Autor Tópico: meu começo com linux  (Lida 2710 vezes)

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
meu começo com linux
« Online: 26 de Maio de 2010, 15:44 »
Olá pessoal. Criei esse post pra contar algumas experiências com linux.
Hoje posso dizer que amo esse sistema e apesar de todas as dificuldades que encontro só penso em aprender mais dele...(e tenho muito o que aprender ainda)...mas nem sempre foi assim, a minha primeira experiência com linux foi desastrosa...há uns 10 anos atrás mais ou menos meu cunhado trabalhava em uma livraria e tinha umas revistas velhas e como eu gosto de ler peguei algumas delas para mim, entre elas havia uma sobre linux e vinha com um cd de instalação do slackware 7.0(acho que é isso), como eu tinha acabado de concluir um curso de hardware naquela época resolvi extirpar o windows 98 que rodava em um micro blaster pentium 100 com 64 mb de ram e hd de 2 Gb (dá pra acreditar que hj temos essas máquinas modernas)...então coloquei o cd no drive e mandei ver...exclui a partição do windows e comecei instalar o slack e não pensem que eu sabia fazer isso....mas na revista tinha um tutorial e eu o segui....instalou redondo e......e agora o que faço....eu não sabia fazer nada com aquela tela preta com um prompt piscando sedento por um comando...aí eu descobri que se digitasse start x abriria uma interface gráfica...minha alegria durou pouco pois tbm não consegui fazer nada com ela, quem conhece esse sistema sabe que é para usuários avançados e tudo é configurado manualmente...eu poderia escrever um livro das tentativas que fiz para usa-lo mas para resumir não deu...então resolvi reinstalar o windows e aí o bicho pegou coloquei um disquete de boot para   começar a instalar, mas ele não me dava acesso ao hd, pra ser mais exato o fdisk nem via partição nenhuma, pesquisei e descobri que eu precisava excluir a partição linux com ele próprio e não com o fdisk, então realizei esse processo e (ufa!!!) consegui...mas só apareceu 1 gb de espaço no hd (lembra que era um hd de 2 gb) e pesquisando obtive várias formas de resolver isso por exemplo usar um formatador físico, etc,etc, fiz um monte de coisas e nada...esse pc era do meu pai, daí ele resolveu levar em uma loja de informática pq achou que alguém mais experiente que eu resolveria o problema...mas ainda não foi dessa vez, esse pc morreu usando só 1 gb do hd...depois desse primeiro trauma achei que nunca mais tentaria usar linux na vida, mas ainda bem que eu estava enganado e surgiram pessoas e empresas desenvolvendo distros linux realmente como é dito no site do ubuntu br "linux para seres humanos" e hj muitas coisas são mais fáceis de serem feitas em linux (leia-se ubuntu) do que no próprio windows e com um nível de segurança muito maior. Hoje uso ubuntu como meu sistema principal depois de brincar com várias distribuições e me identificar mais com ele...já testei o kurumim o biglinux o mandriva e tbm os considero bons mas devido a melhor adaptação minha e do meu hardware com o ubuntu resolvi ficar com ele....um dia eu chego no nível de usar slack...debian...etc....
Um grande abraço a todos e quem tiver chegando agora não tenha medo de usar o ubuntu por que ele pode ainda não ser perfeito(mas qual sistema é???) mas foi feito para "seres humanos"
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 16:03 por jfulber »
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: meu começo com linux
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 15:56 »
Boa tarde!! Rapaz.... juraaaaaaaaaaaaácica essa sua história hein? Eu lembro da época em que 2GB de HD era coisa pra caramba!! Mas hoje 2GB de RAM não é nada!! Seu eu fosse você não ficava querendo usar distros que requerem configurações na unha não. Fique mesmo com as mais simples de usar como Ubuntu, BigLinux e LInux Mint.

Obs.: Nunca menospreze o outro sistema. Ele possui seus méritos (serve como video game, por exemplo)  ;D
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: meu começo com linux
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2010, 15:58 »
Bem-vindo, mas estou rindo até agora, teve um novato lá na seção de principiantes que instalou o Ubuntu server, hehehe.Quando comecei não consegui instalar nenhum programa,rsrs.
Usuário Linux- 449417