Fórum Ubuntu Linux - PT
21 de Maio de 2013, 10:22 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Informações da última versão: Ubuntu Linux 13.04 -Raring Ringtail

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: preciso de swap?  (Lida 3247 vezes)
GILMARIOF
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« em: 18 de Março de 2010, 15:05 »

galera se meu pc tem 4gb de ram....ainda sim eu preciso criar uma partição swap?
se possivel também, me expliquem melhor para que serve a swap( em busca de conhecimento no linux) rsrsrsrsrs
valew
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

.:: User Linux #439596 ::.

Ver Perfil
« Responder #1 em: 18 de Março de 2010, 15:16 »

O swap serve normalmente como uma extensão da memória, de forma a ajudar quando ela estiver cheia, o que seria bastante difícil no seu caso, porém ela também é usada quando o sistema hiberna, assim aconselho sim a criação da partição swap.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!
velox256
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Debian é Debian... :)

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: 18 de Março de 2010, 18:19 »

Crie uma 'swapinha' de uns 300MB só pra desencargo de consciência, eu sempre edito o arquivo /etc/sysctl.conf e coloco o parâmetro " vm.swappiness=0 " para usar o máximo possível da memória RAM.
Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
Polaco
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #3 em: 18 de Março de 2010, 18:31 »

Como o clcampos disse, se você estiver usando um laptop e quiser usar a função de hibernação, é interessante ter no mínimo a quantidade de swap igual a quantidade de RAM instalada na máquina, já que para hibernar o sistema gera um "clone" de todas as informações contidas na memória naquele instante e joga para o disco na partição de troca.

Em uso normal do computador, com a sua quantidade de memória, dificilmente ela será utilizada.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740
clcampos
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #4 em: 18 de Março de 2010, 18:38 »

Eu não deixei a mesma quantidade da RAM não, deixei 2gb, e acho que deveria ter deixado 1gb, e até aqui tem funcionado.

Agora esse negócio de swapinha... sei não heim!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!
velox256
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Debian é Debian... :)

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: 18 de Março de 2010, 18:48 »

É pq a sua é maior que a minha, hehehehe...

Eu não deixei a mesma quantidade da RAM não, deixei 2gb, e acho que deveria ter deixado 1gb, e até aqui tem funcionado.

Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
clcampos
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #6 em: 18 de Março de 2010, 18:52 »

Tá bom!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!
Polaco
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #7 em: 19 de Março de 2010, 00:22 »

Não posso afirmar com certeza, mas é que provavelmente você no momento da hibernação não está ocupando mais do que 2 gigas da memória RAM, daí ela cabe dentro da partição de troca. Sorridente

Se puderes, um dia faz um teste, com o sistema utilizando mais do que 2 Gb de memória tentar uma hibernação, provavelmente ele irá dormir e não acordar.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740
clcampos
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #8 em: 19 de Março de 2010, 08:27 »

Não posso afirmar com certeza, mas é que provavelmente você no momento da hibernação não está ocupando mais do que 2 gigas da memória RAM, daí ela cabe dentro da partição de troca. Sorridente

Se puderes, um dia faz um teste, com o sistema utilizando mais do que 2 Gb de memória tentar uma hibernação, provavelmente ele irá dormir e não acordar.

Concordo 100% com você que nenhum problema ocorre porque não estou usando mais de 2Gb de RAM, e não sei o que aconteceria se estivesse usando mais, um dia eu testo.

Mas ai vem a questão, para o uso normal do desktop é muito difícil (hoje) usar mais que 2Gb, então eu pergunto o porque de mais swap, entende?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!
Darcamo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #9 em: 19 de Março de 2010, 16:07 »

Também tenho 4Gb de RAM e minha swap é de apenas 500Mb. Criei essa swap mais por desencargo de consciência e não lembro de alguma vez algo ter sido copiado para ela. Só que sempre estou usando mais do que 500Mb de RAM então hybernar não funciona. Como nunca me interessei em usar esse recurso acho que reservar 4GB do HD para swap seria um desperdício.

Eu sei que existe como usar um arquivo como swap ao invés de uma partição, mas nunca fui atrás de saber como. Com um arquivo eu não precisaria reservar 4GB do HD para uma swap que nunca é usada e acredito que seria possível hybernar, certo?
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #10 em: 19 de Março de 2010, 17:53 »

Se você tem 4Gb de RAM e não quer hibernar seu sistema acho que nem deveria ter criado a swap, a não ser que mexa com coisas pesadas demais.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!
Gustavo S. L.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #11 em: 19 de Março de 2010, 23:59 »

Normalmente o sistema não utiliza mais que 500 megas de swap. Ter mais que isso não se torna necessário, e no seu caso menos ainda já que sua memória está um pouco mais limitada, embora com 4 g já se possa fazer um verdadeiro estrago com o linux. Boa sorte ai, e posta o desempenho do sistema com a quantidade de memória que optou. abç
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #12 em: 20 de Março de 2010, 17:13 »

Se você tem 4Gb de RAM e não quer hibernar seu sistema acho que nem deveria ter criado a swap, a não ser que mexa com coisas pesadas demais.

Vez por outra faço umas simulações que podem pedir um pouco mais de RAM, embora 4GB ainda seja mais que suficiente. Por isso eu disse "por desencargo de consciência".

Mas bem que o Ubuntu poderia oferecer uma opção para facilmente criar uma swap em um arquivo, especialmente em laptops.
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #13 em: 20 de Março de 2010, 20:01 »

Ola companheiros, tenho 4g de ram aqui e sinceramente eu nao criaria a swap, se necessario criaria somente temporariamente;

sudo dd if=/dev/zero of=swapfile bs=1024 count=1024000

sudo mkswap /swapfile

sudo swapon /swapfile

Dica;Linux Journal
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: