeu.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2010, 16:28 »
Os pacotes .deb já estão preparados para a instalação em distros derivadas do debian, enquanto esses que você disse são genéricos, podendo ser instalados em qualquer distribuição.

Você conhece o www.getdeb.net ??

Não tem a aplicação que você procura lá?
« Última modificação: 08 de Abril de 2010, 16:30 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 05:23 »
Eu desconheço qualquer outra forma de se instalar aplicativos assim que não seja seguindo as instruções contidas dentro do próprio pacote (normalmente em um arquivo "INSTALL" ou "README").

Mas para se compilar uma aplicação você deve ter alguns pacotes instalados antes...

Fora que compilar um programa pode ser uma verdadeira 'odisséia' em alguns casos...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 07:30 »
Ah, não é tão difícil assim, até hj só não consegui compilar um Gnome mais novo pro meu Debian e, mesmo assim, por falta de pacotes específicos ou falta de paciência mesmo, hehehehe...


Eu desconheço qualquer outra forma de se instalar aplicativos assim que não seja seguindo as instruções contidas dentro do próprio pacote (normalmente em um arquivo "INSTALL" ou "README").

Mas para se compilar uma aplicação você deve ter alguns pacotes instalados antes...

Fora que compilar um programa pode ser uma verdadeira 'odisséia' em alguns casos...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Programa para instalar tar.bz.. tar,bz2... ???
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 08:45 »
Ah, não é tão difícil assim, até hj só não consegui compilar um Gnome mais novo pro meu Debian e, mesmo assim, por falta de pacotes específicos ou falta de paciência mesmo, hehehehe...

Mas eu falei por conta de alguns casos que aparecem de vez em quando.
Já tentei instalar versões mais novas de determinados programas ( Audacity por exemplo ) e não consegui.
Dando uma pesquisada na net vi que programas mais novos só rodariam nas versões mais novas do Ubuntu.
Outros não, já baixei tudo compiladinho e mastigado ( no GetDeb mesmo eu peguei o Gimp 2.6 que vem por default no 9.04 em diante ).