Autor Tópico: Vamos criar scripts úteis aqui!?  (Lida 42037 vezes)

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2009, 22:58 »
Hum, crio tanto script que fica dificil organizar. Vou colocar alguns que criei para usuários do forum.
Backup automatico de uma pasta (/home por exemplo) no pendrive assim que o memso é conectado.
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
CMD="/usr/bin/gnome-mount-old"
UUID="UUID-UUID"
USER="usuario"
LOGDIR="/var/log/pendrive.log"
ORIG="/home/usuario/Documentos"
DEVICE="$@"
DEVICE=${DEVICE##* }
U=`echo "$@" | grep 'u '`
if [ -z "$U" ]; then
      $CMD $@
fi
MYUSER=`whoami`
MNTDIR=`mount | grep $DEVICE | awk '{ print $3 }' | head -1`
if [ "$MYUSER" = "$USER" ]; then
        UUID_DEV=`sudo /sbin/vol_id --uuid $DEVICE`
      if [ "$UUID_DEV" = "$UUID" ]; then
              rsync -Cravzpu --delete "${ORIG}" "${MNTDIR}/backup" 2>&1 >> ${LOGDIR} | zenity --progress --pulsate --auto-close --title="Backup" --text="Transferência de dados em Andamento, AGUARDE."
      fi
fi
if [ ! -z "$U" ]; then
      $CMD $@
fi
Para funcionar é preciso fazer algumas coisas antes, esta tudo explicado passo a passo no link abaixo.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50975.msg298291.html#msg298291

Script para ficar realizar um backup dos dados automaticamente de hora em hora.
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
loop=1
until [ $loop = "0" ]; do
    rsync -Cravzpuq /origem/* /destino/
    sleep 3600
done
Para deixar o script rodando, basta dar o comando nohup script &, Dessa forma, ao fechar o terminal, ele continua rodando.
Mais explicações em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47911.msg280984.html#msg280984

Mais rsync:
O cara tinha dentro de uma pasta chamada "originais" centenas de subpastas e dentro de cada subpastas existiam mais subpastas e varios arquivos. Com o comando find + cp, ele retirou de dentro de cada subpasta um arquivo de uma determinada extensão e todos esses arquivos foram parar na raiz de um unico diretório chamado "editados". Após editar essas centenas de arquivos que foram copiados para a pasta "editados", ele precisava voltar cada arquivo editado para o local original, substituindo o arquivo mais antigo. Mas como saber de onde veio cada arquivo que estava na pasta editados? Supondo que esses arquivos fossem *.txt, abaixo segue a resposta.
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
find /originais/ -name *.txt -type f -exec rsync -Cravzpu /editados/*.txt {} \;
Obvio que se forem de outra extensão, bastaria alterar a extensão no comando.
Esse foi um caso raro, mas para quem quer melhorar o conhecimento de manipulação de arquivo em modo texto, é um prato cheio.
Topico com detalhes do funcionamento do comando e da duvida do companheiro. http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,51629.msg297802.html#msg297802
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2009, 14:55 »
Eu uso esse para converter arquivos mp3 pra wma para caber mais músicas em players de mp3 ou celulares com pouca memória:

Citar
#!/bin/bash
for i in *.mp3
do o=`basename "$i" .mp3`
ffmpeg -y -i "$i" -acodec wmav2 "$o".wma 2>&1 | zenity --progress --pulsate --title="Convertendo" --text="$o" --auto-close
done

Ele converte TUDO que é mp3 que estiver na pasta onde o script foi acionado.

Esse aqui converte vídeos mpg, ogg, flv, rm e rmvb para avi:

Citar
#! /bin/sh
cropesq=$(zenity --entry --text "Digite o valor do crop esquerdo"); echo $cropesq
cropdir=$(zenity --entry --text "Digite o valor do crop direito"); echo $cropdir
resol=$(zenity --entry --text "Digite o valor da resolução desejada" --entry-text "160x120"); echo $resol
quad=$(zenity --entry --text "Digite o valor do FPS do vídeo de saída (o mesmo de entrada)" --entry-text "25"); echo $quad
channel=$(zenity --entry --text "Digite se o vídeo é mono (1) ou estéreo (2)" --entry-text "2"); echo $channel
bitrate=$(zenity --entry --text "Digite o valor do bitrate de áudio (11025 - 22050 - 44100" --entry-text "44100"); echo $bitrate
if [ "$2" = "" ]; then
   ffmpeg -i "$1" -croptop 0 -cropbottom 0 -cropleft $cropesq -cropright $cropdir -s $resol -r $quad -ac $channel -ar $bitrate -qmin 3 -qmax 3 $1.avi 2>&1 | zenity --progress --pulsate --title="Convertendo para AVI" --text="$1" --auto-close
fi

Eu os uso no Nautilus Scripts para assim bastar usar o botão direito do mouse/Scripts. Há a opção de também usar o Synaptic pra instalar o pacote nautilus-scripts e ter assim acesso a muitas ações, como abrir como root, converter imagens, vídeos e por aí vai usando o botão direito do mouse.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 14:58 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:11 »
uma pergunta velox

então wma é mais compacto do que mp3?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:47 »
Olha, realmente não sei dizer, mas pelo que vejo (ou escuto, hehehe) aqui, no meu uso do dia a dia e nos testes que eu fiz e ainda faço, um wma de 64 kbps tem uma resolução de áudio melhor do que o mesmo mp3 também em 64 kbps. Um mp3 de 128 kbps qdo 'reduzido' para 64 kbps também em mp3 não é melhor do que o mesmo mp3 de 128 kbps 'reduzido' para um wma de 64 kbps. Sei que vão aparecer usuários aqui pra contestar isso, falando que "programas de teste e tal" me 'desmentem', mas estou falando da comparação de ouvido.

Quem não tem problema de espaço em celulares ou players de mp3, é lógico que devem usar arquivos mp3 com resolução mínima de 128 kbps e usando VBR (Variable Bit Rate); isso que eu coloquei é apenas pra 'pobre' mesmo (como eu) que não pode ter um cartão de 4Gb pra encaixar no mp4 ou então usa aqueles mp3 players que parecem um supositório, hehehehe...


uma pergunta velox

então wma é mais compacto do que mp3?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2009, 21:26 »
uma pergunta velox

então wma é mais compacto do que mp3?
wma é mais compacto que mp3. Tanto que wma com a mesma qualidade que um mp3 é um pouco menor. Mas você achar um wma de boa qualidade é raro e os conversores de wma que eu vi em minha vida faziam de pior qualidade que um mp3.

Agora, a pergunta que eu não sei responder: Porque o mp3 se consagrou e o wma não?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2009, 08:07 »
Experimente fazer o teste, pegue um mp3 de 128 kbps e transforme-o pelo script em um wma de 64 kbps (esse bitrate é o padrão do script) e veja se a qualidade é aceitável, o engraçado é que se vc ripar um cd em wma de 64 kbps a qualidade não fica tão boa qto vc converter direto de um arquivo mp3.


uma pergunta velox

então wma é mais compacto do que mp3?
wma é mais compacto que mp3. Tanto que wma com a mesma qualidade que um mp3 é um pouco menor. Mas você achar um wma de boa qualidade é raro e os conversores de wma que eu vi em minha vida faziam de pior qualidade que um mp3.

Agora, a pergunta que eu não sei responder: Porque o mp3 se consagrou e o wma não?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2009, 09:53 »
Experimente fazer o teste, pegue um mp3 de 128 kbps e transforme-o pelo script em um wma de 64 kbps (esse bitrate é o padrão do script) e veja se a qualidade é aceitável, o engraçado é que se vc ripar um cd em wma de 64 kbps a qualidade não fica tão boa qto vc converter direto de um arquivo mp3.


uma pergunta velox

então wma é mais compacto do que mp3?
wma é mais compacto que mp3. Tanto que wma com a mesma qualidade que um mp3 é um pouco menor. Mas você achar um wma de boa qualidade é raro e os conversores de wma que eu vi em minha vida faziam de pior qualidade que um mp3.

Agora, a pergunta que eu não sei responder: Porque o mp3 se consagrou e o wma não?
^^
Eu ainda prefiro mp3 porque é um formato universal...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2009, 10:56 »
O Wma é um padrão fechado do Windows, que como tudo que sai dele, ou é mau documentado ou tem partes "obscuras" na documentação...

O MP3 quando começou era "livre" até certo ponto, só começaram a cobrar por ela após fazer sucesso........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2009, 11:32 »
O negócio do mp4 ( o formato, não esses dispositivos aleatórios no estilo mpX ) veio para acabar com o mp4, trazendo em si, um formato auto-executável. Só que ele não fez sucesso e acabou virando formato de vídeo (se já não o era antes...)
Esse script é bom, usei ele aqui em casa, ele até deixa com qualidade satisfatória o wma, mas, pra mim não vale a pena. Meu ipod é de 30gb
=D
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2009, 18:57 »
Quem quiser uma melhor qualidade e desempenho pode também usar o formato AAC. ;)



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2009, 19:14 »
Por isso que eu falei:

"Quem não tem problema de espaço em celulares ou players de mp3, é lógico que devem usar arquivos mp3 com resolução mínima de 128 kbps e usando VBR (Variable Bit Rate); isso que eu coloquei é apenas pra 'pobre' mesmo (como eu) que não pode ter um cartão de 4Gb pra encaixar no mp4 ou então usa aqueles mp3 players que parecem um supositório, hehehehe..."


O negócio do mp4 ( o formato, não esses dispositivos aleatórios no estilo mpX ) veio para acabar com o mp4, trazendo em si, um formato auto-executável. Só que ele não fez sucesso e acabou virando formato de vídeo (se já não o era antes...)
Esse script é bom, usei ele aqui em casa, ele até deixa com qualidade satisfatória o wma, mas, pra mim não vale a pena. Meu ipod é de 30gb
=D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2009, 00:43 »
Copiar & Mover para...

Primeiro Copiar para...

Crie um documento de texto só com o nome "Copiar para..." abra e insira esse codigo
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

script-worker copy $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS
E salve na Pasta /home/Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts

Agora Mover para...

Crie um documento de texto só com o nome "Mover para..." abra e insira esse codigo
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

script-worker move $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS
E salve na Pasta /home/Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts

Agora é só clicar em um item com o botão direito e escolher se quer mover ou copiar ele para algum lugar, muito util!!

Bom.. Acho que é isso! ;D



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2009, 00:49 »
Atalho para...

Crie um documento de texto só com o nome "Atalho para..." abra e insira esse codigo
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

script-worker link $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS
E salve na Pasta /home/Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts

Agora é só clicar em um item com o botão direito e escolher Atalho para..., muito util!!

Bom.. Acho que é isso! ;D



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2009, 00:55 »
Definir imagem como papel de parede

Bem... Como o próprio nome já diz, basta clicar com o direito em cima da imagem e escolher "Definir imagem como papel de parede"

Crie um documento de texto só com o nome "Definir imagem como papel de parede" abra e insira esse codigo
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

WALLPAPER=$(gdialog --title "Wallpaper Options" --radiolist "Picture Options:" 60 100 10 1 Wallpaper on 2 Centered off 3 Scaled off 4 Stretched off 2>&1)

if [ $WALLPAPER = "1" ]; then
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_options wallpaper
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_filename $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS
fi
if [ $WALLPAPER = "2" ]; then
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_options centered
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_filename $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS
fi
if [ $WALLPAPER = "3" ]; then
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_options scaled
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_filename $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS
fi
if [ $WALLPAPER = "4" ]; then
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_options stretched
gconftool-2 --type=string --set /desktop/gnome/background/picture_filename $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_FILE_PATHS
fi
E salve na Pasta /home/Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts

Bom.. Acho que é isso! ;D



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vamos criar scripts úteis aqui!?
« Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2009, 23:31 »
Não esqueçam que os scripts do Nautilus-scripts precisam de permissão de executável...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.