Autor Tópico: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]  (Lida 15739 vezes)

Offline yazi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:04 »
Olá pessoal, sou iniciante em linux e estou tendo uma grande dificuldade de instalar uma impressora que está compartilhada em um pc com Windos nas outras máquinas da rede que utilizam o Ubuntu 9.

A impressora estava funcionando perfeitamente tanto em Windows quanto em linux (foi instalada por ex-funcionário da empresa), os usuários de linux tem instalado uma impressora genérica que acredito que era usada para direcionar de alguma forma a impressão para a impressora correta que estava instalada no windows. O problema começou quando a máquina que estava como servidor deu pau e não ligou mais e não tive como ver como que a impressora estava compartilhada..

A impressora é uma Sharp AL-2040 CS. Depois que reinstalei e compatilhei em outra máquina com Windows, funciona perfeitamente, tanto na própria máquina e nas outras Windows que estão usando o compartilhamento. Mas nada no Ubuntu.Tentei instalar das seguintes formas:

1) Modo normal: fui em Sistemas, Impressão e tentei instalar normalmente a impressora, o compartilhamento é encontrado, a conectividade diz que tá legal, mas ela não aparece na lista de drivers... o fabricante nao disponibiliza drive para linux, coloquei o mesmo drive que estava funcionando anteriormente (um de uma impressora apple) mas ela envia o documento, ele vai pra fila de impressao na máquina servidor demora um ano carregando e some como se tivesse imprimido, mas a impressora não faz nada.

2) Idem anterior mas ao invés do drive usei o arquivo PDD disponibilizado no seguinte site: http://www.openprinting.org/show_printer.cgi?recnum=Sharp-AL_2040_cs o primeiro e o último não funciona (dá erro) e o segundo finge que funciona, assim como no caso acima. Arquivo PDD é equivalente a um drive??

3) Cups: fiz as mesmas coisas utilizando o console do cups (localhost:631) e deu a mesma coisa

3) Postscript: Me falaram que antes ela usava uma impressora postscript virtual que direcionava para a impressora original, as máquinas com linux instalavam a impressora virtual compartilhada e essa apontava para a impressora correta. Dessa forma não achei explicações a respeito de como faz.

Alguém pode dar uma ajuda??
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 14:32 por yazi »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:13 »
Arquivo PDD é equivalente a um drive??


Sim é o driver.

Existem duas formas de conectar via rede:

Pelo cups
Pelo samba

Pelo que descreveu, eu acredito que foi via samba=>
Citar
3) Postscript: Me falaram que antes ela usava uma impressora postscript virtual que direcionava para a impressora original, as máquinas com linux instalavam a impressora virtual compartilhada e essa apontava para a impressora correta. Dessa forma não achei explicações a respeito de como faz.

Dê uma pesquisada por samba aqui no forum.

Eu realmente não entendo nada disto, pois nunca precisei utilizar, mas se funcionava, é obvio, tem que voltar a funcionar.

[],s

Offline yazi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:58 »
é... valeu, o problema é descobrir como, acho que é a última opção que era antes...

mais alguém?

Offline yazi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2009, 14:30 »
Já faz um tempinho que fiz este post... e como achei a solução vou colocar aqui para quem tiver com o mesmo problema...

Eis a solução:

Instalar impressora sem suporte para Linux

Instalar impressora Virtual
Utiliza-se este recurso quando queremos instalar uma impressora no Windows que não é compatível com Linux.
Programas necessários:
GhostScript
RedMon (porta de redirecionamento)
GhostView (interface gráfica para GhostScript, opcional)
Preparação:
Instale o Ghostscript no diretório em “c:/gs”.
Extraia o Redmon no mesmo diretório acima e clique em setup.
Instale a impressora física normalmente no Windows e compartilhe.
Crie um arquivo de texto com o nome "mswinpr2.txt", com o conteúdo abaixo e coloque no diretório acima.
   -Ic:\gs\gs8.14\lib;c:\gs\fonts
   -sDEVICE=mswinpr2
   -dNoCancel
   -dNOPAUSE
   -dSAFER
   -sPAPERSIZE=a4
Obs.: Verificar a versão do GhostScript instalada pois o nome do diretório na primeira linha é diferente de acordo com a versão.
Agora vamos adicionar a impressora virtual:
Vá em adicionar nova impressora / impressora local (desmarque a opção de detectar automaticamente.
Selecione “Criar uma nova porta” e escolha “Redirect port”. O nome não importa.
Selecione o driver “Apple Color LW 12/660 PS" (é um drive compatível com Linux).
De um nome que indique que é uma impressora GhostScript (adicionar “GS” no final do nome por ex.) para facilitar a identificação.
Avance, ainda não imprima a página de teste.
Clique com o botão direito na impressora virtual instalada / Propriedades / Portas / Editar porta.
Em “Redirect this port to the program” coloque:
   C:\gs\gs8.70\bin\gswin32c.exe
E em Arguments for this program“ are:
   @c:\gs\mswinpr2.txt -sOutputFile="\\spool\SHARP AL-2040CS" -
Obs.: O nome “SHARP AL-2040CS” refere-se ao nome da impressora física, caso seja outra substituir o nome.
Em “Run” selecione “Hidden”
No botão “Log File” marque “Use Log File” e selecione um diretório para o arquivo de log, marque a opção “Debug” e dê Ok e Ok.
Feito isso, imprima uma página de teste. A impressão irá para a impressora virtual e logo em seguida para a impressora física.
Com tudo funcionando, instale nos computadores com Linux a impressora virtual compartilhada com o drive “Apple 12/640 OS”. Se o computador servidor estiver no domínio será pedido a senha de usuário para imprimir, basta clicar em lembrar senha.

Mais detalhes: http://www.stat.tamu.edu/~henrik/GSPSprinter/GSPSprinter.html

Offline mlimeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2010, 17:02 »
yazi,

você não imagina mas resolveu o problema de muita gente, só estou respondendo para informar que com algumas pequenas modificações seguindo o link que você passou, funcionou também para a SHARP AL-1645CS.

att,

mlimeira

Offline AslamxD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2010, 22:23 »
E no meu caso que esse driver não existe pra mim também o Apple Color LW 12/660 PS não consta na lista de drivers mas sim o só o Apple 12/640 PS e não consegui fiz o mesmo procedimento porém não consegui imprimir em rede.

Offline f9info

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2010, 21:10 »
Pessoal Consegui fazer a SHARP 1645CS funcionar do Linux para o Windows, estou usando OpenSuse 11.2 e o windows XP virtualizado com Virtual Box.
Segui os precedimentos descritos no link abaixo
http://www.stat.tamu.edu/~henrik/GSPSprinter/GSPSprinter.html 

Fiz algumas alterações e deu certo, porem as atualizaçoes que devem ser mudadas no registro do windows inexplicavemente somem do registro apos reiniciar a maquina virtual , contornei isso fazendo um arquivo .bat e coloquei um icone na area de trabalho de minha VB sendo assim o usuario ao ligar a maquina virtual (WinXP) da um duplo click no icone e as alterações sao adicionadas novamente no registro.

Outra coisa todas as impressoras SHARP 1645CS sao usadas via cabo USB to achando a impressão um tanto demorada uma vez que nosso sistema é baseado na web. As vezes simplesmente nao imprime aparece a janela de status de impressão da impressora e acaba dando erro de cabo desconcectado impressora desligada ou seja erro de comunicação sendo preciso reiniciar a maquina virtual.

Consegui inclusive fazer com que o Windows 7 imprima atraves desse metodo. Mas to tendo muito retrabalho e muitas falhas na comunicação pc impressora.

Essa impressora pode usar tanto USB quanto cabo Paralelo.

Pergunto alguem aqui ja passou pelo mesmo problema ou saberia me dizer o que posso fazer pra contornar esse problema. Como falei nosso sistema e baseado na Web e em todas as nossas unidades todos os nosso contratos sao feitos via web sendo impressos somente apos o fechamento com o cliente.

Preciso de uma direção pra poder contornar esse problema o mais breve possivel.

No aguardo

Abraços

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 20 de MAR?O de 2011, 18:04 »
Esse tópico não esclareceu em nada na instalação da impressora SHARP AL-1645cs para o Ubuntu 11.10 e 12.04.
« Última modificação: 07 de Abril de 2012, 19:10 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instalação de impressora sem drive para linux [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2012, 21:37 »
A única maneira que consegui instalar essa Multifuncional Sharp AL- 1645CS, foi essa nesse tópico:

Link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,93400.0.html

Espero que ajude.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.