Autor Tópico: Sistema de Karma implementado  (Lida 8499 vezes)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Sistema de Karma implementado
« Online: 05 de Dezembro de 2006, 22:13 »
Prezados,

Informamos que o recurso de "karma" está ativado por um período de experiência no forum. Irei neste post apresentar o recurso a todos e explicar como é o funcionamento bem como as regras para utilização.

IMPORTANTE: Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que este sistema ficará em fase de testes por algum tempo sem o compromisso de permanência. Após o período de testes, será analisado o uso e o sistema será então efetivado ou não (em caso de efetivado, os dados não serão reiniciados).

Este sistema de karma em nada tem a ver com o do Launchpad e Roseta. Os pontos obtidos aqui tem apenas o caráter demonstrativo na participação.

--------------------------

Sistema de Karma

Citação de: Wikipédia
Karma - (do sânscrito कर्म karmam; em pali, Kamma) significa ação. Este termo, na física, é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de Força e Sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado.

Basicamente o sistema de karma permite que os usuários manifestem-se em favor ou contra outros membros, aplaudindo-os ou vaiando. Estas manifestações são armazenadas num banco de dados, e os números resultantes formam então um perfil da pessoa.
Acima do avatar de cada usuário, aparecerá um texto mostrando a quantidade de avaliações positivas e negativas que o usuário recebeu (o karma). Um pouco abaixo haverão 2 links: "aplauso" e "vaia". Confiram a imagem:

------------------------------

------------------------------

Quando um usuário está sendo prestativo, atencioso, educado e respeituoso, os outros membros poderão aplaudí-lo, fazendo com que seu karma suba. Por outro lado, se um membro está sendo arrogante, deseducado e ignorante, os outros membros poderão vaiá-lo, fazendo com que seu karma diminua. Quanto maior o karma de um usuário, mais pessoas o aplaudiram e mais popular ele se tornou.

Regras
Para que o sistema se torne o mais eficiente possível, algumas regras foram tomadas. Confira:
--> Para aplaudir ou vaiar alguém, o usuário precisará ter no mínimo 100 postagens no fórum, o que prova que ele é um usuário ativo e que sua opinião faz a diferença;
--> Todas as postagens feitas nas categorias "Notícias", "Screenshots", "Café com Ubuntu", "Críticas e Sugestões", e "Alcatraz" não contabilizarão para o número de posts, ou seja, só serão contabilizadas as postagens nas categorias de suporte técnico. Isso significa que para que um usuário possa desfrutar do sistema de karma e conseguir os 100 posts, deverá ajudar os outros nas categorias de suporte;
--> Após aplaudir ou vaiar um usuário, não será possível aplaudí-lo ou vaiá-lo novamente por um período de 1 semana.
--> Os usuários são proibidos de pedir karma. O aplauso deve ser uma manifestação expontânea.

Bom proveito :D
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 11:10 por LedStyle »