Autor Tópico: Como configurar Internet Via Rádio Wireless (Wan PPPoE) no Ubuntu?  (Lida 10432 vezes)

Offline eliseueducante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Como configurar Internet Via Rádio Wireless (Wan PPPoE) no Ubuntu?
« Online: 01 de Janeiro de 2010, 19:47 »
Olá, tenho um Notebook Sim+ com Placa Wi-Fi Realtek que é reconhecida pelo Ubuntu 9.10 e que reconhece a rede sem fio de sinal via rádio pelo WiCD. Entretanto, como a rede não é pública, é necessário criar uma conexão Wan PPPoE (Dial-up/DSL), com nome do serviço via rádio (não é e-mail, e só um nome), nome de usuário (no caso, o nome do meu pai e as iniciais de minha cidade) e senha. Não uso modem, nem roteador, é só a minha placa wi-fi que capta o sinal de Torre de internet via rádio e pronto. No Windows, isso é superfácil, mas no Linux... Por favor, estou há dias atrás de uma resposta satisfatória. Como eu faço essa conexão? Graças a Deus o primeiro passo que é fazer com que o Ubuntu captasse o sinal, eu consegui, mas agora só falta dois passos:

2. Conectar à Rede sem Fio.

A minha conexão Wi-Fi do Windows está com aquele problema do computadorzinho com a exclamação amarela na frente (Conectividade nula ou limitada), mas como a velocidade com esse problema e sem ele é a mesma, não dou muita importância não. Às vezes, até sem o endereço IP da Rede eu entro na internet (claro que com o IP da conexão PPPoE, que é automático, embora eu possa extraí-lo no ipconfig). Nesse caso, o Status da Conexão de Rede Sem fio é "Obtendo Endereço IP" e o Status da Conexão Via Rádio Wan PPPoE é, evidentemente, "Conectado". Entretanto, o Ubuntu só se conecta à Rede depois de obter o endereço IP da Rede, coisa que nem sempre é necessária no Windows e que nem sempre acontece comigo. Existe uma forma de forçar o Ubuntu a se conectar da mesma forma que ocorre no Windows, priorizando a conexão Wan PPPoE como acontece no OS da Microsoft? Ou eu vou ter que entrar em contato com o servidor para eles me passarem os dados da conexão?

3. Criar conexão Wan PPPoE Via Rádio

Bem, isso é o de menos. É só você me dizer aonde ou em que menu eu entro e em que link eu clico para programar a minha internet via rádio. Lembrando que a Conexão é totalmente sem fio e Wan PPPoE (também conhecida como Dial-Up e DSL, mas no meu caso é Via Rádio). É possível configurar esse tipo de internet no Ubuntu? Aonde? Como? Pode ser automático como no Windows ou eu vou precisar acessar o IpConfig/all no prompt de comando para extrair as informações e colá-las no Ubuntu? O que devo fazer? Já tentei no pppoeconf, mas tenho que informar em qual rádio devo discar e não acho essa configuração. Aonde devo configurar minha internet via rádio Wan PPPoE?

Por favor, eu preciso urgentemente dessas informações, você não sabe o quanto vai me ajudar se me der uma luz, ainda que seja uma faísca, mas que abra meus horizontes, porque em Windows eu até que sei alguma coisinha, mas no Linux... Ajuda aê, please!

Valeu! Feliz Ano Novo!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar Internet Via Rádio Wireless (Wan PPPoE) no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2010, 01:26 »
Fala garoto, Feliz Ano Novo.

Eu vou te passar uma configuração que vai te resolver o problema temporariamente.

Vá ao WICD, localize seu provedor e conecte-se. Ao fim disso, vc não vai conseguir navegar ainda.

Quando estiver conectado, abra uma janela de comandos e execute o comando "sudo pppoeconf wlan0". Isso vai liberar sua conexão internet.

Mas no próximo boot, sua conexão não vai estar ativa, e ainda não consegui acertar um procedimento pra resolver isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D